>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Rádios de carro

Como combinar os alto-falantes do carro com o estéreo? um Guia Completo


Você está tentando decidir quais alto-falantes comprar para o som do seu carro e não tem ideia de qual é o fator decisivo? É watts, ohms, alto-falantes coaxiais ou componentes? Eles se encaixam e o alto-falante frontal deve ser o mesmo que o traseiro? Este artigo responde a todas essas perguntas e muito mais.

Dependendo se você tem um estéreo de fábrica OEM ou um estéreo de reposição, você teria que considerar a potência do alto-falante (watts), sua eficiência), independentemente de ohms, seu tamanho e tipo (coaxiais versus alto-falantes componentes) e para que finalidade você os está combinando (substituindo ou atualizando).

Este artigo detalhará as diferenças entre um estéreo de fábrica OEM e um estéreo de reposição. Esses fatores são críticos na tentativa de combinar seus alto-falantes com seu estéreo.

Depois disso, analisaremos as condições que entrariam em jogo ao determinar como combinar seus alto-falantes, e elas incluem:
  • tamanho dos alto-falantes,
  • eficiência,
  • tipo de alto-falante,
  • por que você está combinando,
  • a potência do estéreo e dos alto-falantes,
  • e muito mais.


Visão geral de estéreo de carro OEM e estéreo de reposição


Ao decidir combinar seus alto-falantes com o som do seu carro, há algumas considerações que você precisa levar em consideração.

Um equívoco é que você precisa combinar a potência do som do seu carro com os alto-falantes que você possui ou deseja comprar em termos de potência (potência); caso contrário, você não obterá um som de boa qualidade, alto o suficiente e poderá explodir ou danificar seus alto-falantes.

Isso só é verdade se o seu amplificador de potência exceder significativamente a capacidade de manuseio de potência dos alto-falantes (por exemplo, quando a potência dos alto-falantes é de 45 watts e seu estéreo é de 500 watts).

Nesse caso, a quantidade de energia do seu estéreo (seja um estéreo de fábrica OEM ou um estéreo de reposição) pode explodir seus alto-falantes à medida que você aumenta o volume e leva seus alto-falantes além do limite de capacidade de energia.


Quanta potência um estéreo de fábrica OEM geralmente vem?


Normalmente, a maioria dos veículos padrão modernos possui estéreo de fábrica OEM com potência entre 5 e 15 watts RMS. Embora essa quantidade de energia seja onipresente, não é suficiente se você levar a sério a qualidade do som em um carro.

O único outro cenário em que a potência pode ser diferente é comprar um carro de luxo de última geração que virá com sistemas de som de áudio automotivo de última geração.


Qual ​​é a potência de um aparelho de som de reposição geralmente?


Os aparelhos de som do mercado de reposição variam em potência e, se você pretende comprar um amplificador externo para carro, a potência pode chegar à faixa de milhares de watts.

Escolher a quantidade certa de potência para você é uma preferência e depende do que você deseja alcançar com o sistema estéreo de áudio do seu carro. Você está procurando por puro poder? Você está procurando ter um bom áudio claro e limpo?

Todos esses fatores entram em jogo ao optar por um aparelho de som de reposição.


Posso usar qualquer alto-falante no som do meu carro?


Você não pode simplesmente usar qualquer alto-falante ao escolher combinar seus alto-falantes com o som do seu carro. Os alto-falantes vêm com características específicas, incluindo tamanho, potência, tipo (coaxiais ou componentes), etc. Todos esses fatores devem ser considerados ao escolher combinar os alto-falantes com o sistema estéreo do carro.

É bom entender todos eles antes de procurar os alto-falantes. Em primeiro lugar, você precisa determinar se precisa de uma substituição de fábrica OEM ou alto-falantes de reposição.

Com a substituição do OEM, a pesquisa é fácil. A única coisa que você precisa saber é o tipo, ano e modelo do seu carro e, em seguida, solicitar uma substituição direta dos alto-falantes.

