>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Iluminação de borboleta na fotografia


A iluminação de borboleta é uma técnica de iluminação de retrato maravilhosamente lisonjeira – e que todo fotógrafo deveria conhecer.

Portanto, se você deseja criar retratos impressionantes, a iluminação borboleta é uma ótima opção.

É por isso que este artigo é dedicado a todas as coisas de iluminação de borboleta. Quando terminar, você saberá todos os fundamentos:

O que é iluminação de borboleta.

Quando você deve usar a iluminação borboleta.

E como você pode usar a iluminação borboleta para obter os melhores resultados possíveis.

O que é iluminação borboleta?


A iluminação de borboleta é uma técnica de iluminação de retrato comum, conhecida pela sombra em forma de borboleta que cria sob o nariz do assunto do retrato, assim:

A iluminação borboleta também é chamada de “iluminação Paramount” ou “iluminação de Hollywood” – porque era frequentemente usada em filmes mais antigos.

Mas a iluminação de borboleta também é usada em retratos de revistas de moda e é um excelente glamour padrão para ter em seu cinto de ferramentas de fotografia.

Quando você deve usar a iluminação borboleta?


A iluminação borboleta é fantástica para situações em que você deseja enfatizar os ângulos do rosto do seu assunto.

Por exemplo, a iluminação borboleta realça as maçãs do rosto salientes e fará com que os narizes e queixos pareçam muito mais nítidos.

Tem aquele tipo glamour presença porque é tão frequentemente usado para iluminar modelos profissionais, e isso pode ser bom e ruim; bom, se você está fotografando assuntos que procuram um pouco mais de entusiasmo, mas ruim, se você está fotografando assuntos que procuram resultados mais naturais e menos dramáticos.

Portanto, recomendo usar a iluminação borboleta ao fotografar assuntos que desejam um pouco mais de pop, mas evite ao fotografar, digamos, famílias e crianças.

(Dito isso, você sempre pode diminuir a intensidade do efeito de iluminação da borboleta por meio de um refletor, sobre o qual falarei em uma seção posterior.)

Você também pode usar a iluminação borboleta quando quiser diminuir o rosto de um assunto. As sombras criadas pela iluminação borboleta são ótimas para obter uma aparência mais fina.

Como obter uma bela iluminação de borboleta:um passo a passo


Como mencionei acima, a iluminação borboleta é muito fácil de criar e pode ser feita pela maioria dos iniciantes em fotografia de retrato.

Equipamento de iluminação borboleta


O maior obstáculo para uma configuração de borboleta é garantir que você tenha a fonte de luz certa.

Infelizmente, é difícil conseguir iluminação borboleta com o sol, porque você terá muito pouco controle sobre a direção da luz e as sombras que ela cria.

Portanto, recomendo que você use um flash fora da câmera.

Você também precisará de um gatilho, porque o flash não pode ser montado diretamente na sapata da câmera e você precisará de um suporte que possa elevar acima do assunto (é onde você posicionará a luz).

Finalmente, embora seja possível fazer iluminação de borboleta sem um refletor, você vai querer ter um à mão. Você pode encontrar um refletor na Amazon por um preço baixo ou criar um de cartolina branca.

(Observe que, se você decidir comprar um refletor, recomendo as opções cinco em um, porque elas fornecerão várias cores de refletor para trabalhar – geralmente prata, ouro e branco.)

Noções básicas de iluminação borboleta


Veja como funciona a iluminação borboleta:

Primeiro, posicione seu assunto olhando para a frente, em direção a você, o fotógrafo.

Em seguida, posicione a luz na frente do assunto e ligeiramente acima, apontando para baixo (de modo a criar a sombra da borboleta sob o nariz).

Quanto mais alto você aumentar a luz, mais proeminentes serão as sombras e mais dramático será o resultado, então certifique-se de pensar em suas diferentes opções. Sinta-se à vontade para experimentar diferentes ângulos; tudo vai realmente depender do que você procura e de suas preferências fotográficas pessoais.

Como fotógrafo, você se agacha (ou fica) abaixo da luz, então ela vem diretamente atrás de você e ilumina o rosto do assunto.

