>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Sony a7R II vs Sony a7 III


Se você está lutando para escolher uma câmera Sony full frame, então este guia a7R II vs a7 III pode ser exatamente o que você precisa.

Vou contar tudo sobre essas duas câmeras:o que elas oferecem, para quem são e qual você deve comprar.

Por um lado, você tem a Sony a7R II:uma câmera mais antiga e um pouco datada, mas ainda com um enorme sensor de 42 MP e uma qualidade de imagem fantástica.

E por outro lado, você tem o Sony a7 III. Não é um monstro de megapixels, mas oferece excelentes recursos gerais que poucos modelos sem espelho podem igualar (e a um preço excelente também!).

Então, para descobrir qual dessas duas câmeras Sony é a certa para você, continue lendo.

Além disso, confira nossa análise completa do Sony a7 III para saber mais sobre essa câmera.

Sony a7R II vs a7 III | Principais diferenças


Veja mais avaliações
Escolha dos editores

1. Tamanho e peso


O a7R II e o a7 III são corpos full frame da Sony separados por vários anos de atualizações.

No entanto, o fator de forma não mudou muito; ambos os corpos são relativamente compactos e leves, com clock de 625 g (para o Sony a7R II) e 650 g (para o Sony a7 III).

Essa diferença é algo que você notará em campo? Provavelmente não. Mas você pode ter certeza de que essas duas opções fornecerão uma configuração geral de luz, perfeita para mochila, fotografia de viagem e muito mais.

A a7R II e a a7 III também têm dimensões semelhantes:127 x 96 x 60mm na a7R II, contra 127 x 96 x 74mm na a7 III.

Você notará que o comprimento e a altura são os mesmos, mas o a7 III possui a maior aderência frontal. Isso provavelmente explica o peso extra e também melhora a ergonomia ao fotografar com lentes pesadas (como discutido em outro lugar neste artigo).
VENCEDOR: GRAVATA

2. LCD traseiro e EVF


Quando se trata de escolher uma câmera sem espelho, o visor eletrônico será um grande negócio - especialmente se você estiver mudando do visor óptico de uma DSLR.

Mas enquanto os visores da a7R II e da a7 III são adequados, nenhum deles realmente se destaca. Você obtém a mesma resolução de 2,36 milhões de pontos em ambos os EVFs, resultando em bons detalhes e uma boa tela, mas nada que vale a pena escrever.

Em termos de LCDs traseiros, no entanto, há um pouco mais de variação.

Ambas as telas oferecem funcionalidade de inclinação e ambas têm três polegadas. Mas o Sony a7R II tem a resolução superior:1230K pontos, contra 922K pontos no a7 III.

Embora isso dificilmente seja um recurso decisivo, se você é o tipo de fotógrafo que frequentemente foca usando o LCD traseiro, apreciará os pontos extras na a7R II.

Por outro lado, você obtém uma tela sensível ao toque no Sony a7 III. E embora a funcionalidade não seja tão ampla quanto outros modelos sem espelho, você pode usá-la para selecionar rapidamente pontos AF no campo, o que é extremamente útil para todos os tipos de situações.
VENCEDOR: GRAVATA

3. Construção e manuseio


Embora o a7R II e o a7 III sejam quase idênticos em tamanho e peso, existem algumas diferenças sutis de design às quais você deve prestar atenção.

Primeiro, você recebe um joystick no a7 III. Tanto isso quanto a tela sensível ao toque podem ser usados ​​para selecionar pontos AF, e ambos são muito mais convenientes do que a alternativa de roda do a7R II.

Você também tem a aderência frontal aprimorada do a7 III. Não faz um enorme diferença ao fotografar, mas se você usar lentes mais longas com frequência, isso ajudará a configuração da a7 III a parecer mais equilibrada.

Em termos de construção, ambas as câmeras incluem componentes de liga de magnésio e vedação decente contra intempéries. Qualquer um dos corpos será bom para profissionais que tratam bem seus equipamentos, mas eu não sugeriria colocar essas câmeras em testes sérios (em outras palavras, pegue uma capa de chuva à prova d'água etc.).

Corpo do Sony a7 III | © Jason Vinson

Uma grande diferença entre o a7R II e o a7 III, no entanto, são os slots de cartão:

O a7R II oferece apenas um único slot SD, enquanto o a7 III oferece dois slots - e um deles suporta cartões UHS-II.

Para alguns atiradores, um slot de cartão extra é apenas um bônus adicional e, se for você, o a7R II ainda funcionará bem.

Mas para outros, dois slots de cartão são um requisito. Se você estiver trabalhando com clientes e uma foto não puder ser repetida (por exemplo, durante um evento), você precisa redundância.

