>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Vida Inteligente

Partes obrigatórias de um computador


Os computadores podem parecer máquinas excessivamente complicadas, com fios, parafusos e placas de circuito amontoadas em cada centímetro quadrado do gabinete do computador. A verdade é que, embora existam muitos acessórios disponíveis, um computador realmente requer apenas algumas chaves, peças essenciais para funcionar corretamente. Cada peça oferece muitas opções em termos de velocidade, tamanho e capacidade, e suas necessidades individuais e o uso pretendido do computador devem ditar o quão rápido ou poderoso um sistema você realmente precisa.

Gabinete do computador e placa-mãe


A primeira parte obrigatória mais óbvia para um computador é a caixa, também conhecida como torre. A caixa do computador abriga e protege todos os delicados componentes elétricos internos que permitem que o computador funcione e execute tarefas complicadas. Dentro do gabinete fica a placa-mãe, que atua como o sistema nervoso de um computador. Ele conecta todos os outros componentes entre si, permitindo que eles trabalhem juntos para executar programas, acessar memória e ler o disco rígido. Algumas placas-mãe não se encaixam fisicamente em alguns gabinetes de computador, portanto, verifique o encaixe se estiver montando seu próprio sistema.

CPU e RAM


A CPU, ou unidade central de processamento, atua como o cérebro real do computador e é a parte responsável por todos os cálculos e processos que a máquina executa. Cada ação e programa é controlado pela CPU, e quanto maior o número de megahertz, listado como MHz, mais rápido a CPU executa os processos. A RAM, ou memória de acesso aleatório, é um tipo de arquivo temporário de armazenamento de dados que a CPU requer durante a execução de processos. Quanto maior o número de megabytes, ou MB, no chip de RAM, mais capacidade de armazenamento ele oferece. Algumas placas-mãe vêm com CPU e RAM pré-instaladas, enquanto outras exigem a compra separada de todos os três componentes.

Unidades


O disco rígido fornece armazenamento permanente de informações e dados. Documentos pessoais, arquivos de programas e seu sistema operacional ficam todos no disco rígido. Os discos rígidos estão disponíveis em tamanhos que variam de gigabytes ou GB a terabytes ou TB. Programas e outros softwares são normalmente instalados por meio de CDs e requerem uma unidade de CD/DVD para ler esses discos. Existem várias opções para essas unidades, pois algumas apenas lêem discos, enquanto outras podem lê-los e gravá-los.

Dispositivos de interface


Ter todos esses componentes intrincados e poderosos dentro do gabinete do computador não adianta nada se você não puder interagir com os dados que eles contêm. Dispositivos de entrada e saída, ou dispositivos de interface, permitem a interação com os programas e dados dentro do computador, e os três componentes vitais são o monitor, o teclado e o mouse. O monitor do computador exibe os vários textos, gráficos e dados contidos em seu computador, enquanto o teclado e o mouse permitem que você manipule e interaja com esses dados.

Cartões de mídia


A placa de vídeo ou gráfica permite que o computador se comunique e exiba gráficos no monitor, enquanto a placa de som fornece saída para sinais de áudio. Em alguns casos, essas duas placas estão incluídas na placa-mãe. Para usuários sérios sobre sua experiência visual e de áudio no computador, como jogadores ou aqueles que criam vídeos em seus computadores, placas de som e vídeo de alta qualidade estão disponíveis separadamente.

Energia e refrigeração


Para alimentar todos esses componentes sofisticados no gabinete do computador, você precisará de uma fonte de alimentação. A maioria dos gabinetes vem com uma fonte de alimentação pré-instalada, e a maioria das fontes de alimentação também contém um ventilador embutido para resfriamento adicional. Os componentes dentro de um gabinete de computador geram calor durante a operação, e esse calor pode causar danos se for levado a uma temperatura excessivamente alta. Os ventiladores internos ajudam a dissipar esse calor, liberando-o através das aberturas de ventilação cortadas no gabinete para proteger o computador contra superaquecimento.