>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Controle de umidade de HVAC:5 razões pelas quais seu ar-condicionado é ineficaz




O ar condicionado não deve remover a umidade? Então, por que o seu não está fazendo o trabalho?

Controlar a umidade em ambientes fechados agora é mais importante do que nunca devido ao COVID, porque o vírus prospera em condições de umidade muito alta e muito baixa. É apenas mais uma razão (além do conforto) para manter a umidade entre 40 e 60% para a maioria dos espaços.

Se você está suando em outro agosto abafado, continue lendo para saber mais sobre o controle de umidade HVAC e por que seu ar-condicionado pode não estar à altura da tarefa.

Em seguida, mostraremos 4 maneiras de obter uma unidade mais antiga para remover mais umidade, para que seu espaço não pareça uma selva tropical.


Problema de controle de umidade HVAC nº 1:sua unidade de CA é muito grande para o espaço


Em primeiro lugar, quando falamos do tamanho da CA, trata-se da capacidade de refrigeração, não do tamanho físico da unidade. Essa não é a única parte que as pessoas entendem mal sobre o tamanho do AC.

Se você não é um especialista em HVAC, pode parecer contra-intuitivo dizer que seu ar condicionado é grande demais para fazer o trabalho com eficiência. Um sistema maior não seria capaz de fornecer melhor controle de umidade de HVAC e resfriamento?

Infelizmente, a resposta é não. O fato é que um sistema de CA superdimensionado faz um trabalho ruim no controle da temperatura e da umidade. Isso porque o poderoso compressor liga e desliga com frequência, de modo que o sistema nunca funciona o suficiente para remover a umidade do ar.

Seu tamanho AC precisa ser cuidadosamente calculado usando um processo de cálculo de carga. Se o seu AC foi escolhido e instalado por um construtor em vez de uma empresa de HVAC qualificada, há uma boa chance de que tenha sido feito incorretamente. É assim que muitas casas e empresas acabam com unidades superdimensionadas que fornecem controle de umidade HVAC ruim.

Você pode realmente precisar instalar um sistema de CA de menor capacidade para corrigir esse problema.

Artigo relacionado: Sistemas HVAC de Nova York:8 razões pelas quais maior nem sempre é melhor

Problema de controle de umidade HVAC nº 2:seu AC está limitado a uma única velocidade


Um ar condicionado que só é capaz de funcionar em uma velocidade – basicamente, ligado ou desligado – pode ter os mesmos problemas de um que é muito grande quando se trata de controle de umidade HVAC.

Quando a unidade só pode funcionar em uma velocidade, ela liga e funciona a todo vapor até que o ar atinja a temperatura definida. Em seguida, desliga-se até que a temperatura volte a ultrapassar o limite do termostato. Isso geralmente significa que a unidade não funciona de forma consistente o suficiente para remover a umidade.

Isso é especialmente verdade nos momentos em que a temperatura não é muito alta, mas o ar é muito úmido.

Quando chegar a hora de um novo sistema de CA, pense em investir em um sistema HVAC modulante, como um sistema VRF . Um sistema VRF pode funcionar por mais tempo com uma capacidade menor, por isso faz um trabalho muito melhor de controle de umidade HVAC (e fornece temperaturas mais consistentes). Outra vantagem:você também notará contas de energia mais baixas.

Artigo relacionado: 7 razões para escolher a tecnologia VRF para o seu novo ar condicionado

Problema de controle de umidade HVAC nº 3:pressão de ar negativa em seu espaço


A pressão de ar negativa é o resultado de um sistema de ventilação mal projetado. Em poucas palavras, isso significa que você está liberando muito ar do espaço.

Isso pode acontecer, por exemplo, em um restaurante com um poderoso sistema de exaustão de cozinha.

Quando você tem pressão negativa, o ar tenta se equilibrar atraindo mais ar externo de qualquer maneira que puder. Por exemplo, sempre que alguém abre uma porta externa, uma rajada de vento parece entrar na sala. O ar externo também é aspirado através de cada pequena abertura do edifício.

Então, o que acontece quando a umidade relativa do ar chega aos anos 70, 80 e acima?

