>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Áudio e Vídeo Mídia

10 problemas comuns de home theater


Sistemas de home theater são complicados . Quando você tem um sistema com tantos fios e configurações, é surpreendentemente fácil que as coisas dêem errado. Ao configurar e testar dezenas de equipamentos de home theater ao longo dos anos, encontramos muitos problemas. Felizmente, aprendemos algumas coisas ao longo do caminho. Neste guia de instruções, detalhamos dez dos problemas mais comuns que as pessoas encontram ao configurar um sistema de home theater e como corrigi-los.

Índice

  • Não estou recebendo nenhum som
  • Meus alto-falantes surround não estão funcionando
  • Meus alto-falantes frontais não soam bem
  • Meus alto-falantes de altura não soam bem
  • Há estática vindo dos meus alto-falantes
  • Todo o sistema soa "desligado"
  • Há um zumbido irritante!
  • Meu controle remoto universal não funciona
  • Não tenho baixo
  • Estou experimentando um atraso entre som e imagem


1. Não estou recebendo nenhum som


Você tirou tudo da caixa, conectou, passou horas mexendo nas entradas e descascando o fio do alto-falante e finalmente está pronto para dormir no sofá com uma tigela de pipoca e assistir à Netflix no glorioso 5.1. Mas você não pode, porque não há som saindo dos alto-falantes.

A boa notícia é que é extremamente improvável que você tenha sofrido uma falha completa do sistema. Para que isso aconteça, todos os alto-falantes em sua configuração teriam que entrar em colapso de uma só vez, o que não acontecerá a menos que haja um pico catastrófico de energia no momento exato em que você se sentou.



Etapa um:desconecte seu receptor da fonte de alimentação. Você não pode ler o resto deste guia se estiver morto por um choque elétrico. A próxima coisa que você precisa fazer é verificar se o seu receptor AV está conectado corretamente. Não ria – é mais comum do que você pensa. 'Conectado corretamente' significa que o cabo de alimentação está totalmente inserido e os fios do alto-falante foram inseridos corretamente (se você estiver usando plugues banana). Se você estiver usando fio desencapado, certifique-se de que ele esteja bem preso pelos parafusos do poste de ligação, sem excesso de fio visível.

Supondo que tudo esteja correto e conectado corretamente, o próximo melhor palpite é que o problema está em uma configuração no software do seu receptor. Navegue até o menu de configurações na tela e comece a testar diferentes configurações de alto-falante. Em alguns casos, pode ser necessário atribuir manualmente alto-falantes a determinados canais e, em outros, o material de origem pode não ser reproduzido na configuração de alto-falante que você possui. Independentemente disso, testar configurações diferentes deve resolver esse problema muito rapidamente. De muitas maneiras, uma completa falta de som é o problema mais fácil de resolver – a menos que você realmente tenha sido atingido por uma oscilação de energia ou tenha enviado um conjunto de alto-falantes completamente ineficiente. Nesse caso, não podemos ajudá-lo. Talvez da próxima vez, você deve comprar um protetor contra surtos também.


2. Meus alto-falantes surround não estão funcionando


Vamos propor uma solução quase absurdamente óbvia – uma que provavelmente não resolverá o problema, mas vale a pena fazer de qualquer maneira. Aumente o volume. Em alguns casos, o material surround em uma determinada cena do filme ou série pode ser muito sutil, e sua impressão inicial de que há falta de som surround pode ser porque está tocando muito baixo. Você precisará navegar até o menu de configuração do receptor para ajustar o volume dos alto-falantes individuais.

Supondo que não seja o caso, verifique as conexões dos alto-falantes para garantir que tudo esteja parafusado corretamente.