Então, se você é um desses fotógrafos, vá com o a7 III.

Outra pequena melhoria digna de nota:ambas as câmeras incluem estabilização de imagem no corpo. Mas você verá um pequeno impulso com o a7 III, que oferece cinco paradas do IBIS, em comparação com 4,5 paradas no a7R II.
VENCEDOR: Sony a7 III

4. Foco automático


O a7R II inovou em seu lançamento, graças às suas capacidades de AF decentes (combinadas, ou seja, com sua qualidade de imagem estelar).

Afinal, você tem 399 pontos de detecção de fase mais outros 25 pontos de detecção de contraste. Isso não trouxe velocidades de rastreamento líderes de classe, mas o a7R II faz um trabalho decente com rastreamento e é muito rápido ao focar em assuntos parados.

Eu não recomendaria o uso da a7R II para muitas fotos de ação, mas ela pode ser gerenciada no cenário ocasional de disparo em ritmo acelerado.

Em outras palavras, é uma verdadeira câmera “all-around”.

Sony a7RII | © Benny Jackson

Mas o a7 III leva o “all-around” a um nível totalmente novo.

(Observe que a a7R II também possui Eye AF, mas não no mesmo nível que a a7 III.)

A superioridade do AF é refletida nas especificações:693 pontos de detecção de fase e 425 pontos de detecção de contraste.

Na verdade, o sistema AF do a7 III é tão incrível que você pode usá-lo facilmente para fotografar esportes profissionais, fotografar animais selvagens, fotografar pássaros e praticamente qualquer situação de ação que você possa imaginar.

Portanto, se você precisa de recursos de ação líderes de classe, o a7 III será a opção muito melhor.
VENCEDOR: Sony a7 III

5. Dirigir (FPS)


Para acompanhar os brilhantes recursos de AF de ação da a7 III, você também obtém disparo contínuo de 10 quadros por segundo.

E embora isso não esteja no mesmo nível de algumas das outras câmeras focadas em esportes, ainda é muito bom.

As velocidades de disparo contínuo da a7R II são muito mais modestas. Você obtém 5 quadros por segundo, que está no meio (ou mesmo no fundo) do pacote.

Quanto aos buffers, a história é semelhante:

23 fotos RAW e 23 JPEG na a7R II, contra 40 fotos RAW e 163 JPEG na a7 III.

Em outras palavras:

Se você está fotografando ação por longos períodos, a a7 III é a câmera que você quer ter em suas mãos.
VENCEDOR: Sony a7 III

6. Qualidade da imagem


O a7 III é realmente, realmente boa câmera. É um ótimo polivalente full frame e é forte o suficiente para satisfazer profissionais em quase todas as áreas.

Mas o a7R II foi construído como uma espécie de corpo especializado. Então, uma área em que supera absolutamente o a7 III?

Resolução.

O a7R II oferece um sensor full frame de 42 MP. Isso é quase o dobro da contagem de megapixels do a7 III (a 24 MP) e permite resolução e recursos de corte bastante aprimorados sobre o a7 III.

Se você é um fotógrafo de paisagens, fotógrafo comercial, fotógrafo macro ou fotógrafo de retratos de alta resolução, isso será um grande negócio.

Na verdade, a alta contagem de megapixels pode ser o fator decisivo, e será o que fará você pular para o a7R II sobre o a7 III.

Mas se você não é um fotógrafo de alta resolução, então 42 MP provavelmente será um exagero. Os 24 MP no a7 III são suficientes para a maioria dos propósitos, incluindo propósitos profissionais, além de você não querer encher suas unidades de armazenamento com arquivos desnecessariamente grandes.

Sony a7III | © Jason Vinson

A propósito, não é como se o a7 III fosse um desleixo no departamento de qualidade de imagem. Claro, a a7R II pode ter a resolução mais alta, mas com a resolução melhorada vem mais ruído de imagem – e isso fica claro ao comparar as imagens da a7R II e da a7 III lado a lado.

Agora, o a7R II oferece uma boa luta. Ele oferece imagens sem ruído para cerca de ISO 1600 e imagens utilizáveis ​​para ISO 12800.

Mas a a7 III é, simplesmente, uma das melhores câmeras com pouca luz que você pode comprar.

Eu diria que o a7 III oferece um ponto final de disparo de alto ISO sobre o a7R II; você pode fotografar com segurança com ISO 12800 e produzir imagens utilizáveis. Se você é um atirador frequente com pouca luz, o a7 III é o caminho a percorrer (embora o a7R II não seja uma decepção de forma alguma).

