>> Tecnologia eletrônica >  >> ótica >> Microscópios

O que é um microscópio TEM

? Um microscópio eletrônico de transmissão funciona como um microscópio de luz , mas usa electrões . Fotomicroscópios são limitadas pela sua ampliação , porque eles usam a luz como um meio . Porque ETM usar electrões , que têm um comprimento de onda mais baixo, eles podem obter resoluções muito mais elevadas do que um microscópio de luz . TEMs são ferramentas utilizadas para a pesquisa médica e biológica. No entanto, eles também são extremamente úteis para a pesquisa em nanotecnologia , porque eles podem visualizar informações estruturais menores que um nanômetro . Finalidade

Em termos de topografia, microscópios TEM são bons para observar as características da superfície de objetos e como eles se relacionam com as propriedades da amostra. Em termos de morfologia , eles olham para a forma eo tamanho das partículas e ver como eles se relacionam com as propriedades do material , como força e reatividade. Microscópios TEM também verificar a composição da amostra e estudar do ponto de fusão e fator de dureza . Por último, microscópios TEM pode obter informações cristalográfica , o arranjo dos átomos da amostra em relação à condutividade e propriedades elétricas.
História

A Real Academia Sueca de Ciências concedeu o 1986 Prêmio Nobel de Física com o professor Ernst Ruska por seu trabalho em óptica eletrônica e Dr. Gerd Binning e Dr. Heinrick Rohrer para seu projeto no microscópio de varredura por tunelamento . Ruska também projetou o primeiro microscópio eletrônico. O microscópio eletrônico ajudou o avanço das áreas de ciências como a biologia , a medicina ea nanotecnologia.
Função

A TEM pode ampliar a amostra até 50 milhões de vezes o seu tamanho. Anexos componente adicional também dar TEMs a capacidade de estudar a estrutura de cristal, estrutura eletrônica e estrutura química. TEMs também vêm com filtros de energia, raios- X espectrômetros de energia dispersiva de elétrons , espectrômetros de perda de energia e sistemas de gravação digital . TEMs pode ter tecnologia de holografia para melhorar a resolução de mapeamento químico.
Uso

Quando a TEM está em uso, uma fonte de luz na parte superior da unidade emite elétrons . Estes electrões viajar através de um vácuo no centro da coluna de microscópio . Lentes electromagnéticas do TEM concentrar os electrões para um fino feixe que passa através da amostra . Os electrões que estão espalhadas por causa da densidade da amostra final no fundo do microscópio , onde ele passa através de uma tela fluorescente . O escurecimento das imagens relaciona-se com a densidade da amostra.

Desvantagens

Embora TEMs são poderosos e fazer pesquisas e estudar fácil , a amostra para analisar podem ser difíceis de coletar . As amostras devem ser " elétron transparente" fina. Isto significa que elas têm de ser cortado de modo fino os electrões podem passar adequadamente sobre eles . O processamento dessas amostras pode ser demorado e muito difícil. É possível que as amostras a ser danificado no processo . Em casos de amostras biológicas , não há controlo sobre a precisão das TEMs por causa da possibilidade de dano ao modelo de bombardeio de elétrons.