Se isso não resolver o problema, é hora de dar uma boa olhada em seu material de origem. A pergunta que você precisa fazer é se o seu material de origem é, de fato, capaz de som surround 5.1 ou 7.1. Se você estiver tocando música pelo receptor, provavelmente não será, pois a maioria das músicas é mixada para dois canais, não cinco ou sete. Filmes e séries são muito mais propensos a ter uma mistura surround, mas nem sempre. Se for esse o caso, pode ser necessário configurar seu receptor para traduzir uma mixagem 2.1 em 5.1 ou maior. As configurações do receptor são diferentes, mas você deve encontrar a opção para isso em algo rotulado como Configurações de DSP ou similar. Novamente, brinque com configurações diferentes e veja se isso faz diferença. Você sempre pode testar uma fonte que sabe ser capaz de som surround completo para verificar se o seu receptor ou alto-falante está com defeito.

Se você estiver usando um Blu-ray player, pode ser necessário definir a saída para fluxo de bits multicanal. Você deve encontrar essa opção em seu próprio menu de configurações.


3. Meus alto-falantes frontais não soam bem


Novamente, isso é algo que quase certamente pode ser corrigido brincando no menu de configurações do seu receptor. 90% das vezes, há um problema com as configurações de tamanho do alto-falante. A maioria dos receptores permite que você defina o tamanho dos alto-falantes como Pequeno ou Grande. Isso permite integrá-los de forma mais eficaz com os outros alto-falantes em sua configuração. Obviamente, Small e Large cobrem uma gama bastante ampla, mas é bastante fácil escolher o caminho certo. Se você tiver um par de alto-falantes de piso em sua configuração, escolha Grande. Se os alto-falantes frontais forem do tipo satélite, escolha Pequeno.

Outra opção é ajustar o crossover do seu subwoofer. Este é o ponto no espectro de frequência onde os alto-falantes começam a sair do som e o subwoofer o capta. Você pode configurá-lo para que seus alto-falantes frontais estejam recebendo muito da carga de graves, o que pode distorcer ou turvar o som. Comece definindo-o em 80Hz e vá a partir daí. Nossos amigos da SVS, que produzem coisas como o enorme PB16-Ultra Subwoofer (revisão completa aqui), têm um excelente guia para isso.


4. Meus alto-falantes de altura não soam bem


Alto-falantes de teto e altura são difíceis de acertar. Supondo que tudo esteja conectado corretamente, a primeira coisa que você deve tentar é ajustar as configurações do seu receptor A/V. Se você tiver alto-falantes de altura, quase certamente terá um receptor capaz de som de 9,2 ou 11,2. A solução pode ser simplesmente alterar as configurações do codec, que é um termo para o software que codifica o som.

Se isso não funcionar, talvez seja necessário pensar mais em como você está colocando os alto-falantes. Obviamente, isso exige um pouco mais de esforço (e possivelmente alguns furos exasperantes) se você tiver alto-falantes de teto, mas é menos problemático quando você tem alto-falantes de altura. Em vez de serem instalados no teto apontando para baixo, os alto-falantes altos refletem o som do teto ou o inclinam para a posição de audição. Aqui está um exemplo:os alto-falantes Klipsch RP-500SA Reference Premiere Atmos (revisão completa aqui). Veja como sua forma angular é projetada para maximizar seu som de altura?

Tente mover seus alto-falantes de altura e testá-los com o mesmo material de origem que você usou anteriormente. Existe uma diferença? isto é melhor ou pior? A inclinação dos alto-falantes de uma maneira diferente melhorará o material? Pode ser simplesmente um caso de necessidade de corrigir o posicionamento e a direção - verifique a documentação fornecida com os alto-falantes para ver se o fabricante recomenda algo específico.


