>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Luz Artificial na Fotografia


Se você deseja capturar fotos impressionantes de retratos, produtos, naturezas-mortas e muito mais, tem dominar a luz artificial.

A luz artificial lhe dará muita liberdade como fotógrafo - e garantirá que você obtenha belas imagens, não importa onde esteja.

Portanto, se você deseja maximizar seus recursos fotográficos, continue lendo.
Resumo show O que conta como luz artificial na fotografia? Por que você deve dominar a luz artificial? Iluminação contínua vs estroboscópica Qual é a melhor luz artificial para sua fotografia? Speedlights Studio Strobes Luzes LED Luzes incandescentes Características da luz artificial Intensidade da luz Qualidade da luz Direção da luz Cor da luz Modificadores de luz artificial Luz artificial na fotografia:Conclusão Preciso entender a iluminação artificial? A direção da luz importa? Preciso de modificadores de luz? Devo obter iluminação contínua ou um estroboscópio?

O que conta como luz artificial na fotografia?


A luz artificial refere-se a qualquer luz que não seja produzida naturalmente. Geralmente é contrastado com a iluminação natural, como a luz do sol ou a luz da lua.

Tecnicamente falando, se você capturar fotos de uma cidade à noite, estará usando alguma forma de iluminação artificial (por exemplo, lâmpadas de rua). Mas a verdade é que a maioria dos fotógrafos pensa na luz artificial como fontes de luz controláveis, como flashes, flashes de estúdio, luzes incandescentes e muito mais.

Muitos fotógrafos usam iluminação artificial uma vez ou outra. Ele tem algumas vantagens, como explico na próxima seção:

Por que você deve dominar a luz artificial?


A maior razão para entender a iluminação artificial é o controle .

Se você fotografar usando luz natural, estará completamente à mercê dos elementos. Quando fica muito escuro, azar; você tem que arrumar ou aumentar seu ISO. Quando fica nublado à noite, você não tem muitas opções. Quando fica claro e ensolarado ao meio-dia, você fica preso a uma luz desagradável, dura e contrastante para trabalhar.

Além disso, você não pode direcionar a luz natural nem modificá-la facilmente. A luz natural geralmente vem do sol, o que significa que ela se move pelo céu durante o dia e não ouvirá se você pedir para atingir o assunto de um ângulo específico. Em vez disso, quando você usa luz natural, precisa trabalhar com ela , Não o contrário.

Ah, e há momentos em que fotografar com luz natural simplesmente nunca funcionará, porque a luz natural não penetra em todas as áreas dos interiores e certamente não mantém todas as áreas brilhantes o suficiente para permitir imagens boas e bem expostas.

Assim, compreensivelmente, são muitos os fotógrafos que recorrem à luz artificial, procurando libertar-se da rigidez da luz natural.

Veja o que a luz artificial oferece:

Controle sobre a intensidade da luz. O que significa que você pode filmar o dia todo e a noite toda, desde que tenha energia para isso. Você não precisa desligar a câmera quando a luz fica muito baixa e certamente não precisa parar de fotografar quando entra em interiores escuros.

Controle sobre a qualidade da luz. O que significa que você pode criar luz suave e lisonjeira à vontade, ou luz forte e intensa à vontade, o que, por sua vez, permitirá que você seja experimental e criativo e melhor .

Controle sobre a direção da luz. O que significa que você pode criar o tipo de sombra que quiser. E quanto mais controle você tiver sobre as sombras, melhor, porque elas são o que você usa para fotos dramáticas, fotos mal-humoradas, fotos glamourosas ou muitos outros tipos de fotos que você pode querer capturar.

Como você pode ver, a iluminação artificial tem muitos benefícios, e é por isso que eu recomendo que praticamente todos experimentem em algum momento.

Agora, a iluminação artificial vem com algumas desvantagens. Em particular, é menos portátil que a luz natural (como você poderia esperar!), porque mesmo os menores métodos de iluminação artificial do seu assunto exigirão pelo menos um objeto do tamanho de um flash.

