>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Diferença entre discos rígidos ATA e SATA


Com os avanços na tecnologia dos computadores acontecendo tão rapidamente, pode ser difícil acompanhar a tecnologia, a terminologia e a função de cada componente individual do computador. Um dos mais importantes desses componentes é o disco rígido. Saber o que está disponível, como unidades ATA e SATA, fará com que sua próxima compra de computador seja informada.

Função de disco rígido


Antes de entrar em detalhes sobre os diferentes tipos de disco rígido disponíveis, é importante que você conheça o básico do que um disco rígido realmente faz. A finalidade de um disco rígido é armazenar e acessar a maioria dos dados e informações em seu computador. Os discos rígidos geralmente são um componente fixo e fixo dentro do computador que pode ser trocado por outro disco rígido quando chegar a hora de atualizar seu sistema.

ATA


ATA, uma abreviação de tecnologia avançada de anexo, também pode ser chamado de IDE ou PATA, mas todos os termos se referem à mesma coisa. ATA refere-se ao conector de 80 pinos usado neste tipo de configuração. Embora o ATA tenha atingido todo o seu potencial e esteja sendo substituído lentamente por dispositivos mais rápidos, muitos computadores ainda o utilizam. Com uma taxa máxima de transferência de dados de 133 MB/s, aqueles que desejam um sistema rápido ficariam melhor com um drive SATA.

SATA


SATA significa serial ATA e é basicamente uma unidade ATA tecnologicamente avançada com algumas vantagens. Como as tendências dos computadores exigiam, o SATA é mais rápido que seu antecessor e menor em tamanho físico, além de poder armazenar mais informações. Com taxas de transferência de dados atingindo e excedendo 600 MB/s, o SATA pode ser muito mais rápido e eficiente do que os recursos de 133 MB/s das unidades ATA. Outra vantagem do SATA é que ele geralmente roda muito mais frio que o ATA, o que significa menos problemas e desempenho ainda mais rápido.

eSATA


Uma das maiores vantagens da tecnologia SATA é o advento do eSATA, ou SATA externo. Os discos rígidos externos são amplamente populares e permitem o armazenamento fácil e portátil de informações sem ter que carregar um computador em todos os lugares. Esses dispositivos podem se conectar ao seu computador de várias maneiras, mas geralmente incluem USB e FireWire. Esses dispositivos variam em tamanho de menos de um gigabyte a mais de 2 terabytes (2.000 gigabytes).

Qual escolher


Embora o SATA seja mais rápido, geralmente é mais caro e às vezes até desnecessário. Não há muito sentido em obter um disco rígido que ofereça mais velocidade e potência do que você precisa, portanto, a menos que você esteja executando um PC de jogos de última geração, provavelmente ficará bem com uma unidade ATA ou SATA de nível inferior mais barata. Se, no entanto, você não se importa com um preço mais alto para um desempenho superior, considere usar uma unidade SATA.