>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Rádios de carro

Por que o estéreo do meu carro continua ligando e desligando?


É frustrante quando o som do seu carro fica ligando e desligando e você não consegue ouvir música enquanto dirige.

Vários motivos fazem com que o rádio do carro continue ligando e desligando:
  1. Estéreo bloqueado
  2. Fusível danificado
  3. Conexões de fios soltos
  4. Fios emaranhados
  5. Unidade principal com defeito
  6. Fio de memória com defeito
  7. Aterramento incorreto
  8. Usando alto-falantes de baixa impedância
  9. Problemas de tensão
  10. Oradores estourados
  11. Problemas com o amplificador
  12. Placas soltas

Neste artigo, mostrarei diferentes razões pelas quais os aparelhos de som do carro ligam e desligam e como consertá-los o mais rápido possível.

O que faz com que um estéreo de carro continue ligando e desligando?


Existem várias razões pelas quais os estéreos dos carros se comportam dessa maneira, e cada um pode ter uma causa diferente, então para encontrar a causa raiz, você precisa testar todos e saber o que está causando o problema.

Tente reinicializá-lo


É normal que os rádios quebrem ocasionalmente. A boa notícia é que você pode resolver a ameaça com uma reinicialização rápida, e aqui está como fazer isso:
  • Ligue seu estéreo
  • Pressione e segure o botão Iniciar (3-5 segundos) ao lado do botão de entrada do CD.

O rádio será reinicializado e, se os cortes persistirem, faça uma reinicialização total. Um hard reset é diferente de quick reset. Como? Destina-se a limpar todas as configurações atuais.

Veja como fazer uma reinicialização total:

  • Desligue o som do seu carro
  • Abra o capô dianteiro do seu carro
  • Desparafuse o terminal + da bateria do seu carro

Deixe seu carro desconectado por 5 a 10 minutos para drenar a energia do seu estéreo e redefinir sua memória. Após este tempo, conecte o fio de alimentação de volta ao terminal da bateria.

Fusível ruim


O fusível é um componente importante de um carro. Aqui estão alguns de seus papéis:
  • Assegura que seu aparelho de som tenha a voltagem necessária
  • Evita curto-circuito
  • Protege o estéreo contra danos, especialmente durante picos de energia

Problemas elétricos, como fusíveis ruins, fazem com que os rádios dos carros desliguem e liguem. Portanto, verifique se o fusível está totalmente funcional. Se for maluco ou velho, você terá que repará-lo ou substituí-lo.

Como resolver:


Se o fusível estiver danificado, não o repare. Você deve substituir o fusível queimado por um novo. Veja como fazer isso direito:
  • Verifique o manual do seu carro para localizar o painel de fusíveis
  • Procure o fusível do rádio. Você pode consultar o manual do seu carro ou localizar o desenho do bloco de fusíveis.
  • Use um extrator de fusível para remover o fusível. Como alternativa, remova-o com uma pinça.
  • Inspecione sua condição
  • Se o fusível estiver queimado, substitua-o por outro de amperagem semelhante
  • Verifique se seu rádio está funcionando bem.

Se você não tiver as habilidades técnicas, leve seu carro ao mecânico para substituí-lo para você.

Para evitar queimar seus fusíveis, tente não sobrecarregar seu sistema. Algumas pessoas usam vários acessórios simultaneamente, fazendo com que o fusível aqueça e derreta.

Conexões de fio solto


O corte frequente pode ser decorrente de uma conexão solta na fiação dos alto-falantes, antenas ou volante, para citar alguns.

Portanto, verifique o diagrama de fiação para confirmar se todos os fios estão conectados nos lugares certos.

Além da fiação, verifique se você instalou bem o som do seu carro. Se você comprou um carro usado ou trocou o rádio do carro, ele pode estar solto.

Como resolver:


Você pode consertar ou substituir os fios sozinho e usar o diagrama de conexão do seu carro para verificar onde cada fio deve ir.

Se o seu carro não tiver um chicote, localize manualmente os fios estéreo e prenda-os nos pontos certos.

Fios emaranhados


O chicote de fios tem vários fios que podem se entrelaçar quando você está dirigindo em estradas esburacadas, então você pode esperar que ocorra um curto-circuito quando cabos diferentes entrarem em contato um com o outro, especialmente se forem colocados próximos um do outro. E isso aciona cortes no rádio do seu carro.

Além disso, fios emaranhados podem criar ruídos indesejados saindo dos alto-falantes.

Como corrigir:

  • Primeiro, inspecione sua fiação. Você deseja verificar se há fios emaranhados e separá-los.
  • Verifique também se há fios soltos e fixe-os com fitas.
  • Por fim, substitua os fios antigos pelo novo chicote elétrico.

