>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

Os sistemas de ventilação não são apenas para casas “apertadas”




Casas de alto desempenho normalmente precisam de ventilação mecânica. A maioria das pessoas nas indústrias de construção verde e desempenho doméstico concordaria com essa afirmação.

Afinal, casas modernas e eficientes em termos de energia são muito herméticas em comparação com a construção de ontem. Sem equipamento de ventilação, raciocinam a maioria dos especialistas, o ar nessas casas não será saudável para respirar. Pode até cheirar mal.

E não, abrir as janelas nem sempre é uma opção.

Portanto, é inteligente instalar sistemas de ventilação nessas casas. Ventiladores de recuperação de energia (ERVs) e desumidificadores de ventilação são boas opções de equipamentos para nossa zona climática e podem causar um impacto incrível na sua capacidade de permanecer confortável (e respirar facilmente) em ambientes fechados. Mas aqui está a coisa sobre o equipamento de ventilação mecânica:

Todos podem se beneficiar disso - não apenas as pessoas com casas "apertadas".

O ar fresco e limpo é bom para todas as casas (e para todos os pulmões)


Pergunta: Quando é bom respirar ar fresco e limpo?

Resposta: Sempre que você estiver respirando.

É simples, certo? Se você está respirando, o que você está o tempo todo , é melhor respirar ar limpo do que respirar ar sujo. Ninguém contesta isso.

E, no entanto, raramente respiramos ar puro quando estamos dentro de casa. Por que não?

Por um lado, muitas pessoas não percebem que o ar interno é muitas vezes sujo. A maioria das casas modernas contém muitos contaminantes que você não quer respirar - coisas como:
  • Produtos manufaturados que liberam compostos orgânicos voláteis (VOCs)
  • Colchões, tapetes e cortinas com gás e funcionam como ímãs para poeira e pelos de animais.
  • Produtos químicos domésticos com cheiro forte e fragrâncias potentes

A lista continua. E não nos esqueçamos da filtragem marginal do ar e da alta umidade do verão, que contribuem para altos volumes de ácaros e até proliferação de mofo.

O ar interno pode ser bastante nojento.

Mesmo que você perceba que o ar interno está sujo, você pode ter ouvido que a ventilação deliberada não é necessária, pois sua casa "respira" através de lacunas e rachaduras no envelope. É o argumento feito pelas autoridades de desempenho doméstico que pensam que a ventilação mecânica é apenas necessário para casas apertadas. Na PV, isso é o que costumávamos acreditar.

Então mudamos de ideia.

O ar que penetra naturalmente em sua casa nem sempre é bom para respirar.


Em primeiro lugar, não contestamos que o ar externo provavelmente vaze em sua casa e substitui o ar existente sem intervenção mecânica. Na maioria das casas, isso é verdade. O que contestamos é a ideia de que o ar que se infiltra é fresco. Não é.

O ar externo não filtrado nem sempre é saudável. Pode conter…
  • Escape do veículo
  • Poluentes industriais
  • Alérgenos orgânicos, como pólen

Durante o verão, o ar externo também contém umidade. No inverno, é desconfortavelmente seco. Independentemente da temperatura exterior, a sua casa ainda "ventila" com este ar. Mas pode não ser o tipo de ventilação que você deseja.

Por estas razões, achamos que é bom que todas as casas tenham algum tipo de sistema de ventilação mecânica. Dessa forma, você pode substituir constantemente o ar interno sujo por ar externo filtrado (e às vezes condicionado).

Simplificando, você vai respirar muito mais fácil.

Você está mudando a forma como o ar se infiltra e se certifica de que está limpo.


Se você atualmente mora em uma casa "normal", sem alto desempenho, pode ter muita infiltração de ar. Ao instalar um sistema de ventilação mecânica como um ERV ou um desumidificador de ventilação, você não está apenas "adicionando ar limpo ao ar sujo". Você está realmente mudando a fonte de infiltração de ar para uma fonte mais limpa.

Aqui está um pouco de ciência da construção para você. Sua casa permite que uma certa quantidade de ar entre e saia o tempo todo. Há coisas que podem afetar o volume de ar trocado - tempo ventoso, ventiladores de cozinha ligados, portas abertas etc. - mas o equilíbrio permanece.

X quantidade de ar vaza. X quantidade de ar se infiltra. De novo e de novo.

Quando você adiciona, digamos… um ERV à sua casa, a mesma quantidade de ar ainda escapa de forma recorrente. A mesma quantidade também se infiltra. Isso não muda. A taxa de troca de ar permanece a mesma.

A diferença é que o ar infiltrado passa primeiro pelo ERV (e um filtro de ar). Em vez de se infiltrar através de pequenas lacunas entre o forro e a sala de estar - e trazer mofo e outros nojentos sabe-se lá o quê - o ar é limpo de todos os contaminantes antes de entrar em seus pulmões.

Dependendo do método de ventilação mecânica escolhido, o ar provavelmente também contém uma quantidade mais agradável de umidade.

Então você não está apenas misturando ar sujo e limpo! Na verdade, você está substituindo o ar insalubre por ar saudável da mesma forma que alguém em uma casa muito apertada faria!

Ok, a ventilação mecânica é ótima. O que vem depois?


Na área de Atlanta, desumidificadores de ventilação (também conhecidos como desumidificadores de "ar fresco") e ERVs são suas principais escolhas. Ambos são opções fantásticas.

Mas se sua principal preocupação é a qualidade do ar interno, não a desumidificação, achamos que um ERV é melhor. Por quê?

Exploraremos esse tópico - ERVs (ventilação balanceada) versus desumidificadores de toda a casa (ventilação com pressão positiva) - em nosso artigo na próxima semana!