>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Rebater Flash em Fotografia


Você quer criar belas fotos usando técnicas de flash de rejeição?

Rebater o flash é uma das maneiras mais simples de obter uma luz deslumbrante – e também não requer muito equipamento.

Então, se você estiver interessado em descobrir como usar o flash de rejeição para obter resultados incríveis…

…Leia.

O que é Bounce Flash?


Primeiras coisas primeiro:

Bounce flash refere-se a uma técnica de flash em que você usa o interior do edifício como um refletor. Em outras palavras, em vez de apontar o flash para o objeto, você o aponta para uma parede ou teto e permite que a luz refletida ilumine o objeto.

Pode produzir resultados suaves e uniformes, como este:

Embora você tenha uma flexibilidade surpreendente e possa usá-la para iluminar seu assunto de diferentes ângulos e com diferentes quantidades de aspereza.

Observe que o flash rebatido geralmente é feito com um flash montado na sapata da câmera, embora você possa tecnicamente fazê-lo com flashes fora da câmera montados em suportes de luz.

Quando você deve usar o Bounce Flash?


Sempre que você estiver trabalhando com um flash móvel (ou seja, um flash que você possa ajustar o ângulo), é uma boa ideia rebater, a menos que você tenha alguma forma de modificação de luz disponível (por exemplo, um softbox ou um guarda-chuva) .

Por quê?

Porque flashes não modificados parecem terríveis . Eles dão ao seu assunto uma aparência plana e desagradável, com sombras contrastantes que simplesmente não são lisonjeiras.

(Sim, existem algumas exceções. Mas não muitas!)

Portanto, se você estiver em uma situação em que está trabalhando com um flash nu e não tem acesso a nenhum modificador, provavelmente desejará rejeitá-lo.

Você vê, a suavidade da luz é aproximadamente tamanho , onde quanto maior a fonte de luz, mais suave é a luz.

Um flash nu é muito estreito, o que significa que você obtém uma luz dura e contrastante.

Mas se você pegar o flash e rebater na parede, a luz se tornará muito mais ampla. E você obtém um efeito mais suave, como se seu flash fosse muito grande para começar.

(A propósito, é isso que os modificadores de luz geralmente fazem; eles ampliam o flash para cobrir mais área e, assim, criam um efeito mais suave.)

Você também pode usar uma técnica de salto se estiver trabalhando com um flash montado na câmera e quiser sombras vindas de direções diferentes.

Por exemplo, digamos que você queira um efeito tridimensional de luz lateral, como este:

Bem, com um flash que vem do mesmo ângulo da sua lente/câmera, não é possível.

Normalmente, você obteria o efeito de luz lateral tirando o flash da câmera e acionando-o à distância. Mas se essa configuração não estiver disponível para você, ou você simplesmente não tiver tempo, você pode refletir a luz em uma parede e criar as sombras desejadas de qualquer maneira.

Aqui está a linha de fundo:

Sempre que quiser uma luz suave ou sombras não diretas, você pode usar um efeito de reflexo. Claro, não é tão flexível ou tão poderoso quanto um flash com modificadores ou um flash montado em um suporte de luz, mas ainda lhe dará um bom resultado.

De que equipamento você precisa para criar um efeito de flash de rejeição?


Contanto que você possa direcionar o flash, você pode usar a técnica de flash rebatido.

Então, isso significa que flashes que permitem que a cabeça gire (isso é muito comum!)

Mas um flash pop-up não funcionará, porque eles só têm uma direção:em frente.

Observe que você também pode usar a técnica de flash rebatido com estroboscópios de estúdio e similares, mas geralmente não faz muito sentido se você tiver um número suficiente de modificadores para obter a aparência que deseja.

Noções básicas do Bounce Flash


Agora vamos dar uma olhada em como você pode criar um belo efeito de flash rebatido.

Escolha seu ângulo de flash


O flash rebatido começa com o ângulo certo. Ao saltar o flash de diferentes maneiras, você terá diferentes formas de sombra, que podem facilmente fazer ou quebrar uma foto.

Realmente, você precisa pensar nas superfícies ao seu redor como uma espécie de espelho e pensar em seu flash como um raio laser. Então pergunte a si mesmo:se você disparasse o flash na parede, como ele refletiria?

Então, se você quiser criar sombras sob o nariz e o queixo do seu assunto, você vai querer disparar o flash no teto acima.

