>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Diferenças entre Sony a7r ii vs a7s ii


Este guia Sony a7S II vs a7R II é exatamente o que você precisa se estiver lutando para decidir entre essas duas câmeras.

A Sony a7S II e a Sony a7R II são câmeras sem espelho poderosas e compartilham um número surpreendente de recursos - apesar de atender a seções marcadamente diferentes do mercado.

O a7S II é o híbrido de vídeo/fotografias proeminente da Sony, oferecendo excelentes recursos para o fotógrafo de vídeo sério, ao mesmo tempo em que atende às necessidades de muitos fotógrafos.

Ele oferece uma contagem de megapixels incomumente baixa, mas compensa isso em termos de qualidade de vídeo e desempenho com pouca luz.

Considerando que a a7R II é a câmera mais focada em fotos, com uma enorme contagem de megapixels e um sistema de foco automático decente.

Dito isto, os atiradores híbridos encontrarão muito o que amar no a7R II, devido à sua gravação de vídeo Super35 de alta qualidade, opção S-Log e muito mais.

Portanto, se você deseja decidir entre essas duas poderosas câmeras Sony, continue lendo.

(Você também pode estar interessado em nosso guia para o Sony a7 II vs Sony a7R II.)

Sony a7S II vs a7R II | Principais diferenças


Veja mais avaliações
Escolha dos editores

1. Tamanho e peso


O Sony a7S II e o a7R II foram lançados com poucos meses de diferença - como parte da mesma iteração sem espelho da Sony.

Portanto, você não deve se surpreender ao saber que os corpos das câmeras são basicamente idênticos em todos os aspectos, desde o peso até as dimensões e o posicionamento dos botões.

O a7R II vem com 625g; o a7S II pesa 627g.

E confira suas dimensões:127 x 96 x 60mm na a7R II, versus 127 x 96 x 60mm na a7S II. Em outras palavras, o design externo é exatamente o mesmo.

Isso coloca ambas as câmeras diretamente na categoria “compact full-frame”. Ambos oferecem pesos relativamente baixos (um avanço significativo em relação às DSLRs full-frame mais pesadas) e corpos decentemente compactos para uma câmera profissional com lente intercambiável.

Embora eu não descreva esses dois corpos como “prontos para viajar”, ​​seu tamanho compacto será uma grande ajuda para quem viaja com frequência, seja de avião, carro ou a pé (por exemplo, caminhadas no deserto).
VENCEDOR: GRAVATA

2. LCD traseiro e EVF


Você não encontrará muita diferença em termos de LCDs traseiros e visores eletrônicos:

Você tem um LCD de 1230K pontos na a7R II e na a7S II, para uma experiência de disparo no Live View bastante clara. Ambos têm três polegadas - o que não é enorme, mas é bastante padrão para os corpos sem espelho da Sony.

Infelizmente, embora ambas as câmeras ofereçam LCDs inclináveis, nenhuma delas possui uma tela sensível ao toque. E nenhuma tela é totalmente articulada, o que significa que os cinegrafistas não terão total flexibilidade ao fotografar de ângulos incomuns.

Quanto aos visores eletrônicos:

Ambos têm 2,36 milhões de pontos em resolução. Ambos parecem muito bons, mesmo que não estejam no mesmo nível dos modelos a7R mais recentes da Sony, e devem fornecer muita resolução para trabalhar ao fotografar.

Se você está migrando para mirrorless de DSLRs, então qualquer EVF provavelmente irá satisfazê-lo, embora você notará uma queda na resolução em comparação com o visor óptico da sua DSLR.
VENCEDOR: GRAVATA

3. Construção e manuseio


Se você está procurando um corpo relativamente sólido para fotografar ao ar livre, qualquer uma dessas câmeras terá um bom desempenho - mesmo que nenhuma das opções possa ser descrita como ultra-robusta.

Tanto o a7R II quanto o a7S II oferecem construção sólida em liga de magnésio, bem como resistência às intempéries.

Eles não estão no mesmo nível que alguns dos corpos esportivos profissionais do mercado, mas fotógrafos de eventos ao ar livre, fotógrafos de paisagens e fotógrafos de rua devem estar bastante satisfeitos com sua robustez.

Observe que a a7R II oferece um obturador mais durável que a a7S II. A Sony marca o a7R II em 500.000 atuações, em comparação com 200.000 no a7S II.

