>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

7 maneiras de reduzir a poluição do ar interno com tecnologia HVAC




Aqui na cidade de Nova York, a poluição do ar externo recebe muita atenção. Mas, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental (EPA), a concentração de alguns poluentes geralmente é duas a cinco vezes maior em ambientes fechados do que os níveis de concentração em ambientes externos.

Com os americanos gastando uma média de 90% de seu tempo em ambientes fechados, a poluição do ar interno representa um grande risco à saúde. Isso é especialmente verdadeiro para crianças pequenas, adultos mais velhos e pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares – que, a propósito, tendem a passar ainda mais tempo em ambientes fechados.

Felizmente, a tecnologia HVAC oferece várias maneiras de prevenir a poluição do ar e melhorar a qualidade do ar interno (IAQ).


Quais são algumas das causas da poluição do ar interior?


Poeira e outras partículas finas de escapamento de veículos, caldeiras, construção e outras atividades ao ar livre podem entrar em ambientes internos através de janelas, portas e outras aberturas. Esse chamado material particulado fino também pode ser atraído para ambientes internos por meio do sistema HVAC de um edifício.

Além disso, mofo, pelos de animais, pelos e ácaros podem se acumular ao longo do tempo – contribuindo para a poluição do ar interno que pode dificultar a respiração de pessoas com alergias ou doenças crônicas.

A falta de ventilação adequada também contribui para problemas de QI. Ele permite o acúmulo de poluentes perigosos, incluindo fumaça de cigarro e compostos orgânicos voláteis (VOCs), que são emitidos de fontes como produtos de pintura, materiais de construção sintéticos, carpetes e móveis, produtos de higiene pessoal, pesticidas, solventes de limpeza, purificadores de ar e secadores. -roupas limpas.

Depois, há patógenos – vírus (incluindo o coronavírus que causa COVID) e bactérias que podem permanecer nas superfícies e no ar, espalhando doenças contagiosas. Esses patógenos podem ser distribuídos por todo o edifício pelo sistema HVAC ou ser recirculados através de dutos.

Além disso, alguns dos recursos de construção mais recentes projetados para aumentar a eficiência energética – como construção hermética e isolamento aprimorado – podem realmente aumentar toda essa poluição do ar interno, limitando o fluxo de ar fresco no prédio.

Claramente, com tantos riscos de poluição do ar interno, faz sentido usar todas as ferramentas que você puder para melhorar o IAQ. A seguir estão 7 maneiras pelas quais a tecnologia HVAC pode ajudar.

1. Combata a poluição do ar interior com tecnologia de purificação do ar

Luzes UVC


Sem dúvida, você já ouviu falar de UVA e UVB – os tipos de radiação solar ultravioleta (UV) dos quais as pessoas se protegem usando protetor solar e outros métodos. A UVC é o tipo de radiação solar mais prejudicial, mas é completamente filtrada pela atmosfera e não atinge a superfície da Terra.

Luzes emissoras de UVC são úteis para destruir contaminantes em superfícies. Esta tecnologia pode matar muitos micróbios. Você pode ter luzes UVC instaladas em seu sistema HVAC para manter o equipamento livre de patógenos e reduzir o risco de espalhá-los por todo o edifício.

Hoje, o UVC foi incorporado em muitas instalações de saúde como parte dos sistemas de desinfecção do ar. A sua utilização também está a crescer noutros edifícios de elevado tráfego onde a qualidade do ar e a prevenção da propagação de doenças são uma preocupação, tais como:
  • Escolas e campi universitários
  • Complexos de escritórios
  • Aeroportos
  • Instalações para idosos
  • Creches
  • Grandes edifícios residenciais
  • Desinfecção de sistemas de transporte público

Normalmente, o UVC pode ser usado de várias maneiras, geralmente em combinação com outros métodos de ventilação, filtragem de partículas e outros métodos de controle de qualidade do ar.
  • Desinfecção da bobina de resfriamento envolve a instalação de irradiação UVC e sistemas de desinfecção por fluxo de ar em equipamentos HVAC para manter a serpentina do evaporador, a bandeja de drenagem e as superfícies limpas. Esse método ajuda a evitar que mofo e outras contaminações circulem pelo sistema HVAC.
  • Sistemas de dutos e ar superior pode ser instalado na parte superior das salas — como salas de espera, salas de aula, refeitórios, vestiários e pronto-socorros — para manter o ar limpo quando já circula. Esses sistemas direcionam a energia UVC para cima e para fora, criando uma zona de eliminação de patógenos no nível do teto, evitando a exposição na parte inferior da sala.
  • Desinfecção de superfícies utiliza dispositivos UVC portáteis em ambientes como hospitais. Esse método é frequentemente usado para reduzir a ocorrência de estafilococos e outras infecções hospitalares.
  • Sistemas de purificação de ar com luz ultravioleta combinam um componente de filtragem tradicional com luz UV, para remover partículas do ar e matar microorganismos. O componente UV destrói partículas que a filtragem convencional não consegue capturar, ou seja, vírus e bactérias.

