>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Câmeras Digitais

INTRODUÇÃO À ILUMINAÇÃO DE RETRATOS


Uma boa iluminação é um componente crítico do retrato. Também é facilmente identificável mesmo pelo observador casual. No entanto, apesar dessa aparente simplicidade, saber usar a luz para obter o visual desejado requer um entendimento muito mais profundo. Este tutorial introdutório discute o cenário mais básico:retratos com uma fonte de luz. Tutoriais subsequentes discutirão configurações com várias luzes, mas os mesmos princípios discutidos aqui ainda se aplicam.

O modelo habilmente trabalhado é uma cortesia de Nikola Dechev.

VISÃO GERAL:UMA FONTE DE LUZ


A fonte primária de iluminação do assunto é geralmente chamada de principal ou luz principal . Embora luzes adicionais possam ser adicionadas para aprimorar um retrato, a iluminação principal geralmente é realizada de forma independente. Esta é uma ótima notícia para aqueles que estão tentando aprender a iluminação de retratos, porque significa que se pode facilitar o processo com uma luz de cada vez. Se e quando você decidir incluir luzes adicionais, tudo o que foi aprendido aqui ainda será aplicado.

Apenas uma característica controla a aparência da luz em um assunto:sua distribuição*. Mesmo que alguma iluminação pareça ter uma qualidade mágica, em última análise, nada mais é do que isso. No entanto, para uma determinada fonte de luz, podemos separar isso em duas características mais fáceis de gerenciar:
  1. Direção , que controla a localização de sombras e realces no assunto e
  2. Tamanho aparente , que controla a aparência dessas sombras e realces.

Embora essas características possam parecer simples e controláveis, suas combinações podem criar uma incrível variedade de diferentes aparências de assuntos. A iluminação pode facilmente se tornar imprevisível sem primeiro desenvolver uma intuição para cada um.

* Estritamente falando, o balanço de branco da fonte de luz é outra característica, mas para esta introdução de retrato, vamos supor que você deseja manter a fonte parecendo luz natural.

TAMANHO:DURO VS. LUZ SUAVE


Começaremos com o tamanho aparente, já que essa talvez seja a causa mais comum de iluminação ruim em retratos. Quando os fotógrafos descrevem a luz como "dura" ou "suave" ou usam o termo "qualidade da luz", na verdade estão apenas se referindo ao tamanho da fonte de luz:
Luz mais forte Luz mais suave
Tamanho claro Menor Maior
Sombras/Destaques Abrupto Gradual
Tipos de luz solar Direto Nublado, Sombra
Tipos de Flash Direto Rebatido, Difuso

Embora qualquer coisa em excesso possa ser prejudicial, os retratos geralmente se beneficiam de uma iluminação mais suave. Tente mover o mouse sobre as opções "mais duras" e "mais suaves" abaixo para ver por si mesmo como cada uma delas influencia a aparência de um retrato:

Escolha: Mais difícil Original Mais suave

Observe como as fontes de luz mais amplas e mais estreitas são denominadas "suave" e "dura", respectivamente, devido à forma como renderizam as bordas das sombras e destaques. Isso acontece porque uma fonte de luz maior abrange um ângulo maior ao longo do assunto. Qualquer região é, portanto, mais propensa a receber pelo menos alguma iluminação direta, causando sombras mais suaves. Da mesma forma, com uma fonte de luz menor, uma determinada região geralmente recebe toda ou nenhuma luz direta – produzindo sombras muito mais profundas. Observe também como o tamanho da luz é igualmente transformador para as transições de destaque, principalmente no cabelo superior direito da modelo.

No entanto, o tamanho da luz não controla apenas a aparência dos tons de grande escala; também determina a visibilidade da textura em escala fina. Poros, manchas, rugas e outros detalhes faciais tornam-se mais pronunciados com luz forte. A luz forte também aumenta a probabilidade de reflexos diretos ásperos na pele de um assunto.

O truque mais importante para obter uma luz mais suave é entender que a luz direta é dura, mas que sempre que essa luz é refletida ou viaja através de outros objetos difusos, ela se torna mais suave. Os fotógrafos usam isso para aproveitar ao máximo a luz forte.

Dicas para obter uma luz mais suave:
  • Difusor . Coloque um objeto translúcido maior entre o assunto e a fonte de luz. Isso pode incluir o uso de um abajur ou pendurar um lençol ou cortina branca sobre uma janela aberta que receba luz direta.
  • Saltando e refletindo . Posicione seu assunto de forma que ele receba apenas luz refletida ou refletida. Isso pode incluir movê-los um pouco mais longe de uma janela aberta (fora dos raios diretos) ou apontar o flash para uma parede ou teto próximo.

retrato com luz muito suave

Em ambos os casos, tenha cuidado, porque você acabará com muito menos luz – potencialmente exigindo um tempo de exposição mais longo ou um flash mais brilhante.