(Tecnicamente, você pode iluminar seu assunto com um flash pop-up embutido, mas isso quase nunca é uma boa ideia, com exceção de um estilo específico de fotografia com flash “elevado”.)

A iluminação artificial também pode ser cara. Embora você possa comprar algumas configurações de iluminação incandescente baratas ou até mesmo flashes, os estroboscópios de estúdio tendem a ficar na faixa de mais de US $ 1.000, então você precisa realmente querer um antes de comprar.

Em suma, a iluminação artificial vale a pena para muitos fotógrafos. Mas eu recomendo que você trabalhe com um kit de iluminação completo, em vez de gastar milhares em iluminação de uma só vez.

Iluminação contínua vs estroboscópica


A iluminação artificial é dividida em duas categorias principais:

Fontes de iluminação contínua.

E fontes de iluminação estroboscópica.

Luzes contínuas funcionam, bem, continuamente . Você os liga e eles iluminam uma área até que você os desligue novamente.

Enquanto as luzes estroboscópicas funcionam em rajadas. Um estroboscópio só será acionado quando você dispare (que espero que seja quando você estiver pressionando o botão do obturador da sua câmera!).

Como você pode imaginar, há muito debate sobre os prós e contras das fontes de iluminação contínua e estroboscópica. Mas aqui estão as principais diferenças a serem conhecidas:

Como as luzes contínuas funcionam por longos períodos, você pode ver facilmente como elas afetarão suas imagens.

Isso contrasta com as luzes estroboscópicas, que apenas revelam como elas afetam o assunto quando você as dispara (e mesmo assim, é apenas por uma fração de segundo).

Agora, algumas luzes estroboscópicas têm luzes de “modelagem” embutidas, que são luzes contínuas mais fracas que permitem visualizar o efeito, e isso pode ser útil, mas também é caro.

Por outro lado, as luzes estroboscópicas tendem a ser muito mais poderosas do que as luzes contínuas, o que é bom para situações em que você deseja dominar a luz ambiente e obter certos efeitos (como sombras em locais específicos ou um fundo escuro como breu).

Por esse motivo, recomendo que você use estroboscópios ao começar. Embora seja útil visualizar o efeito de iluminação com antecedência, você pode tirar fotos de teste com estroboscópios e fazer ajustes em tempo real.

Pessoalmente, comecei com estroboscópios, depois comprei algumas luzes contínuas (LED). Mas eles nunca chegaram à minha configuração principal, porque não são poderosos o suficiente para se livrar da iluminação ambiente.

Dito isso, se você costuma fotografar e videografia, a iluminação contínua permitirá que você crie configurações lisonjeiras para ambos tipos de trabalho, enquanto a iluminação estroboscópica só pode funcionar para a fotografia. Então, isso é uma última coisa a ter em mente!

Qual ​​é a melhor luz artificial para sua fotografia?


Agora que você está familiarizado com a diferença entre luzes contínuas e estroboscópicas, vamos dar uma olhada rápida nos tipos de iluminação disponíveis no mercado.

Tenha em mente que não há realmente um melhor forma de luz artificial; em vez disso, existem diferentes tipos de luz artificial projetados para diferentes propósitos (e você pode capturar fotos lindas com qualquer um deles).

Lanternas


Os flashes são um tipo de iluminação estroboscópica e se parecem com isso:

Eles são pequenos, são portáteis e podem ser montados em cima de sua câmera ou em um suporte de luz.

Strobes também oferecem muitos acessórios (como modificadores, como discuto abaixo).

E você pode comprá-los por muito barato.

É por isso que recomendo flashes como o melhor tipo de fonte de luz estroboscópica para iniciantes. Eu sugiro pegar dois ou três, se possível, mas você pode fazer muito mesmo com um único flash.

