>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Segurança do aquecimento doméstico:15 principais dicas de prevenção de incêndio que todo proprietário deve saber


Não há nada mais aconchegante do que se aconchegar em frente ao seu ponto de aquecimento, ler um bom livro ou assistir ao seu programa favorito em uma noite fria.

Mas você sabia que o equipamento de aquecimento é a segunda principal causa de incêndios em residências e lesões por incêndio em residências?

De acordo com a Cruz Vermelha Americana, os incêndios domésticos aumentam entre os meses de outono e inverno, com pico em dezembro e janeiro. A National Fire Protection Association informou que, em 2020, os incêndios em estruturas residenciais resultaram em 2.630 mortes.

Mas não se preocupe! A maioria dos incêndios domésticos é evitável e, portanto, todos os proprietários devem seguir as diretrizes de segurança de aquecimento. Se você estiver usando um aquecedor de ambiente, uma lareira a lenha ou uma combinação de diferentes sistemas de aquecimento, você pode aquecer sua casa com segurança tomando medidas de precaução.

Reunimos este guia para ajudá-lo a ficar seguro e relaxado diante de suas fogueiras noturnas sem ter que se preocupar em queimar sua casa.

Regras gerais de segurança de aquecimento


Para tornar esta temporada de inverno tranquila, fique de olho nestas 10 regras de segurança para aquecimento doméstico:

1. Instale um detector de fumaça e alarme de monóxido de carbono


Uma vez que um incêndio começa, ele se espalha surpreendentemente rápido. Você precisa saber o mais rápido possível se um incêndio começou e, para isso, você precisa de um detector de fumaça. De acordo com a National Fire Protection Association (NFPA), quase três em cada cinco mortes por incêndio em residências ocorreram em residências sem alarmes de fumaça ou com alarmes de fumaça que não funcionavam.

Então, não basta colocar o alarme e esquecê-lo. Teste seus alarmes e detectores uma vez por mês para garantir que estejam funcionando bem. Se o seu detector de fumaça usa uma bateria reserva, instale uma nova bateria pelo menos uma vez por ano. Se você mora em uma casa de vários andares, tenha um alarme de fumaça em todos os níveis de sua casa.

2. Evite objetos inflamáveis ​​


A Consumer Product Safety Commission recomenda que o equipamento de aquecimento seja colocado a pelo menos um metro de distância de itens inflamáveis.

Itens como cortinas, travesseiros, livros, papéis, carpetes, móveis, roupas de cama, tintas, eletrônicos, aerossóis e fósforos não devem estar próximos ao equipamento de aquecimento.

3. Ligue para o Corpo de Bombeiros em caso de vazamento de gás


Se sentir cheiro de vazamento de gás de sua unidade de aquecimento, não tente ligá-la ou acender fogo próximo a ela. Leve sua família e saia de casa. Então chame o corpo de bombeiros imediatamente.

4. Garanta a ventilação adequada para a segurança do aquecimento


A ventilação é muito importante ao usar lareiras a lenha, aquecedores de água ou aquecedores à base de combustível. O monóxido de carbono é um gás incolor e inodoro que pode passar completamente despercebido e causar doenças graves ou, em casos graves, a morte por envenenamento.

Você deve ter uma fonte de ar fresco; abra uma porta ou janela pelo menos uma polegada ao usar aquecedores de combustível. No caso de lareiras, certifique-se de que os respiros e a chaminé estão funcionando bem. Um aquecedor de água precisa de espaço para respirar para que o conjunto piloto queime adequadamente. Se o fluxo de ar for cortado, pode resultar em incêndio. A ventilação ajuda a manter os gases inflamáveis ​​longe do aquecedor de água.

5. Mantenha a unidade de aquecimento longe de crianças e animais de estimação


Crianças e animais de estimação não devem ser permitidos em qualquer lugar perto do aquecedor. Tente colocar o equipamento portátil de aquecimento um pouco mais alto por segurança e mantê-lo fora do alcance deles. Não os deixe sozinhos em uma sala com o aquecedor ligado, especialmente se você usar uma fonte de fogo aberta para aquecimento.

6. Não use o forno para aquecer sua casa


Fornos e fogões são projetados para cozinhar e não podem aquecer sua casa com eficiência. Além disso, há um alto risco de incêndio que pode colocar sua vida em perigo.

7. Nunca use um aparelho de aquecimento com um cabo danificado


Com o desgaste do uso, os cabos de sua unidade de aquecimento podem ficar desgastados e podem acabar sendo expostos. Um cabo danificado pode torná-lo vulnerável a choques elétricos e também pode levar a um incêndio em casa.

Evite ligar a unidade com um cabo desfiado em nenhuma circunstância. Não toque no fio danificado nem tente enrolar o fio elétrico em fita de PVC; não é uma solução permanente. Em vez disso, entre em contato com os profissionais e deixe que eles consertem para você.

8. Não deixe seu aquecedor ligado durante a noite


Alguns aquecedores podem ser deixados ligados durante a noite, mas é sempre uma boa ideia desligá-los, especialmente os aquecedores à base de combustível.

