>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Clamshell Lighting em Fotografia


Se você está procurando uma maneira simples de produzir belos retratos, um padrão de iluminação em concha é uma opção fantástica.

Ele fornecerá imagens que funcionam para praticamente todos os tipos de situação, de fotos glamourosas a retratos de família, fotos corporativas e muito mais.

Mas o que realmente é a iluminação em concha e como você a configura para obter resultados surpreendentes?

É disso que trata este artigo.

Então, se você está pronto para descobrir os segredos da incrível iluminação em concha…

…então vamos mergulhar de cabeça!

O que é iluminação Clamshell?


A iluminação em concha refere-se a um padrão de iluminação em que uma luz é posicionada abaixo do assunto e uma luz é posicionada acima do assunto, para criar uma espécie de design de "concha".

Produz fotos maravilhosamente lisonjeiras como esta:

Observe que a iluminação clamshell é um tipo de iluminação frontal, o que significa que mantém as sombras no mínimo e ajuda a criar recursos suaves e uniformemente iluminados.

Também é extremamente fácil de produzir (e pode ser feito com apenas uma ou duas luzes), e é por isso que é um tipo de iluminação popular para fotógrafos em geral.

Uma marca registrada da iluminação clamshell é a luz dupla nos olhos do sujeito, que você começará a notar o tempo todo quando procurar:

Quando você deve usar a iluminação Clamshell?


Tecnicamente, você pode usar a iluminação em concha na maioria das situações de retrato. Funciona bem na maioria dos assuntos e oferece imagens brilhantes e atraentes. Você pode usar a iluminação em concha para retratos de família, fotos corporativas, fotos de moda e muito, muito mais.

Observe que a iluminação em concha não cria muito em termos de sombras, o que significa que não é um padrão de iluminação especialmente forte se você pretende criar drama. É um tipo de luz lisonjeiro, mas não temperamental.

Observe também que, embora a iluminação em concha ofereça muita flexibilidade em termos de posicionamento de sombras, geralmente não é muito esbelta; a maioria das sombras sob o queixo do sujeito é afastada pela luz de concha inferior, então uma alternativa melhor (quando o objetivo é diminuir o rosto do sujeito) é usar a iluminação borboleta.

Iluminação Clamshell:um guia passo a passo


A iluminação Clamshell requer equipamento mínimo e é extremamente fácil de criar.

Vamos dar uma olhada no que você precisa para começar:

Equipamento necessário


A configuração de iluminação clamshell mais comum envolve duas luzes, como estroboscópios ou flashes. Você pode se safar com uma luz e um refletor, mas isso limitará um pouco sua flexibilidade (e, idealmente, você terá uma segunda luz e um refletor à mão, para que você possa brincar com diferentes looks).

Você precisará de suportes de luz (para poder posicionar cuidadosamente sua configuração de garra) e precisará de um gatilho de flash (porque cada flash precisará sair da câmera).

Em termos de modificadores de luz, a menos que você tenha uma foto particularmente dura em mente, sugiro trabalhar com softboxes ou pratos de beleza. Isso permitirá que você suavize a luz e crie um resultado mais lisonjeiro.

Noções básicas de iluminação Clamshell


Veja como funciona a iluminação clamshell:

Primeiro, coloque sua luz principal (a luz principal ) acima e na frente do assunto. Um ângulo de 45 graus é popular, embora você esteja livre para experimentar posições de iluminação ligeiramente ajustadas para efeitos diferentes.

Você vai querer que essa luz esteja à sua frente (ou seja, o fotógrafo), para que sua câmera possa ficar logo abaixo dela para um ângulo reto ou elevado.

Neste ponto, você terá uma configuração que produzirá muitas sombras angulares e intensas, mas não é disso que se trata a iluminação em concha. É por isso que você precisa adicionar um refletor sob o queixo do seu assunto, ou uma segunda luz, que empurre a luz abaixo do seu assunto e crie um resultado impressionante. Você geralmente deve começar com essa luz em um ângulo de 45 graus, apontando para cima, para que ela espelhe a luz principal, embora você possa fazer ajustes dependendo do assunto e da foto que imaginou.

Observe que tanto a luz da tecla quanto a segunda (preencher ) agora deve estar à sua frente, o fotógrafo – e seu objetivo geralmente é fotografar o modelo de frente, com uma lente que se projeta entre as duas fontes de luz. Claro, você pode pedir ao modelo para virar a cabeça e fazer poses diferentes, mas tome cuidado para manter a mesma presença de sombra que você vê na iluminação de concha muito reta.

