>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

Tempere sua casa:15 dicas e truques para preparar sua casa para o inverno em 2022


O tempo frio pode ser destrutivo! Pesadas pilhas de neve podem causar o colapso de um telhado. Os canos de água podem congelar e estourar, inundando sua casa. Além disso, as temperaturas de congelamento e a perda de calor dificultam a manutenção das configurações perfeitas do termostato. Sem mencionar o estresse adicional do aumento das contas de AC.

Mas a boa notícia é que você pode evitar ser vítima de todos esses problemas agindo de forma inteligente! Tudo o que você precisa fazer é ficar à frente e começar a climatizar sua casa antes do início dos invernos. Dessa forma, você poderá combater quaisquer ameaças das condições climáticas extremas e ter sua casa bem preparada antes que a temperatura caia.

A meteorização doméstica significa preparar ou proteger sua casa contra condições climáticas adversas. Ajuda a sua unidade de aquecimento a funcionar de forma eficaz e não só aumenta o seu conforto, mas também melhora a qualidade do ar interior, mantendo os alérgenos afastados.

As atualizações de climatização podem ajudá-lo a economizar uma média de US$ 283 ou mais por ano. Além disso, fortalece a durabilidade da sua casa e agrega valor.

Então, aqui está uma extensa lista de 15 coisas que podem ajudar a climatizar sua casa e mitigar qualquer tipo de dano de inverno.

1. Climatize o exterior da sua casa


Neve, ventos fortes e chuva podem tornar difícil para sua casa suportar o clima rigoroso do inverno. No entanto, você pode tomar as seguintes medidas para melhorar a estrutura externa e garantir a proteção ideal.
  • Inspeção do telhado – Inspecione seu telhado e verifique se há telhas quebradas ou ausentes. Você não precisa substituir as telhas quebradas, apenas reparar o dano fará o trabalho. Comece aplicando uma camada grossa de selante de telhado sob a rachadura. Em seguida, pressione a telha para baixo e aplique uma segunda camada. Em seguida, espalhe uniformemente com uma espátula. No entanto, no caso de uma telha faltando, você terá que substituir a coisa toda.
  • Ajuntamento de telhado – Instale ancinhos de telhado para evitar que a neve se acumule no telhado.
  • Aparar galhos – Se notar galhos salientes no telhado, apare-os para evitar danos às telhas e calhas. A neve pesada pode derrubar os galhos estendidos e representar um risco à segurança de sua casa e de qualquer transeunte. Limpe bem todas as folhas e sujeiras acumuladas no telhado.
  • Limpe calhas e calhas – Isso é para evitar que a água volte e danifique o telhado. A neve derretida só será drenada adequadamente se as calhas estiverem limpas. Isso também evitará o crescimento de mofo dentro dos tubos.
  • Verifique os corrimãos – Verifique se há trilhos soltos e limpe qualquer água parada para evitar que as pessoas escorreguem nas calçadas.
  • Inspecione os espaços de rastreamento e a área do porão – Limpe qualquer umidade e detritos acumulados nos forros. A água parada pode se mover pelas rachaduras no chão e entrar em sua casa. Instale uma barreira de vapor para evitar o acúmulo de umidade e o crescimento de mofo.

2. Automatize o clima da sua casa


Ser inteligente é uma das maneiras mais eficientes de climatizar sua casa. Termostatos inteligentes ou controladores de CA inteligentes para sistemas de aquecimento sem dutos oferecem controle total do clima da sua casa e ajudam a ampliar sua economia de energia.

Esses dispositivos inteligentes podem manter sua casa confortável o tempo todo. Basta adicionar seus níveis preferidos de temperatura e umidade, e eles cuidarão do resto.
  • Programação - Você pode definir horários de aquecimento diários ou semanais com antecedência com base em sua rotina, o que pode ajudá-lo a economizar em suas contas.
  • Controle sua unidade de qualquer lugar – Dispositivos inteligentes não permitem que você comprometa seu conforto. Odeia voltar para uma casa gelada no inverno? Você pode usar seu smartphone para configurar seu HVAC para ligar uma hora antes de sua chegada. A sensação de entrar em uma casa quentinha quando está nevando lá fora é inexplicável!
  • Modo de proteção contra congelamento :Os controladores inteligentes Cielo Breez suportam o modo de proteção contra congelamento de ACs sem dutos. Usando isso, você pode evitar temperaturas congelantes para evitar que seus canos em sótãos, armários de cozinha ou garagem rachem ou estourem no tempo frio.
  • Economia de energia – Dispositivos inteligentes de controle climático mantêm você ciente de seus padrões de uso de energia, o que o ajuda a fazer as alterações necessárias para reduzir as contas. Os controladores inteligentes Cielo Breez, por exemplo, ajudam você a economizar até 25% em seus custos de eletricidade.
  • Zoneamento de climatização - O termostato inteligente ou o controlador de CA inteligente podem ajudá-lo a dividir sua casa em diferentes seções e criar zonas. Cada pessoa em sua casa pode desfrutar de sua temperatura preferida. Esta pode ser uma solução ideal para acabar com a guerra do termostato em sua casa.

