>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Filtro HEPA AC para COVID:ajuda ou exagero?

Leia isto antes de comprar um filtro HEPA AC para sua casa ou empresa em>


Provavelmente, você tem ouvido muito sobre os filtros HEPA AC e os filtros HVAC como uma solução para prevenir a transmissão do COVID. A ideia recebeu muita atenção da mídia aqui em Nova York depois que o governador Andrew Cuomo falou sobre o uso de filtros HVAC HEPA em shoppings para evitar a propagação da doença no ar.

Aqui está o que você provavelmente não sabe:os filtros HEPA não são para todos. Existem desvantagens significativas no uso de filtros HEPA em seu sistema HVAC.

Temos recebido muitos pedidos de proprietários de residências e empresários na cidade de Nova York para instalar filtros HEPA AC. No entanto, nossa experiência, conhecimento e integridade nos impedem de fornecer automaticamente o que pode parecer uma solução, mas pode resultar em falhas e reparos dispendiosos do sistema.

Aqui está o que você precisa saber.

O que os filtros HEPA AC fazem


Um filtro HEPA (ar de partículas de alta eficiência) é um filtro denso projetado para capturar pequenas partículas no ar que passam por ele, incluindo poluentes e alérgenos.

Os filtros HEPA podem capturar 99,97% das partículas tão pequenas quanto 0,3 mícrons (a seção transversal média de um cabelo humano é de 50 mícrons) de tamanho. Isso significa que os filtros HEPA podem capturar partículas como ácaros (100 – 300 mícrons), pólen (10 – 1000 mícrons) e até bactérias (1 – 10 mícrons). Os vírus (incluindo o vírus COVID) podem ser muito menores do que 0,3 mícrons, mas o filtro HEPA AC pode capturá-los porque as partículas transportadas pelo ar são normalmente ligadas a “gotículas” maiores produzidas quando alguém tosse ou espirra.

Por que um filtro HEPA AC pode NÃO ser uma solução útil de mitigação da COVID

1. Os filtros HEPA não podem capturar todas as partículas do vírus COVID-19.


Um problema é que qualquer filtro só pode reter as partículas que passam por ele. Se uma pessoa infectada tossir em seu espaço com outras pessoas próximas, as partículas no ar podem transmitir a doença antes mesmo de chegarem ao filtro HEPA. Portanto, você não pode ter certeza de que os ocupantes do seu espaço estão protegidos.

E há outras razões pelas quais a instalação de filtros HEPA AC não é uma solução adequada para o COVID:

2. Seu sistema pode não acomodar um filtro HEPA AC.


Dependendo do tipo de sistema AC que você possui, um filtro HEPA AC pode ser muito mais espesso do que um filtro padrão. Alguns sistemas de ar condicionado comerciais e residenciais leves são projetados para usar filtros muito mais finos, e a carcaça do filtro pode não ser capaz de acomodar um filtro mais espesso. Portanto, você precisará de modificações em seu sistema se quiser instalá-los, o que pode ser caro (especialmente para sistemas comerciais com vários filtros).

3. Os filtros HVAC HEPA podem diminuir o desempenho e causar falhas.


Como os filtros HEPA são tão densos, o ventilador do seu sistema pode não ter potência suficiente para puxar o ar pelo filtro. Sem isso, a queda de pressão interna no filtro pode causar uma tensão no sistema. A diminuição do fluxo de ar pode significar que seu sistema não pode resfriar também. Ele precisará funcionar por mais tempo para atingir a temperatura definida. Isso consome mais eletricidade, aumenta o desgaste das peças e pode levar a falhas de componentes mais graves.

4. Os filtros HEPA são caros.


Os filtros HEPA podem custar várias centenas de dólares cada em comparação com um filtro MERV 8 de tamanho padrão que custará aproximadamente US$ 5,50 cada ou um filtro MERV 13 que custará aproximadamente US$ 17 cada. E como eles removem mais poeira e detritos do ar, você precisará trocá-los com mais frequência.

Opções alternativas de mitigação da COVID


Como a maioria das pessoas já sabe, as táticas mais eficazes para prevenir a propagação do COVID são a lavagem das mãos, o distanciamento social e o uso de máscara. No entanto, essas táticas adicionais podem ajudar a eliminar partículas de vírus que podem entrar no seu sistema HVAC.