5. Há estática vindo dos meus alto-falantes


Em quase todos os casos, a estática é um sinal de problemas com a conexão do alto-falante. Um fio pode ter se soltado de seu soquete, e tudo o que é necessário é que você o mexa de volta. Não resolveu? O próximo passo é detalhar a origem do problema. A estática é persistente ou só aparece em determinados pontos? Se sim, quais são eles? Uma boa maneira de restringir as opções é tentar alternar várias fontes. Se você estiver usando um Blu-ray player, tente um diferente, se tiver, ou assista a algo em um serviço de streaming para ver se a estática se reproduz. O processo de eliminação deve ajudá-lo a descobrir qual parte do seu sistema está causando o problema. Se você usar um amplificador de potência com seu receptor, poderá descobrir que o problema está na conexão - um resultado muito mais comum do que você imagina.

Em última análise, resolver um problema com estática é quase sempre um problema com uma conexão solta e, quando você sabe onde está, é relativamente fácil de corrigir. A menos, horror dos horrores, seus alto-falantes podem ter explodido por serem incompatíveis com seu amplificador. Você deve verificar este guia para que isso não aconteça novamente.


6. Todo o sistema soa "desligado"


Este é um pouco mais difícil de diagnosticar. Você posicionou os alto-falantes corretamente. Você configurou o crossover, escolheu a configuração correta no seu receptor, certificou-se de que sua sala está cheia de coisas que tratarão seu som bem. E, no entanto... algo está errado. O som parece fino ou abafado, com menos graves do que o esperado. Não é algo que você possa colocar o dedo, mas você sabe que seu sistema não está funcionando tão bem quanto deveria. Pode ser toda a configuração, ou pode ser apenas um ou dois alto-falantes. Seja o que for, é irritante. Os sistemas de home theater são caros, e ter um que não funciona como anunciado é uma dor de cabeça gigante. Existem alguns problemas comuns que podem estar causando seu problema.

Para começar, todos os alto-falantes precisam estar conectados em fase. Cada um deles terá duas conexões na parte de trás – uma positiva e outra negativa, geralmente coloridas em branco e vermelho. As conexões na parte de trás do seu receptor serão organizadas da mesma maneira. O positivo precisa estar conectado ao positivo e o negativo ao negativo. Se eles estiverem invertidos, as coisas estão fora de fase e o som que você ouve será diminuído. Se o seu sistema de alto-falantes soar fino ou abafado, a principal coisa que você precisa fazer é verificar se conectou seus alto-falantes da maneira correta. Alguns sistemas até informam na tela se algo der errado - o receptor Marantz SR8012 é muito bom nisso.


7. Há um zumbido irritante!


Bem-vindo à alegria dos loops de terra. Essencialmente, dois equipamentos no mesmo circuito elétrico estão interferindo um no outro, produzindo o que é conhecido como loop de terra de 60Hz – aquele zumbido irritante que você pode ouvir pelos alto-falantes, que não desaparece, não importa o quanto você tente.

Para eliminá-lo, a primeira coisa que você precisa fazer é descobrir quem são os culpados. Em vez de apenas desconectar tudo à toa, trabalhe metodicamente. Comece com o seu receptor. Um bom teste é ajustar o volume. Se o zumbido mudar, você encontrou pelo menos um dos culpados. Se não, então o que está causando o som é depois o receptor. O que acontece se você selecionar outra entrada? O zumbido ainda existe? Se estiver, remova todos os cabos que conectam o receiver a qualquer outra coisa, mas deixe os alto-falantes conectados, junto com o cabo de alimentação do receiver. Se você puder isolá-lo, tudo o que você precisa fazer é remover o equipamento ofensivo, o que significa que o equipamento pode precisar de algum reparo ou estudo mais aprofundado. O pessoal da PS Audio tem um bom guia para isso, que entra em muito mais detalhes técnicos do que temos espaço aqui.

Mas vamos supor que você não possa isolá-lo, trocando entradas ou ajustando o volume. O que então? Bem, isso significa que você quase certamente tem um loop de terra, e isso significa que você precisará de um ou dois equipamentos para consertá-lo. Se a fonte for sua TV a cabo, você precisará de um transformador de isolamento, como este. Se a fonte for outra, tente um isolador de aterramento, como este.

