>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Nikon Z6 vs Sony a7 III – Qual é a grande diferença?


Se você está lutando para decidir entre a Nikon Z6 e a Sony a7 III, este guia fornecerá todas as informações necessárias para tomar uma decisão.

Por um lado, você tem a Sony a7 III, elogiada pela maioria dos críticos como uma das melhores câmeras full-frame mirrorless do mercado.

Ele vem de uma longa linha de artistas de destaque e oferece um conjunto completo de recursos que manterão os fotógrafos e cinegrafistas satisfeitos.

E por outro, você tem a Nikon Z6. É o modelo (um pouco) mais novo e geralmente é bem visto, mas vem como uma das primeiras e únicas tentativas da Nikon de um corpo sem espelho full-frame.

Então, qual das duas câmeras é melhor para suas necessidades de fotografia?

Leia mais para descobrir.

(Relacionado:Leia nossa comparação da Sony a7R II vs Sony a7 III e a análise completa da Nikon Z6.)

Sony a7 iii vs Nikon Z6 | Principais diferenças


Veja mais avaliações
Escolha dos editores

1. Tamanho e peso


Tanto a Nikon Z6 quanto a Sony a7 III são câmeras sem espelho full-frame, e isso mostra. Embora nenhum corpo seja tão grande ou pesado quanto as DSLRs full-frame comparáveis, você ainda obtém duas câmeras relativamente robustas.

A Nikon Z6 é tecnicamente mais pesada, pesando 675 g (1,5 lbs), mas a Sony a7 III está logo atrás (650 g/1,4 lbs), e a diferença é pequena o suficiente para que você provavelmente não perceba quando estiver em campo .

Essa diferença de peso vem, pelo menos em parte, de diferenças de tamanho:

O Z6 tem 134 x 100,5 x 67,5 mm, em comparação com as dimensões de 126,9 x 95,6 x 73,7 no a7 III.

Na prática, isso se traduz em uma aderência frontal um pouco maior na Nikon Z6. Para fotógrafos acostumados a corpos no estilo DSLR, o Z6 se sentirá um pouco mais confortável, embora você também perca uma das principais vantagens de um corpo sem espelho (tamanho).
VENCEDOR: Sony a7 III

2. LCD traseiro e EVF


Uma das áreas em que a Sony sempre ficou para trás é em relação aos EVFs - e a Sony a7 III é um excelente exemplo disso.

O a7 III possui um EVF OLED de 2360K pontos com ampliação de 0,78x e, embora seja perfeitamente respeitável para uma câmera APS-C ou um corpo full-frame de baixo custo, não é tão bom para um corpo profissional.

Compare isso com a Nikon Z6, que oferece um EVF OLED de 3690K pontos com ampliação de 0,8x, a par da Canon EOS R e até da Fujifilm X-T3.

Especificações do visor como essa garantem uma imagem brilhante e nítida, o que é especialmente importante para fotógrafos que mudam de DSLRs (como muitos fotógrafos Sony a7 III serão).

Nenhuma das câmeras oferecerá uma imagem tão nítida quanto um visor óptico, mas a Nikon Z6 se aproxima.

Quanto à tela LCD traseira:

Ambos são inclinados, ambos são telas sensíveis ao toque, mas, novamente, a Nikon Z6 leva vantagem.

Você obtém uma tela um pouco maior (3,2”/8 cm no Z6, versus 3”/7,6 cm no a7 III), bem como mais que o dobro da resolução (2,10 M pontos na tela LCD do Z6, comparado ao 0,9 M pontos no a7 III).

Dependendo do seu estilo de filmagem e do tipo de trabalho que você faz, isso pode ser irrelevante – ou pode ser um recurso decisivo.

Então pergunte a si mesmo:você precisa de uma tela LCD grande e de alta resolução?

Nesse caso, a Nikon Z6 pode ser o caminho a percorrer.
VENCEDOR: Nikon Z6

3. Qualidade da imagem


Se você procura qualidade de imagem de alto nível, qualquer uma dessas câmeras será uma ótima compra.

Você obtém um sensor BSI de 24,2 MP (iluminado na parte traseira) na Sony a7 III, em comparação com um sensor de 24,5 BSI na Nikon Z6. Na prática, isso significa que ambas as câmeras apresentam resoluções essencialmente idênticas, bem como excelentes recursos com pouca luz - perfeito para qualquer tipo de fotografia em ambientes internos ou sessões de fotos matinais / noturnas.

Observe que as especificações ISO em ambas as câmeras são as mesmas:uma faixa ISO 100-51200, com a opção de aumentar o ISO para 204800 na extremidade superior e 50 na extremidade inferior. Você obtém um pouco de ruído nas duas câmeras à medida que se aproxima da ISO 12800, com as fotos se tornando visivelmente barulhentas pela ISO 25600.

Observe também que, embora a resolução aqui não seja tão alta quanto a dos concorrentes, incluindo o próprio Z7 da Nikon, o a7R III da Sony (e a7R IV) e até mesmo o par Canon EOS R/RP, a maioria dos fotógrafos não precisa de mais de 20 + megapixels.