Em outras palavras, você pode esperar que o a7R II dure substancialmente mais. Mas há a questão de saber se isso importa; todos, exceto os atiradores mais prolíficos, atualizarão suas câmeras muito antes da marca de 200.000.

Além disso, ambas as câmeras oferecem disparo silencioso – que usa um obturador eletrônico e não contribui para a contagem de acionamentos.

Em termos de manuseio, os designs idênticos desses dois corpos garantem uma ergonomia igualmente boa. Embora a falta de uma tela sensível ao toque e um LCD traseiro totalmente articulado seja frustrante, ambas são câmeras de sensação sólida com alças frontais decentes.

Ambas as câmeras também incluem estabilização de imagem no corpo, o que contribui para uma melhor experiência de fotografia em todos os aspectos - seja para fotos ou vídeo. Isso é especialmente importante se você costuma fotografar com pouca luz ou se você segura seus vídeos com a mão.

Infelizmente, nenhum dos corpos oferece nada mais do que o slot de cartão SD, UHS-I padrão. Para alguns fotógrafos – aqueles que exigem redundância em seu trabalho – isso será um fator decisivo.

(E se você é um desses fotógrafos, recomendo verificar o a7R III ou o a7 III, que oferecem slots duplos para cartões na mesma faixa de preço.)
VENCEDOR: Sony a7R II (quase!)

4. Foco automático


Nem a a7R II nem a a7S II foram projetadas para serem uma câmera centrada na ação, e ambas são um pouco deficientes quando se trata de foco automático.

A a7S II oferece 169 pontos AF, mas todos detectam contraste e os resultados são muito medíocres. Você pode esperar um foco rápido quando a luz é forte e o contraste do assunto é alto, mas você não obterá muita habilidade de foco com pouca luz.

Em termos de rastreamento:

O a7S II faz um trabalho decente com boa luz, mas vai decepcionar quando a iluminação é duvidosa (o que é frustrante, já que a qualidade de imagem com pouca luz do a7S II é realmente excelente).

Quanto ao foco automático da a7R II:

Não é ótimo, mas não é ruim. É melhor que o a7S II e será a opção superior para esportes, vida selvagem e outros cenários de ação.

Sony a7RII | © Benny Jackson

A focagem é rápida com boa luz e é surpreendentemente rápida ao rastrear - e mesmo ao rastrear com pouca luz - graças a um sistema expansivo de 299 pontos de detecção de fase e 25 pontos de detecção de contraste.

O a7R II é bom para tiro esportivo?

Na verdade, não. Ele pode lidar com a situação de ação ocasional (se você estiver em apuros), mas eu definitivamente não o recomendaria para um fotógrafo de ação frequente - embora seu desempenho seja melhor do que o a7S II.

E se você é um filmador de vídeo, provavelmente vai querer manter o foco manual na maioria das situações.
VENCEDOR: Sony a7RII

5. Dirigir


Conforme indicado na seção anterior:

A a7R II e a a7S II não são câmeras de ação.

É por isso que ambos os corpos atingem o pico de apenas cinco quadros por segundo.

Isso não é terrível , mas certamente não é suficiente para situações de ação sérias.

E observe que a velocidade de disparo contínuo já lenta da a7S II vem com uma ressalva:

Seus 5 fps estão com o autofoco travado. Se você deseja AF contínuo ao fotografar, obterá apenas 2,5 qps, o que é realmente muito lento - especialmente na era atual de câmeras sem espelho ultrarrápidas.

A única vantagem que a a7S II tem sobre a a7R II é em termos de buffer, que permite 28 fotos RAW (ou 63 JPEGs), em comparação com 23 fotos RAW (ou 23 JPEGs) na a7R II.

Mas isso não fará uma grande diferença e, considerando a pesada velocidade de disparo contínuo do a7S II, o a7R II ainda será a melhor aposta para situações de ação.
VENCEDOR: Sony a7RII

6. Qualidade da imagem


Tanto o a7R II quanto o a7S II são conhecidos por sua qualidade de imagem full-frame - apenas de maneiras diferentes.

A a7R II possui uma resolução impressionante de 42 MP, que atende fotógrafos de paisagens, fotógrafos comerciais e quaisquer outros fotógrafos que exigem o máximo de detalhes possível em suas fotos.