Os filtros MERV 13 oferecem alguma proteção, com menos despesas


“MERV” é um sistema de classificação para HVAC e outros filtros. Quanto maior o valor de classificação MERV em um filtro, menor a partícula que ele pode capturar e com maior eficiência. Os filtros de ar HVAC padrão usados ​​na maioria das propriedades comerciais e residenciais são classificados como MERV 8. Os filtros HEPA são classificados entre MERV 17 e MERV 20.

Se você está preocupado com a qualidade do ar interno acima e além da prevenção da transmissão do COVID, recomendamos os filtros MERV 13. Este conselho é baseado em recomendações do CDC e ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers).

Os filtros MERV 13 oferecem alguma proteção e podem capturar 50% das partículas na faixa de tamanho das partículas COVID. E eles podem definitivamente reduzir a poeira e os alérgenos. Mais caixas de filtro HVAC podem acomodá-los (mas não todos), e eles são muito mais baratos que os filtros HEPA (embora ainda 3 vezes o custo dos filtros MERV 8 padrão). Ainda pode haver problemas a serem considerados em relação ao fluxo de ar e desempenho com alguns sistemas HVAC, portanto, sempre consulte os profissionais de HVAC antes de comprá-los para entender completamente o custo e o benefício potencial.

Uma ressalva:como você poderia esperar, dadas as circunstâncias, a demanda é muito alta por filtros MERV 13. Atualmente, estamos enfrentando prazos de entrega de 6 a 8 semanas e é provável que piore antes de melhorar.

A tecnologia de luz UV mantém as superfícies HVAC limpas


Você já deve ter ouvido falar que a luz ultravioleta (UV) pode desativar as partículas de coronavírus. Purificadores de ar UV, quando instalados dentro de seu sistema HVAC, podem ajudar a matar partículas (incluindo vírus, bactérias e mofo) que podem se acumular nos componentes do sistema. Eles funcionam particularmente bem para manter as bobinas do evaporador AC limpas. Isso é útil porque bobinas limpas mantêm seu sistema funcionando de forma eficaz e eficiente e podem diminuir o custo de manutenção contínua.

Infelizmente, as luzes UV não funcionam tão bem na destruição de partículas transportadas pelo ar dentro de um sistema HVAC. Isso ocorre porque as partículas precisam permanecer na “zona de morte” da luz UV por tempo suficiente para serem destruídas. Dentro de um sistema HVAC, os ventiladores normalmente estão movendo o ar muito rapidamente para matar os contaminantes transportados pelo ar.

A tecnologia avançada de oxidação e ionização limpa o ar


Esses tipos de purificadores de ar podem ajudar a remover partículas de vírus transportadas pelo ar (e outros contaminantes) dentro do seu sistema HVAC. Eles são instalados em um plenum, que é uma câmara de distribuição de ar entre o teto estrutural e o teto rebaixado, conectado à sua tubulação.

A tecnologia pega moléculas de oxigênio do ar e as converte em átomos carregados que se agrupam em torno de micropartículas, cercando e desativando substâncias nocivas como mofo no ar, bactérias, alérgenos e vírus. As partículas maiores resultam em uma filtragem mais eficiente do ar. O processo também produz oxidantes amigáveis ​​encontrados na natureza que são distribuídos por todo o seu espaço, não apenas dentro do seu sistema HVAC. Eles também se mostraram eficazes na redução de VOCs e odores prejudiciais.

Aqui está um vídeo que mostra como o processo funciona

Uma combinação dessa tecnologia com filtros MERV 13 atualizados fornecerá um ambiente de ar interno muito melhor.

Essas soluções não são adequadas para todas as situações, mas podem ser extremamente úteis no ambiente certo. E eles podem proporcionar tranquilidade aos empresários que desejam fazer tudo o que podem para proteger seus funcionários e clientes.

Saiba mais em nosso guia de soluções de HVAC para COVID:






Se você estiver na área metropolitana de Nova York, solicite uma consulta com a Arista para saber mais sobre essas soluções e como elas podem ajudar a proteger seu espaço.




Mais respostas para suas perguntas sobre transmissão de HVAC e COVID






Leia este artigo para obter as respostas para perguntas comuns sobre a transmissão de COVID e estratégias de mitigação de HVAC.