A propósito, se você não tem certeza se deve usar um refletor ou uma segunda luz:

Eu gosto de ir com uma segunda luz, em vez de um refletor. É mais fácil de controlar e não requer nenhuma mão – embora se você for com um refletor, você sempre pode ter o modelo para segurá-lo ou um assistente de algum tipo.

Anoitecendo a segunda luz


Depois de criar a configuração “concha”, com suas luzes bem posicionadas na forma de um molusco, você vai querer ajustar a força das luzes.

Geralmente, a segunda luz (preenchimento) deve ser mais fraca que a luz principal (chave). A luz de preenchimento certamente não deveria ser mais forte ou mais perto do que a luz principal, porque isso produziria sombras grotescas que vêm de baixo do assunto, como você encontraria em um filme de terror.

Você pode brincar com diferentes combinações de intensidade de iluminação, mas para fazer isso com um refletor você vai querer aproximá-lo e afastá-lo do rosto do assunto.

Adicionando uma terceira luz


Embora você precise apenas de duas luzes para criar o padrão de concha, você sempre pode adicionar luzes adicionais à configuração.

Por exemplo, você pode adicionar uma luz apontando para o fundo para criar um leve efeito de halo, ou pode adicionar uma luz de contorno para ajudar o assunto a se destacar mais do fundo.

Mantenha o foco


Como mencionei em uma seção anterior, a iluminação em concha, quando feita corretamente, resulta em um duplo refletor.

Você obtém um refletor da luz superior do clamshell e um refletor da luz inferior do clamshell, o que ajuda os olhos a sair da página e adiciona muita intensidade.

Por esse motivo, é importante garantir que ambos os refletores estejam presentes na foto. Certifique-se de que a luz superior e inferior fiquem na frente do assunto sem ir muito alto ou baixo, porque quanto mais você as move para cima (no caso da luz superior) e para baixo (no caso da luz inferior), mais mais você corre o risco de perder um (ou ambos) dos refletores.

Faz sentido?

Iluminação Clamshell versus Iluminação Borboleta


Se você está familiarizado com diferentes tipos de iluminação fotográfica, provavelmente já se deparou com outra configuração de iluminação muito semelhante:

Iluminação de borboleta.

A iluminação borboleta envolve colocar uma luz logo acima do assunto, apontando para baixo em um ângulo como a iluminação em concha. E você também pode usar uma segunda luz ou um refletor abaixo do assunto, apontando para cima.

Ele cria imagens como esta:

Mas aqui está a diferença entre a iluminação borboleta e em concha:

Com a iluminação borboleta, a luz superior deve dominar fortemente, a fim de criar uma sombra em forma de borboleta sob o nariz do sujeito. O resultado será intenso, angular, glamoroso e dramático.

Considerando que com a iluminação clamshell, você deve obter uma aparência muito mais uniforme, graças a uma luz inferior mais poderosa (ou refletor mais próximo). Então você terá uma foto lisonjeira, sim, mas não tão intensa.

Ambos os tipos de iluminação têm seu lugar, mas a iluminação clamshell é um pouco mais amplamente aplicável, dado o resultado mais suave.

Iluminação Clamshell:Conclusão


A iluminação Clamshell é útil, é lisonjeira e fácil de criar.

Então, sempre que você quiser criar um retrato que realmente agrade a modelo…

…experimente a iluminação em concha!

Aposto que eles – e você! – ficarão impressionados com o resultado.

O que é iluminação em concha?


A iluminação Clamshell é um padrão de iluminação comum na fotografia de retrato. Você posiciona uma luz na frente e acima do assunto e outra luz na frente e abaixo do assunto. Isso dá uma aparência muito lisonjeira, relativamente plana, mas que evita trazer texturas indesejadas no rosto do seu assunto.

Quando você deve usar a iluminação clamshell?


A iluminação Clamshell é um ótimo padrão de iluminação “todos os arredores”, que funciona para a maioria dos assuntos de retrato, graças à iluminação suave e relativamente uniforme.

Que tipo de fotos a iluminação clamshell produz?


A iluminação Clamshell produz imagens muito suaves, suaves e brilhantes. Um indicador de iluminação em concha é a luz dupla nos olhos dos retratos, que parece simplesmente incrível e realmente ajuda a destacar as imagens.