>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Serviço AC:Dicas para remover mais umidade de sua casa


Por que remover mais umidade das casas é um desafio, mesmo com o jateamento AC? Nos subúrbios de Houston e Sugar Land, Texas, somos abençoados com um clima tropical. É quente a maior parte do ano, e nossa proximidade com a costa, mesmo quilômetros para o interior, significa que o ar é naturalmente mais úmido durante grande parte do ano.

Além de muitos dias ensolarados e quentes, Houston e seus subúrbios têm uma média de 52 polegadas de chuva por ano. Também observamos o clima de perto de junho a novembro durante a temporada de furacões, que pode cair muita chuva em pouco tempo.

Quando você combina temperaturas quentes e umidade, pode ser uma receita para se sentir abafado e desconfortável ao ar livre. Por esse motivo, muitos proprietários consideram o ar condicionado interno um requisito. O ar condicionado remove a umidade e resfria o ar, mas às vezes você quer remover ainda mais umidade. As dicas a seguir ajudarão você a entender as fontes de umidade em sua casa e o que você pode fazer para ajudar ainda mais o seu ar condicionado.

Quão úmido você precisa que esteja dentro de casa?


De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, você deve procurar uma umidade relativa interna de 60% ou menos e idealmente entre 30-50% para se sentir confortável. Em nossa área, é mais típico estar na faixa de 50x de umidade relativa. Se a umidade relativa for superior a 65%, o ar parecerá pesado e abafado. Pode parecer desconfortável porque o suor não é capaz de evaporar com eficiência da pele, interrompendo o sistema de resfriamento do corpo.

É por isso que às vezes você ouve os meteorologistas falarem sobre o índice de calor, que calcula a temperatura externa e a umidade combinadas. Usamos o aplicativo OSHA-NIOSH Heat Safety Tool quando estamos trabalhando porque ele pode nos dizer como está o clima para que possamos ajustar como estamos trabalhando para permanecermos seguros. Sabemos que se a temperatura estiver entre meados e 90 graus lá fora, precisamos ter cuidado com o tempo que trabalhamos ao ar livre ao sol ou em espaços que não são climatizados, como o sótão.

Quão úmido está em sua casa agora?


A maneira mais fácil de saber o quão úmido está dentro de casa é usando um higrômetro que pode medir a quantidade de umidade em uma área específica. É tipo um termômetro. Você pode obtê-los como um dispositivo portátil com baterias ou podem ser integrados ao seu termostato.

Um umidóstato, por outro lado, é um dispositivo embutido em um aparelho, como um desumidificador ou um termostato inteligente, e é usado para controlar os níveis de umidade da casa. Muitos dos termostatos mais recentes têm essa funcionalidade integrada, então veja se você já tem isso e talvez não tenha percebido. Ecobee, Google Nest, Honeywell, Ruud Eco Net e Carrier Cor/Infinity são apenas algumas das marcas. Há muitos mais.

Tenha em mente que a colocação do seu higrômetro ou termostato é importante para obter uma leitura precisa. A colocação em uma cozinha, banheiro ou próximo a um aquário fornecerá leituras elevadas.

Quando a umidade é muito alta, pode causar danos a longo prazo dentro de uma casa. Fonte:Canva.com/Germi_P

O que acontece se estiver muito úmido por dentro?


Se estiver muito úmido dentro de sua casa, você pode se sentir desconfortável. Isso é mais aparente quando está quente, mas também o vemos nos meses mais frios. Muita umidade dentro de casa ao longo do tempo pode causar mofo e bolor, condensação nas paredes e janelas e levar ao apodrecimento e danos estruturais.

O excesso de umidade pode afetar a qualidade do ar interno, levando a sintomas respiratórios, alergias e crises de asma para alguns.

O que causa a alta umidade nas residências além da umidade externa?


Existem muitas causas para uma maior umidade em casa e a boa notícia é que você pode tomar algumas medidas para reduzir a umidade por conta própria.

Se você tem muitas pessoas em sua casa, como uma festa ou uma família grande, naturalmente será mais úmido dentro de casa. É por isso que abaixamos o ar condicionado quando recebemos pessoas.

Fora isso, provavelmente as maiores causas de umidade nas residências são as seguintes:
  • Vazamentos no encanamento e no eletrodoméstico – veja sua máquina de lavar louça, geladeira, aquecedor de água, torneiras, banheiras, vasos sanitários e lavadora de roupas, por exemplo.
  • Chuveiros e banhos – Chuveiros e banhos quentes adicionam muita umidade ao ar. O uso de água um pouco mais fria e o uso regular de um exaustor com ventilação adequada ao ar livre ajudam muito.
  • Secadora de roupas – Quando foi a última vez que você inspecionou e limpou a ventilação da sua secadora? Quando a ventilação da secadora não é devidamente ventilada, ela pode soprar ar quente e úmido para dentro da casa.
  • Cozinhar – Quando você tem panelas para ferver, está aumentando o problema da umidade. Quando possível, use tampas nas panelas ou considere diferentes maneiras de cozinhar durante as partes mais quentes do ano. Usar um exaustor que seja ventilado para o exterior e não recircule de volta para dentro da casa pode ajudar a diminuir a umidade.

