>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Iluminação Rembrandt:o que é e como usá-lo


Você quer saber como você pode usar a iluminação Rembrandt para lindas fotos de retrato?

É disso que trata este artigo.

Vou contar tudo o que você precisa saber sobre a iluminação Rembrandt - para que, quando terminar, você possa capturar retratos deslumbrantes com iluminação Rembrandt com uma configuração de iluminação simples.

Vamos mergulhar de cabeça, começando com…

O que é a iluminação Rembrandt?


A iluminação de Rembrandt é uma técnica de iluminação simples, que recebeu o nome do famoso pintor do século XVII, Rembrandt.

Produz um efeito em que um assunto de retrato é iluminado principalmente em um lado do rosto. O outro lado do rosto do sujeito está principalmente na sombra, exceto – e isso é fundamental! – por um triângulo invertido que aparece sob o olho.

Assim:

Você vê o triângulo invertido? Esse é o aspecto de destaque da iluminação Rembrandt.

Observe que o triângulo deve ser completamente fechado. Em outras palavras, você não deve ter um caminho de luz indo do triângulo até a boca, assim:

O exemplo acima não é realmente a iluminação de Rembrandt; é outra forma de iluminação de retrato, chamada iluminação de loop , que discutirei mais adiante neste artigo.

Aqui está a linha de fundo:

A iluminação de Rembrandt envolve iluminar completamente um lado do rosto de um modelo e deixar um ponto triangular de luz do outro lado do rosto do modelo.

Agora, a iluminação Rembrandt é extremamente popular. É o favorito dos fotógrafos de retratos, desde amadores até profissionais. Mas o que explica essa popularidade? O que torna a iluminação Rembrandt tão valiosa?

Por que você deve usar a iluminação Rembrandt?


Primeiro, a iluminação Rembrandt é simples.

Você pode fazê-lo com apenas uma única luz (e essa luz não precisa ser um flash ou estroboscópio caro; você pode obter uma boa iluminação Rembrandt com uma janela ou uma lâmpada).

Portanto, é fácil para os iniciantes pegarem o jeito, mesmo com equipamentos muito limitados.

Em segundo lugar, a iluminação de Rembrandt parece incrível.

Tem uma maneira de fazer o rosto do sujeito parecer tridimensional e dramático. Também é um tipo de iluminação muito lisonjeiro, por isso fica ótimo ao fotografar a maioria dos assuntos.

Se você está procurando uma técnica de iluminação para todos os fins que fará com que praticamente qualquer pessoa fique bem, a iluminação Rembrandt é uma opção perfeita.

Uma abordagem passo a passo para a iluminação Rembrandt


Agora é hora de dar uma olhada em como você pode realmente alcançar a iluminação Rembrandt.

Primeiro, discutirei a configuração de iluminação Rembrandt mais simples e fácil (que literalmente qualquer pessoa pode fazer, mesmo que não possua luzes artificiais).

Em seguida, explicarei algumas configurações de iluminação Rembrandt mais complexas, caso você queira levar suas fotos para o próximo nível.

Que equipamento você precisa para a iluminação Rembrandt?


Se você gosta de usar a luz da janela, não precisa de nenhum equipamento especial para a iluminação Rembrandt. Observe que você obterá resultados diferentes aqui, dependendo se a luz flui diretamente pela janela.

(Para suavizar o efeito da luz e a dureza das sombras, você sempre pode colocar um lençol branco sobre a janela!)

No entanto, se você estiver procurando por mais controle sobre suas configurações de iluminação Rembrandt, recomendo trabalhar com pelo menos um flash fora da câmera, além de um refletor. Um segundo flash fora da câmera (e até um terceiro) também pagará dividendos e permitirá que você obtenha um retrato muito refinado.

A configuração de iluminação Rembrandt mais simples


Veja como funciona a configuração de iluminação Rembrandt mais básica:

Faça com que seu assunto olhe para frente, olhando diretamente para o centro.

Coloque uma luz ao lado do assunto, apontando para um lado do rosto. Em seguida, traga a luz em sua direção (ou seja, o fotógrafo) levemente, de modo que fique entre um ângulo de 45 graus e 90 graus.

Aumente a luz, de modo que fique ligeiramente acima da cabeça do assunto, apontada para baixo.

Agora observe a sombra no rosto do seu assunto. Você tem o bolso triangular de luz no lado apagado?

Se o triângulo estiver presente, mas não estiver totalmente fechado, peça ao sujeito que vire o rosto ligeiramente para longe da luz.

Se o triângulo estiver presente, mas menor do que você gostaria, faça o sujeito virar o rosto levemente em direção à luz.

Observe que você sempre pode fazer com que o assunto mude a direção de sua cabeça, de modo a obter resultados mais ou menos dramáticos.