Na verdade, os fotógrafos mais sérios que gravitam em torno dos monstros de megapixel que mencionei acima serão fotógrafos de paisagem ou comerciais, onde a qualidade dos detalhes e da ampliação é valorizada acima de tudo.

Além disso, a contagem de megapixels mais baixa contribui para melhores recursos de ISO alto, em média. Isso é parte do motivo pelo qual você verá um melhor desempenho ISO nessas duas câmeras em comparação com, digamos, a EOS R de 30 MP.

Quanto ao alcance dinâmico, tanto o a7 III quanto o Z6 são braço e braço, oferecendo um desempenho muito respeitável.

Em suma:ambos os modelos apresentam qualidade de imagem espetacular, mesmo que suas resoluções não sejam líderes de sua classe.
VENCEDOR: GRAVATA

4. Ergonomia e recursos extras


Quando se trata de ergonomia e recursos, ambas as câmeras se saem bem - mas cada uma luta em uma área-chave.

Na Nikon Z6, há muito o que gostar. Como mencionei acima, a alça frontal é visivelmente maior e se encaixa no molde da DSLR.

Você também obtém uma melhor organização do menu - porque, embora o a7 III apresente a iteração de menu mais recente da Sony, ele simplesmente não se compara ao sistema bem implementado e fácil de usar do Z6.

Ambas as duas câmeras também oferecem uma tela inclinável com recursos de toque, embora a Nikon ofereça um pouco mais em termos de opções de toque (para fotógrafos que desejam adotar a funcionalidade de toque mais completamente).

Você também obtém disparos silenciosos em ambas as câmeras, o que é um grande benefício para quem trabalha em ambientes mais silenciosos (por exemplo, fotógrafos de eventos) ou que precisa fazer alguns disparos furtivos (fotógrafos de rua).



Há um lugar em que a Nikon Z6 cai em comparação com a Sony a7 III:

Ranhuras para cartões.

Por algum motivo pouco claro, o Z6 inclui apenas um único slot para cartão de memória – e aceita cartões XQD. Embora sejam mais rápidos e um pouco mais duráveis ​​que os cartões SD padrão, eles também são mais caros.

Além disso, a maioria dos fotógrafos que olham para essas duas câmeras já possui alguns cartões SD, portanto, mudar para o XQD será extremamente frustrante.

O a7 III, por outro lado, oferece dois slots de cartão de memória, ambos SD (embora apenas um suporte os cartões UHS-II mais rápidos).

E se você é um fotógrafo que exige redundância em seu trabalho (por exemplo, casamento, esportes, fotojornalista), isso por si só pode ser o fator decisivo.
VENCEDOR: Sony a7 III

5. Foco automático e disparo contínuo


O foco automático da Sony atraiu muita atenção nos últimos anos - mas a Nikon adquiriu bastante reputação por seu foco automático de detecção de fase no mundo DSLR.

Então, qual câmera tem o melhor sistema?

Na verdade, ambas as câmeras têm um desempenho forte, especialmente desde a recente atualização de firmware do Z6.

Embora a Nikon Z6 ofereça menos pontos de detecção de fase e cobertura geral de AF um pouco menor, é difícil dizer na prática. Ambas as câmeras são focalizadoras rápidas e precisas, oferecendo velocidade de disparo único e desempenho contínuo.

Tanto o Z6 quanto o Sony a7 III também possuem detecção de rosto e AF ocular.

O Z6 fica um pouco atrás do a7 III em termos de velocidade de detecção de olhos, mas mesmo atiradores sérios não devem ficar desapontados com nenhum dos dois desempenhos.

Sony a7III | © Jason Vinson

Você também obtém AF de olhos de animais em ambas as câmeras (embora o Z6 atualmente detecte apenas os olhos de gatos e cães).

Quanto às velocidades de disparo, o a7 III atinge o máximo de 10 quadros por segundo, enquanto o Z6 consegue ir apenas um fio de cabelo mais rápido (12 fps).

Na prática, elas são bem parecidas – e perfeitamente adequadas para tiro esportivo e outros tipos de fotografia de ação, mesmo que nenhuma das câmeras seja um verdadeiro destaque nesse aspecto.
VENCEDOR: Sony a7 III

6. Vida útil da bateria


Com relação à duração da bateria, a Sony a7 III é uma das melhores câmeras sem espelho que você pode comprar. Uma bateria deve durar pelo menos 600-700 fotos (e muito mais se você for conservador com seu poder).

A Nikon Z6, por outro lado, é muito mais mediana, chegando até a decepcionar. Usando o EVF, você obtém 310 fotos por carga, e isso é aumentado para 380 fotos por carga com o LCD.

Embora essa especificação possa não parecer tão importante, depois de usar vários corpos sem espelho com pouca duração da bateria, posso dizer inequivocamente que isso importa.

Carregar baterias constantemente e trocá-las em campo é frustrante, especialmente quando o tempo está ruim. E há momentos em que você esquecerá suas baterias extras se não for cuidadoso, levando a mais estresse durante as filmagens enquanto tenta desesperadamente conservar a vida útil da bateria.

