>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Eletrodomésticos

5 etapas para melhorar a qualidade do ar interno




Se você passou algum tempo neste blog, sabe que levamos a sério a qualidade do ar interno, ou IAQ.

Tecnicamente falando, o IAQ não se encaixa perfeitamente em nenhuma categoria específica de HVAC. Está parcialmente relacionado ao aquecimento e ar condicionado? Claro, porque afeta a maneira como você filtra o ar e gerencia a umidade. Também está parcialmente relacionado à ventilação, pois certos tipos de ventilação melhoram o IAQ e outros tipos - como um ventilador de cozinha que é muito poderoso - pioram.

A coisa sobre o IAQ é que vários fatores podem influenciá-lo. Isso inclui HVAC, mas também a integridade do envelope do edifício, a qualidade dos dutos e quaisquer acessórios ou equipamentos adicionais que você possa instalar para limpar ou purificar o ar que respira.

Ultimamente, ficamos empolgados com o fato de mais clientes estarem perguntando sobre maneiras de garantir que o ar interno seja saudável. Aqui estão nossas sugestões básicas, em ordem aproximada de praticidade, para otimizar o IAQ de sua casa.

1. Abrange todos os conceitos básicos de IAQ


Antes de instalar equipamentos especializados para melhorar a qualidade do ar interno, certifique-se de estar fazendo o mínimo necessário para manter o ar limpo e seguro. Chamamos isso de "noções básicas de IAQ":
  • Sele seus dutos. Além de economizar energia, os dutos de vedação evitam que o ar do forro ou do sótão entre em seu espaço vital. Quando você tem um vazamento significativo no lado de retorno do seu sistema, provavelmente está respirando muito ar sujo e não filtrado. Selar esses vazamentos com mástique ou fita mástique mantém seu ar muito mais limpo.
  • Sele o ar no sótão e no forro. Na maioria das casas, o ar do sótão e do forro se infiltra regularmente no espaço de vida através de lacunas e rachaduras entre materiais de construção, dutos, conexões elétricas e componentes de encanamento. Localizar e vedar essas lacunas e rachaduras pode reduzir drasticamente a infiltração de ar.
  • Troque ou lave seus filtros de ar regularmente. Se você usar filtros de ar plissados ​​de 1", certifique-se de substituí-los a cada 90 dias ou mais. O mesmo vale para filtros laváveis. Lave-os de acordo com as instruções do fabricante e certifique-se de que estejam completamente secos antes de reutilizá-los.
  • Faça atualizações inteligentes, quando necessário. Se é hora de substituir seu equipamento HVAC, você está em uma ótima posição para fazer melhorias no IAQ! Certifique-se de que seu novo sistema esteja dimensionado adequadamente para que o AC remova umidade suficiente durante os meses de verão. Outras opções incluem sopradores de fluxo de ar variável e compressores de velocidade variável que oferecem melhor controle de umidade do que os sistemas padrão.

Depois de cobrir o básico, vamos aos produtos IAQ! As etapas 2 a 5 abrangem todas as melhorias que você pode fazer para otimizar o IAQ da sua casa.

2. Troque filtros de ar padrão por filtros de mídia


A maioria das pessoas usa filtros de ar plissados ​​padrão de 1" para seu sistema HVAC. Em alguns casos, esses filtros são bons, mas tendem a restringir o fluxo de ar. Pouco fluxo de ar pode resultar em desequilíbrios extremos de pressão de sala a sala e condições desconfortáveis.

Pode até encurtar a vida útil do seu equipamento porque força o ventilador a trabalhar mais.

Se você deseja melhorar a filtragem além do que os filtros de ar padrão podem oferecer, considere um filtro de mídia. Esses filtros geralmente têm 4-5" de espessura. Eles fornecem mais área de superfície para a passagem do ar, e o design elimina as restrições de fluxo de ar dos filtros plissados ​​de alta eficiência e alto MERV de 1". Basicamente, você obtém uma melhor filtragem sem nenhuma das desvantagens dos filtros padrão.