3. Climatize suas janelas


Os vazamentos de ar de rachaduras e lacunas em suas janelas interrompem o clima quente perfeito de sua casa aquecida. Até 30% do aquecimento da sua casa é perdido pelas janelas, tornando mais difícil para a sua unidade HVAC atingir a temperatura definida.

Para preparar suas janelas para os próximos meses de inverno, aponte para o isolamento das janelas.
  • Calafetagem – Aplique calafetagem para cobrir buracos e rachaduras ao redor de portas e partes não móveis de janelas, como caixilhos de janelas.
  • Desgaste – Colocar calafetagem nas portas e nas partes móveis das janelas para evitar fugas de ar. Aplique a faixa entre o caixilho da janela e o caixilho, garantindo que não interfira no funcionamento da janela.
  • Instale isolamento de filme – Para dobrar a proteção nos meses mais frios, você pode instalar filme isolante no vidro da sua janela. O filme aumenta a capacidade da sua janela de reter calor.
  • Instale rolhas de corrente – Coloque tampões de corrente na parte inferior da moldura da janela para evitar a entrada de ar frio. Em seguida, feche bem a janela.
  • Pendurar cortinas ou cortinas – Finalize o processo pendurando cortinas ou cortinas isolantes para reduzir a perda de calor durante as noites frias de inverno. Durante o dia, enrole-os e aproveite ao máximo a luz do sol.

4. Climatize suas portas


Você pode não perceber, mas o ar que escapa por baixo das portas e articulações afeta significativamente a temperatura da sua casa. Quando o ar quente está escapando constantemente, seu sistema de aquecimento terá dificuldade em manter sua temperatura preferida.

A climatização das portas vedará todos os vazamentos de ar e poderá ajudá-lo a desfrutar de um inverno aconchegante dentro de casa.
  • Calafete as portas – Inspecione as portas quanto a rachaduras e lacunas e use calafetagem para preenchê-las.
  • Instalar calafetagem – Tirar a calafetagem dos batentes da porta e certificar-se de que encaixa bem nos cantos. A calafetagem deve ser espessa, mas não deve interferir na operação da porta.
  • Instale protetores de rascunho – Coloque-os na parte inferior da porta para evitar a troca de ar. Uma toalha grossa enrolada para caber no fundo também pode funcionar, mas apenas para portas que não estão em uso.

5. Prevenir barragens de gelo


Sincelos parecem divertidos, mas definitivamente não no seu telhado. Temperaturas congelantes muitas vezes levam à formação de barragens de gelo no telhado. Eles são formados depois que a neve em seu telhado derrete, desce e volta a congelar perto das bordas, criando algo semelhante a pingentes de gelo.

O que acontece é que o ar quente do sótão faz com que o gelo derreta, mas quando chega perto da borda, não há ar quente, então ele volta a congelar.

Barragens de gelo são más notícias, pois danificam as telhas do telhado, o sistema de calha da sua casa e fazem com que a água volte para sua casa. Além disso, eles fazem com que o teto caia, o que pode ser perigoso. Mofo e bolor também podem facilmente abrigar em sua casa.

Você pode climatizar sua casa tomando medidas para evitar a formação de barragens de gelo:
  • Instale cabos de degelo – São fios elétricos de aquecimento e evitam que o gelo volte a congelar nas bordas. Eles são presos com clipes e podem permanecer no telhado por muitos anos.
  • Incorpore o isolamento do sótão – Isso interrompe a transferência de calor, o que causa o ciclo de descongelamento/congelamento.
  • Limpe as calhas – Evite barragens de gelo removendo os detritos coletados das calhas.
  • Ventile seu sótão – Instale as aberturas de admissão e exaustão. As aberturas de admissão são instaladas na parte inferior do teto, enquanto as aberturas de exaustão são instaladas na parte superior. A ventilação ajudará o ar quente a sair pelas aberturas de exaustão.

6. Isole seu sótão


Se você tiver pouco ou nenhum isolamento no sótão, isso pode interferir no funcionamento da sua unidade HVAC.

Você estaria se perguntando qual é a conexão entre o isolamento do sótão e seu equipamento de aquecimento. Bem, como o ar quente sobe e o ar frio desce, nos invernos, todo o calor da sua unidade de aquecimento é desviado para o sótão não isolado. Como resultado, você luta para alcançar um ambiente doméstico perfeito. E como discutido acima, um sótão quente leva à formação de barragens de gelo, causando danos ao telhado.