Além disso, comprar duas, três ou quatro baterias extras é caro .
VENCEDOR: Sony a7 III

7. Vídeo


Tanto o a7 III quanto o Z6 são bem parecidos quando se trata de vídeo, ou seja:

Os recursos de vídeo dessas duas câmeras são muito, muito bons.

Na verdade, o a7 III e o Z6 são dois dos melhores corpos de quadro completo para vídeo, especialmente para cinegrafistas que procuram uma combinação de preço razoável e desempenho forte.

Tanto o a7 III quanto o Z6 oferecem disparo em 4k a 30 fps (quadros por segundo). O Z6 tem a ligeira vantagem aqui, usando toda a largura do sensor, em comparação com o leve corte (1,2x) no a7 III.

Você também obtém gravação em full HD de até 120 qps em ambos os corpos, além de uma entrada de microfone de 3,5 mm e uma porta de fone de ouvido.

Um recurso essencial para os cinegrafistas, e que está faltando em vários corpos sem espelho, é a estabilização de imagem no corpo.

Mas fico feliz em informar que ambas as câmeras oferecem IBIS de 5 eixos de qualidade bastante comparável. Isso torna a gravação de vídeo mais suave (e é extremamente útil para o trabalho de fotos também).
VENCEDOR: GRAVATA

8. Linha de lentes


Sony a7 III + Sony 35mm f/2.8 | © Jason Vinson

A compatibilidade da lente tornou-se bastante complicada nos últimos anos, e isso acontece nas comparações entre Nikon e Sony.

O Sony a7 III tecnicamente possui uma linha de lentes muito mais completa. Você obtém uma combinação de zooms padrão agradáveis, primes padrão, algumas opções de grande angular e até mesmo algumas super telefotos misturadas.

É tudo muito caro, mas você recebe um vidro muito bom.

Depois, há a Nikon Z6, que combina com lentes de montagem Z.

Infelizmente, há apenas um punhado de lentes de montagem Z disponíveis no momento - embora a Nikon esteja lançando algumas no próximo ano ou dois.

Eles têm preços semelhantes às lentes de montagem E da Sony e incluem muito do vidro profissional básico (por exemplo, um 24-70mm f/2.8, um 70-200mm f/2.8), embora a linha esteja faltando quando se trata de lentes mais especializadas.

Dito isto, você pode comprar o adaptador FTZ e obter acesso ao grande número de lentes DSLR da Nikon. Muitos deles são excelentes e com preços muito mais razoáveis ​​do que as opções de montagem em Z.

Mas aqui é onde fica mais complexo.

Você pode comprar adaptadores de terceiros que permitem usar lentes Nikon em câmeras Sony, bem como lentes Canon EF em câmeras Sony.

E embora você possa não obter compatibilidade perfeita entre a a7 III e, digamos, uma lente Canon EF, a maioria dos fotógrafos encontra adaptadores para fazer um trabalho decente - dando aos fotógrafos da Sony algumas opções extras a serem consideradas.
VENCEDOR: GRAVATA

9. Preço


No momento em que escrevo, a Nikon Z6 é a câmera um pouco mais barata.

Você pode comprá-lo por cerca de US$ 1.800 sem o adaptador de lente – embora se você decidir ir com o adaptador incluído, o preço sobe cerca de US$ 40.

Mas o Sony a7 III não é muito mais caro. Você pode comprá-lo por cerca de US $ 2.000, e o aumento de preço de US $ 150 a US $ 200 não é suficiente para fazer a diferença na mente da maioria das pessoas.

Vale a pena notar que a linha de lentes Nikon é muito mais barata que a linha de lentes Sony, supondo que você esteja usando o adaptador FTZ; A Nikon oferece muitas lentes AF-S de alta qualidade que você pode comprar a preços de pechincha.

Mas se você pretende usar a linha de lentes Nikon de montagem Z, a vantagem de preço desaparece completamente e você fica preso escolhendo entre as linhas de lentes de montagem Z ou E bastante caras.
VENCEDOR: Nikon Z6

Nikon Z6 vs Sony a7 III | Palavras finais




Tanto a Sony a7 III quanto a Nikon Z6 são poderosas câmeras sem espelho.

E ambos os modelos oferecem excelente qualidade de imagem, foco automático e vídeo.

Em outras palavras, eles são dois dos modelos full-frame mais completos do mercado hoje.

O Z6 não possui um segundo slot de cartão, o que o torna uma opção entre os fotógrafos que exigem redundância em seu trabalho.

Mas ele supera facilmente o Sony a7 III em termos de organização de menus, onde a Sony falhou repetidamente em montar um sistema atraente, bem como na resolução EVF.

A Z6 também é uma escolha melhor se você tiver um pacote de lentes DSLR da Nikon na sua prateleira, porque você poderá aproveitá-las ao máximo com o adaptador FTZ da Nikon. E embora a atual linha de lentes da Sony seja muito boa, é muito cara.

Independentemente de qual câmera você escolher, você terá um desempenho fantástico - que o servirá bem nos próximos anos.