>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

11 problemas comuns de aquecimento para resolver e aproveitar uma temporada de férias aconchegante


Problemas de aquecimento não são incomuns no inverno. Por mais robusto e confiável que seja o seu sistema de aquecimento, você ainda precisará solucionar alguns problemas ao longo do caminho.

Os invernos são uma época esplêndida! Construir bonecos de neve, montar árvores de Natal, organizar o Dia de Ação de Graças perfeito, aproveitar o sol de inverno ou apenas beber chocolate quente perto de uma fogueira crepitante – as alegrias do inverno são ilimitadas!

Mas imagine se sua casa não fosse tão bem aquecida? O inverno ainda seria tão divertido? Nós pensamos que não!

Problemas de aquecimento em sua casa são mais comuns do que você imagina. E embora esses problemas geralmente sejam fáceis de resolver, eles ainda podem tirar a diversão do inverno pelo tempo que existem.

Então, quais são esses problemas comuns de aquecimento e como podemos resolvê-los?

Vamos analisá-los um por um.

1. Pontos frios em sua casa


Um dos problemas de aquecimento mais comuns é ter temperaturas irregulares em sua casa. Os culpados mais prováveis ​​por trás disso podem ser um sistema HVAC subdimensionado ou superdimensionado, filtros de ar sujos, posicionamento inadequado do termostato ou um sistema de aquecimento mais antigo. Além disso, se sua casa tiver um sistema de aquecimento central, os dutos podem estar obstruídos, vazando ou não isolados, tornando-os ineficazes na transferência de ar.

Morar em uma casa de vários andares também pode levar a pontos frios e quentes em vários andares da sua casa.

Como resolver: Se você suspeitar que sua unidade HVAC pode ser muito grande ou muito pequena, chame um profissional para uma avaliação ou confira este guia sobre dimensionamento de ar condicionado. Limpe e mantenha regularmente os filtros de ar e os dutos para remover o excesso de sujeira ou detritos que obstruem o fluxo de ar. O zoneamento HVAC também é uma maneira eficaz de uniformizar a temperatura em diferentes andares.

2. Umidade interna alta ou baixa


A umidade pode tornar os verões quentes e desconfortáveis. Embora possamos ansiar por um ar um pouco mais úmido no inverno, o excesso de umidade não é uma situação desejável porque pode levar ao excesso de condensação, levando ao crescimento de mofo e bolor.

O ar do inverno é geralmente muito seco, mas a ventilação inadequada da casa, vazamentos de água, problemas com umidificador ou desumidificador e exaustores ineficientes podem causar alta umidade em ambientes internos. Por outro lado, níveis de umidade drasticamente baixos também não são ideais, pois podem fazer com que sua casa pareça mais fria. Como resultado, é mais provável que você aumente o calor, levando a contas mais altas e outros problemas de aquecimento, como falha do sistema.

É muito importante manter os níveis ideais de umidade doméstica durante todo o ano.

Como resolver: Você pode resolver a baixa umidade adicionando plantas de interior e executando um umidificador nos meses mais secos do ano. No entanto, a alta umidade no inverno é um pouco complicada de corrigir, pois as causas subjacentes são mais complexas. Por exemplo, se vazamentos de água ou um umidificador quebrado causar o problema, você provavelmente precisará de um profissional para verificar.

3. Suas contas de aquecimento são altas


As contas de aquecimento podem subir a níveis aterrorizantes no inverno. Embora a causa desse problema às vezes possa ser simples – como alguém deixando as janelas e portas abertas levando à perda de calor, outros motivos podem ser mais complicados.

Em primeiro lugar, seus filtros de ar HVAC podem estar em manutenção. Filtros de ar sujos podem bloquear o fluxo de ar, fazendo com que seu sistema trabalhe mais e aumentando seus custos de aquecimento. Outro possível motivo é que você está usando um forno antigo e ineficiente, o que também pode causar vários outros problemas de aquecimento. Além disso, seus dutos podem estar sem isolamento ou com vazamento, levando à perda de calor; seu forno pode estar ligando e desligando muito cedo, ou as configurações do termostato podem não estar corretas.

Como resolver: Verificar regularmente se há problemas com seu sistema de aquecimento garantirá que ele funcione com eficiência. Isolar os dutos de sua casa e consertar qualquer vazamento evitará a perda de ar condicionado, o que normalmente pode aumentar suas contas. Além disso, se o seu forno ou sistema de aquecimento for antigo ou desatualizado, considere uma substituição.

Dica profissional: Automatizar o clima da sua casa emparelhando sua bomba de calor com um controlador de CA inteligente pode ajudar você a economizar até 25% nas contas de energia.

4. Bomba de Calor Não Aquece Casa


As bombas de calor são uma ótima maneira de manter sua casa aquecida em climas moderadamente frios. Existem vários tipos diferentes de bombas de calor e, embora todas funcionem bem, você ainda pode enfrentar alguns problemas ao longo do tempo.