Tecnologia de oxidação e ionização


As luzes UVC matam os contaminantes nas superfícies. Os purificadores de ar de oxidação e ionização podem fazer mais:eles destroem partículas no ar, não apenas dentro do seu sistema HVAC, mas também limpando o ar em todo o seu espaço.

Purificadores de ar que usam tecnologia de oxidação e ionização são comumente usados ​​em instalações de saúde e fábricas de processamento de alimentos e podem aumentar significativamente a qualidade do ar interno em outros espaços comerciais, residenciais e do setor público.

Existem vários tipos diferentes de tecnologia, incluindo oxidação fotocatalítica (PCO) e ionização bipolar ou de plasma , que funcionam de diferentes maneiras para atingir e destruir partículas transportadas pelo ar. Eles são muito eficazes na remoção de vírus, bactérias, esporos de mofo, COVs e até mesmo odores do ar, e o fazem muito rapidamente. Na verdade, os dispositivos podem reduzir os germes do espirro em 99% no momento em que um espirro pode chegar a um metro.

Muitas empresas estão instalando esses dispositivos para mitigar a propagação do COVID.

Veja como eles funcionam em termos simples. Esses dispositivos produzem oxidantes naturais e amigáveis ​​que são distribuídos em todo o seu espaço, não apenas no seu sistema HVAC. A tecnologia pega moléculas de oxigênio do ar e as converte em átomos carregados que se agrupam em torno de pequenas partículas, cercando e desativando substâncias nocivas como mofo no ar, bactérias, alérgenos e vírus.

Obtenha nosso guia para saber mais sobre as estratégias de HVAC para COVID.


2. Evite a poluição do ar interno com um bom design de ventilação


Um sistema de ventilação adequadamente projetado reduz a poluição do ar interno, fornecendo ar fresco, controlando odores e removendo contaminantes que podem causar sintomas físicos e doenças. Por exemplo, os exaustores podem ajudar a remover a fumaça das atividades de fabricação e o uso de produtos químicos ou outros materiais. Eles também podem reduzir a concentração de partículas de vírus que podem estar presentes no ar.

Outras vezes, a ventilação pode ser melhorada realocando as entradas, movendo os dutos ou adicionando alguma outra tecnologia HVAC. Um ótimo exemplo é o unidades de ar para cozinhas de restaurantes.

A ventilação adequada da cozinha é essencial para manter o espaço limpo e reduzir o acúmulo de odores desagradáveis ​​que podem matar os negócios. Muitos restaurantes pensam que instalar um exaustor comercial é suficiente para resolver o problema.

No entanto, a adição de uma unidade de ar de reposição fornece o equilíbrio necessário entre o ar que está sendo expelido através do exaustor e o ar de reposição (reposição) necessário para:
  • Impedir a redacção
  • Evite grandes oscilações na temperatura do restaurante
  • Elimine a pressão negativa do ar
  • Melhorar a qualidade do ar

Normalmente instalada no telhado ou em uma sala de mecânica, uma unidade de ar de reposição substitui o ar que foi retirado pelo exaustor da cozinha. A unidade de maquilhagem puxa o ar fresco do exterior, aquece-o ou arrefece-o até à temperatura interior e fornece-o à cozinha.

Leia mais sobre os benefícios em nosso blog: 8 razões pelas quais os restaurantes precisam de uma unidade de ar de maquiagem para a cozinha

3. Use VRF para controle de umidade (e temperatura)


Altos níveis de umidade relativa podem aumentar a concentração de alguns poluentes do ar interno. Por exemplo, a alta umidade torna o ar e as superfícies úmidas, aumentando a chance de crescimento de mofo. A baixa umidade também é um problema, porque os vírus, incluindo o vírus que causa o COVID, prosperam em condições de baixa umidade. No outono e inverno, quando o calor está forte, os níveis de umidade geralmente caem dentro de casa.

Como parte de seu teste de qualidade do ar interno, você pode usar um medidor de umidade para ver se a umidade em seu prédio está em um nível saudável - entre 30% e 50%. Para manter um nível de umidade e temperatura bons e consistentes, considere um sistema Variable Refrigerant Flow (VRF), que é uma tecnologia HVAC por zonas.