As coisas são mais complicadas quando se trata de escolher alto-falantes de reposição. Nesse caso, você deve ser específico sobre as características, tamanhos, etc. dos alto-falantes selecionados.


Colunas correspondentes para um estéreo de fábrica OEM e um estéreo de reposição



Escolha os alto-falantes adequados ao seu carro.


Se você está escolhendo alto-falantes para seu estéreo de fábrica OEM ou um estéreo de reposição, o princípio aqui é o mesmo para ambos.

Você quer ter certeza de que os alto-falantes que você está comprando se encaixam em seu veículo. Você pode se surpreender, mas nem todos os alto-falantes são universais em termos de design quando se trata de montá-los em seu carro.

Às vezes, os alto-falantes precisam ser modificados ou um gabinete precisa ser fabricado separadamente para abrigar os alto-falantes que você deseja comprar.

Além disso, você pode obter alto-falantes menores que se encaixam em áreas maiores, pois alto-falantes menores podem ser montados em suportes. A escolha pode ser esmagadora e você pode não saber como decidir se deseja um alto-falante que se encaixe em seu carro com um suporte ou um gabinete ou se eles devem caber na área projetada para eles.

Felizmente, no mundo digital de hoje, as empresas e sites automotivos têm guias e sistemas on-line nos quais você escolhe a marca e o modelo do seu carro (até mesmo o ano do modelo). Esses sistemas ajudam a identificar alto-falantes que podem caber em seu veículo com ou sem modificações.

Esta é uma excelente solução e elimina as suposições de saber quais alto-falantes serão mais adequados para o seu carro.


Tamanho dos alto-falantes coaxiais versus componentes


Abaixo, veremos as diferenças entre os alto-falantes coaxiais e componentes ao combinar os alto-falantes dianteiros e traseiros do seu carro. No entanto, você deve considerar aqui que os alto-falantes coaxiais e componentes podem ter tamanhos diferentes em algumas situações, portanto, você deve verificar se esse é o caso ao tentar encaixar esses diferentes tipos de alto-falantes em seu carro.


Qual ​​é seu objetivo final ao escolher alto-falantes automotivos?


Antes de decidir quais alto-falantes escolher, você deve determinar seu alto-falante ou o objetivo principal dos alto-falantes. O mesmo vale para estéreos de fábrica OEM e estéreos de reposição.


Você está tentando construir um sistema de som estéreo automotivo de ótima qualidade?


Isso se aplica a indivíduos que possuem um aparelho de som de fábrica OEM e desejam atualizar o sistema de áudio do carro. Talvez o alto-falante padrão que veio equipado com o seu carro tenha queimado, ou talvez você queira apenas atualizar o sistema estéreo do carro porque deseja uma qualidade de áudio melhor e mais alta do seu sistema?

De qualquer forma, você precisa considerar algumas coisas ao querer atualizar e combinar seus alto-falantes com o sistema estéreo do seu carro.


Como faço para combinar meu aparelho de som com os alto-falantes do meu carro? (mercado de reposição)


Ao escolher um amplificador e alto-falantes, a maioria das pessoas pensa em comprar alto-falantes e amplificadores com centenas ou milhares de watts para obter um sistema de áudio automotivo com som alto.

E esta não é exatamente a maneira correta de pensar. A única coisa que você deve considerar e certificar-se de fazer corretamente é garantir que a potência do seu amplificador não exceda a capacidade de manuseio de potência do seu alto-falante.

Isso significa que se o seu amplificador de reposição for, por exemplo, 300 watts, seus alto-falantes não devem ser muito diferentes de 300 watts. (Na verdade, a melhor maneira é escolher um amplificador para combinar com os alto-falantes, e não vice-versa.)

A próxima coisa que você deve considerar é a eficiência dos alto-falantes. A maioria das pessoas não conhece esse conceito e tende a ignorá-lo. A eficiência do alto-falante será o fator determinante que lhe dará um som alto e de boa qualidade.


