>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Vantagens e desvantagens dos processadores Dual Core


Processadores de núcleo duplo se comportam como dois processadores de núcleo único rodando em um único chip. Do ponto de vista do desempenho, usar um processador dual-core é como usar dois computadores "antes de mutli-core" fundidos. Os processadores dual-core geralmente apresentam mais vantagens do que desvantagens quando comparados aos processadores single core e os processadores multi-core geralmente apresentam mais vantagens do que desvantagens quando comparados aos processadores dual-core. O termo "multi-core" inclui processadores dual-core, mas geralmente está associado a processadores que possuem três ou mais núcleos.

Vantagens de núcleo duplo em relação ao núcleo único


Processadores de núcleo duplo tendem a ter melhor desempenho do que processadores de núcleo único. Processadores de núcleo duplo são capazes de dividir informações para processamento por várias unidades. O aumento de desempenho é mais perceptível ao executar mais de um processo ao mesmo tempo. O processador de um computador precisa parar brevemente quando alterna entre processos ou threads de diferença, o que causa uma queda no desempenho. Os processadores de núcleo duplo precisam alternar entre diferentes threads com menos frequência do que os processadores de núcleo único, porque podem lidar com dois de uma vez em vez de um de cada vez. Alguns processadores são capazes de fazer algo chamado "hyper-threading", que permite que o processador se comporte como se pudesse lidar com dois threads ao mesmo tempo. No entanto, a velocidade do clock do processador - a velocidade na qual ele pode processar tarefas - não aumenta com o hyper threading.

Desvantagens do núcleo duplo em relação ao núcleo único


CPUs de núcleo único geralmente perdem em comparações de desempenho com CPUs de núcleo duplo. No entanto, uma CPU de núcleo único pode superar uma CPU de núcleo duplo quando a CPU tem uma velocidade de clock significativamente maior, que é medida em gigahertz ou GHz. Um processador de núcleo único de 3,8 GHz superará um processador de núcleo duplo de 1,8 GHz ao processar uma única tarefa. Além disso, alguns programas não são projetados para serem executados em mais de um núcleo, portanto, um processador de núcleo único de 3,8 GHz executará esse programa específico mais rapidamente do que um processador de núcleo duplo de 3,2 GHz. Executar um programa que é capaz de usar apenas um núcleo de cada vez em um processador dual-core é como usar apenas quatro cilindros em um carro com motor de oito cilindros:você obtém metade do desempenho. Os processadores de núcleo único também podem obter uma vida útil da bateria melhor em um dispositivo móvel do que um processador de núcleo duplo, porque o processador de núcleo único usa menos eletricidade para operar. No entanto, os processadores dual-core feitos mais recentemente tendem a ser mais eficientes em termos de energia do que os processadores single-core mais antigos.

Vantagens de dois núcleos sobre vários núcleos


As vantagens do processador dual-core sobre os processadores multi-core refletem as vantagens do processador single-core sobre os processadores dual-core. Os processadores dual-core podem obter uma vida útil da bateria melhor em dispositivos móveis do que os processadores multi-core de velocidade semelhante, e os processadores dual-core com velocidades de clock mais altas do que os processadores multi-core são mais rápidos na execução de tarefas que não são otimizadas para mais de um núcleo.

Desvantagens do dual-core sobre o multi-core


Os processadores dual-core não são capazes de lidar com tantas tarefas ao mesmo tempo de forma tão eficiente quanto os processadores multi-core. Os processadores multi-core têm as mesmas vantagens sobre os processadores dual-core que os processadores dual-core têm sobre os processadores single-core. Uma CPU com quatro núcleos tem a capacidade de lidar com quatro threads, ou oito com hyper-threading, ao mesmo tempo, o que pode reduzir bastante a necessidade de alterar threads em comparação com um processador dual-core.