Estrobos de estúdio


Os estroboscópios de estúdio são grandes e pesados, o que significa que você não pode levá-los em sessões de fotos ao ar livre. Mas eles também são incrivelmente poderosos, o que lhe dá mais flexibilidade quando se trata de lidar com a luz ambiente ou iluminar grandes grupos de pessoas.

Como mencionei acima, alguns estroboscópios de estúdio também incluem luzes de modelagem, para que você possa visualizar o efeito de iluminação antes de tirar uma foto. E eles também oferecem tempos de reciclagem rápidos, o que significa que você não precisa esperar longos segundos entre cada disparo.

O maior problema com estroboscópios de estúdio é o quão caros eles são; os estroboscópios de estúdio usados ​​por profissionais custam milhares de dólares, e os estroboscópios de estúdio feitos para amadores não são muito mais baratos.

Atualmente, as luzes LED (que são afixadas em um painel) são uma forma popular de iluminação contínua. Eles são relativamente brilhantes, além de oferecerem muito controle em termos de cores e temperatura, porque você pode ajustar essas duas características no local.

Luzes LED


Se você for comprar alguma forma de iluminação contínua, recomendo LEDs.

Luzes incandescentes


Estes são os tipos de luz que você encontra em muitas casas, que produzem um brilho quente (relativamente áspero). Eles foram usados ​​em muitos filmes, mas não são especialmente brilhantes e oferecem muito pouco controle, e é por isso que eu recomendo que você escolha uma opção diferente se você levar a sério a iluminação artificial.

(As luzes incandescentes também esquentam muito rapidamente, então você deve ter cuidado para não deixá-las acesas.)

Características da luz artificial


Depois de escolher uma forma de luz artificial, é hora de entrar no âmago da questão de trabalhar com estroboscópios ou iluminação contínua.

Você deve saber que qualquer luz artificial tem quatro qualidades básicas, mas elas são ajustáveis ​​dependendo dos recursos que a configuração de iluminação oferece.

Intensidade da luz


Isso se refere a quão forte ou fraca é a fonte de luz. As luzes contínuas são mais fracas que os estroboscópios, enquanto os flashes são mais fracos que os estroboscópicos de estúdio.

Quanto mais forte a luz, mais brilhantes as áreas iluminadas por essa luz, o que significa que você pode aumentar a intensidade da luz artificial para iluminar o assunto principal e deixar o fundo ficar preto.

Observe também que você pode aumentar a intensidade da luz simplesmente movendo a luz para mais perto do assunto, em vez de aumentar a potência da luz.

Qualidade da luz


A qualidade da luz refere-se à suavidade ou dureza de uma luz.

Em outras palavras:

A luz produz imagens contrastantes e com transição nítida?

Assim:

Ou a luz produz fotos suaves e lisonjeiras?

Assim:

Embora haja espaço para fotos nítidas e contrastantes, a maioria dos fotógrafos prefere trabalhar com iluminação suave, e é por isso que o objetivo geralmente é produzir uma luz suave que enalteça assuntos de todos os tipos.

Agora, existem algumas maneiras de obter uma iluminação mais suave.

Primeiro, você pode mover a luz para mais perto do assunto. Você vê, quanto mais próxima a luz, mais suave ela se torna.

Segundo, você pode adicionar um modificador de luz, que ampliará o feixe de luz para um efeito mais suave. Essa é uma maneira muito comum de lidar com iluminação severa, e é por isso que muitas vezes você deseja ter algum tipo de modificador à mão (embora, em uma pitada, você possa rebater o flash na parede!).

Direção da luz


A direção da luz é uma parte essencial de suas imagens e, dependendo do ângulo da luz, você terminará com uma imagem brilhante, uma imagem sombria, uma imagem tridimensional, uma imagem plana etc.

Agora, existem livros apenas sobre o assunto da direção da luz, então não vou repetir tudo isso hoje.

Mas esteja ciente do fato de que produzir sombras em lugares diferentes produz efeitos diferentes. Por exemplo, você pode usar a iluminação Rembrandt para um efeito lisonjeiro, um tanto melancólico, ou iluminação borboleta para um efeito glamouroso ou iluminação em loop para um efeito brilhante.

