>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Manutenção de HVAC:como trocar os filtros de ar interno


Uma das tarefas de manutenção HVAC mais fáceis que os proprietários podem enfrentar é a troca dos filtros de ar internos. Não requer muitas ferramentas e leva apenas seis etapas. Alterar seus filtros regularmente pode evitar
  • ar sujo circulando em sua casa,
  • excesso de desgaste em seu sistema HVAC e
  • desligamentos inesperados de ar condicionado e aquecimento.

Os especialistas em HVAC recomendam trocar os filtros de ar internos uma vez a cada três meses, com mais frequência se você tiver animais de estimação. É uma boa regra geral alterá-los toda vez que as estações mudam. Encomende seus filtros on-line para o ano e você sempre terá um suprimento pronto para usar!

O melhor de tudo, leva cerca de 10 minutos por filtro, uma vez que você tenha seus filtros em mãos e esteja pronto para usar.

Aqui está o que você precisa para começar:
  • Filtros de ar descartáveis ​​8-11 MERV (qualquer marca). Não recomendamos os filtros reutilizáveis ​​de várias camadas porque é difícil limpá-los o suficiente para reutilização.
  • Aspirador de pó e/ou pano de limpeza.
  • Caneta ou marcador para documentar a data de instalação.

Se você tiver um sistema sem dutos no lugar ou além do sistema central de ar e aquecimento, temos um tutorial de bricolage mostrando como limpar os filtros reutilizáveis ​​na unidade suspensa na parede.

Etapa 1 - Localize as saídas de ar de retorno


A maioria dos sistemas centrais de ar e aquecimento tem pelo menos uma saída de ar de retorno, às vezes mais. Isso significa que você pode ter vários filtros para alterar.

Se você não tiver certeza de quais são essas aberturas, essas são as aberturas maiores que levam ar – não as que o expelem. Eles geralmente estão localizados na parede. Ocasionalmente, eles estão localizados no teto.


Passo 2 – Aspire ou limpe a tampa do respiradouro de ar de retorno


Se você não substituiu seus filtros de ar há algum tempo, é possível que precise aspirar a tampa do respiradouro de ar de retorno. Se você não tiver um aspirador à mão, sempre poderá usar um pano úmido e limpar a poeira da tampa do respiradouro de ar de retorno.

Se estiver localizado na parede perto do chão, o fundo pode estar especialmente empoeirado.


Passo 3 – Abra a grelha de ventilação e retire o filtro antigo


Quando terminar de limpar a parte externa da tampa da ventilação, é hora de abri-la. Agora você pode remover o filtro antigo e jogá-lo fora.

Se você comparar o filtro antigo com o novo filtro lado a lado, verá a diferença que um novo filtro fará. Se você tem um animal de estimação como nós, ele pode ficar bem peludo em apenas três meses.


Etapa 4 – Escreva a data de instalação no novo filtro


Com uma caneta ou marcador permanente, escreva a data de instalação no próprio filtro. Muitos filtros têm até um ponto impresso no filtro para lembrá-lo de anotar a data.

Escrever a data em letras grandes ajuda você no caminho quando você não tem certeza se é hora de substituí-la. É fácil abrir a tampa de ventilação e espiar dentro. Enquanto isso, defina um lembrete em seu calendário impresso ou online favorito por 3 meses a partir de agora.


Passo 5 – Procure o indicador de direção do fluxo de ar ao instalar o novo filtro


Cada filtro tem um indicador de direção do fluxo de ar para que você ajuste o filtro na direção certa. Lembre-se de que a saída de ar de retorno suga o ar, por isso é importante colocá-los da maneira correta (de frente para trás) para obter os melhores resultados.

Agora que você vê como seu sistema absorve ou “respira” ar, você vê por que ter um filtro muito forte com um MERV alto pode ser prejudicial à saúde do seu sistema HVAC. Quando o ar condicionado e o aquecedor não conseguem receber ar suficiente, isso pode causar o colapso de todo o sistema.

Se alergias, mofo e qualidade do ar interno forem uma preocupação, peça ao seu técnico de HVAC outras opções, como luzes UV, filtros de mídia e sistemas de purificação de ar de toda a casa. Existem limites para o que a filtragem passiva pode fazer, e é por isso que os sistemas ativos de purificação do ar são mais eficazes para lidar com a qualidade do ar interno.


Passo 6 – Instale o filtro e feche a tampa do respiro de ar de retorno


Coloque o filtro no mesmo lugar que o antigo para que cubra completamente a entrada de ar. É importante obter o filtro de tamanho certo para que os filtros possam fazer seu trabalho. Eles mantêm seu equipamento HVAC limpo por dentro, o que também mantém poeira, pólen, cabelo e outras partículas grandes fora do ar circulante em sua casa.

Depois de colocar o filtro, feche a tampa e pronto!

Precisa de ajuda com manutenção de HVAC?


A troca dos filtros de ar internos é um trabalho fácil de bricolage para a maioria das pessoas. Com um pouco de coaching, até mesmo seu adolescente pode ajudá-lo nessa tarefa, que será útil quando tiver um lugar próprio.

Recomendamos que um técnico profissional de HVAC faça a manutenção do seu ar condicionado e aquecedor duas vezes por ano – no outono e na primavera – para garantir que seu ar condicionado e aquecedor estejam prontos para o frio do inverno e o calor do verão. É por isso que oferecemos aos nossos clientes um plano de proteção de paz de espírito, um contrato de serviço agendado de HVAC, para facilitar a lembrança dessa tarefa de reforma da casa. Também é um bom momento para fazer perguntas sobre qualquer preocupação com a qualidade do ar interno que você tenha, pois há muitas opções disponíveis.

Entre em contato com Rob e Kenny no Terry's A/C &Heating pelo telefone (281) 495-7830 para agendar o dia. Saiba mais sobre nossa empresa familiar de HVAC que opera em Richmond, Katy, Fulshear, Sugar Land e Southwest Houston, Texas. Nosso objetivo é ser o seu concierge de conforto interno.