>> Tecnologia eletrônica >  >> Lar inteligente >> Ar condicionado

IAQ e mofo em edifícios de Nova York:as crianças estão em risco?




Em casas, apartamentos, escolas e creches nos cinco distritos, pode haver uma ameaça oculta para as mais de 1,7 milhão de crianças da cidade:IAQ e mofo.

Nacionalmente e em nível estadual e municipal, a exposição à umidade e mofo em edificações tem sido reconhecida como um problema de saúde pública.

Neste artigo, revelaremos a ligação entre o IAQ e o molde. Também veremos os perigos associados ao mofo, bem como estratégias de gerenciamento e prevenção para problemas de mofo. E, finalmente, compartilharemos algumas estratégias eficazes para gerenciar mofo e melhorar o IAQ.


O que causa problemas de mofo?


Existem mais de 100.000 tipos diferentes de mofo – um fungo que pode crescer praticamente em qualquer lugar em que encontre matéria orgânica e água. Por sorte, muitos tipos comuns podem ter um impacto na qualidade do ar interno (IAQ).

Claro, o molde ocorre no ambiente naturalmente. Embora as pessoas possam ser expostas ao mofo através do contato com a pele ou até mesmo com alimentos, o maior risco vem da respiração de esporos de mofo no ar.

Dentro de casa, é um grande risco para a saúde quando as pessoas são expostas ao mofo que cresce como resultado de problemas como:
  • Inundações em porões e outras áreas devido a fortes chuvas
  • Tubos estourados ou encanamento com vazamento
  • Vazamentos contínuos no telhado
  • Condensação excessiva
  • Níveis de umidade não controlados

Outro problema é que os esforços para melhorar a eficiência energética podem ter um impacto negativo no IAQ e no mofo. Por exemplo, as etapas para climatizar um edifício podem diminuir a troca de ar fresco e resultar em maiores concentrações de poluentes internos no ar, incluindo mofo.

Quais problemas de saúde estão associados ao IAQ e ao mofo?


Mais de uma década atrás, o Lawrence Berkeley National Laboratory, na Califórnia, concluiu que a umidade e o mofo aumentavam o risco de problemas de saúde respiratórios e relacionados à asma em 30-50%. Na mesma época, a EPA descobriu que 21% dos casos de asma nos EUA poderiam ser atribuídos à umidade e mofo nas casas.

Desde então, muitos outros estudos associaram mofo e umidade a uma série de problemas de saúde:
  • Congestão nasal e torácica, dor de garganta ou dores de cabeça
  • Olhos lacrimejantes, secos ou doloridos
  • Irritação da pele
  • Desenvolvimento de asma e/ou desencadeamento de ataques de asma
  • Problemas do trato respiratório superior, como chiado, tosse e dificuldade para respirar
  • Infecções pulmonares em pessoas com deficiências do sistema imunológico ou doenças pulmonares pré-existentes, como DPOC

Algumas pessoas podem ser mais sensíveis ao mofo ou podem desenvolver uma sensibilidade ao longo do tempo e exposição prolongada. As pessoas alérgicas podem ter reações muito graves ao mofo.

As evidências também sugerem que as crianças são mais suscetíveis aos efeitos do mofo. Estudos associaram o mofo ao aparecimento de asma e outras doenças respiratórias em crianças saudáveis. Para crianças que já têm asma, o mofo mostrou piorar os sintomas e causar ataques de asma.

Onde o IAQ e o mofo afetam as crianças?


Estudos da EPA mostraram que cerca de 50% das escolas nos Estados Unidos apresentam problemas relacionados à QAI. O problema é tão prevalente que quase metade de todos os estados têm regulamentos para resolver problemas de mofo ou umidade em creches.

Em todo o país, mais de 55 milhões de crianças passam o dia em escolas K-12; outros 15 milhões estão em pré-escola, creche ou outras creches. Dada a quantidade de tempo que as crianças passam na creche ou na escola, é extremamente importante que essas instalações estejam cientes dos problemas de QAI e mofo. A boa qualidade do ar não é apenas mais saudável para as crianças, mas também mais propícia ao aprendizado.

Além disso, cerca de um terço de todas as casas nos Estados Unidos são alugadas – tornando o IAQ e o molde um problema para proprietários e inquilinos, bem como para funcionários públicos de habitação e saúde.

Como o mofo pode ser gerenciado?


Assumir o controle dos problemas de umidade e umidade em ambientes internos é um passo importante no gerenciamento de IAQ e mofo. Onde quer que você perceba mofo visível, odor de mofo ou umidade dentro de casa, as autoridades de saúde recomendam que você:
  • Tome medidas para eliminar ou corrigir a origem
  • Seque a área imediatamente
  • Remova materiais úmidos ou mofados
  • Use um limpador de molde IAQ projetado para remover o mofo e evitar que ele volte a crescer

Existem vários produtos de remediação de mofo IAQ projetados para remover mofo e impedir que ele volte a crescer. Existem também kits de teste de molde IAQ para uso em residências, creches, escolas, hospitais e outras instalações. Você também pode consultar os especialistas em moldes da IAQ se souber ou suspeitar que tem um problema de molde. Leia este artigo para ajudar a determinar se você precisa de testes profissionais.

Certos tipos de dispositivos de purificação do ar podem ajudar a reduzir os esporos de mofo no ar, bem como outros contaminantes, como pólen, pelos de animais, poeira, bactérias, COVs e até vírus, incluindo o coronavírus que causa o COVID-19.

Se você estiver interessado em melhorar o IAQ e impedir a propagação do COVID-19 em seu espaço, agende uma consulta para conhecer as opções.

O mofo pode ser evitado em primeiro lugar?


Não são apenas inundações, canos estourados ou telhados com vazamentos que podem causar o acúmulo de mofo. A má manutenção dos sistemas de climatização pode contribuir para problemas de mofo e umidade, apresentando os mesmos riscos à saúde, especialmente para crianças.

A boa notícia é que, com a manutenção preventiva de rotina do seu sistema HVAC, um técnico de serviço especializado pode ajudar a evitar problemas relacionados ao IAQ e ao mofo:
  • Alterando os filtros do sistema
  • Certificando-se de que as linhas de drenagem e as bandejas não estão entupidas
  • Limpeza das serpentinas do evaporador e do condensador

Realizado regularmente, esse tipo de manutenção de HVAC pode ajudar bastante a manter os níveis adequados de umidade e ajudar a evitar o crescimento de mofo. Como bônus, a manutenção do HVAC também ajuda a remover outros poluentes do ar interno, mantendo o sistema em ótima forma e funcionando com eficiência.

Saiba mais sobre manutenção preventiva:

Contratos de manutenção preventiva de HVAC:como encontrar o caminho certo para sua infraestrutura de HVAC



Outros recursos sobre IAQ e mofo:

https://www.epa.gov/mold