Ah, e embora seja muito comum usar iluminação lateral para retratos (por exemplo, iluminação Rembrandt), observe que a iluminação borboleta é completa e totalmente plana. Sua luz não estar em um ângulo de seu assunto; isso começará a criar algo mais parecido com a iluminação em loop e perderá o efeito de iluminação dramático, angular e de borboleta.

Soft versus Hard Light


Quando você usa um flash não modificado (ou seja, nu) para criar um efeito de iluminação de borboleta, você acabará com sombras e linhas muito duras e nítidas.

Mas se você usar um flash modificado, acabará com menos contraste e transições mais suaves entre as sombras e os destaques do assunto.

(Os guarda-chuvas oferecem a luz mais suave, enquanto os softboxes tendem a ser mais ásperos e os difusores pequenos ainda mais ásperos.)

Qualquer uma dessas opções pode funcionar bem, então você vai querer testar configurações de iluminação modificadas e modificadas e ver o que você prefere. Os fotógrafos costumam usar um ou outro, dependendo se desejam uma aparência dura e dramática (como ao fotografar um atleta) ou uma aparência mais suave e suave (como ao criar uma imagem mais suave e lisonjeira).

Adicionando um refletor


Depois de ter sua luz principal (principal), você pode adicionar o refletor.

Observe que você tecnicamente não precisa fazer isso, mas vai perfurar a luz sob o nariz e o queixo do seu assunto, o que adiciona alguns detalhes e evita que as sombras dominem a foto.

Então coloque o refletor sob o queixo do sujeito. Experimente com diferentes ângulos e distâncias; aproximando o refletor do queixo, você adicionará muita luz e, afastando-o, terá sombras mais fortes.

A propósito, você pode tentar segurar o refletor sozinho, mas se isso não funcionar, você pode pedir a um assistente que o segure ou o próprio modelo. Os refletores são leves como uma pena, então você não deve se preocupar muito em cansar a si mesmo ou ao seu modelo!

Ajustando o ângulo da cabeça


Como a iluminação borboleta requer uma luz plana sobre o assunto, é importante lembrar que diferentes ângulos de cabeça resultarão em efeitos diferentes.

Ao inclinar a cabeça do seu assunto para cima, você acabará com menos sombra sob o nariz e o queixo - enquanto ao inclinar a cabeça do seu assunto para baixo, as sombras se tornarão mais pronunciadas e você obterá mais aquela sombra angular e intensa olhar.

Adicionar uma luz de fundo


Enquanto as configurações de iluminação de borboleta mais básicas envolvem apenas um único flash e um refletor, você está sempre livre para levar as coisas para o próximo nível.

Considere adicionar uma luz atrás do seu assunto como uma luz de borda, ou uma luz apontada para o fundo para adicionar um belo efeito de halo. Qualquer uma dessas opções ajudará seu assunto a se destacar - sem arruinar o efeito borboleta.

Iluminação de borboleta:conclusão


A iluminação borboleta é uma técnica fácil de dominar - e é uma que pode obter ótimos resultados, repetidas vezes.

Portanto, lembre-se de posicionar a luz logo acima do seu assunto, o refletor logo abaixo do seu assunto, e você terá ótimos resultados praticamente garantidos.

O que é iluminação de borboleta?


A iluminação borboleta é um tipo de padrão de luz frontal. Posicione sua luz principal acima e na frente de seu assunto, para criar uma sombra em forma de borboleta sob o nariz (e uma sombra sob o queixo também). Você também pode adicionar um refletor sob o queixo do seu assunto para minimizar a força da sombra (dependendo de seus objetivos e do nível de drama que você deseja alcançar).

Como a iluminação de borboleta recebeu esse nome?


A iluminação borboleta recebe o nome da sombra que produz sob o nariz do seu assunto. Parece vagamente uma borboleta, daí o termo “iluminação de borboleta”. Observe também que a iluminação borboleta às vezes é chamada de “iluminação de Hollywood” e “iluminação Paramount”.

Quando você deve usar a iluminação borboleta?


Eu recomendo usar iluminação borboleta quando você planeja criar resultados angulares dramáticos. Funciona muito bem para retratos de moda, mas não é a melhor opção para imagens de estilo familiar e muito naturais.