>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmeras Digitais

LUZ NATURAL NA FOTOGRAFIA


Prestar mais atenção à luz é talvez o passo mais importante que você pode dar para melhorar sua fotografia. Com muitas paisagens, ter uma boa iluminação natural pode até ser mais importante do que a própria escolha do assunto. Diferentes tipos de luz natural também podem produzir uma grande variedade de aparências de assuntos – mesmo que todos tenham a mesma fonte de luz. Aprenda como obter a luz certa para o seu assunto, utilizando as qualidades únicas de sua hora do dia e clima específicos.

Três fatores influenciam como a luz natural renderiza um assunto:hora do dia, direção da câmera e clima. Primeiro exploraremos a hora do dia sob céu claro, depois passaremos para condições climáticas específicas; as direções de iluminação serão salvas para um tutorial futuro.

VISÃO GERAL


Mesmo que toda a luz natural se origine do sol, a iluminação de um assunto é, na verdade, composta por vários componentes:
Luz solar direta
(mais quente, alto contraste)
Clarabóia difusa
(mais frio, baixo contraste)
Luz refletida
(tem qualidades de objeto refletor)

Mova o mouse sobre cada componente de iluminação acima para isolar seu efeito.

Dependendo da hora do dia, a quantidade relativa de cada componente muda – resultando em uma iluminação geral com um equilíbrio de branco ou contraste diferente. Começaremos com o meio-dia astronômico (quando o sol está mais alto), depois veremos o que acontece à medida que o dia avança para o pôr do sol (ou reverte para o nascer do sol).

Hora do dia Contraste Cores Direção do Sol
1. Meio-dia Mais alto Branco neutro Perto da vertical
2. Noite e manhã Alto Ligeiramente quente Médio para baixo
3. Golden Hour e nascer do sol/pôr do sol Médio Quente ao fogo Perto da horizontal
4. Crepúsculo, Amanhecer e Crepúsculo Baixo Pastel legal Abaixo do horizonte

nota:as características de contraste destinam-se apenas a céu claro

Horário do dia . Mais longe do meio-dia, o sol mergulha mais perto do horizonte. Isso resulta em menor contraste, porque a luz do sol tem que passar por mais atmosfera e mais facilmente é refletida do chão em direção ao assunto. Além disso, a atmosfera filtra seletivamente mais luz azul do sol – resultando em uma luz mais quente em geral.

Tempo . Juntamente com a hora do dia, o tipo e a extensão da cobertura de nuvens é a outra causa mais influente da variação da iluminação. Ela influencia principalmente a iluminação porque altera o equilíbrio entre a luz solar direta e a clarabóia difusa, o que, por sua vez, afeta o contraste aparente e a temperatura de cor da fonte de luz. Discutiremos isso mais no final.

CLARO SOL DO MEIO-DIA


A iluminação do meio-dia é composta principalmente de luz solar direta e descendente. Essa luz tem pouca chance de se espalhar e se difundir pela atmosfera, ou de ricochetear no chão e iluminar o assunto indiretamente. Isso resulta na iluminação mais difícil e de cores mais neutras de qualquer hora do dia, e normalmente é o tipo de luz natural menos desejável.

Devido a essas desvantagens, muitas vezes os fotógrafos colocam suas câmeras de lado – potencialmente perdendo oportunidades únicas. Por exemplo, a água pode parecer mais transparente, pois a luz penetra mais profundamente e os reflexos diretos na superfície são menos prováveis. Alternativamente, outros tipos de fotografias são mais sobre capturar um evento específico, em vez de obter uma imagem com iluminação ideal.

Superar desafios únicos . Esteja ciente de que a saturação de cor é normalmente menor e que as sombras para baixo geralmente não produzem retratos lisonjeiros ou fazem outros assuntos parecerem tridimensionais. Muitos fotógrafos incentivam o uso liberal de filtros polarizadores para gerenciar o contraste, pois geralmente é quando eles são mais impactantes, mas, neste momento, eles também podem fazer com que o céu pareça artificialmente escuro e azul. Se as sombras parecerem muito duras e as cores não estiverem suficientemente saturadas, tente converter para preto e branco, pois elas podem até se beneficiar do alto contraste da luz do meio-dia.