No outro extremo, uma fonte de luz também pode ser muito suave (embora muito menos comum). Alguns podem considerar as fotos tiradas na sombra como muito planas, por exemplo, se a luz indireta se espalhar de todos os lugares. Essa luz é efetivamente enorme em tamanho e apaga todas as sombras. Outros exemplos incluem retratos no nevoeiro ou ao ar livre em um dia totalmente nublado.

No entanto, o quão macio é "muito macio" realmente depende da aparência que você está tentando alcançar. Por exemplo, mesmo que a foto à direita use uma iluminação mais suave do que qualquer outro exemplo neste tutorial, muitos ainda podem considerar isso uma aparência desejável para retratos de glamour.

DISTÂNCIA E TAMANHO DA LUZ APARENTE


Neste ponto, talvez você tenha se enganado um pouco:não é realmente o tamanho físico da fonte de luz que importa - apenas seu tamanho aparente em relação ao assunto.

Fontes de luz mais próximas tornam-se mais suaves , porque essa luz atinge o assunto de uma ampla gama de ângulos - mesmo que a própria luz permaneça inalterada. Da mesma forma, o oposto também é verdadeiro:a luz do sol direta é uma luz forte, embora o sol seja fisicamente enorme. O sol está tão distante que sua luz nos atinge de aproximadamente uma direção.

Escolha: Mais longe Mais perto

Por outro lado, aproximar uma luz também a torna mais brilhante. Se esta foi sua principal fonte de luz, a aparência do seu retrato provavelmente não mudará - seu tempo de exposição ou intensidade do flash diminuirá apenas para compensar. No entanto, se grande parte da luz do seu assunto era anteriormente ambiente, mover uma fonte de luz para mais perto pode diminuir a influência dessa luz ambiente - tornando a luz geral mais difícil, pois mais dela virá de um local.

Fontes de luz mais próximas também iluminam o assunto de forma mais desigual , já que diferentes partes do assunto ficarão relativamente mais próximas ou mais distantes da luz. Por exemplo, o lado distante do assunto pode estar apenas 5% mais distante de uma fonte de luz distante, mas pode ficar 50% mais distante quando a fonte de luz é aproximada - fazendo com que fique muito mais escuro em relação às outras partes do assunto .

No entanto, essa irregularidade também pode ser usada a seu favor. Uma fonte de luz mais próxima pode conseguir uma melhor separação assunto-fundo, pois o assunto ficará muito mais brilhante em relação ao fundo. Por outro lado, isso também pode piorar as coisas se eles já estiverem bem separados.

DIREÇÃO:SENSO DE PROFUNDIDADE E ILUMINAÇÃO REMBRANDT


Encontrar a direção de iluminação correta exige que o fotógrafo encontre um equilíbrio entre várias considerações potencialmente concorrentes. Normalmente, isso inclui (i) retratar uma sensação de profundidade e (ii) retratar características faciais da maneira mais atraente possível.

(i) Senso de Profundidade . Criar a aparência de profundidade é uma parte fundamental da captura de retratos de aparência realista. No entanto, nosso senso de profundidade não funciona muito bem, a menos que a luz atinja nosso assunto na direção certa. Por exemplo, uma esfera é uma aproximação razoável para a forma de nossas cabeças, e só aparece tridimensional quando a luz a atinge de um lado frontal superior:

Embora a iluminação esférica seja um bom guia aproximado para retratos, uma ampla gama de ângulos de iluminação poderia ter sido usada para obter a sensação de profundidade acima. Os rostos, por outro lado, não perdoam tanto.

(ii) Aparência de características faciais . Além da cabeça como um todo, cada característica facial também tem suas próprias sombras e destaques – todos os quais merecem consideração especial. Isso pode incluir evitar fazer com que o nariz pareça maior fazendo uma sombra longa ou fazer o assunto parecer cansado retratando sombras sob os olhos. A iluminação lateral superior pode causar estes e outros efeitos indesejáveis ​​se não for posicionada com cuidado.

Uma maneira clássica* de obter uma sensação de profundidade e uma aparência lisonjeira é colocar a luz de modo que a face oposta represente um triângulo de iluminação. Este estilo é frequentemente chamado de "iluminação Rembrandt" e vamos nos referir a essa forma como o "triângulo chave". Isso restringe a iluminação a uma faixa de ângulos muito mais estreita:

Mover
Iluminação:
Superior
Esquerda Triângulo chave Certo
Inferior

nota:visualizar o triângulo geralmente é mais fácil com iluminação forte e expressão neutra.
No exemplo acima ele aparece mais arredondado devido ao sorriso largo.