O a7S II, por outro lado, oferece apenas 12 MP de resolução. Isso não será resolução suficiente para a maioria dos fotógrafos, especialmente se eles planejam produzir impressões grandes.

Mas uma contagem tão baixa de megapixels traz uma vantagem:

Permite excelente desempenho ISO alto. (Veja também:diferenças entre Sony a7R II vs a7R III.)

Os recursos de alto ISO são uma área onde o a7S II domina. Ele oferece uma faixa ISO nativa de 100-102.400, com ruído apenas começando a se tornar perceptível em torno de ISO 6400 (e as imagens permanecem utilizáveis ​​em torno de ISO 25.600).

Agora, a a7R II, apesar de sua enorme contagem de megapixels, não é desleixada com ISO alto. A meu ver, o ruído não é realmente perceptível até cerca de ISO 1600 ou mais, com imagens utilizáveis ​​​​até ISO 6400, dependendo de suas intenções para as fotos.

Mas se você está procurando uma câmera dedicada para pouca luz, a a7S II é o caminho a percorrer.

Também observarei que o Sony a7R II apresenta uma faixa dinâmica ligeiramente melhorada em relação ao a7S II (13,9 pontos versus 13,3 pontos). E para fotógrafos que frequentemente fotografam em situações de alto contraste, mesmo essa pequena diferença pode valer a pena considerar.
VENCEDOR: GRAVATA

7. Vídeo


A Sony a7S II é frequentemente considerada uma câmera sem espelho centrada em vídeo, graças a recursos como:
  • Gravação interna 4K/30p usando toda a largura do sensor
  • Gravação de 1080p a 120 qps (com corte de 2,2x)
  • S-log2 e S-log3, para maior alcance dinâmico
  • Um conector de microfone
  • Um fone de ouvido

Você também obtém estabilização de imagem no corpo para imagens mais suaves.

Mas enquanto o a7S II é um excelente executor de vídeo, o a7R II é bastante impressionante por si só, oferecendo gravação 4K/30p - embora com pixel binning.

Se quiser evitar qualquer perda de qualidade, você pode fotografar no modo Super35, que faz um corte de 1,5x, mas produz imagens excelentes.

Você também obtém S-Log2, um conector de microfone, um conector de fone de ouvido e IBIS, para um desempenho de vídeo impressionante.

Aqui está a linha de fundo:

O a7S II oferece alguns benefícios de vídeo sobre o a7R II (por exemplo, 4K sem cortes) - e para os fotógrafos de vídeo sérios, isso valerá a pena.

Mas o a7R II oferece bastante para o atirador híbrido e será uma boa escolha para quem grava vídeos ocasionalmente.
VENCEDOR: Sony a7SII

8. Preço


Atualmente, você pode comprar o Sony a7R II por cerca de US $ 1400.

O a7S II, por outro lado, custa cerca de US$ 1.000 a mais, por US$ 2.400.

Se você é um fotógrafo de fotos interessado em uma câmera de alta resolução, a a7R II é claramente o caminho a seguir, mesmo que ocasionalmente grave vídeos na lateral.

Se você é um atirador de vídeo sério, o a7S II provavelmente será a melhor aposta, embora você deva considerar se os US $ 1.000 extras valem a pena.

Faz sentido?
VENCEDOR: Sony a7RII

Sony a7S II vs Sony a7R II | Palavras finais


A Sony a7S II e a Sony a7R II são câmeras mais antigas.

E, neste caso, significa que você pode obter alguns recursos poderosos - a um preço incrível.

O a7S II é uma ótima opção para fotógrafos centrados em vídeo, permitindo capturar imagens de alta qualidade, mesmo com pouca luz.

O desempenho do foco automático não é ótimo, mas não é terrível, e você gostará do fator de forma menor em comparação com os concorrentes DSLR.

Depois, há o a7R II.

O que falta em recursos de vídeo é compensado em qualidade de imagem, incluindo um sensor de 42 MP, impressionante faixa dinâmica e bom desempenho com pouca luz, tudo por menos de US$ 1.500 (verifique o preço mais recente aqui).

Então, qual você deve comprar?

Se você está no mercado de vídeo (ainda com o tiro como objetivo secundário), pegue o a7S II.

Caso contrário, fique com o a7R II, que é uma boa opção por um ótimo preço.