>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmara de Filmar

Bounce Flash em Fotografia:Um Guia Prático




Neste artigo, vou revelar os segredos do flash de rejeição. Vou explicar como você pode usar um único flash rebatido para retratos incríveis – e vou lhe dar muitas dicas e truques ao longo do caminho.

Muitos iniciantes lutam com a fotografia com flash rebatido, e parece um assunto esmagador e até técnico. Mas faço fotografia de casamento profissional há anos , e estou aqui para lhe dizer que, com minhas técnicas cuidadosamente desenvolvidas, você pode facilmente alcançar uma fotografia melhor!

Na verdade, aqui está minha promessa:

Depois de dominar a arte de saltar, você nunca mais olhe para trás e você poderá capturar imagens de nível profissional como esta:


O que é flash de rejeição?


Bounce flash é uma técnica em que você dispara seu flash para cima ou em um ângulo para refletir a luz em uma parede ou teto. Isso contrasta com o flash padrão, onde você aponta o flash (ou estroboscópio) em direção ao seu assunto.

O flash rebatido é comumente usado por fotógrafos de eventos, porque é uma maneira fácil de transformar um flash pequeno, rígido e montado na sapata em luz suave e lisonjeira. Você também encontrará flash rebatido usado em fotografia imobiliária e (ocasionalmente) em retratos.

Flash rebatido vs flash direto:por que o flash rebatido é útil?


Se você estiver usando um único flash montado em sua câmera e apontá-lo diretamente para o assunto, encontrará dois problemas principais:
  1. A luz de um flash simples é “dura”, o que parece terrível para a maioria dos retratos e imagens internas. Observe que difícil a luz produz bordas definidas e sombras desagradáveis, enquanto a luz suave mantém as sombras suaves e lisonjeiras. Os fotógrafos de retratos estão sempre tentando suavizar a luz, e é por isso que eles usam todos os tipos de modificadores - softboxes, octaboxes, scrims e similares - mas em muitas situações de fotografia de eventos, você simplesmente não pode carregar um softbox enquanto fotografa!
  2. O flash direto é direcionado diretamente para o assunto, o que dá uma aparência muito bidimensional, de cervo nos faróis. Em estúdios de retratos, muitas vezes você encontrará luzes montadas em suportes em vários ângulos, mas, novamente, ao fotografar eventos, isso geralmente não é viável.

Insira o flash rebatido, que permite criar uma luz suave e lisonjeira e um efeito de iluminação angular ao usar um único flash montado em sua câmera. Em vez de apontar o flash diretamente para o seu assunto e disparar, você simplesmente o inclina para cima ou para o lado, deixa a luz refletir na parede e – voila! - você obtém um belo resultado.

Confuso? Não seja. Abaixo, compartilho alguns exemplos para mostrar os benefícios do flash de rejeição. Esta primeira imagem usa flash direto:



Como você pode ver, a imagem se parece muito com um instantâneo, com sombras duras e desagradáveis ​​e muitos detalhes superexpostos e subexpostos. Aqui está outra foto mais próxima (flash direto), que enfatiza claramente a sombra dura na área do pescoço e a iluminação plana:



Compare a imagem acima com a abaixo, que foi tirada com o flash inclinado para cima em direção ao teto. A luz é muito mais suave, e você pode ver que a sombra no pescoço da mulher é mais suave:



No entanto, o tiro pode ser melhor. A luz do teto, embora mais suave, mantém o rosto do modelo relativamente plano. Mas ao inclinar o flash para a esquerda para que ele ressalte na parede, você obtém tridimensionalidade melhorada, luz suave e sombras lisonjeiras:



Legal, certo? Esse é o poder do flash de rejeição. E como você esperançosamente viu (e eu enfatizo abaixo), é realmente muito fácil de fazer.

Como devolver um flash:o básico


Agora que você está familiarizado com o valor de flash de ressalto, vou guiá-lo através do processo de ressalto simples e passo a passo.

Etapa 1:escolha o flash certo


Primeiro, você precisará de um flash de sapata, que permita inclinar e girar a cabeça. Observe que alguns flashes apenas inclinam, e isso não é o ideal, pois impedirá que você salte o flash para o lado. Aqui está um flash Phottix Mitros +:

Vê como a cabeça gira para o lado? Isso é o que você quer em um bom flash de rejeição.

Etapa 2:escolha seu assunto e identifique todas as superfícies que podem ser rebatidas


Em seguida, você precisará identificar seu assunto, que pode ser um indivíduo, um casal, um grupo ou – se você for um fotógrafo imobiliário – uma sala inteira.

Agora olhe ao redor. Determine suas superfícies de ressalto disponíveis, incluindo paredes, tetos ou até mesmo veículos brancos. E pergunte a si mesmo:quais dessas superfícies estão próximas o suficiente para obter um bom salto, e oferecer o tipo de iluminação direcional que procuro?

Aqui, você precisa pensar como um fotógrafo de estúdio. Se você pudesse apontar o flash de uma direção diferente, onde você o posicionaria? Qual é a maneira mais lisonjeira de iluminar seu assunto?

