>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

6 dicas sobre qualidade do ar para tornar seu trabalho em casa mais produtivo!


Embora o estilo de vida de trabalho remoto ou nômade digital seja comum há muitos anos, os últimos tempos forçaram o estilo de vida de “trabalhar em casa” em quase todos. De uma forma ou de outra.

A rápida disseminação do COVID-19 em todo o mundo interrompeu as economias mundiais, em uma escala provavelmente nunca vista antes. Como resultado, muitos locais de trabalho começaram a esvaziar e uma grande parte da força de trabalho agora está trabalhando em casa. De acordo com o Gartner, entre as 800 empresas pesquisadas em meados de março de 2020, 88% implementaram políticas de trabalho remoto.

Com o mundo reabrindo após o lançamento das vacinas e a maioria dos funcionários retornando ao escritório, muitas empresas adotaram o modelo híbrido. Isso implica um certo número de dias no escritório, enquanto os funcionários trabalham em casa nos dias restantes.

Considerando que você estará trabalhando em casa por um tempo agora, precisará fazer alguns ajustes no seu estilo de vida. Isso envolve não apenas cuidar da ergonomia ou manter um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, mas também uma análise aprofundada da qualidade do ar interno!

Nos escritórios, principalmente devido a preocupações com a síndrome do edifício doente, a qualidade do ar interno geralmente é cuidadosamente regulada com sistemas de ventilação. No entanto, isso é algo que você pode nunca ter pensado e continua negligenciando em casa.

Vamos analisar algumas dicas de trabalho doméstico relacionadas à qualidade do ar interno que podem fazer maravilhas para aumentar sua produtividade e ajudá-lo a continuar impressionando seus chefes!

1. Garanta a ventilação adequada


A ventilação não pode ser forçada o suficiente. Você pode considerar o sistema HVAC em seu escritório como garantido, mas ele foi meticulosamente projetado por profissionais de HVAC, garantindo que um ambiente de escritório adequado seja mantido. Níveis de temperatura, níveis de umidade, fluxo de ar e outras complexidades são todos considerados neste processo. É por isso que trabalhar no escritório não parece tão difícil para a mente e o corpo como às vezes deveria.

Ao trabalhar em casa, certifique-se de que seu espaço de trabalho esteja em uma sala bem ventilada com janelas. Certifique-se de que entra ar fresco e que o ar não fica estagnado. Mantenha as janelas ligeiramente abertas ou mantenha seu HVAC funcionando a uma velocidade adequada do ventilador para garantir ar limpo em seu espaço de trabalho.

O ar abafado pode fazer você se sentir sonolento, e isso pode afetar a produtividade do seu trabalho em casa.

2. Cuide de seus níveis de dióxido de carbono


Já se perguntou o que acontece se você não tiver ventilação adequada em seu quarto ou escritório em casa?

O corpo humano está constantemente liberando CO no ar pela respiração e, em uma pequena sala abafada, pode rapidamente atingir níveis perigosos. A capacidade do cérebro de metabolizar o oxigênio é prejudicada em concentrações suficientemente altas, resultando em sonolência e tontura. A falta de foco e o comportamento letárgico seguem o exemplo.

Trabalhando em casa, você pode ficar tentado a passar o máximo de tempo possível em seu espaço de trabalho. É aqui que você realiza suas reuniões, pode até almoçar ali mesmo, navegar nas suas redes sociais e fazer outras pequenas tarefas sem precisar se levantar. É por isso que é imperativo seguir os passos da seção anterior e manter a sala bem ventilada para evitar qualquer perigo de todos os tipos de poluição do ar interno.

3. Mantenha seu escritório em casa totalmente limpo


Pode parecer bastante simples, mas ao trabalhar em tempo integral, você pode esquecer de manter a área ao seu redor limpa o tempo todo. Além disso, se você tem filhos e animais de estimação, mantê-lo brilhando pode se tornar um grande aborrecimento.

Uma coisa que você pode fazer facilmente é impedir que as pessoas entrem com seus sapatos sujos. A sujeira pode criar uma bagunça e os poluentes podem escapar no ar, afetando a qualidade do ar no espaço de trabalho. Coloque uma sapateira na entrada para esta finalidade. Além disso, para ter ar limpo em seu espaço de trabalho, aspire regularmente o carpete, pois ele pode reter poluentes como ácaros, pelos de animais, mofo e poeira. Estes podem ainda ser circulados pelo seu sistema HVAC levando a problemas de saúde.