NOITE E MEIO DA MANHÃ


A luz da noite e do meio da manhã torna-se um pouco mais quente e começa a lançar sombras perceptíveis. Como a luz direta agora se origina de um lado superior, os assuntos geralmente parecem muito mais tridimensionais. Essa iluminação geralmente é muito mais previsível do que o pôr do sol e o nascer do sol, principalmente porque esse tempo depende menos do efeito das montanhas ao redor ou da localização da linha de nuvens.

Superar desafios únicos . O meio da tarde e a manhã talvez tenham a iluminação mais comprometida:não é tão neutra como durante o meio-dia, mas também não é tão quente ou intensa quanto o pôr do sol. Também é menos áspero e se origina de um ângulo melhor do que durante o meio-dia, mas também não é tão suave e difuso quanto durante o crepúsculo ou a iluminação nublada. Essas qualidades o tornam uma boa hora do dia para a fotografia, mas também correm o risco de fazer com que as fotos pareçam muito comuns, já que não se pode usar nenhum traço de iluminação excepcionalmente exagerado para enfatizar recursos específicos em seu assunto.

HORA DE OURO E NASCER/PÔR DO SOL


A hora imediatamente antes do pôr do sol e logo após o nascer do sol (a "hora de ouro") é normalmente considerada a luz mais desejável para a fotografia. Isso é caracterizado pela luz horizontal que projeta longas sombras e dá aos assuntos um brilho quente.

O pôr do sol e o nascer do sol proporcionam uma iluminação emocionante e altamente variada, principalmente porque são fortemente influenciadas por sutilezas no clima. As nuvens são renderizadas usando a luz do sol que as reflete por baixo – em oposição à luz do sol que se difunde através delas de cima – potencialmente fazendo com que o céu se ilumine com uma luz suave e quente.

Superar desafios únicos . O pôr do sol e o nascer do sol costumam ser espetacularmente vibrantes pessoalmente, mas isso nem sempre é bem traduzido em uma imagem. Certifique-se de que o balanço de branco automático da sua câmera não neutralize uma cena de aparência quente, ou que a saturação de cor não seja excessivamente conservadora para minimizar o risco de corte de cor. Ironicamente, quando a iluminação é mais dramática também é quando sua câmera tem maior probabilidade de cometer um erro com sua exposição; tente tirar várias fotos ou use a medição parcial ou pontual apenas no caso.

Nascer x pôr do sol . Embora o pôr do sol e o nascer do sol sejam em teoria idênticos, os padrões climáticos podem fazer com que sejam consistentemente diferentes, então muitos fotógrafos preferem um ao outro. Alguns acham que estão mais preparados para fotografar durante o pôr do sol sobre o nascer do sol, porque a qualidade da luz aumenta de forma constante antes do pôr do sol - enquanto que com o nascer do sol, a luz geralmente começa no seu melhor e desaparece gradualmente. Além disso, estar acordado e no local para o nascer do sol é muitas vezes impraticável nos meses de verão. Por outro lado, a fotografia do nascer do sol geralmente é isenta de multidões potencialmente perturbadoras e, mais frequentemente, tem uma névoa baixa e orvalho na folhagem. O nascer do sol geralmente também tem uma qualidade calma e quieta – principalmente com cenas envolvendo água – que não está presente durante o pôr do sol.

CREPÚSCULO, AMANHECER E CREPÚSCULO


Crepúsculo, amanhecer e anoitecer normalmente descrevem a meia hora antes do nascer do sol ou depois do pôr do sol – quando o céu ainda está claro, mas não há mais luz solar direta. A fonte primária de luz efetivamente se torna todo o céu, com um lado aparecendo quente e avermelhado e o outro se tornando um azul frio ou roxo. Isso pode produzir uma iluminação maravilhosamente suave e multicolorida que dá um clima calmo e pacífico aos assuntos.

Superar desafios únicos . Talvez as maiores desvantagens sejam a falta de contraste e luz ambiente. Fotos com a mão são, portanto, raramente possíveis, e alcançar uma sensação de profundidade suficiente pode exigir mais atenção à composição. As câmeras também costumam superexpor cenas de crepúsculo ao usar exposições automáticas - potencialmente lavando as cores delicadas - já que o crepúsculo quase nunca contém objetos totalmente brancos.

