>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Outros Áudio

Quais são as funções de um gerador de sinal

?

Quando um engenheiro, cientista ou técnico precisa de uma forma completa e confiável para analisar um sistema eletrônico , ele pode chegar a um gerador de sinal . Ela produz um sinal oscilante com frequência controlada com precisão e características de amplitude , e é uma ferramenta indispensável para testar diferentes tipos de áudio , vídeo, rádio e outros tipos de equipamentos de transmissão .
Descrição

Um gerador de sinal é um parte comum de equipamento de teste eletrônico . É uma fonte conveniente de sinais elétricos variáveis ​​no tempo com conhecida forma de onda , frequência e amplitude. Ele oferece várias formas de onda de boa qualidade com freqüência preciso e estável .
Características

Um gerador de sinal tem controles para definir a faixa de freqüência, freqüência afinar e amplitude. Ele terá quer uma chave seletora de forma de onda ou ter saídas simultâneas para algumas formas de onda diferentes. As mais freqüentemente oferecidos são seno, triângulo e um pulso retangular . Alguns geradores terão uma forma de onda dente de serra subindo ou caindo . Um gerador digital pode ter muito grandes seleções de formas de onda pré-programados . Um modelo mais sofisticado tem uma amplitude e frequência de modulação , possivelmente, com uma modulação oscilador incorporado. Se ele oferece modulação , pode haver uma entrada para um sinal de modulação externa.
Purpose

Um dos principais usos do gerador de sinal é enviar um sinal para um circuito para testá-lo . Um técnico examina o sinal em diferentes pontos do circuito com um osciloscópio , analisador de espectro ou de outro equipamento . Se o sinal estiver distorcido, atenuada ou totalmente ausente , isso vai lhe dizer o que o circuito está fazendo. É usado para testar sistemas de equipamento , a injecção de um sinal puro para um transmissor de rádio , por exemplo . Analisando o sinal recebido pode dizer muito sobre a qualidade da rede de transmissão e recepção.

Um gerador de sinal pode dirigir equipamentos mecânicos, como um agitador . Um agitador é usado para vibrar algo, como uma peça de equipamento em teste. Se o gerador de sinal dirige o shaker com uma onda senoidal de 20 hertz e os equipamentos se desfaz , os designers pode ter que refazê-la a ser mais resistente.

Tipos

Um gerador de sinal de áudio abrange a faixa de freqüência de audição e é destinado a trabalhar em equipamento de áudio. Normalmente , tem uma gama de frequências maior que a faixa de áudio , tais como 1 a 100 hertz kilohertz , para testar os circuitos para além do seu intervalo normal . Um gerador de sinal de rádio frequência opera a 10 GHz , dependendo do modelo . Um gerador de sinal produz sinais de microondas até 70 gigahertz ou superior . Em 2009, muitos geradores de sinais tornaram-se digitais - que produzem as formas de onda digitalmente e sintetizar a frequência a partir de um padrão de cristal de quartzo . Outros geradores de sinais usar circuitos analógicos - a frequência é baseado em uma rede RC ajustável, e as formas de onda são moldados usando redes ativas . Alguns geradores de sinais de produzir um sinal para fins especiais , como um padrão de teste para alinhar uma televisão.

Considerações

Uma vez que um gerador de sinal pode começar em cerca de US $ 100 e ir para dezenas de milhares , faz sentido para saber o que você precisa antes de comprar. Um gerador de radiofreqüência seria um exagero se você trabalha principalmente com equipamento de áudio. Se você faz um monte de testes em equipamentos de transmissão , um bom gerador de sinal digital vai pagar por si mesmo em uma economia de tempo . Da mesma forma, se você precisa de estabilidade de frequência extrema e de precisão, um modelo digital vai funcionar melhor para você.