Eficiência do alto-falante do carro e manuseio de energia


Cada alto-falante do carro é diferente. Alguns alto-falantes não são muito eficientes, o que significa que não conseguem produzir muito som com a potência recebida. Isso é independente de ohms (qualquer número de ohms). Um alto-falante altamente eficiente precisaria de apenas alguns watts para produzir um volume de áudio significativo.

A eficiência é medida em função da potência e da distância, expressa em decibéis (dB). Os alto-falantes terão isso definido na impressão (no alto-falante ou no manual), e um exemplo seria que esse alto-falante é 88 dB eficiente.

Os fabricantes medem a eficiência porque pegam um microfone e o colocam a um metro de distância de um alto-falante, conduzindo o alto-falante com 1 watt de potência. O microfone então mede um certo nível de som. O resultado disso é a eficiência do locutor, mas o que esse número realmente nos diz?

A baixa eficiência dos alto-falantes medirá algo abaixo de 90 dB (isso não é muito alto), enquanto os alto-falantes com alta eficiência medirão 90 dB e acima.

Portanto, você não precisa combinar a potência do seu alto-falante com o amplificador de potência do mercado de reposição. Você só precisa se certificar de que seu amplificador não o exceda.


Você está substituindo um alto-falante danificado?


Se você estiver substituindo um alto-falante queimado, é provável que você não pretenda atualizar seu sistema estéreo. Outro cenário seria que você já atualizou seu sistema estéreo e precisa substituir um alto-falante de reposição.


Substituição de alto-falante queimado no mercado de reposição


Em uma situação em que você está substituindo um alto-falante de reposição, você provavelmente tem um aparelho de som de reposição e, portanto, deveria e teria considerado emparelhar e comprar o amplificador de potência certo com seus alto-falantes. No caso dele, você deve saber exatamente que tipo de alto-falante precisa comprar.

Se você não combinou seu amplificador de potência de pós-venda com seus alto-falantes corretamente (em termos de potência e eficiência), esse é provavelmente um dos motivos pelos quais seus alto-falantes podem explodir.


Substituição de alto-falante estéreo de fábrica OEM


Para um cenário envolvendo a substituição de um alto-falante queimado por um estéreo de fábrica OEM, também há vários fatores que você deve levar em consideração primeiro.




Como faço para combinar meu aparelho de som com os alto-falantes do meu carro? (OEM)


Este é o mesmo conceito de escolher um alto-falante quando você deseja atualizar seu estéreo OEM para um estéreo de reposição e, em ambos os casos, você deve considerar a eficiência do alto-falante.

Como dissemos, isso é considerado a classificação de sensibilidade, e a alta sensibilidade em relação a um alto-falante de carro é considerada em algum lugar na faixa de 90db e acima. Isso significa que os alto-falantes de alta sensibilidade podem ter um desempenho melhor com menos energia recebida.

Isso é importante porque um estéreo de fábrica de carro OEM padrão (rádio) não tem muita potência. Portanto, alto-falantes de maior eficiência soarão melhor do que alto-falantes de baixa eficiência quando você estiver usando um rádio de fábrica.

Além disso, você também deve verificar a capacidade de manuseio de energia (watts) dos alto-falantes que deseja comprar. Para um estéreo de carro OEM, você não precisa de alto-falantes que possam lidar com muita energia e, na verdade, você deseja considerar alto-falantes que possam funcionar com pouca energia.

E se os alto-falantes que estou vendo tiverem uma faixa de potência em vez de um valor fixo?

Se os alto-falantes que você está vendo tiverem um alcance, tudo o que você precisa fazer é garantir que os valores sejam altos.


Os alto-falantes dianteiros e traseiros do carro podem ser iguais?


Ao escolher todos os alto-falantes do carro, é melhor ter alto-falantes idênticos para a frente e para trás do seu carro.

No entanto, em alguns casos, seus alto-falantes frontais podem ser de um tipo diferente dos alto-falantes traseiros (coaxiais e componentes) e, neste caso, seus alto-falantes não serão compatíveis.

