>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

A diferença entre SONET e SDH


Rede Óptica Síncrona (SONET) e Hierarquia Digital Síncrona (SDH) são padrões usados ​​em redes de fibra óptica que alimentam grandes redes telefônicas e de Internet. As redes SONET são implantadas na América do Norte; As redes SDH são implantadas em todos os outros lugares. A indústria de comunicações de dados usa o conceito de "backbone" para se referir a uma grande rede capaz de transportar cargas pesadas de tráfego. As redes de fibra óptica SONET e SDH, embora caras, são redes de backbone ideais, oferecendo alta velocidade e confiabilidade.

Padrões


SONET adere aos padrões T1.105 e T1.106 desenvolvidos pelo ANSI ou pelo American National Standards Institute. SDH é um padrão da ITU ou da União Internacional de Telecomunicações desenvolvido para permitir que funcione com taxas de linha SONET. É um padrão flexível que se conecta a várias interfaces e larguras de banda e possui capacidade de largura de banda sob demanda.

Multiplexação


O cabo de fibra óptica é caro, assim como cavar trincheiras para enterrá-lo. As empresas de telecomunicações precisam que cada centímetro do cabo se pague, por isso dividem o cabo em vários canais. Dessa forma, os dados podem ser multiplexados - um processo complexo que divide os dados em partes gerenciáveis ​​chamadas quadros que são então pulsados ​​eletronicamente nos canais, juntamente com informações que permitem que os dados sejam combinados de volta em sua ordem de fluxo original no destino . SONET e SDH têm diferentes estruturas de quadros e métodos para quebrar e reestruturar dados. Um quadro SONET é composto por 6.480 bits de dados; um quadro SDH tem 2.430 bytes. A SONET usa níveis de Sinal de Transporte Síncrono (STS) para definir seu quadro; o equivalente SDH é o Módulo de Transporte Síncrono (STM).

Taxas de linha


A fibra óptica suporta velocidades de linha de 8.000 quadros por segundo. Por causa de seus tamanhos de quadro diferentes, SONET e SDH usam esquemas diferentes para determinar a taxa de envio de seus pacotes por cabo de fibra ótica, mas acabam com a mesma taxa de linha. A SONET usa um algoritmo que multiplica a taxa básica STS-1 de 51,84 Mbps por múltiplos de 3. SDH multiplica as taxas E1 -- ​​um padrão de telecomunicações de 2,048 Mbps -- vezes 1, 4, 16 e 64. As cinco taxas de linha principal começam em 51,85 Mbps, depois passe para 155,52, 622,08, 2.488,32 e 9.953,28 Mbps. Respectivamente, estes correspondem aos sinais SONET STS-1, STS-3, STS-12, STS-48 e STS-192, e aos sinais SDH STM-0, STM-1, STM-4, STM-16 e STM-64 .

Topologia


Os arquitetos de rede preferem a topologia de rede em anel ao projetar backbones de rede SONET e SDH. As redes em anel usam dois anéis, cada um contendo cabos de transmissão e recepção. Um anel atua como backup caso o outro falhe, portanto, as redes em anel são descritas como autorrecuperáveis. Os dados viajam longas distâncias por cabos de fibra óptica, de modo que os administradores de rede apreciam a topologia em anel por sua tolerância a falhas.