Você adivinhou, todo aquele ar abafado está sendo puxado para dentro do prédio. Se o problema for grave o suficiente, seu AC pode não conseguir acompanhar e o controle de umidade do HVAC fica comprometido.

Podem ser necessárias alterações no projeto do sistema de ventilação para corrigir esse problema.

Problema de controle de umidade HVAC nº 4:você está usando a configuração errada do termostato


Você pode pensar que está se livrando de mais umidade usando a configuração FAN ON do seu termostato. Quando você usa essa configuração, o ventilador funciona continuamente mesmo quando o AC não está funcionando.

O ventilador move o ar mesmo sem o AC ligado, então você pode sentir que está obtendo algum benefício de resfriamento. Mas você está piorando as condições de umidade. Você pode acabar soprando a umidade que seu AC removeu de volta para o espaço antes que ela tenha a chance de drenar.

Problema de controle de umidade HVAC nº 5:sua unidade mais antiga simplesmente não consegue lidar com a carga


À medida que o ar condicionado envelhece, as peças se desgastam e ele pode não funcionar tão eficientemente quanto costumava. Essa tendência é aumentada quando o sistema não é mantido regularmente. Além de temperaturas inconsistentes e resfriamento inadequado, você começará a notar um controle de umidade HVAC ruim.

Neste ponto, você pode estar enfrentando uma decisão de reparo ou substituição. Alguns ajustes no sistema podem ser suficientes para restaurar o desempenho adequado ou é hora de morder a bala e investir em um novo? Aqui está um recurso que pode ajudá-lo a decidir:Reparar ou substituir? Um guia para fazer uma escolha informada quando seu sistema HVAC estiver inativo.



Se você ainda não está pronto para substituir seu ar condicionado, pode tentar essas medidas para aumentar a capacidade do seu sistema de combater o abafamento interno.

4 estratégias para melhorar o controle de umidade HVAC em um sistema existente


1. Limpe as bobinas
Esta é a coisa mais fácil de tentar primeiro para obter um melhor controle de umidade HVAC de seu sistema mais antigo. O ar úmido ao ar livre é difícil para as bobinas do condensador do seu AC e elas podem ficar sujas com pressa. Essa camada de sujeira e detritos prejudica a capacidade da unidade de liberar calor. Como resultado, o AC não funciona com tanta eficiência e pode ter mais problemas para remover a umidade do ar interno.

2. Obtenha um plano de manutenção preventiva
A limpeza apenas das bobinas pode não ser suficiente para restaurar o desempenho e melhorar o controle de umidade do HVAC se o restante do sistema não tiver sido mantido adequadamente.

Quando você investe em um plano de manutenção preventiva para o seu ar condicionado, obtém uma inspeção regular, ajuste e limpeza dos componentes do sistema. Isso o mantém funcionando da maneira mais eficiente possível para fornecer melhor controle de umidade de HVAC.

Seu técnico também poderá detectar e corrigir problemas iminentes antes que eles piorem e causem a falha completa do sistema.

Artigo relacionado: 8 maneiras de manutenção preventiva AC mantém o reparador longe

3. Ajuste o fluxo de ar
Às vezes, é possível que um técnico de HVAC qualificado ajuste o fluxo de ar do seu sistema de forma a deixar a serpentina do evaporador mais fria quando os níveis de umidade aumentam. Isso pode resultar em mais remoção de umidade e melhor controle de umidade de HVAC.

Isso é possível apenas para certos tipos de sistemas de CA e traz algum risco de acabar com uma bobina do evaporador congelada. Converse com seu profissional de AC para ver se isso pode funcionar para você.

4. Adicione um desumidificador ao seu sistema
Se tudo mais falhar e você não estiver pronto para um novo ar condicionado completo, você pode adicionar um desumidificador ao seu sistema de ar condicionado para um melhor controle de umidade HVAC.

Um desumidificador remove o excesso de umidade do ar antes que ele passe pelos dutos e entre no seu espaço. Peça a um profissional experiente em HVAC para recomendar um desumidificador compatível com seu sistema de ar condicionado.