>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> fotografia Acessórios

O que é um filtro Gradiente

? Um filtro gradiente é um filtro óptico que é escuro na parte superior para reduzir a intensidade da luz que vem através dele e claro na parte inferior para permitir que passe através inalterado. Também conhecido como um filtro de densidade neutra graduada , ela ajuda os fotógrafos fotografar objetos brilhantes como o céu diurno , sem as imagens sendo mais exposta. Finalidade

Cada câmara funciona dentro de um intervalo de brilho conhecido como uma gama dinâmica . Objectos que são mais brilhantes do que o nível máximo de luz neste intervalo vai causar excesso de exposição na imagem final . Para evitar isso, os fotógrafos podem colocar filtros de gradiente sobre suas lentes da câmera para reduzir a intensidade das áreas claras , deixando as outras áreas só. Isso permite que os fotógrafos mais opções em termos de sua abertura, velocidade do obturador e os níveis de ISO como eles podem ajustar essas configurações com base em sua preferência artística sem se preocupar com o excesso de exposição .

Tipos

Existem dois tipos básicos de filtro de gradiente . O primeiro desaparece gradualmente do escuro para o claro , enquanto o segundo muda a sua densidade mais abruptamente. Filtros de gradiente com fades graduais se diz ter uma " borda suave . " Filtros com menos fades graduais dizem ter uma " borda dura . " Na prática, a maioria dos filtros de gradiente tem uma borda suave , até certo ponto .

usa

Fotógrafos geralmente usam filtros de gradiente para filmar imagens da paisagem durante o dia. Filtros de gradiente de arestas suaves são úteis quando a cena que está sendo fotografada começa brilhante no topo e gradualmente fica mais escura na parte inferior , como no caso do tiro horizonte com uma linha de árvore difusa. Em situações em que o brilho do assunto muda de repente e de forma dramática , como no caso de filmar o horizonte sobre o oceano , os filtros de gradiente mais afiadas são mais úteis .

Considerações

o advento da fotografia digital levou à criação de ferramentas de edição de imagem que permitem aos fotógrafos ajustar seletivamente o brilho das imagens durante o processo de pós-produção . No entanto, se há muita luz presente no momento em que uma imagem digital é tomada, ele pode causar " recorte ". Isto é, quando a luz é tão intensa que , na verdade, resulta em perda de dados. Embora existam formas de mascarar esta em pós-produção , não há nenhuma maneira de eliminar o efeito completamente .