Primeiro, se sua bomba de calor não estiver funcionando, pode haver componentes danificados, como um capacitor de partida ruim. Se a sua bomba de calor funcionar, mas não estiver funcionando tão bem quanto antes, convém verificar os filtros de ar, pois filtros de ar sujos podem impedir que a bomba de calor funcione corretamente. Às vezes, o ar frio sopra das aberturas mesmo quando o forno está em operação ou a bomba de calor está configurada para o modo de aquecimento.

Outros possíveis culpados que causam problemas de aquecimento podem ser uma unidade externa suja que impedirá o aquecimento eficiente, vazamentos de refrigerante, gelo cobrindo sua bomba de calor ou temperaturas externas frias.

Como resolver: Ter sua bomba de calor verificada por um profissional antes da temporada impedirá que ela desligue na calada de uma noite fria de inverno. Lembre-se de limpar os filtros de ar e a unidade externa para garantir que nenhum detritos ou poeira impeça o sistema de funcionar corretamente. Além disso, as bombas de calor sem dutos só podem funcionar em temperaturas moderadas, portanto, podem não ser a solução certa para você se você mora em um clima extremamente frio. No caso de ar frio nas aberturas, pode haver um problema com a ignição. Além disso, verifique e defina o motor do ventilador para “On” em vez de “Auto”. Se tudo mais falhar, você pode ter esquecido de reabastecer sua fornalha.

5. Termostato não liga


Os termostatos informam seus sistemas de aquecimento quando ligar e desligar. Se esses dispositivos funcionarem mal, você não terá como controlar o aquecimento da sua casa. Existem várias razões pelas quais seu termostato pode não estar funcionando.

A principal causa para os termostatos não ligarem é a falta de energia. Se o seu termostato for alimentado por bateria, as baterias podem ter descarregado. Para sistemas com fio, disjuntores desarmados ou fusíveis queimados podem ser os culpados.

Outras causas possíveis para esse problema de aquecimento podem ser fiação ou conexões internas soltas, interruptores de bóia acionados causados ​​​​por acúmulo de água no sistema, painéis de acesso perdidos ou abertos ou um dispositivo danificado. Sem um termostato funcionando corretamente, sua casa provavelmente enfrentará muitos outros problemas de aquecimento.

Como resolver: Chame um profissional para verificar se há disjuntores desarmados, fiação solta ou outros problemas elétricos com seu termostato. Se você estiver usando um dispositivo alimentado por bateria, substitua as baterias regularmente para garantir que o termostato nunca fique sem energia.

6. Forno produzindo um cheiro de queimado


Como seu forno permanece sem uso no verão, isso pode levar ao acúmulo de poeira em seu sistema. Consequentemente, quando você acender seu forno no início da temporada, sentirá um leve odor de queimado da poeira que está sendo queimada.

No entanto, se o cheiro de queimado persistir ao longo da temporada, pode indicar outros problemas de aquecimento com seu forno. Primeiro, a fiação elétrica pode estar com defeito, fazendo com que queime o isolamento ao redor dos fios. Outro possível culpado pode ser um motor superaquecido, que geralmente é causado por rolamentos desgastados ou filtros de ar entupidos. Filtros de forno sujos podem criar um odor desagradável, mesmo que não estejam fazendo o motor superaquecer.

Como resolver: Antes de desligar o forno para o verão, limpe-o completamente. Se você suspeitar que o problema não é um forno sujo, peça a um especialista para verificar a fiação elétrica e o motor.

7. O forno está barulhento


Como todos os outros aparelhos em sua casa, fornos e condicionadores de ar geram alguns sons quando em uso. No entanto, se o barulho for alto o suficiente para mantê-lo acordado a noite toda ou se você notar novos ruídos, é hora de chamar um profissional para verificar.

Alguns motivos comuns pelos quais seus fornos podem ser barulhentos podem ser que os painéis estejam fora do lugar, a ignição pode não estar começando; que produzirá um som de clique, as correias do ventilador podem ter escorregado, causando um som estridente quando você liga o forno, os rolamentos de esferas podem ter sido danificados ou ficar sem lubrificação. Além disso, você pode ouvir sons de pancadas ou explosões do sistema, que geralmente são causados ​​por combustível não queimado e precisam de atenção imediata.

Como resolver: Fornos barulhentos são um dos problemas de aquecimento mais comuns, mas geralmente exigem que um profissional entre e resolva o problema. Preste atenção especial aos sons de tinido ou explosão porque eles indicam problemas de combustível não queimado que podem ser muito perigosos se ignorados.

8. Ciclos curtos do sistema de aquecimento


Seu sistema de aquecimento deve fazer ciclos de 2 a 3 vezes por hora, ou a sessão de aquecimento deve durar cerca de 10 a 15 minutos por ciclo. Se não for, o sistema pode ter um ciclo curto por uma das muitas razões. O culpado mais comum com esse problema de aquecimento é um sistema HVAC superdimensionado que aquece rapidamente o ar próximo ao forno/bomba de calor e depois desliga. Outras causas prováveis ​​podem ser fluxo de ar ruim, posicionamento inadequado do termostato ou sensores de temperatura sujos no dispositivo ou componentes danificados em seu forno.

