>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Como funciona um sensor de movimento?


Os sensores de movimento fazem parte de muitos mecanismos diferentes que você encontra todos os dias, desde portas automáticas em supermercados até sistemas de segurança que podem proteger sua casa. Existem muitos tipos diferentes de sensores de movimento e, embora todos executem a mesma função básica, cada um tem suas vantagens e desvantagens.

Sensores ativos


Os sensores ativos podem usar energia infravermelha, ondas de radar ou outros métodos para varrer a área que cobrem para detectar movimento. Uma vez ativado, um sensor ativo envia pulsos de energia e cronometra os ecos que esses pulsos criam quando a energia reflete em objetos próximos. Se alguém entrar na área digitalizada, o tempo do eco mudará, indicando que alguém está se movendo pela área. Quando o sensor detectar movimento além de seus limites de tolerância, ele será acionado.

Sensores infravermelhos passivos


Os sensores infravermelhos passivos funcionam medindo a energia infravermelha do ambiente circundante. Todos os seres vivos emitem calor, e esses sensores podem detectar esse calor. Quando um humano ou animal entra em uma área coberta por sensores infravermelhos passivos, o aumento da energia infravermelha informa ao sensor que alguém ou algo está se movendo pela área. Os usuários podem calibrar esses sensores para acionar apenas em determinados níveis de calor infravermelho, a fim de evitar que eles disparem na presença de pássaros ou pequenos animais.

Sensores de feixe e fotoelétricos


Esses sensores de movimento dependem de um feixe de energia focado que viaja entre um emissor e uma unidade de sensor. Sempre que algo se move entre o emissor e o sensor, ele interrompe esse feixe e aciona o detector de movimento. Em alguns casos, esse feixe pode ser energia infravermelha invisível, enquanto unidades mais baratas podem usar luz visível para detectar movimento. Alguns sensores passivos dependem da luz ambiente para detectar movimento, acionando apenas quando algo passa perto o suficiente do sensor para reduzir a quantidade de luz disponível.

Vantagens e desvantagens


Os sensores ativos são geralmente os detectores de movimento mais eficazes, embora exijam mais energia para funcionar e requeiram calibração para evitar resultados falsos positivos. Os sensores que acionam portas automáticas em supermercados e lojas de varejo geralmente são sensores ativos. O infravermelho passivo permite cobrir uma área muito maior com sensores de movimento e requer menos energia, mas um aumento lento na temperatura pode ou não acionar um detector passivo. Essas unidades são partes comuns dos sistemas de segurança, especialmente em áreas remotas. Os sensores de feixe são geralmente a forma mais barata e simples de detector de movimento e geralmente cobrem portas e janelas em sistemas de segurança doméstica. No entanto, eles são propensos a falsos positivos, e um intruso precisa entrar diretamente no feixe para acionar uma dessas unidades.