Quando você liga o aquecedor durante a noite, os níveis de monóxido de carbono tóxico podem exceder os níveis seguros. Como resultado, você pode sentir asfixia, dor no peito, dores de cabeça e outros problemas. A ausência de oxigênio e monóxido de carbono excessivo em uma sala também pode levar à morte do sono. Pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares estão em maior risco.

Portanto, crie o hábito de desligar todas as unidades de aquecimento antes de ir para a cama.

9. Sempre opte pela instalação profissional


Ao instalar um aquecedor de água, lareira a lenha ou outro equipamento de aquecimento, chame sempre um profissional qualificado. Certifique-se de que a instalação esteja de acordo com os códigos locais e as instruções do fabricante. Para equipamentos de queima de combustível, verifique se estão devidamente ventilados para fora para evitar envenenamento por monóxido de carbono.

10. Não traga um aquecedor externo para dentro de sua casa


Os aquecedores externos emitem muito mais monóxido de carbono do que as unidades internas, portanto, não são adequados para espaços fechados. Os gases nocivos se espalham no ar externo enquanto não têm para onde escapar quando usados ​​em ambientes fechados, colocando você em risco.

Diretrizes de segurança de equipamentos de aquecimento


Ao seguir as instruções de segurança ao usar seus sistemas de aquecimento doméstico, você pode ficar confortável durante todo o inverno sem se preocupar com a segurança do aquecimento.

11. Segurança do aquecedor de ambiente


Aquecedores de ambiente são uma ótima maneira de aquecer sua casa no inverno, desde que sejam usados ​​com segurança.

De acordo com a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA, estima-se que 25.000 incêndios residenciais estejam associados ao uso de aquecedores de ambiente todos os anos, levando a mais de 6.000 idas ao pronto-socorro por queimaduras.

No entanto, não há necessidade de entrar em modo de pânico. Os modelos mais novos são bastante seguros em comparação com os mais antigos e, desde que você siga todas as diretrizes, os aquecedores de ambiente são completamente seguros para aquecer sua casa.

Vejamos algumas das dicas de segurança do aquecedor de ambiente que você não deve ignorar:

1. Mantenha-o no chão

Você pode ficar tentado a colocar seu aquecedor em uma mesa enquanto trabalha ou em uma prateleira, mas há um risco maior de incêndio. No entanto, você só deve colocar o aquecedor no chão. O aquecedor pode cair ou tombar acidentalmente, resultando em incêndio se colocado em uma superfície mais alta.

Recomenda-se que você coloque o aquecedor em uma superfície lisa e plana para evitar qualquer acidente. Além disso, compre um aquecedor que venha com um interruptor de segurança, pois ele desliga automaticamente em caso de queda.

2. Não use cabos de extensão com aquecedor de espaço

Você deve sempre conectar os aquecedores elétricos diretamente na tomada da parede. Protetores contra surtos, cabos de extensão e temporizadores de plugue são um grande não. Esses itens adicionados podem sobrecarregar o circuito que permite que o calor se acumule, resultando em um incêndio.

Além disso, ao usar a tomada da parede, mantenha o aquecedor a alguns metros de distância da parede para evitar superaquecimento.

3. Mantenha-o longe da água

Água e eletricidade fazem uma combinação mortal, então mantenha seus aquecedores elétricos longe de cozinhas e banheiros. Você pode verificar este artigo para algumas idéias de aquecimento do banheiro.

4. Nunca deixe o aquecedor desacompanhado

A melhor maneira de evitar um incêndio é nunca deixar o aquecedor sozinho, principalmente se você tiver crianças e animais de estimação. Eles podem derrubar o aquecedor, o que pode causar um incêndio. Mesmo que o aquecedor esteja desligado, as crianças curiosas podem começar a brincar com o plugue e o cabo, o que pode ser perigoso.

Além disso, as instruções sobre aquecedores de ambiente também alertam para não deixá-los ligados durante o sono.

12. Segurança do aquecimento da lareira interna e do fogão a lenha


O ambiente de uma lareira interna torna uma opção popular de aquecimento no inverno. No entanto, ao usar uma lareira a lenha ou um fogão a lenha, você deve tomar precauções devido ao risco de uma lareira aberta.

Siga estas dicas de segurança de aquecimento para continuar desfrutando do som crepitante da madeira queimando sem qualquer preocupação:

1. Escolha o tipo certo de madeira

A madeira que é deixada secar e bem temperada produz os melhores resultados. Nunca use madeira recém-cortada, pois contém umidade, que libera uma grande quantidade de creosoto, um resíduo tóxico e inflamável. Madeiras de carvalho, bétula e freixo são opções preferíveis, enquanto madeira flutuante, madeira verde e madeira podre devem ser evitadas a todo custo.

2. Verifique se há acúmulo de creosoto na chaminé

Se o creosoto não for removido da chaminé, pode formar uma camada de detritos. A maioria dos incêndios em chaminés começa devido ao alto acúmulo de creosoto combinado com alta temperatura.