4. Evite a Síndrome do Edifício Doente


Permanecer em ambientes com baixa qualidade do ar por muito tempo pode levar à síndrome do edifício doente (SBS). Mesmo que não haja gatilhos específicos dessa condição, os sinais físicos da SBS são muito claros. Esses sintomas podem incluir membranas mucosas secas e irritação nos olhos, nariz e garganta.

Mais comumente, esses sintomas são devidos a altos níveis de material particulado no ar e compostos orgânicos voláteis (VOCs) – todos sendo parte dos poluentes do ar interno.

Detergentes para roupas, amaciantes de roupas e purificadores de ar têm compostos orgânicos voláteis (VOC) que podem reduzir seriamente a qualidade do ar interno. Mude para produtos de limpeza suaves que não contenham fragrâncias artificiais para evitar a poluição do ar interno.

Muitas atividades domésticas comuns também contribuem para a poluição do ar interno. Por exemplo, cozinhar em um fogão a gás pode ejetar partículas de combustão no ar, diminuindo drasticamente a qualidade do ar interno. Outras causas comuns de SBS são:
  • Altos níveis de poeira
  • Fumaça de tabaco
  • Quartos com pouca iluminação
  • Presença de mofo ou fungo
  • Formaldeído (encontrado principalmente em móveis e pisos de madeira)
  • Amianto
  • Produtos químicos no ar de produtos de limpeza
  • Pesticidas
  • Monóxido de carbono
  • Calor ou baixa umidade

Certifique-se de tomar medidas corretivas se sentir os sintomas da SBS. Além disso, tente eliminar ou minimizar as causas onde puder.

Siga estas dicas sobre como melhorar a qualidade do ar interno.

5. Traga plantas domésticas purificadoras de ar


Plantas de casa não só aumentam o valor estético, mas também podem limpar o ar em seu espaço de trabalho. Eles absorvem dióxido de carbono, liberam oxigênio e até ajudam a se livrar de toxinas como formaldeído, benzeno, tolueno e amônia. Esses poluentes do ar interno estão ligados a causar dores de cabeça e irritação nos olhos e reduzem a produtividade do trabalho em casa.

Numerosas plantas naturalmente purificadoras de ar incluem a hera inglesa, a planta aranha, o lírio da paz, a aloe vera e a sempre-verde chinesa e muito mais. Você pode colocá-los na mesa ou na janela do seu escritório em casa para colher os benefícios.

No verão, você também pode usar plantas absorventes de umidade que podem ajudar a remover o calor do ar e resfriar seu espaço de trabalho.

6. Manter níveis adequados de temperatura e umidade


A temperatura da casa é uma das características fundamentais do seu ambiente interior. Apesar de muitas vezes ser citado como fator primordial a ser considerado para o conforto durante o relaxamento, a influência da temperatura e até da umidade na produtividade do trabalho não pode ser ignorada.

A temperatura do ar interno afeta várias atividades humanas e respostas fisiológicas, como conforto, desempenho no trabalho e estresse mental. Isso torna crucial que você mantenha os níveis de temperatura e umidade dentro de seu escritório em um nível ideal.

Estudos conduzidos pelo Lawrence Berkeley National Laboratory mostram que o desempenho aumenta com temperaturas de até 70-71,5 °F e diminui com temperaturas acima de 73-25 °F. A maior produtividade é observada a uma temperatura de 71 °F.

Seria melhor ficar de olho na temperatura da sua casa para obter o máximo de produtividade em casa. Enquanto o calor sufocante pode nos cansar, o frio pode nos tornar lentos. Você pode manter o ambiente perfeito da sala com automação utilizando termostatos inteligentes ou controladores CA inteligentes.

Sua funcionalidade inteligente permite que você defina a faixa de temperatura e umidade desejada, que é regulada automaticamente pelo controlador inteligente. Isso ajuda a reduzir suas contas de resfriamento e aquecimento e permite que você mantenha seu foco no trabalho em vez de na regulação da temperatura!

Feliz trabalhando em casa


Estas são apenas algumas práticas recomendadas que você pode seguir em seu escritório em casa para evitar o esgotamento ao trabalhar em casa, melhorar a qualidade do ar no trabalho e manter seus níveis de produtividade elevados.

Certifique-se de incorporar outras medidas também, como decorar seu espaço de trabalho como faria no escritório. Você pode manter plantas na mesa ou colocar molduras. O estabelecimento de horários rigorosos é altamente recomendado.

Não será fácil fazer a transição para a nova função, mas essas dicas de trabalho em casa ajudarão muito a criar a atmosfera de escritório perfeita que você precisa para fazer um trabalho fantástico!