Unidade principal com defeito


Então, você já tentou de tudo, desde consertar os fios até substituir o fusível, mas seu estéreo não está funcionando bem?

Talvez haja um problema técnico interno. Se a fiação estiver bem, é provável que a unidade principal esteja com defeito e você precise trocá-la.

Como resolver:


Você pode trocar sua unidade principal com defeito sozinho. Mas antes disso, recomendo que você faça um teste de bancada para ver se há um problema interno com a fiação ou o rádio.

Aqui está o que você precisa:
  • Bateria do seu carro
  • Rádio removido
  • Trança do chicote elétrico
  • Pinças jacaré

Se você precisar testar seu rádio em bancada, abaixo estão algumas etapas sobre como fazê-lo:
  • Conecte o fio B+ à extremidade + da bateria
  • Conecte os fios ACC à extremidade + da bateria
  • Conecte o fio terra à extremidade – da bateria
  • Ligue seu rádio.

Fio de memória com defeito


O fio é chamado de fio de memória porque salva sua radiofrequência atual. Em outras palavras, você pode desligar seu rádio hoje e ainda estará na sua frequência anterior depois de ligá-lo.

É um fio amarelo de 12V com energia funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana, quer você use o rádio ou não.

Se o seu rádio sofrer cortes assim que você ligar o motor, isso é um sinal de que o fio da memória está com defeito.

Como resolver:


Primeiro, verifique a leitura da tensão do fio. Um fio de memória funcional fornecerá uma leitura de 12V ao desligar o motor do carro. Se você não conseguir isso, leve seu carro a um mecânico legítimo para reparar ou substituir o fio da memória.

Aterramento inadequado


Todos os carros têm um fio de aterramento preto para:
  • Protegendo seus dispositivos elétricos contra sobrecarga
  • Estabilizando os níveis de tensão
  • Protegendo você contra choques

A maioria dos problemas de áudio surgem de um aterramento ruim. Isso faz com que o amplificador quebre com frequência. Como? O som do carro puxará a energia necessária para operar e, se o aterramento for ruim, o amplificador começará a cortar.

Como resolver:


A única solução aqui é fazer o aterramento adequado, mas para fazê-lo corretamente, você precisa remover seu estéreo e verifique as conexões na parte traseira.

Veja como aterrar o amplificador:
  • Procure um ponto de aterramento. Geralmente é cerca de 18" do seu amplificador.
  • Fixe o fio terra com parafusos. Ele deve ser anexado ao chassi de metal. Perfure um ponto de aterramento e lembre-se de evitar os tanques de gasolina, linhas de freio ou outra fiação.
  • Certifique-se de que o fio terra esteja firme. Você pode usar uma arruela de pressão ou estrela para apertá-lo. Além disso, considere aplicar algum revestimento, como calafetagem de silicone, para evitar ferrugem.

No geral, verifique se todos os fios estão limpos e se encaixam bem. Em seguida, repare os soltos, e você pode fazê-lo soldando ou cravando-os.

Usando alto-falantes com baixa impedância


Todos os alto-falantes vêm com uma classificação de impedância, avaliado em ohms. Ele define a quantidade de corrente que flui através de um alto-falante/amplificador em uma determinada taxa.

Sempre preste atenção à impedância ao escolher alto-falantes para o seu aparelho de som. Compre aqueles que correspondem ao seu estéreo e, na grande maioria, serão 4 ohms, a menos que você use alto-falantes de baixa impedância conectados ao amplificador separado.

Usar um alto-falante com uma impedância menor do que a quantidade necessária consumirá mais energia, fazendo com que seu estéreo ligue e desligue porque ele superaquece constantemente.

Além disso, se você conectar seu amplificador a um alto-falante com a impedância errada, seu amplificador pode superaquecer quando você aumentar o volume. As chances são de que ele seja danificado ou se desligue para evitar causar mais danos.

Como corrigir:


Primeiro, verifique se a impedância do seu alto-falante corresponde ao seu amplificador. A maioria das marcas lista a impedância de seus amplificadores.

Se você estiver usando alto-falantes de baixa impedância com rádio de carro de 4 ohm, substitua-os o mais rápido possível. Você pode conectar o amplificador a qualquer alto-falante com a impedância correta e funcionará perfeitamente.

Problemas de tensão


Sua bateria deve gerar energia suficiente para estabilizar os volumes. No entanto, problemas de tensão no lado da bateria acionar o rádio do carro para ligar e desligar.

Você pode esperar uma queda de tensão se o seu carro tiver várias fiações. Aqui estão outros sinais de quedas de tensão:
  • Ruído frequente em seu rádio
  • Inícios difíceis
  • Pausas de som

Como corrigir:


Esse problema é comum, especialmente depois de aumentar o volume do rádio. Isso significa que sua bateria não suporta seu aparelho de som.