Você deve tentar o máximo possível combinar os alto-falantes dianteiros e traseiros em termos de ter pelo menos o mesmo fabricante e série e tentar combiná-los em termos de eficiência, potência e resposta de frequência.

Ao fazer isso, você terá uma qualidade de som nivelada sem equalização adicional na parte frontal ou traseira.


Altifalantes coaxiais


Esses tipos de alto-falantes vêm para estéreos OEM e estéreos de reposição. Às vezes, eles são chamados de alto-falantes de duas ou três vias. Esta configuração de alto-falante tem o tweeter embutido no woofer e é relativamente fácil de substituir.


Colunas componentes


Esta configuração de alto-falante tem o tweeter separado do woofer. Você pode identificar rapidamente os alto-falantes componentes localizando pequenos tweeters acima do painel que serão protegidos por uma grade. Esses tipos de alto-falantes também vêm com estéreo de fábrica OEM e estéreos de reposição.


E os subwoofers


Suponha que seu estéreo OEM permita um subwoofer. Isso significa que tem um canal dedicado com um crossover. Então o princípio é o mesmo para combinar os alto-falantes traseiros e frontais. No caso do subwoofer, embora seja recomendável ter um da mesma série dos alto-falantes, temos mais flexibilidade em termos de fabricante ou modelo.

Um subwoofer não terá a mesma resposta de frequência ou potência que seus alto-falantes frontais e traseiros (ele foi projetado especificamente para baixas frequências); no entanto, ainda deve corresponder ao amplificador.


Quantos watts meus alto-falantes devem ter?


A quantidade de energia dependeria de sua preferência e hábitos de escuta. Como sabemos agora, um alto-falante com uma classificação de alta eficiência de 90 dB ou mais será alto mesmo quando usado com um estéreo de 50 a 100 watts.

Em média, 200 watts tanto para seu estéreo quanto para alto-falantes seriam mais do que suficientes para qualquer indivíduo (considerando que um estéreo de fábrica OEM padrão vem com 5 a 15 watts). Lembre-se, porém, que a taxa de eficiência deve ser de 90 dB ou mais para uma melhor qualidade de som, especialmente se você dirigir um conversível.

Se você está listando músicas leves, mas deseja apenas uma melhor qualidade geral de som, 50 watts para cada canal é mais do que suficiente para suas necessidades de audição.

Lembre-se de que a potência do som do seu carro ou do amplificador externo não deve exceder significativamente os alto-falantes; caso contrário, seus alto-falantes provavelmente explodirão.

Se você deseja o melhor som, deve sempre usar mais watts, mas nunca deve fazer isso em detrimento da qualidade do áudio.


Conclusão


Concluímos que para combinar seus alto-falantes com o som do seu carro, temos que considerar vários fatores. Em primeiro lugar, você está combinando seus alto-falantes com um estéreo de fábrica OEM ou um estéreo de reposição com um amplificador externo?

Então você está substituindo um alto-falante queimado ou deseja atualizar o sistema estéreo do seu carro? Nesse caso, você teria que considerar fatores adicionais.

Isso lhe dará uma pista para determinar que tipo de alto-falantes você precisa. No entanto, você só deve considerar a classificação de eficiência de um alto-falante ao combiná-lo com a potência de seus amplificadores ou estéreos para casos em que você está sempre procurando aumentar a qualidade do som.

O outro aspecto central a ser observado ao combinar o som do carro com os alto-falantes é que o estéreo ou o amplificador nunca devem exceder a potência dos alto-falantes, porque isso provavelmente fará com que eles explodam.

Você também terá que considerar outros fatores, como o tamanho dos alto-falantes, combinando os alto-falantes dianteiros e traseiros em termos de alto-falantes coaxiais e componentes, considerando um subwoofer e quantos watts você gostaria. Estes são todos os aspectos que você precisa considerar ao tentar combinar os alto-falantes do seu carro com o seu aparelho de som.