Cor clara


Os fotógrafos geralmente esquecem a cor da luz, mas é importante, especialmente em situações em que você está lidando com fontes de luz mistas.

O que quero dizer com tudo isso?

Em primeiro lugar, cada luz tem uma cor de algum tipo. A maioria das luzes está em algum lugar ao longo do espectro azul/amarelo, onde o azul produz um resultado mais frio e o amarelo, um resultado mais quente.

(Observe que existem algumas luzes que ficam bem no meio desse espectro e, portanto, parecem completamente neutras, mas são raras.)

Como nossos olhos compensam automaticamente a cor da luz, não é algo que você notará, a menos que realmente procure. Mas as câmeras não compensar automaticamente a cor clara, de modo que as fotos com luzes azuis parecem muito azuis, enquanto as fotos com luzes quentes parecem muito amarelas.

E é seu trabalho, como fotógrafo, neutralizar esse cast de cores para evitar que suas fotos pareçam artificiais.

Uma maneira de fazer isso é definindo o balanço de branco da sua câmera. Mas você também pode lidar com o balanço de branco no pós-processamento, desde que fotografe em RAW.

Dito isto, há uma situação que não pode ser resolvida definindo corretamente seu balanço de branco, e é esta:

Iluminação mista.

Quando você tem uma cena iluminada por várias fontes de luz com diferentes temperaturas de cor, você nunca pode equilibrar a foto para uma imagem perfeitamente neutra (a menos que você faça uma edição local cuidadosa).

Então você precisa ter certeza de que todas as suas fontes de luz combinam! Dessa forma, você pode evitar esse problema e acabar com imagens com aparência natural.

Modificadores de luz artificial


Como mencionei acima, os modificadores ajustam a luz, geralmente para torná-la mais ampla e suave, como no caso de guarda-chuvas, softboxes e difusores.

Eles são ótimos para quando você quer imagens mais lisonjeiras, e eu recomendo que todos comecem com pelo menos um guarda-chuva; estes são fáceis de usar para grandes resultados!

Observe que alguns modificadores não suavizam a luz, mas a modificam de outras maneiras. Snoots, por exemplo, concentram o feixe para uma aparência muito nítida e bem definida.

E as portas do celeiro permitem bloquear a luz em certas áreas, mas não em outras.

Realmente depende do que você está procurando - e se você pode imaginar um efeito, provavelmente há um modificador que pode fazer isso por você!

Luz artificial na fotografia:conclusão


Se você deseja levar sua fotografia para o próximo nível, aprender a usar a luz artificial é crucial.

A luz artificial permite que você obtenha um tremendo controle sobre suas imagens – e garantirá que você obtenha os melhores resultados possíveis, de forma consistente.

Portanto, não se deixe intimidar pela luz artificial! Em vez disso, reconheça que isso pode ajudá-lo muito , e abraçar o seu poder.

Preciso entender de iluminação artificial?


A iluminação artificial é muito útil e pode realmente melhorar suas fotos. Mas você também pode capturar belas imagens de luz natural, então cabe a você decidir o que funciona e o que não funciona.

A direção da luz importa?


Sim, a direção da luz é essencial! Ao mudar a direção da luz, você pode acabar com fotos que são dramáticas, ou bidimensionais, ou lisonjeiras, ou edificantes, ou qualquer coisa entre elas.

Preciso de modificadores de luz?


É uma boa ideia ter pelo menos um ou dois guarda-chuvas, porque isso permitirá suavizar substancialmente a luz e criar imagens muito lisonjeiras.

Devo ter iluminação contínua ou um estroboscópio?


Eu recomendaria usar um estroboscópio, a menos que você também use as luzes para vídeo. Os estroboscópios são muito mais poderosos do que as luzes contínuas (de um modo geral), então eles oferecem muito mais retorno pelo seu dinheiro.