Etapa 3:defina o ângulo de salto perfeito


Para fotografia de retrato, a luz frontal/lateral angular é geralmente melhor, então você pode apontar o flash para uma parede à direita ou à esquerda. Dessa forma, você pode obter boas sombras e um assunto tridimensional. Isso é o que eu geralmente faço; Eu inclino meu flash para o lado para essas sombras lisonjeiras.

Sim, você pode rebater o flash no teto. Mas o resultado não é tão tridimensional (lembra das fotos que compartilhei no início do artigo?), então se você tiver uma parede lateral para usar, recomendo que você faça isso.

Se você está lutando para determinar a direção certa, aqui está uma dica profissional que aprendi com Jerry Ghionis:basta apontar a cabeça do flash na mesma direção do nariz do assunto que você está saltando. Isso lhe dará um bom resultado tridimensional.

Etapa 4:acionar o flash


Agora você pode tirar uma ou duas fotos (embora não tenha medo de fazer ajustes com base no feedback do LCD!).

Lembre-se de reajustar a direção do flash se você passar da orientação retrato para paisagem (e vice-versa).

E uma dica final:recorte a parede ou o teto que você está usando como superfície de ressalto. Dessa forma, você não acaba com uma parede brilhante na sua foto.

Configurações da câmera de luz refletida


Escolher as configurações da câmera em um cenário de flash rebatido é realmente uma questão de exposição. Você pode abordar isso de duas direções diferentes:
  • Exposição automática de flash
  • Exposição de flash manual

Pessoalmente, confio no meu sistema Auto TTL, então simplesmente disco nas configurações da minha câmera (cerca de 1/60s, ISO 1000, f/4) e deixo o sistema cuidar do resto.

No entanto, você também pode discar nas configurações da câmera e ajustar manualmente a potência do flash até obter a exposição desejada!

Em ambos os casos, você deve tirar uma foto de teste. Se o resultado for muito escuro, tente aumentar a potência do flash, aumentar o ISO, ampliar a abertura ou diminuir a velocidade do obturador. Se o resultado for muito claro, considere diminuir a potência do flash, diminuir o ISO, diminuir a abertura ou aumentar a velocidade do obturador.

Na imagem abaixo, não há sombra dura óbvia, há uma boa queda de luz e modelagem em seu rosto, e a área ao redor está devidamente exposta. Eu estava ajoelhado na hora, fotografando em f/4, 1/30s e ISO 1600, com o flash apontado para a esquerda e inclinado para cima atrás de mim cerca de 45 graus.


Quando refletir a luz


Você sabe como para refletir a luz para grandes resultados. Mas quando você deve fazer isso?

A luz refletida fica ótima quando você tem um teto ou parede próximo (de preferência branco, para que não haja projeção de cor na luz). Você pode rebater um flash tanto em ambientes internos (é muito fácil de fazer em uma casa branca) quanto ao ar livre, embora o rebatimento ao ar livre possa ser difícil, pois você precisa de uma superfície para fazer o salto.

Dito isto, embora o flash de rejeição seja ótimo, você não deve usá-lo o tempo todo. Existem certos cenários em que tentar refletir a luz realmente prejudicará suas imagens.

Por exemplo, se não houver nada para criar reflexo, ou se a superfície refletiva estiver distante, não aponte o flash para cima na esperança de criar um efeito lisonjeiro. Vejo fotógrafos fazendo isso o tempo todo, e isso só serve para escurecer o assunto.

Se você não tiver certeza se uma superfície pode oferecer um bom salto, sempre poderá testá-la. Coloque sua câmera no modo Manual e disque uma boa exposição. Em seguida, incline o flash em direção à superfície em questão, tire uma foto de um assunto próximo e verifique o LCD. Em seguida, tire uma segunda foto, desta vez sem flash. Você nota uma diferença? Se a primeira foto for mais brilhante que a segunda, isso é um bom sinal, mas se a segunda foto for mais brilhante – ou igualmente brilhante – você precisará se aproximar da superfície de ressalto ou ignorá-la completamente.

Difusores de plástico:eles são necessários?


Muitos fotógrafos usam difusores em cima do flash para espalhar a luz em todas as direções. Eles montam em cima do flash, assim:



Na verdade, eu tenho e experimentei a maioria dos produtos difusores e, embora não tenha nada contra eles, eles não fazem parte do meu kit. Eu prefiro a lâmpada nua saltando para uma luz mais direcional, mas os difusores fazem o oposto!

Fotografia com flash rebatido:palavras finais


Dominar a técnica do flash de salto realmente melhorou a qualidade do meu trabalho - e se você passar um pouco de tempo praticando, eu sei vai te ajudar também.

Então, da próxima vez que você estiver fotografando, traga um flash e comece a procurar superfícies prontas para ressaltos. Tire algumas fotos de teste e veja o que você acha. Eu estou supondo que você obterá alguns resultados excelentes!