(Quanto mais um lado do rosto estiver envolto em escuridão, mais dramática será a imagem!)

By the way, se você estiver usando uma janela como fonte de luz, você pode querer posicionar o assunto de joelhos, para que você possa obter o benefício da iluminação para baixo.

Também reconheça que você pode alterar a dureza das sombras ajustando a fonte de luz. Mova a fonte de luz para mais perto para sombras mais suaves, mais longe para sombras mais fortes. Adicione um difusor para sombras mais suaves, use um flash nu para sombras mais duras.

Faz sentido?

Configurações de iluminação Rembrandt mais avançadas


A configuração básica do Rembrandt detalhada acima o levará longe. Mas se você deseja aprimorar ainda mais suas fotos, pode tornar sua iluminação mais complexa.

A primeira maneira de apimentar as coisas é com um refletor. Coloque-o no lado apagado do seu assunto para adicionar alguns detalhes de volta às sombras; isso reduzirá um pouco o nível de drama, mas pode produzir um resultado geral mais lisonjeiro.

Você também pode tentar substituir o refletor por outro flash, com uma potência muito menor do que a luz principal (ou seja, chave).

Por fim, você pode fazer com que seu assunto realmente se destaque do fundo adicionando uma terceira luz, uma que fica baixa e atrás do assunto e aponta para o fundo.

E por falar em fundos:

Não existe um cenário ideal para a iluminação Rembrandt. Mas fundos mais escuros geralmente funcionam bem, especialmente quando você inclina as fontes de luz para que elas não caiam diretamente no fundo atrás do assunto.

Dessa forma, você terá um fundo preto como breu (geralmente chamado de fundo discreto ), o que aumenta o nível de drama e realmente faz o assunto se destacar.

(Se você não estiver obtendo um plano de fundo discreto perfeito, tente eliminar os pretos no pós-processamento ou – se quiser resolver o problema durante a filmagem – traga seu assunto para frente para que a luz não fique mais atrás dele. )

Curto versus Luz ampla


A iluminação Rembrandt é simples, mas você pode usá-la para muitos looks diferentes.

Uma opção importante a ser observada é a iluminação curta e a iluminação ampla.

Existem muitos equívocos comuns sobre iluminação curta e iluminação ampla. Então aqui está o que você precisa saber:

A iluminação curta e ampla não se refere realmente às direções de iluminação. Em vez disso, esses rótulos referem-se à maneira como você fotografa essa iluminação – posicionando sua câmera de modo que o lado dominante do rosto fique totalmente iluminado (iluminação ampla) ou na sombra (iluminação curta).

Por exemplo, este é um rosto que tem iluminação ampla, porque o lado bem iluminado está voltado para a câmera:

E este é um rosto com iluminação curta, porque o lado sombreado está voltado para a câmera:

Portanto, você pode usar a iluminação Rembrandt com esses dois estilos de iluminação; dessa forma, você pode obter resultados consistentemente únicos.

Iluminação de Rembrandt versus iluminação de loop


Como expliquei acima, a iluminação Rembrandt requer um triângulo ininterrupto no rosto do seu assunto.

Mas muitas vezes é confundido com a iluminação em loop, que tem um triângulo próximo, mas não totalmente cheio!.

Assim:

A diferença, como você pode ver, é que a iluminação em loop tem uma sombra quebrada ao lado do nariz.

Enquanto a iluminação Rembrandt produz um triângulo completamente fechado por sombras.

Rembrand Lighting:Conclusão


A iluminação Rembrandt é uma configuração de iluminação simples, mas que você pode usar para obter resultados maravilhosos.

Então vá em frente e comece a praticar com a iluminação Rembrandt.

E lembre-se:

Você não precisa de nenhum equipamento sofisticado; apenas uma única janela ou speedlight fará o truque!

O que é iluminação Rembrandt?


A iluminação de Rembrandt refere-se a uma forma de luz lateral onde um triângulo de luz é criado sob o olho do sujeito. Ele tende a ser muito mal-humorado e ilumina apenas metade do rosto do sujeito para um resultado tridimensional interessante.

Qual ​​é a diferença entre a iluminação Rembrandt e a iluminação circular?


A iluminação Rembrandt cria um triângulo ininterrupto sob o olho do sujeito, enquanto a iluminação em loop cria uma sombra na bochecha do sujeito, mas nenhum triângulo claro acima dele. A iluminação em loop também é menos dramática e temperamental.

Por que a iluminação de Rembrandt é tão boa?


A iluminação de Rembrandt é relativamente lisonjeira – ela fornece sombras sem sobrecarregar o assunto, o que cria imagens tridimensionais esculpidas.