Eu recomendo que você use um multímetro para confirmar a leitura da voltagem da sua bateria. Se estiver baixo, atualize suas baterias ou adicione outra para atender às necessidades de tensão do seu estéreo.

Além disso, verifique e conserte quaisquer fios soltos para estabilizar a tensão.

Problemas com alto-falantes danificados


A maioria dos proprietários de carros se concentra em verificar os fios, amplificador e fio terra e ignora os alto-falantes. A verdade é que alto-falantes danificados podem desencadear o problema repetidamente.

Aqui está o que acontece:

Talvez seus alto-falantes estejam quebrando, resultando em um circuito aberto, ou há um curto-circuito causando um circuito fechado.

Além dos cortes frequentes, aqui estão outros sinais de alto-falantes estourados:
  • Som distorcido ao reduzir o volume
  • Falta de graves e agudos – use um equalizador para testar se o alto-falante tem os dois sons.
  • Perda de vibração – é um sinal de que você precisa substituir seus alto-falantes. Coloque as mãos na parte frontal dos alto-falantes para sentir a vibração.
  • A idade pode ser outro fator – talvez o tempo tenha acabado.

Como corrigir:


Primeiro, verifique se os alto-falantes estão instalados corretamente.

Em seguida, olhe para suas condições. Se eles estiverem estourados, você pode repará-los, mas sempre recomendo substituir os alto-falantes em vez de repará-los, a menos que você tenha instalado alto-falantes exclusivos ou caros.

Problemas do amplificador


Você pode esperar cortes se o seu amplificador quebrar várias vezes. Mas antes de começar a solucionar o problema, confirme que:
  • Está devidamente aterrado.
  • A voltagem não cai quando você aumenta o volume.
  • O amplificador não está no modo de proteção. Normalmente, eles mudam para o modo de proteção devido a defeitos internos, superaquecimento, etc.
  • O amplificador está recebendo fluxo de ar suficiente para mantê-lo resfriado.

Se tudo estiver bem, prossiga para solucioná-lo e veja como corrigir esse problema:
  • Verifique se todos os fios estão conectados. Mexa-os para confirmar que não há fios soltos.
  • Verifique se o amplificador está recebendo energia suficiente.
  • Teste se seu amplificador produz a qualidade de som correta. A baixa qualidade do som resulta de fios soltos ou configuração inadequada do amplificador.
  • Teste o fusível do amplificador. Se estiver danificado, substitua-o por um correspondente.

Se a tensão no carro continuar caindo, talvez seja necessário consultar um mecânico.

Frente solta


Quase todos os aparelhos de som automotivos vêm com um painel frontal. É um painel frontal destacável para proteger o rádio de ladrões.

Então, você removeu o painel frontal recentemente? Se sim, talvez você não tenha se encaixado bem - não está selando o painel como deveria.

Um painel frontal solto afeta a conexão elétrica, causando cortes. Por exemplo, se os botões na tela continuarem desaparecendo, o painel frontal está solto.

Como corrigir:


É simples. Basta remover o painel frontal e recolocá-lo firmemente.
  • Desligue o estéreo.
  • Remova seu painel frontal.
  • Limpe os conectores na parte de trás.
  • Adicione um pouco de tachinha azul nos quatro cantos.
  • Corrija seu painel frontal.

Você pode empurrar a placa ainda mais para baixo para prendê-la bem. Ao fazer isso, você evitará interrupções elétricas.

Perguntas relacionadas

Uma bateria pode causar um problema no rádio?


Sim pode. Se o rádio do seu carro for potente, ele drenará a bateria do seu carro. Isso afeta o desempenho do rádio e de outros dispositivos elétricos. Portanto, é melhor comprar a bateria de carro correta ou comprar mais para alimentar seu estéreo.

Por que o som do carro desliga em alto volume?


Se isso acontecer, significa que há um problema com a instalação. Por exemplo, talvez você não tenha conectado bem o fio terra ou esteja sobrecarregando seu amplificador.

Você pode resolvê-lo instalando o fio terra corretamente ou conversando com um profissional para fazer isso por você. Além disso, tente reduzir o número de alto-falantes conectados ao seu amplificador.

Conclusão


Você pode esperar que o som do seu carro sofra cortes em algum momento. Mas o bom é que agora você sabe o que causa os cortes.

Comece a testar para encontrar a causa real do problema. Por exemplo, se os fios estiverem bem, verifique se a unidade principal, a voltagem ou os alto-falantes precisam ser consertados. Então, você corrigirá o problema para sempre começar a desfrutar de música enquanto dirige.