>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Onde está localizado o chip ROM em um computador?


Você pode encontrar o chip de memória somente leitura de um computador em algum lugar da placa-mãe do sistema. A localização do chip pode variar entre as placas-mãe devido a diferenças de tamanho e cargas de recursos. O termo ROM é usado para descrever o chip Basic Input/Output System em computadores modernos, embora os chips mais novos usem memória regravável. Os computadores também podem apresentar chips ROM secundários para armazenar programas. Essencialmente, a localização da ROM é determinada pelo fabricante da placa-mãe, pois eles precisam encontrar um ponto aberto na placa-mãe que possa ser conectado à CPU através do chip controlador.

ROM armazena dados


Os chips ROM são uma solução de armazenamento permanente para dados não voláteis que contêm instruções que um computador ou dispositivo semelhante a um computador precisa para operar. A ROM é diferente da RAM porque não precisa de energia para operar, o que significa que o computador pode acessar dados da ROM em uma inicialização a frio, e é projetada para cache de dados constante para uso com programas ativos.

Localizando chips ROM


Os chips ROM são incorporados em diferentes partes da placa-mãe em diferentes modelos; no entanto, os chips são identificáveis ​​com base no texto impresso e em quantos pinos de conexão eles usam. Os chips ROM não parecem fora do comum de outros chips embutidos e geralmente apresentam 28 ou 32 pinos de conector em dois lados paralelos ou nos quatro lados, respectivamente. Alguns chips apresentam mais pinos conectores e podem ser inseridos em soquetes (geralmente marrons) ou soldados na placa. A escrita no chip é um identificador revelador:o chip ROM apresentará uma mistura do nome do fabricante do BIOS, a palavra "BIOS" e o número do modelo. Chips ROM integrados com dados de programa levarão o nome do fabricante da placa-mãe. Embora não seja garantido, os chips ROM geralmente são colocados perto do Southbridge/Chipset da placa-mãe e dos slots de cartões periféricos.

BIOS e instruções de inicialização


Cada placa-mãe de computador inclui um chip ROM que lida com a funcionalidade do BIOS. O computador usa as informações armazenadas no chip ROM do BIOS ao ligar para determinar qual hardware está conectado ao sistema, se o hardware conectado está funcionando, configure o hardware conectado e inicialize no sistema operacional (Referências 6 e 7). O computador usa o circuito integrado CMOS para lembrar as alterações de configuração do BIOS (Referência 7).

ROM contém programas


Alguns computadores contêm chips ROM adicionais que transportam dados de programas que um computador pode acessar de fora do sistema operacional. Por exemplo, o fabricante de placas-mãe ASUS inclui um programa chamado "Express Gate" em alguns modelos de placas-mãe que atua como um sistema operacional enxuto que o usuário pode acessar em alguns segundos na inicialização. Chips de ROM de programa armazenam dados de programa que o computador pode acessar sem ter que carregar instruções de acesso a dados do disco rígido.