Essa correção vem com uma grande ressalva:somos entusiastas de áudio doméstico, não engenheiros elétricos. Tudo o que você faz é por sua conta e risco. Se você acha que algo está seriamente errado ou não está confiante de que pode consertar, a melhor coisa a fazer é conversar com um eletricista qualificado ou ligar para a linha de suporte ao cliente das pessoas que construíram seus alto-falantes ou receptor. Eles poderão orientá-lo sobre o processo de eliminação do zumbido, passo a passo.


8. Meu controle remoto universal não funciona


Os controles remotos universais são ótimos. Eles substituem os milhares de outros pequenos dispositivos que você precisa para controlar sua vida de áudio, mas de vez em quando, eles falham. Primeiras coisas primeiro:vamos eliminar o óbvio. Verifique se as baterias estão carregadas, se você selecionou a fonte correta e não há nada entre o controle remoto e o receptor. Isso pode acontecer se você colocar seu receptor em um armário ou armário, o que é um erro mais comum do que você imagina. Assumindo que todas essas coisas são ótimas, é hora de ser técnico.

Fique online e descubra se o seu controle remoto usa infravermelho (IR) ou radiofrequência (RF). Faça o mesmo para o seu receptor. Um receptor que usa RF não poderá pegar um controle remoto que use IR e, se você tiver uma incompatibilidade, é fácil ficar frustrado. Especialmente se você acabou de comprar o controle remoto e não quer passar pelo incômodo de devoluções. A boa notícia é que, em muitos casos, você pode alterar essa configuração no próprio receptor. Se você não puder, há muitos gadgets que convertem de IR para RF ou vice-versa.


9. Não tenho baixo


Lembre-se de quando falamos sobre frequências e configurações de crossover. Isso deve ser o primeiro em sua lista de verificação. Definir o crossover do seu subwoofer muitas vezes pode fazer uma diferença dramática na forma como o seu baixo é percebido. Como dissemos anteriormente, comece a partir de 80Hz e vá a partir daí. Se você ainda não viu uma melhoria, pode ser um problema de conexão. Para referência, um único cabo RCA do seu receptor para o seu subwoofer deve cuidar disso. Se nenhuma dessas for a resposta, provavelmente é um problema de posicionamento.

Há algumas coisas que você precisa estar ciente ao lidar com subwoofers. Tradicionalmente, os locais mais comuns para colocar um subwoofer são em um canto da sala, longe das paredes; embaixo e próximo aos alto-falantes frontais; ou ao lado de sua posição de audição. Estes são os primeiros lugares que você deve tentar se quiser estender seu baixo. Se isso não funcionar, é hora de tentar um velho truque que os sub-amantes usam há algum tempo. Pegue o sub, ainda conectado, e coloque-o em sua posição de audição. Toque algo pesado no baixo, então – e realmente queremos dizer isso – rasteje pelo chão e descubra onde o baixo é mais proeminente. Coloque o subwoofer lá. É um truque antigo, mas testado e comprovado.


10. Estou experimentando um atraso entre som e imagem


Este é um dos problemas mais comuns e irritantes no mundo do home theater. É tão comum que muitos fabricantes até incluem um recurso de menu específico para lidar com isso. Resumidamente, quando o som vem antes da imagem, é porque o processamento do vídeo está demorando um pouco demais. Isso significa que o som está pronto antes da imagem, e os atores na tela vão falar antes de suas bocas se moverem. É profundamente irritante.

Felizmente, também é fácil (ish) de corrigir. Procure um recurso no menu da tela de sua TV ou receptor chamado Audio Delay. Ajuste-o alguns milissegundos de cada vez até que o som e a imagem correspondam. Você encontrará um guia muito mais detalhado para fazer isso aqui, que também inclui opções para quando isso não funcionar. Se a foto vier antes o som, a propósito, você pode ter problemas mais profundos. Felizmente, esse guia completo também ajudará com isso.