Ah, e você geralmente só precisa substituí-los uma vez por ano. Duas vezes no máximo Verificamos a pressão estática em todas as visitas para verificar se o filtro de mídia precisa ser substituído ou não.

A atualização para um filtro de mídia geralmente envolve alguns ajustes, portanto, é melhor trabalhar com um profissional de HVAC.

3. Instale luzes UV dentro de seus dutos


A luz ultravioleta mata o mofo e as bactérias. Se os seus filtros de ar não capturarem todos os esporos de mofo ou bactérias que agravam as alergias que passam pelo seu sistema (a maioria dos filtros não o fazem), as luzes UV levarão essas coisas desagradáveis ​​ao esquecimento!

As luzes UV vivem dentro do seu plenum e matam o mofo e outras bactérias antes que possam entrar no seu espaço. Mesmo que sua unidade interna viva em um forro seco e encapsulado ou em um sótão selado, o mofo pode crescer dentro de seus dutos porque a bobina interna permanece molhada durante a maior parte do ano.

Com luzes UV, você pode reduzir ou eliminar esse risco. Eles são uma ótima opção se você é alérgico a mofo.

4. Troque por um filtro HEPA


Para os extremamente sensíveis ou para quem insiste no melhor dos melhores, é possível adicionar um verdadeiro filtro HEPA ao seu sistema HVAC.

Se você quer o âmago da questão sobre a filtragem HEPA, escrevemos um artigo no ano passado que explica como funciona. O resumo é que os filtros HEPA capturam partículas que são 133 vezes mais finas que um fio de cabelo humano! Isso além de compostos orgânicos voláteis (VOCs) potencialmente prejudiciais que podem estar à espreita dentro do ar interno. Os filtros HEPA são poderosos .

De qualquer forma, como os filtros HEPA são extremamente densos em comparação com filtros padrão ou filtros de mídia, você precisará de um ventilador adicional para aumentar o fluxo de ar. Seu manipulador de ar ou ventilador do forno não pode puxar o ar através do filtro por conta própria, então os filtros HEPA vêm como parte de um sistema que inclui um ventilador adicional.

Nós apenas instalamos no retorno e voila ! Você tem a melhor experiência de filtragem.

Aqui está outra coisa legal sobre os sistemas HEPA:eles vêm com conexões que permitem adicionar ventilação de ar fresco à sua casa. Falando de…

5. Ventile com ar fresco e filtrado


Trazer ar fresco e filtrado para sua casa é uma ótima maneira de diluir o ar viciado e "menos limpo" que já está dentro. A maioria dos sistemas de ventilação mecânica que introduzem ar fresco também fazem dupla função, empurrando o ar viciado para fora, seja por meio de pressão positiva ou mecânica balanceada. De muitas maneiras, isso torna a ventilação de ar fresco a melhor melhoria de QAI!

Se você estiver pronto para controlar a umidade enquanto circula ar fresco e filtrado em toda a sua casa, um desumidificador para toda a casa com ventilação de ar fresco geralmente é a melhor opção em nossa zona climática. Se você tem uma casa super hermética, um ventilador de recuperação de energia (ERV) pode fazer mais sentido. O ERV é um sistema equilibrado, por isso traz e remove a mesma quantidade de ar de uma só vez.

Em geral, desumidificadores de ventilação para toda a casa são as melhores escolhas para a maioria das pessoas no Sudeste, na maioria das vezes. A ventilação mantém o ar circulando e a desumidificação mantém o ar seco, resultando em zero mofo e praticamente sem ácaros. If you need an ERV, you either live in a high performance home or you've made a lot of improvements to your home's envelope.

Choose the options that make sense for your home


Not everybody needs UV lights, but some people do. Not everyone needs a whole-house dehumidifier, but some people do. HEPA filters may not be for everybody, but…

You get the idea.

After covering the IAQ basics (#1 above), you can make additional improvements based on your needs and the needs of your family. Every IAQ upgrade has the potential to help you breathe easier indoors, and that's a good thing.