Um sistema VRF HVAC detecta os requisitos precisos de cada zona em um edifício e envia a quantidade precisa de aquecimento/resfriamento necessária. Como resultado, cada área do espaço é consistentemente confortável com umidade bem controlada e sem pontos quentes ou frios.

4. Considere aumentar a filtragem


Embora os filtros de ar condicionado e forno padrão não removam patógenos como o UVC, esses filtros diários ainda desempenham um papel importante. Eles protegem seu equipamento HVAC contra poeira e detritos, para mantê-lo funcionando com eficiência.

E se você quiser que um filtro HVAC faça mais?

Uma opção são os filtros de ar particulado de alta eficiência (HEPA), projetados para reduzir a poluição do ar interno, retendo 99,97% das partículas de poeira, pólen e fumaça. Os filtros são classificados usando o valor mínimo do relatório de eficiência escala (MERV); quanto maior o número, melhor a capacidade do filtro de bloquear partículas de tamanhos diferentes. Os filtros HEPA são classificados entre MERV 17 e MERV 20. Os filtros HVAC padrão são classificados como MERV 8.

Os filtros HEPA são reconhecidos pela Occupational Safety &Health Administration (OSHA) e pela EPA por sua capacidade de remover partículas transportadas pelo ar. De fato, alguns sistemas de purificação de ar UV usam um filtro HEPA de serviço pesado para prender as partículas maiores, como poeira, e campos UV para capturar partículas microscópicas, como vírus.

No entanto, como os filtros HEPA restringem o fluxo de ar (o que pode prejudicar o desempenho e sobrecarregar o sistema), muitos sistemas HVAC exigem algum retrofit para acomodar o HEPA.

Outra opção é considerar os filtros MERV 13, que oferecem filtragem adicional com menos restrição de fluxo de ar e menos esforço no sistema.

O primeiro passo para fazer essa escolha é chamar um profissional de HVAC para adaptar seu sistema conforme necessário. Sua empresa de HVAC pode recomendar a melhor escolha de filtro para seu equipamento e suas necessidades.

5. Limpe os dutos para reduzir a poluição do ar interno


Quaisquer detritos finos que estejam circulando no ar do seu prédio podem acabar se acumulando nos dutos – e isso pode afetar significativamente o IAQ. O que quer que esteja em seus dutos pode acabar voltando para o ar que você respira.

Uma simples inspeção pode dizer se poeira, esporos de mofo, pólen, pelos de animais ou outros materiais transportados pelo ar estão se acumulando. Esses contaminantes podem contribuir para problemas de saúde, especialmente para pessoas com asma, alergias ou outros problemas respiratórios.

Ter especialistas treinados e certificados para limpar os dutos entupidos não apenas melhora a qualidade do ar, mas também ajuda a melhorar a eficiência do sistema HVAC e evitar avarias. Antes de proceder à limpeza das condutas, certifique-se de que os serviços do seu fornecedor estão de acordo com as normas NADCA e NAIMA.

Saiba mais: Perguntas frequentes:limpeza de dutos e qualidade do ar interno

6. Traga um profissional para correção de mofo


Quando você descobre que tem mofo nos dutos de ar, o problema já pode estar generalizado.

Desmarcado, o mofo é mais do que um problema de QAI. É um problema de saúde, causando sintomas como dores de cabeça, náuseas, nariz e garganta irritados, coceira nos olhos e asma.

Se o seu duto foi invadido por mofo, é crucial chamar um profissional de HVAC para remediação o mais rápido possível. Os profissionais têm os produtos químicos adequados para remover completamente o mofo, bem como os equipamentos necessários para proteger a si mesmos, seu sistema HVAC e seu prédio do mofo e do processo de limpeza.

Além disso, um profissional de HVAC determinará onde e como o problema do mofo se originou e o ajudará a resolver o problema subjacente para que o mofo não se repita.

Para obter mais recursos sobre IAQ e moldes: https://www.epa.gov/mold

7. Fique por dentro da qualidade do ar com a manutenção de rotina de HVAC


Uma vez que o ar que você respira dentro de casa é circulado pelo seu sistema HVAC, inspeções e ajustes profissionais regulares do sistema são essenciais para um bom IAQ.

Investir na manutenção de rotina de HVAC, juntamente com a inspeção e limpeza ocasionais de dutos, não apenas ajuda a detectar, prevenir e eliminar fontes de poluição do ar interno, mas também ajuda a garantir que seu sistema HVAC esteja funcionando corretamente, para conforto consistente e economia e confiabilidade.