Um sótão devidamente isolado impedirá que o ar quente nas salas abaixo flua para o sótão, evitando a perda de calor.
  • Isole com madeira compensada/placa de parede – Feche grandes penetrações no sótão com madeira compensada ou placa de parede.
  • Use calafetagem – Sele todas as juntas e furos ao redor de tubos, dutos e fios com calafetagem.

Leia o nosso guia detalhado sobre o isolamento do sótão e a melhor forma de o manter.

7. Proteção contra congelamento de tubos


Os tubos em sua casa são propensos a congelar em temperaturas frias. Isso pode causar alguns danos significativos, como canos estourando e inundando sua casa. Além disso, você não terá água fluindo livremente nas torneiras devido aos canos congelados, causando grandes transtornos.

Mas não se preocupe; existem várias maneiras de proteger seus tubos do congelamento:
  • Usar o modo de proteção contra congelamento – A utilização deste modo na sua bomba de calor sem condutas é uma das melhores formas de proteger as suas tubagens. Neste modo, sua bomba de calor funciona a 46 F, consumindo baixa energia. A bomba de calor sopra continuamente o ar quente e evita que a temperatura caia abaixo do ponto de congelamento.
  • Selo – Feche todas as lacunas e rachaduras em seus canos. Além disso, vede as janelas e portas ao redor dos canos para evitar a entrada de ar frio.
  • Isolar – Examine todos os canos e isole-os, especialmente em áreas não aquecidas, como garagem, sótão, banheiros e porão.
  • Use fita térmica – Você pode enrolar uma fita térmica para evitar o congelamento dos tubos. Na verdade, é um cabo elétrico que irradia calor quando conectado a uma tomada.
  • Mantendo as torneiras ligeiramente abertas –A água corrente não congela, então você pode manter as torneiras abertas à noite. Para evitar o desperdício de água, coloque uma tigela embaixo da faceta.

8. Ajuste sua unidade HVAC


Seu sistema HVAC será seu parceiro de conforto na estação fria. Você gostaria que ele funcionasse em condições de alto nível e evitasse quaisquer avarias. Portanto, ao preparar sua casa para o inverno, não esqueça sua unidade HVAC.

Você precisa estar atento a sinais de que seu ajuste AC está vencido e certificar-se de que sua unidade está funcionando corretamente.
  • Verifique os principais componentes – Chame um profissional e verifique os principais componentes do seu AC. Veja se o compressor, o motor do ventilador e as bobinas do evaporador estão funcionando bem.
  • Verifique refrigerante níveis – Alto ou baixo, ambos podem causar problemas graves, e você não gostaria disso no meio de um dia congelante. Além disso, verifique se há vazamento de refrigerante e conserte todas as rachaduras e furos.
  • Filtros de ar limpos – Dê uma olhada completa em seus filtros AC. Filtros entupidos significam que sua unidade terá que trabalhar mais, colocando estresse em sua unidade e desperdício de energia. Limpe ou substitua-os regularmente, dependendo de sua condição. Durante a alta temporada, você deve limpá-los a cada duas semanas e substituí-los a cada três meses.

9. Inspecione seu duto


Seu duto é responsável por levar o ar quente de sua unidade HVAC para toda a casa. Portanto, você deve inspecionar os dutos antes do início da temporada de aquecimento para verificar a saúde geral da sua unidade HVAC.
  • Ajuste profissional – Se as condutas não estiverem devidamente isoladas, podem prejudicar o funcionamento da sua unidade de aquecimento. Você mesmo pode selar pequenos vazamentos, mas entre em contato com um profissional para um check-up adequado.
  • Procure por buracos e rachaduras visíveis – Se você não vir nada, eles podem ser bem pequenos. Nesse caso, ligue seu HVAC em velocidade máxima para verificar o fluxo de ar através dos orifícios. A maioria dos vazamentos ocorre onde os dois dutos são unidos. Coloque a mão perto dessas articulações para sentir o ar saindo.
  • Selar os vazamentos – Use fita de papel alumínio para vedar os vazamentos, mas isso seria uma solução temporária. Para uma correção permanente, use um selante de duto de ar mastique. É uma substância pegajosa que é aplicada em rachaduras e endurece após a secagem.

