>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Partes e funções de um mouse de computador


Os ratos são um componente periférico básico de todos os computadores desktop modernos. Os ratos enviam dados para o seu computador que informam ao seu computador onde exibir o cursor da interface gráfica do usuário do seu sistema operacional. Embora os camundongos tenham uma variedade de formas e tamanhos, suas partes e funções básicas permanecem semelhantes. Cada mouse tem pelo menos um botão para entrada do usuário, uma conexão com o computador e uma maneira de rastrear o movimento.

Botões


O botão ou botões de um mouse constituem parte ou toda a superfície superior do mouse. Quando você pressiona um botão, ele informa ao seu computador para executar uma ação no local do cursor na tela. Um mouse tem pelo menos um botão, embora a maioria tenha dois ou mais. Em alguns mouses, como o mouse padrão para muitos computadores desktop da Apple, toda a superfície superior do mouse é um único botão. Mouses de dois botões permitem que você insira mensagens diferentes em seu computador, dependendo se você clicar no botão direito ou esquerdo. Seu computador interpreta esses diferentes cliques com base na configuração do driver do mouse.

Detecção de movimento


Seu computador precisa receber dados sobre o movimento e a localização do mouse. Os dois componentes mais comuns para coletar esses dados são o trackball e o sensor óptico. O trackball é uma pequena bola dentro de uma cavidade embaixo do mouse. À medida que o trackball rola por uma superfície, as engrenagens internas codificam dados sobre a posição do mouse. Trackballs requerem alguma manutenção, pois a cavidade pode se encher de sujeira e detritos, causando imprecisões nos dados de movimento. Os mouses ópticos usam um sensor óptico para rastrear o movimento do mouse em uma superfície. Isso é menos suscetível a erros causados ​​pela entrada de sujeira e detritos, mas o sensor óptico pode ter um desempenho diferente dependendo das propriedades refletivas da superfície do mouse. Um terceiro e menos comum sensor de movimento é o giroscópio interno. Isso elimina a necessidade de qualquer tipo de contato entre o mouse e uma superfície.

Roda de rolagem


Muitos mouses têm pelo menos uma roda usada para enviar dados de rolagem para o computador. Drivers de mouse padrão interpretam dados de rolagem de acordo com a janela atual em sua GUI. Por exemplo, se sua janela atual for uma janela do navegador, a roda de rolagem permitirá que você role para cima e para baixo nessa janela. Em muitos mouses, a roda de rolagem também funciona como um terceiro botão. Em alguns casos, pressionar o botão de rolagem ativará ou desativará o modo de rolagem. Este modo permite rolar movendo o mouse inteiro em vez de rolar a roda.

Conexões


Seu mouse não pode transmitir dados se não estiver conectado ao seu computador. Alguns mouses se conectam ao computador por meio de um cabo, enquanto outros são sem fio. Se o mouse tiver um cabo, provavelmente é um cabo USB que se encaixa na porta USB do computador. Os mouses anteriores utilizavam conexões diferentes, como portas seriais ou PS/2. Os mouses sem fio se conectam ao seu computador transmitindo sinais infravermelhos ou de rádio. Os sinais de rádio enviados pelo mouse também são conhecidos como sinais Bluetooth. Ambos os sinais infravermelhos e Bluetooth requerem um detector em seu computador. Normalmente, você conecta esse detector a uma porta em seu computador. O detector receberá os dados de movimento do mouse e os transmitirá ao seu computador. Para enviar esses sinais, seu mouse deve ser alimentado por baterias.