Tente mover a fonte de luz em qualquer direção para longe da iluminação do triângulo principal movendo o mouse sobre as opções acima. Com exceção da iluminação inferior, cada uma dessas opções pode ser considerada iluminação "frontal superior" - mas o posicionamento do triângulo principal é geralmente considerado a melhor representação geral. Isso ocorre porque a forma triangular é um indicador de vários princípios básicos de uma boa iluminação de retrato.

Por exemplo, quando o triângulo chave é:
  • Muito grande (alto ou largo). Isso significa que a luz está muito próxima da direção frontal do assunto e provavelmente não está criando uma aparência de profundidade suficiente, já que a maioria das sombras está oculta da perspectiva da câmera.
  • Muito estreito . Isso significa que a luz está muito longe do lado do assunto e pode fazer com que o nariz pareça maior ao projetar uma sombra mais longa, além de potencialmente deixar uma parte substancial do rosto nas sombras. No entanto, essa talvez seja a menos seguida de todas as diretrizes-chave do triângulo.
  • Muito curto . Isso significa que a luz está muito alta ou baixa e provavelmente está causando sombras embaixo dos olhos ou falta de definição de sombra ao longo da linha da mandíbula, respectivamente. A iluminação de baixo é frequentemente usada para criaturas feias em filmes ou para criar um rosto assustador ao contar uma história assustadora (segurando uma lanterna sob o rosto).

Lembre-se também de que sua aparência exata varia muito dependendo da estrutura e expressão facial do sujeito em particular, portanto, deve-se usar isso apenas como um guia aproximado.

*Observação:"iluminação em loop" é outro estilo de retrato popular (e mais comumente usado) que é semelhante à iluminação de Rembrandt, exceto que a sombra sob o nariz não se estende totalmente às sombras no lado oposto do rosto - produzindo um " em loop" sombra diagonal sob o nariz.
Iluminação curta Iluminação ampla

No entanto, com qualquer regra há exceções, mas geralmente apenas quando isso está de acordo com o espírito dessa regra. Por exemplo, um retrato de vista lateral pode não precisar de um triângulo chave para transmitir uma sensação de profundidade, mas apenas se sombras adicionais se tornarem visíveis na lateral do rosto (como no exemplo à esquerda).

Além disso, a iluminação Rembrandt é apenas um estilo entre muitos, e cada assunto é um pouco diferente. Por exemplo, pode-se querer uma iluminação lateral forte para acentuar os pelos faciais de um homem ou para transmitir simetria iluminando apenas metade do rosto. A chave é saber como usar a luz para enfatizar profundidade, forma ou textura – dependendo da sua intenção artística.

Dois outros estilos comuns incluem iluminação curta e iluminação ampla . Estes são usados ​​quando o rosto do assunto está orientado em um ângulo. A iluminação curta ilumina todo o rosto e deixa o lado próximo da cabeça na sombra, enquanto a iluminação ampla ilumina o lado próximo da cabeça e do rosto, mas deixa o lado distante do rosto na sombra. Esses e outros estilos de iluminação de retrato serão objeto de um tutorial futuro.

CONCLUSÕES E LEITURA ADICIONAL


Em geral, o objetivo da iluminação de retrato é obter uma luz mais suave. Isso faz com que as características de um assunto pareçam suaves e graduais, e faz com que a textura da pele pareça mais suave. Alcançar uma luz mais suave requer aumentar o tamanho aparente da fonte de luz. Isso pode ser feito (i) aproximando a luz, (ii) aumentando seu tamanho físico ou (iii) refletindo essa luz ou difundindo-a por outros objetos.

No entanto, a escolha da direção da iluminação é definitivamente mais subjetiva do que a da luz forte ou suave. Mesmo assim, duas orientações de iluminação são geralmente consideradas indesejáveis:iluminação por baixo e diretamente pela frente. O primeiro não é algo que parece natural, e o segundo destrói a sensação de profundidade do retrato. De qualquer forma, geralmente se quer retratar seu assunto de uma forma lisonjeira, mas cada assunto é único e pode exigir um tratamento diferente.

Independentemente das escolhas acima, a chave é visualizar sua intenção artística no início e depois ajustar sua configuração de iluminação para atingir esse objetivo.

Para continuar lendo sobre este tópico, veja também a parte 2 deste tutorial:
Retratos com duas fontes de luz:adicionando uma luz de preenchimento

Para outros tópicos semelhantes, visite também os seguintes tutoriais:

  • Flash da câmera:aparência
    Discute como controlar a qualidade e a aparência da luz de um flash.
  • Nossa Escola Interativa de Retratos (nos fóruns)
    Em particular, dê uma olhada na lição 2:iluminação e na lição 3:posicionamento.