10. Verifique sua lareira


Preparar seu sistema de aquecimento é uma das maneiras importantes de climatizar sua casa.
  • Limpe a lareira – Quando você não usa uma lareira interna por meses, poeira e outras partículas podem preencher as áreas ao redor que precisam ser limpas antes da chegada do inverno.
  • Inspecione a chaminé quanto a danos – Rachaduras, tijolos soltos, argamassa quebrada podem ocorrer devido a barragens de gelo no telhado. Esses problemas podem interferir na função da chaminé, portanto, certifique-se de corrigi-los antes do início da temporada de outono.
  • Verifique a tampa da chaminé – Substitua a tampa se estiver quebrada para manter as folhas, a chuva e os detritos longe da chaminé.
  • Vede vazamentos de ar – Uma lareira a lenha pode ser uma grande fonte de vazamentos de ar. Você pode instalar vidros apertados para evitar que o ar escape ou entre. Quando você não estiver usando a lareira, mantenha o registro fechado. Além disso, vede todos os vazamentos de ar ao redor da chaminé.
  • Euinspecionei amortecedores – As lareiras têm amortecedores que fecham a chaminé para limitar a perda de calor quando não está em uso. Inspecione-o quanto a danos e limpe-o completamente.
  • Limpe o soprador – Se a sua lareira tiver um ventilador, limpe-a antes do tempo frio; caso contrário, estará soprando toda a poeira acumulada em sua casa.
  • Inspecione a junta - Certifique-se de que está intacto. As juntas de lareira ajudam a manter o gás e a fumaça longe de sua casa.
  • Teste seu alarme de fumaça – Substitua as baterias do seu detector de fumaça e faça testes para garantir seu bom funcionamento.

11. Verifique seu forno


Sujeira e detritos podem se acumular em seu forno e causar ineficiência, aumento nas contas de energia e até mesmo representar um risco à segurança.

Rachaduras na fornalha podem fazer com que gás venenoso mortal entre em sua casa. Além disso, um forno sujo não poderá fornecer um ambiente quente e confortável. O filtro do forno preso com fiapos, pólen e detritos obstrui o fluxo de ar e faz com que o forno funcione por mais tempo para aquecer a casa.
  • Inspecione vazamentos de ar – Comece inspecionando quanto a vazamentos e isolando-os.
  • Limpe os filtros – Limpe-os antes do início da temporada e não se esqueça de trocá-los a cada três meses.
  • Ajuste profissional – Chame um profissional para um check-up completo antes do início da temporada. Eles verificarão todos os principais componentes e também testarão o vazamento de monóxido de carbono.

12. Climatize suas calhas


Uma maneira essencial de climatizar sua casa é limpar as calhas. Folhas, detritos podem entupir as calhas e fazer com que a água vaze do telhado. Eles podem até levar à formação de barragens de gelo.

Para limpar as calhas, siga estes passos:
  • Use uma lona – Antes de iniciar o processo de limpeza, espalhe a lona por baixo para coletar toda a sujeira e proteger sua paisagem.
  • Scrub the gutters – After that, take a plastic spatula and scrub the gutters to remove all the gunk.
  • Use plumbing snake – Pull out wet leaves collected in the gutter using a plumbing snake.
  • Flush the gutter – Then, use a garden hose to flush the gutter and clean the remaining dirt.
  • Use a gutter guard – In the end, install a gutter guard to keep out leaves, roof sand grit, and other debris.

13. Moisture Control


In addition to weatherizing doors and windows, controlling the moisture in your home is also essential in preventing cold air from seeping in and reducing mold and bacteria growth.
  • Use exhaust fans – Install exhaust fans in high humid areas such as the kitchen and bathrooms to remove the collected moisture.
  • Install storm doors and windows – Excess moisture usually condenses on window glass when the weather outside is cold and can seep in. Storm doors and windows minimize the humidity on these surfaces by keeping the cold, moist air out of your home.
  • Install vapor barrier – Humid air from crawl spaces can enter your home and lead to condensation and mold growth on cool surfaces. Install a meshed vapor barrier on the dirt floor of the crawl space to limit moisture evaporation from the soil.

Here is our guide to achieving ideal home humidity levels.

14. Reverse the Direction of Ceiling Fans


Ceiling fans are homeowners’ favorite because of their ability to lower costs. The good news is that you can continue to use them in fall and winter. However, you cannot keep using them in the same counterclockwise direction.
  • Change fan direction to clockwise – You will need to rotate them in a clockwise direction to circulate hot air. Most fans come with a switch that allows you to reverse their direction. When in a clockwise direction, the fan forces the hot air trapped on the ceiling down into the room.

15. Increase Your Heating Options


In winter, heavy snow and strong winds can cause power outages. To counter this situation, you should have a backup option of a heating system that uses natural gas, propane, or wood.
  • Use a gas or wood fireplace – Clean it before the cooling season sets in, so you have this option ready when needed.
  • Store a supply of firewood – It can come in handy when the power is out. Keep the firewood in a dry, shaded area and off the ground to protect from pests when storing wood outdoors.
  • Use a generator – You can also use a generator to run electric heating devices during a power outage.

Even cheap ways to weatherize your home, such as caulking doors and windows or sealing air leaks around your house, are guaranteed to provide greater comfort and render relief to your wallet.

You have all the information you need on how to weatherize your home for winter. So, lest’s not waste more time! Gather your supplies and start working while you still have plenty of time before the frosty season sets in!