Alpenglow . Se você tiver sorte, um fenômeno chamado "alpenglow" pode aparecer como um brilho vermelho ou rosado no céu mais distante do sol poente, mas nunca é uma garantia. Alpenglow pode ser um efeito útil para estender o calor do céu muito além do pôr do sol.

SOMBRA E SOL NUBLADO


A sombra e a luz nublada normalmente têm uma aparência fria e suave, uma vez que a fonte de tal luz está espalhada por todo o céu e não inclui luz solar direta. As texturas, portanto, parecem muito mais sutis e os reflexos em superfícies lisas são mais difusos e suaves. A cor dessa luz também é mais fortemente influenciada pela luz refletida de objetos próximos, de modo que os objetos sombreados pela folhagem podem até apresentar um tom esverdeado.

Muitos fotógrafos evitam esse tipo de iluminação, mas fazer isso geralmente é um erro. Por exemplo, dependendo do grau de cobertura de nuvens, a luz nublada brilhante pode realmente ser ideal para retratos ao ar livre e vida selvagem (desde que o equilíbrio de branco frio seja corrigido), pois não projeta sombras fortes no rosto do assunto. A luz nublada brilhante também pode melhorar a fotografia em close-up, como com flores, já que a aparência e a saturação das cores geralmente melhoram. Alternativamente, a luz de baixo contraste também pode ser melhor quando o próprio assunto tem alto contraste, como assuntos contendo cores escuras e claras.

Superar desafios únicos . Um truque comum é manter o céu cinza fora da foto – a menos que as nuvens sejam particularmente mal-humoradas e altamente texturizadas. Como as sombras desempenham um papel muito menor, alcançar uma sensação de profundidade suficiente pode ser difícil – assim como durante o crepúsculo – mas desta vez também não há a atraente iluminação pastel para compensar. As imagens diretamente da câmera geralmente parecem mais azuladas do que o desejado, portanto, fotografar em RAW e ajustar o balanço de branco posteriormente também é recomendado. O uso liberal da ferramenta de níveis e da ferramenta de curvas também pode ser útil se desejar usar toda a faixa de contraste em uma impressão.

OUTRAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS ESPECÍFICAS


O clima é efetivamente apenas um filtro enorme que fica entre o sol e seu assunto. Em um extremo, a luz pode ser relativamente quente e altamente localizada, como a luz do sol de um céu claro. No outro extremo, a luz pode ser mais fria e envolver o assunto, como a luz do sol difusa através de um céu densamente nublado. A espessura e extensão da cobertura de nuvens é o que decide onde neste continuum seu clima particular terá seu efeito.

Quando o céu está parcialmente nublado, pode-se efetivamente usar o céu para pintar sua cena com luz – se estiver disposto a esperar o momento certo. Esta é uma oportunidade excelente e muitas vezes esquecida, especialmente durante o meio do dia.

Alternativamente, o clima de tempestade pode produzir luz de contraste extremamente alto, pois a chuva limpa o ar de neblina e poeira. O pôr do sol após uma tempestade também costuma ser o mais dramático, em parte porque o céu pode se tornar muito mais escuro que a terra - proporcionando um belo cenário de alto contraste para assuntos com iluminação frontal. É também quando os arco-íris são mais propensos a aparecer.

Outros cenários incluem fotografia no nevoeiro, neblina ou neblina. Isso não apenas diminui muito o contraste da luz – assim como durante um dia nublado – mas também o faz progressivamente para objetos mais distantes.

LEITURA ADICIONAL


Também temos uma ferramenta online que calcula automaticamente seus tempos e direção:
Calculadora do nascer do sol, pôr do sol e crepúsculo para fotografia

Para tópicos semelhantes, visite também os seguintes tutoriais:
  • Compreendendo o equilíbrio de branco
    Discute os tipos e a terminologia da temperatura de cor da luz.
  • Introdução à iluminação de retratos:uma fonte de luz
    Entenda como a luz influencia a aparência de um retrato.
  • Fotografia em neblina, neblina ou neblina
    Saiba como essas condições climáticas únicas influenciam a iluminação.
  • Obstáculos comuns na fotografia noturna
    Uma introdução a alguns dos obstáculos técnicos desafiadores.