Portanto, é altamente crucial que você inspecione e limpe sua chaminé pelo menos uma vez por ano.

3. Nunca use materiais inflamáveis ​​para iniciar um incêndio

Use sempre lenha limpa e temperada para o fogo. Não use papel, galhos ou qualquer líquido inflamável, como querosene, para iniciar um incêndio.

4. Mantenha as portas do fogão a lenha fechadas

A menos que você esteja carregando a lenha ou atiçando o fogo, certifique-se de sempre manter a porta do seu fogão a lenha fechada.

5. Use uma difusão com lareira

Uma tela de difusão impedirá que faíscas saltem de toras de madeira e caiam de sua lareira. Instale uma tela feita de vidro ou tela metálica como medida de segurança.

6. Coloque as cinzas a uma distância segura

Deixe as cinzas esfriarem e coloque-as em um recipiente de vidro ou metal. Nunca use uma caixa de plástico para colocar cinzas. Depois de coletar as cinzas, mantenha o recipiente a pelo menos 3 metros de distância de sua casa.

13. Diretrizes de segurança do aquecedor de água


A segurança do aquecedor de água geralmente é ignorada; however, it can cause a fire explosion if not maintained properly. The water heater is a device that involves high temperature, water, and electricity simultaneously, which increases the chances of a mishap.

Be it an electric or a gas water heater; you must always take the following precautionary measures:

1. Inspect Your Water Heater

As your water heater gets older, the thermostat and the heating element inside will start to deteriorate, which causes the flame to become inconsistent. This can cause a fire, particularly if your water heater is in an area where it is susceptible to wind or changes in air supply.

2. Set the Correct Temperature

To prevent hot water burns, you should not set the temperature above 120F.

3. Do Not Store Combustible Items Nearby

Always extinguish the pilot before using flammable liquids near the water heater and keep combustible items such as paint or fuel away from it.

14. Fuel Burning Heater Safety Tips


When the temperature drops, a fuel-based heater can be a convenient supplemental heat source for your home. Make sure you’re using yours following the recommended guidelines:

1. Focus on Routine Maintenance

When using a fuel-based heater, staying on top of maintenance is crucial.

Check the wick of your heater every week and clean it according to the manufacturer’s guidelines. If there’s any spillage of kerosene oil during usage, clean it immediately. Go for professional inspection every two years. The technician will clean out your heater and identify any faults or damage.

2. Use Top Quality Fuel

Ensure that the kerosene oil you are using is of top quality. Do not use the one stored from the previous season, as it could have been spoiled. Kerosene heaters require 1-K grade kerosene. When colored or muddy kerosene is burned, it will give off an odor, smoke and can cause increased indoor pollution levels because of high sulfur content. Also, never try to use a substitute fuel such as stove fuel or gasoline in kerosene heaters as it can cause an explosion.

3. Ensure Your Heating Unit is Recognized by Testing Laboratory

If not operated properly, fuel heaters can pose a huge fire risk. To avoid any damage, make sure your heater is safe to operate and is recognized by a reliable laboratory.

15. Candles &Fire Heating Safety


Candles add ambiance and aroma to your room. You can use them to DIY your own heater to save on heating bills or to keep yourself warm in case of a power outage.

Candles may look benign, but their soft glow can turn into a blaze if left to burn unsupervised. Here are some heating safety tips for you to consider:

1. Don’t Leave it Unattended

If you are using candles to lighten up your area or to provide warmth in case of a power outage, you should never leave it without supervision.

Always make sure that the candle is completely blown out, and the wick is no longer glowing before leaving the room.

2. Avoid Cold Drafts

If you notice your candle flickering in any other direction other than straight up, there is a draft. It will cause the candle to burn unevenly, and the wax will drip excessively. Moreover, inadequate oxygen will cause it to smoke more.

Prevent drafts by placing the candles away from open windows and vents.

3. Avoid Handling a Burning Candle

Don’t touch the candle while it’s burning or try to move it from one place to another. Also, don’t try to touch the spilled wax while it’s still hot.

4. Keep the Wick Trimmed

Before burning, always trim the wick to ¼ inch. If a candle wick is allowed to get bigger, it tends to burn faster and produce more smoke.

5. Use a Proper Candle Holder

Your candle holder should be sturdy as it will help to prevent your candle from falling over. Your candle holder should also be fire-resistant. If you use a holder made from plastic, it can melt pretty quickly, which can be dangerous.

6. Keep Candles 3ft. Apart

If you are burning more than one candle, keep them apart; at least maintain 3 feet distance. This will ensure they don’t melt each other or create their own draft.

Always keep the heaters in sight and out of reach of pets, children, and away from flammable items. Ensure proper home ventilation to avoid the buildup of harmful gases, and always install a smoke alarm and carbon monoxide detector. Always call a professional to install your heating system and never leave it on overnight. Following these heating safety tips will keep your home safe while you enjoy the holiday season to the fullest.