>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Onde a CPU está localizada em um computador?


Embora aparentemente não intencional, a colocação de uma CPU em uma placa-mãe é uma escolha de design estratégica feita pelo fabricante por vários motivos. Mais notavelmente, o resfriamento da CPU e as temperaturas internas do dispositivo são levados em consideração ao decidir o posicionamento de uma CPU em uma placa-mãe.

Equívocos


O posicionamento do processador não é um requisito a ser considerado dentro das especificações do fator de forma ATX ou qualquer outro fator de forma para esse assunto. O processador é quase exclusivamente colocado no canto superior esquerdo para a seção central superior de uma placa-mãe com base na suposição de que ele estará em um chassi de torre vertical que alinhará o processador com o exaustor traseiro e o ventilador de refrigeração da fonte de alimentação permitindo melhor resfriamento.

História


Devido às considerações térmicas comuns levadas em consideração pelos fabricantes ao decidir o posicionamento da CPU em uma placa-mãe, a localização de qualquer CPU na maioria de todas as placas-mãe de nível de consumidor variou em uma questão de um a dois centímetros no máximo nos últimos vinte anos.

Tipos


O posicionamento da CPU em servidores de nível empresarial que são alojados horizontalmente em vez de verticalmente, como computadores de consumo, pode variar muito, pois há menos dispositivos integrados para projetar e um padrão térmico diferente para trabalhar.

Prevenção/Solução


Colocar a CPU na área superior de uma placa-mãe reduz a probabilidade de outros dispositivos ou seus cabos de dados e alimentação bloquearem o fluxo de ar de e para uma CPU. A CPU também é uma grande fonte de calor que causaria danos térmicos a quaisquer fios ou cabos que a atravessassem por longos períodos de tempo.

Teorias/especulação


Dada a recente acessibilidade e aceitação cada vez maior de processadores de refrigeração líquida, é possível em um futuro próximo que a colocação da CPU mude drasticamente, pois os sistemas de refrigeração líquida removem quantidades muito maiores de calor sem espalhá-lo pelo interior do gabinete do computador, como acontece com o ar resfriamento. Assim, o resfriamento a água remove muitas das restrições impostas pelo gerenciamento térmico dos projetistas do sistema.