Ciclos curtos de sua bomba de calor ou forno podem levar a vários problemas de aquecimento a longo prazo, como altas contas de energia, e também podem reduzir a vida útil do seu sistema, portanto, esse problema é melhor resolvido o mais rápido possível.

Como resolver: Um sistema HVAC superdimensionado usa mais energia do que o necessário e ciclos curtos em espaços menores. Se você tiver um dispositivo grande demais para o seu quarto, é melhor substituí-lo por um de tamanho mais apropriado. Além disso, verifique a localização do seu termostato. Coloque-o em uma área da casa onde a temperatura seja consistente, como na sala de estar e longe da luz solar direta.

9. Problemas de fluxo de ar


Os sistemas de aquecimento e resfriamento contam com um fluxo de ar saudável de aberturas que fornecem ar condicionado para sua casa. Se essas aberturas não fornecerem ar suficiente, sua casa provavelmente sofrerá vários problemas de aquecimento. Existem algumas causas comuns desse problema.

Em primeiro lugar, é provável que as persianas nas aberturas estejam fechadas ou parcialmente fechadas. Nesse caso, você pode abri-los se tiverem sido fechados por acidente ou substituí-los se estiverem travados. Outras causas para problemas de fluxo de ar são a falta de aberturas de retorno suficientes, dutos entupidos, motor do ventilador danificado ou sujo, vazamentos nos dutos, filtros do forno entupidos ou problemas com o sistema de amortecedor.

Como resolver: Lembre-se de limpar os filtros e dutos de ar para permitir que o ar flua mais facilmente. No entanto, se você acredita que não tem aberturas de retorno suficientes ou que o motor do ventilador pode estar com defeito, precisará consultar um especialista. Esses reparos provavelmente serão mais caros.

10. Problemas com filtros de ar


Os filtros de ar precisam de manutenção ou substituições regulares para manter seus sistemas HVAC funcionando com eficiência. O tempo normal para substituir diferentes tipos de filtros de ar é geralmente de três meses, embora esse tempo possa variar com base em vários motivos. Se você precisar alterar seus filtros com mais frequência, talvez seja necessário chamar um profissional para verificar um dos seguintes problemas.

A causa mais comum pode ser a entrada de detritos ou outros contaminantes em seu sistema através de lacunas ou orifícios em seus dutos. Outra maneira pela qual o excesso de sujeira pode entrar em seu sistema é se o espaço ao redor das aberturas de retorno estiver muito bagunçado. Além disso, se houver altos níveis de poluentes ou contaminantes do ar interno, os filtros do forno entupirão mais facilmente e resultarão em problemas de aquecimento para sua casa.

Como resolver: Os filtros HVAC precisam de manutenção regular para manter a qualidade do ar interno na marca. Mantenha a área ao redor das aberturas de retorno limpa e arrumada para evitar que os dutos suguem detritos. Além disso, chame um profissional para verificar se há furos em seus dutos, especialmente se você encontrar contaminantes como isolamento ou insetos em seus filtros de ar.

11. Equipamento de aquecimento precisa de manutenção frequente


Como todos os outros aparelhos em sua casa, seu sistema de aquecimento precisa de verificações e manutenção frequentes. No entanto, se você teve que ligar para o profissional de HVAC mais do que nunca nesta temporada, você tem um motivo para preocupação.

A causa mais comum de falha frequente do sistema é que você está afrouxando a manutenção anual. Essas verificações anuais por um profissional envolvem a verificação de todos os componentes quanto a danos, a limpeza completa do sistema e a procura de outros problemas críticos. Além disso, algumas peças requerem manutenção mais regular. Os filtros de ar, por exemplo, precisam ser substituídos a cada poucos meses.

Seu forno também pode estar quebrando mais porque está no final de sua vida útil. Uma boa bomba de calor dura cerca de 12 anos, enquanto um forno pode durar de 15 a 20 anos. Se o seu sistema estiver chegando ao fim de sua vida útil, você pode consultar um profissional para obter um novo sistema de aquecimento. Embora possa ser um investimento inicial caro, ele resolverá muitos dos seus problemas de aquecimento.

Como resolver: Realize verificações de manutenção anuais em seu sistema HVAC para mantê-lo em boas condições e repare quaisquer problemas antes que eles se tornem sérios. Se você tiver um sistema mais antigo, consulte um especialista e comece a procurar opções de substituição.

Considerações finais


Os invernos são uma época verdadeiramente maravilhosa. Esta temporada está cheia de delícias, desde brincar com a neve até desfrutar de uma xícara de chocolate quente ao fogo! Mas, infelizmente, problemas de aquecimento em casa podem tirar muitas dessas alegrias. Embora existam muitos problemas de aquecimento diferentes que você pode enfrentar, como temperaturas desiguais em casa, aquecimento ineficiente, fornos barulhentos e muito mais, esses problemas geralmente são fáceis de resolver. A manutenção regular e os exames antes do início da temporada são uma ótima maneira de conter esses problemas antes que eles possam arruinar sua temporada de férias!