A manutenção regular da casa pode reduzir a umidade


Se a umidade for um grande problema, existem outros fatores ambientais que você pode analisar para reduzir a umidade em sua casa.
  • Pisos – carpetes e tapetes absorvem naturalmente mais umidade do que outros tipos de pisos.
  • Pintura – você pode usar tinta em vez de papel de parede ou revestimentos de parede de vinil que podem reter a umidade atrás das paredes.
  • Telhados e calhas – Você já olhou para o seu telhado para determinar se existem vazamentos ocultos que devem ser reparados? Se você tiver calhas que direcionam a chuva e a umidade para longe de casa, elas estão em boas condições de funcionamento e não depositam água extra perto da casa.
  • Isolamento – O isolamento adequado pode ajudar a manter o ar condicionado no interior e reduzir o calor ou frio vindo do exterior. Com o tempo, alguns tipos de isolamento podem se degradar e um novo isolamento soprado pode melhorar a eficiência energética da sua casa e controlar os níveis de umidade no interior.
  • Ventilação do sótão – Os sótãos no verão tendem a aquecer, o que aumenta a quantidade de calor e umidade que um ar condicionado deve suportar. Quando esse ar quente se acumular, ele voltará para sua casa. Aberturas e ventiladores no sótão podem ajudar.
  • Janelas e portas – calafetagem, calafetagem e varreduras de portas podem ser adicionadas ou atualizadas para manter o ar condicionado que você deseja no interior.
  • Recursos internos de água – Se você tiver grandes aquários e fontes de água, eles podem ser uma fonte oculta de umidade.
  • Plantas – Geralmente somos um grande fã de vegetação por dentro porque as plantas podem limpar o ar. Se você tiver uma estufa em miniatura dentro de casa e um problema de umidade, considere reduzir.

Então, por que minha casa está tão úmida? Preciso de serviço de CA?


Um ar condicionado ou bomba de calor, quando dimensionado adequadamente para sua casa, deve ser capaz de lidar com a umidade e o resfriamento em sua casa. Se isso não estiver acontecendo, pode haver algumas coisas acontecendo.
  1. Manutenção regular – Recomendamos a manutenção de seu AC e aquecedor duas vezes por ano, para que seu sistema HVAC seja inspecionado e mantido regularmente. Durante os ajustes de CA, identificamos filtros entupidos, sopramos e tratamos drenos de condensado, limpamos bobinas sujas, procuramos problemas elétricos, verificamos equipamentos de segurança e descobrimos restrições de fluxo de ar que podem causar problemas maiores posteriormente. Um contrato de serviço de HVAC com sua empresa de HVAC favorita pode facilitar para os proprietários proativos cuidarem de seu ar condicionado.
  2. Ciclagem curta de CA – Quando um AC é de ciclo curto, refere-se ao seu sistema HVAC ligando e desligando, repetidamente. Pode esfriar, mas o ar parece pegajoso e desconfortável. Verifique seu termostato ou higrômetro para verificar o nível de umidade para confirmar, mas pode ser que seu ar condicionado não esteja funcionando o tempo suficiente para remover a umidade do ar. Isso pode significar que seu ar condicionado é muito grande para sua casa.
  3. Sistemas de climatização de velocidade variável – Um sistema HVAC de velocidade variável é infinitamente mais eficiente porque usa apenas o ar condicionado necessário. Ele pode desumidificar se isso for tudo o que é necessário ou usar todo o seu poder para desumidificar e esfriar nos dias mais quentes. Eles são tão adaptáveis, e é por isso que é mais difícil dimensioná-los errado para uma casa. Eles podem ser uma boa escolha se a umidade for um problema contínuo.
  4. Configurações do termostato – Acredite ou não, as configurações do termostato podem fazer com que seu ar condicionado seja menos eficiente na remoção de umidade. Na maioria dos casos, defina o ventilador do seu termostato para “Automático” e não “Ligado” o tempo todo. Especialmente nos meses mais quentes, esta configuração proporcionará uma melhor desumidificação. Quando seu ventilador está configurado para ligar automaticamente (ou seja, “AUTO”), a umidade é retirada dos drenos de ar externos. Se o seu ventilador estiver funcionando continuamente, isso interromperá esse processo e a umidade poderá voltar para sua casa.
  5. Drenagem de condensado – O dreno de condensado do seu ar condicionado pode ser outra fonte de umidade e vazamentos de água quando ficam entupidos. Se o seu dreno de condensado tiver um interruptor de bóia ou protetor de teto, ele desligará o seu AC e evitará vazamentos. Sem isso, seu AC pode continuar soprando, mas o ar não é frio. Muitas vezes somos chamados para consertá-los, mas os proprietários podem manter as linhas de drenagem de condensado

Pronto para se sentir mais confortável dentro de casa?


Quando muita umidade se acumula em sua casa, pode ser um problema complicado de resolver. Entre em contato com os especialistas da Terry's A/C &Heating, que atende Fort Bend County, Sugar Land, Richmond, Katy, Fulshear, Rosenberg e West Houston. Podemos reparar e fazer a manutenção do seu sistema AC e recomendar soluções inteligentes para eliminar definitivamente os problemas de umidade.

Imagem do cabeçalho:Canva.com/Kaisorn