Se você quiser criar sombras no lado esquerdo do rosto do seu assunto, aponte o flash para a parede à direita.

E você pode ajustar as sombras ainda mais pensando na intensidade do ângulo. Um ângulo acentuado refletirá de volta abruptamente, enquanto um ângulo raso refletirá de volta superficialmente.

Realmente, eu recomendo que você experimente diferentes ângulos. Você vai pegar o jeito rapidamente – apenas esteja disposto a cometer alguns erros quando estiver começando.

Rebater em uma área neutra


Aqui está uma armadilha básica da fotografia com flash rebatido:

Você rebate o flash em uma parede colorida.

E você acaba com uma foto de cores estranhas.

Isso não é nada desejável e pode arruinar uma sessão de fotos se você não for cuidadoso.

Por quê?

Porque os flashes assumem a cor da parede em que são refletidos. Então, se você rebater um flash em uma parede azul, você terminará com um elenco de cor azul, e esse geralmente não é o objetivo.

É por isso que sugiro encontrar uma parede neutra (como um cinza brilhante ou branco), em vez de uma parede colorida.

E observe que quanto mais escura a parede, menos poderoso será o salto. Paredes brancas são ótimas, mas paredes pretas quase não dão saltos.

Escolha com cuidado as configurações certas para uma boa exposição


A exposição ao flash pode ser um assunto complicado.

Agora, se o seu flash tiver opções de medição através da lente, muitas vezes você deixará o flash fazer o seu trabalho e disparar imagens.

Mas com o flash rebatido, você terá que mudar o flash da medição TTL para a exposição manual, porque o ressalto diminuirá a força do flash e fornecerá imagens muito subexpostas se você não for cuidadoso.

Eu recomendo começar com o flash em uma potência de cerca de 1/8 ou mais. Certifique-se de que sua abertura esteja na configuração desejada (para fins artísticos), defina seu ISO básico (geralmente ISO 100) e sua velocidade do obturador na velocidade de sincronização do flash (que geralmente é 1/160s ou 1/200s).

Faça um teste de tiro. E veja como as coisas ficam.

Se as coisas estiverem muito claras, você pode diminuir a abertura ou diminuir a potência do flash.

Se as coisas estiverem muito escuras, você pode aumentar a potência do flash, ampliar a abertura ou – se a luz ambiente estiver muito escura, mas as áreas “piscadas” parecerem bem expostas – diminuir a velocidade do obturador.

Em seguida, tire outra foto de teste, faça os ajustes necessários e continue até obter o resultado desejado!

Evite tetos altos e ao ar livre


Aqui está sua dica final de fotografia com flash de rejeição:

Quanto mais longe o flash tiver que viajar ao saltar, mais fraco será o efeito.

O que significa que você não poderá rebater um flash de um teto muito alto, porque estará muito longe para um efeito perceptível.

E você definitivamente não poderá lançar um flash ao ar livre, porque o céu apenas absorverá a luz e deixará você sem nada.

Em vez disso, salte das paredes e tetos baixos. Pode demorar um pouco de pesquisa, mas você encontrará algumas boas superfícies de salto se fizer o trabalho!

Fotografia com Flash Rebatido:Conclusão


Você pode não estar especialmente familiarizado com as técnicas de flash rebatido, mas elas podem ser um verdadeiro salva-vidas – especialmente em situações em que você tem apenas um flash nu à mão e não pode tirá-lo da câmera.

Portanto, não tenha medo de ser criativo com o flash rebatido.

Você pode usá-lo para algumas imagens lindamente iluminadas.

O flash rebatido é melhor do que o flash direto?


Isso depende do seu objetivo. Se você deseja imagens mais suaves com sombras elegantes, o flash rebatido será uma boa opção. Mas para imagens vibrantes e intensas, o flash direto fará bem o trabalho.

Você pode usar o flash rebatido ao ar livre?


Na verdade, não. Se houver uma saliência baixa ou uma parede, você certamente pode rebater seu flash nele, mas você não pode apontar seu flash para cima e esperar que ele ressalte na atmosfera, receio.

Você consegue rebater um flash nas paredes?


Absolutamente! Você pode refletir seu flash em qualquer superfície brilhante, desde que esteja perto o suficiente do seu assunto para um resultado bem exposto. No entanto, tome cuidado para evitar superfícies coloridas, porque o flash ficará tingido da cor da parede.