Observe também que o a7 III oferece o melhor alcance dinâmico dos dois:

Uma faixa dinâmica de 14,7 pontos, em comparação com 13,9 pontos de DR no a7R II.

Ambos os desempenhos são bastante impressionantes e 13,9 stops de faixa dinâmica está muito acima da média. Mas para o fotógrafo que deve obter o máximo de detalhes de realce e sombra possível, o a7 III será a melhor aposta.
VENCEDOR: GRAVATA

7. Vídeo


O Sony a7R II oferece excelentes recursos de vídeo:

4K/30p, bem como gravação em Full HD a até 60 fps. Você também obtém opções de S-log para alcance dinâmico aprimorado.

Mas enquanto você pode filmar em 4K/30p na a7R II usando toda a largura do sensor, você verá uma perda de qualidade graças ao pixel-binning. É apenas no modo Super 35mm, que realiza um corte de 1,5x e depois reduz a escala da filmagem, que você obtém vídeos da melhor qualidade possível.

O Sony a7 III também oferece recursos de gravação em 4K, mas sem a necessidade de usar o modo Super 35mm se você quiser evitar o armazenamento de pixels. Você obtém 4K/24p usando a leitura completa do sensor e pode aumentar isso para 4K/30p com um corte modesto (1,2x).

Você também obtém gravação em 1080p a até 120 qps para qualquer pessoa interessada em capturar imagens em câmera lenta de alto nível.

Portanto, embora ambas sejam excelentes câmeras de vídeo, a a7 III oferece qualidade que a a7R II simplesmente não consegue igualar.
VENCEDOR: Sony a7 III

8. Vida útil da bateria


As câmeras sem espelho não são conhecidas por sua duração de bateria, mas o a7 III contraria essa tendência, pelo menos um pouco.

Você obtém 710 fotos usando o LCD traseiro e 610 fotos usando o EVF.

Sony a7III | © Jason Vinson

Isso é competitivo com DSLRs?

Não realmente, mas certamente é um grande passo em relação a outros corpos sem espelho. Os profissionais ainda vão querer pegar um ou dois corpos de backup no mínimo, mas mais de 600 disparos por carga podem ser um salva-vidas real ao trabalhar em condições difíceis.

O Sony a7R II, por outro lado, é bastante padrão:

340 fotos ao trabalhar com o LCD traseiro e 290 fotos ao usar o EVF.

Se você passa seu tempo trabalhando principalmente em um estúdio em casa, isso pode não importar muito, mas para fotógrafos ao ar livre, isso é um grande problema. Frequentemente fotografo com mau tempo e odeio trocar as baterias no meio de uma tempestade de neve.
VENCEDOR: Sony a7 III

9. Preço


Surpreendentemente, esses dois corpos estão a menos de US$ 200 um do outro:

Cerca de $ 1800 USD para o a7R II e $ 2000 USD para o a7 III.

Os $ 200 extras valem a pena para o a7 III?

Para a maioria dos fotógrafos, a resposta será um inequívoco “Sim!” O a7 III é uma opção versátil tão forte que US $ 2.000 é uma pechincha – e comparado ao a7R II, o desempenho aprimorado vale sem dúvida o dinheiro adicional.

Mas há um certo tipo de fotógrafo que deve ficar com a Sony a7R II:

Qualquer pessoa que exija a resolução mais alta possível ou qualquer pessoa que simplesmente não precise de recursos de ação. Para um fotógrafo que fotografa apenas paisagens, por exemplo, a maioria dos benefícios da a7 III não importa (por exemplo, rastreamento AF), e o aumento da resolução na a7R II será um grande negócio.
VENCEDOR: Sony a7RII

Palavras Finais


Sony A7III | © Marc Bergreen

A Sony a7R II e a Sony a7 III são câmeras fantásticas e podem oferecer ao sério entusiasta ou profissional muito retorno pelo seu dinheiro.

Mas são câmeras fundamentalmente diferentes que atendem a fotógrafos muito diferentes.

Por um lado, você tem o a7R II:um corpo compacto de alta resolução que inclui recursos de autofoco e vídeo decentes a um preço excepcionalmente baixo, projetado principalmente para fotógrafos comerciais e de paisagem.

E então você tem o a7 III. Custa várias centenas de dólares a mais, mas você obtém um sensor estelar de 24 MP, foco automático extremamente rápido, excelentes recursos de vídeo e muito mais.

Portanto, a menos que você precise da resolução mais alta do a7R II, sugiro desembolsar o dinheiro adicional e pegar o a7 III.

Você não ficará desapontado.