>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Rádios de carro

Aqui está o que fazer quando o som do seu carro está fumando


Depois de determinar que a fumaça está vindo do som do carro, você pode solucionar o problema, avaliar o dano e tomar medidas para corrigir e evitar que isso aconteça novamente.

O que você deve fazer exatamente quando o rádio do seu carro está fumegando? Vamos descobrir abaixo.

Em geral, quando o som do seu carro estiver soltando fumaça, desligue-o para reduzir possíveis danos. Determine como o receptor foi instalado, por exemplo, fábrica ou pós-venda e profissional ou DIY. Verifique se a garantia ainda cobre o rádio e, caso contrário, verifique os problemas elétricos mais comuns.

Após seguir os procedimentos de segurança e determinar como a unidade foi instalada, este artigo discutirá as etapas necessárias sobre o que fazer quando o som do seu carro estiver fumando. Em seguida, você aprenderá como evitar que isso aconteça no futuro, então continue a ler.

Por que os aparelhos de som automotivos fumam


Os receptores de áudio do carro têm vários nomes:unidade principal, receptor multimídia e estéreo. Mas o mais importante é que é o componente que permite controlar o volume da música e as configurações do equalizador .

Normalmente, uma unidade principal inclui botões ou uma tela sensível ao toque para alternar predefinições, modos ou outras entradas de exibição. Alguns receptores são compatíveis com rádio via satélite ou possuem recursos sem fio para uso de Bluetooth. Os tamanhos do estéreo do carro são padronizados para facilitar a troca de uma unidade principal instalada na fábrica para um receptor de reposição.

Se você vir fumaça enquanto dirige, desligue a unidade de áudio e encoste com segurança. Apenas por esse motivo, é inteligente ter um extintor de incêndio no carro instalado com segurança.

Embora existam muitos extintores padrão para escolher, você também precisará comprar um suporte como este da Amazon:O suporte do extintor de incêndio do carro Bracketeer para segurar o recipiente sob o assento ou no porta-malas para contê-lo com segurança.



Para descobrir por que um receptor de carro está fumando, reúna informações sobre a unidade. Localize o manual do usuário, fabricante e determine se é instalado de fábrica ou pós-venda. A razão mais comum pela qual um receptor de carro fuma é por causa de um problema elétrico. Possivelmente há um curto em algum lugar na fiação do alto-falante; portanto, sua primeira etapa é solucionar problemas da unidade principal.

Verifique sua instalação


Supondo que você desligou o áudio e esteja em um local seguro, reúna suas informações antes de verificar o projeto de instalação. Determine quem instalou o receptor e se ele está coberto pela garantia . Conheça a marca e modelo e onde foi comprado.

Localize o manual do usuário, online ou em papel, caso precise entrar em contato com o fabricante. Devolva-o ao profissional que o instalou, ou se for um projeto do tipo faça você mesmo, verifique o problema mais comum, um problema elétrico.

Desmonte toda a instalação do sistema de áudio do carro, retirando a unidade principal, verificando se há fios de alimentação cruzados, itens soltos e fios desprotegidos tocando a unidade principal traseira. Verifique a fonte de alimentação. Volte a montar e certifique-se de que todas as ligações estão boas e correctamente ligadas.

Depois, pode ser necessário clicar em redefinir botão na unidade principal; no entanto, alguns modelos não os possuem. Se o seu, verifique o seu manual para saber como fazê-lo. Muitas vezes, você removerá o painel frontal da unidade principal e pressionará o botão no painel frontal com uma ponta de caneta esferográfica para redefinir.

Verifique sua fiação


Siga cada fio para verificar se há marcas de queimadura, quebras, corrosão ou danos causados ​​por roedores. Se houver uma ruptura visível do fio, repare o dano.

Corte a seção deteriorada, retire as duas extremidades e solde-as juntas. Isole o fio com fita isolante ou um tubo termorretrátil, que é barato comprado em lojas de ferragens ou na Amazon, por exemplo, o Wirefy Heat Shrink .

Se a mancha não estiver visível, mas você achar que é um fio ruim, substitua o fio inteiro. Determine o medidor correto para o sistema de áudio do seu carro antes de comprar um fio de substituição. Por exemplo, este fio trançado de bitola 18 é flexível e isolado, portanto, excelente para instalações de áudio do carro.



Verifique o fio da fonte de alimentação e o aterramento para garantir que eles tenham boas conexões e estejam conectados corretamente. A ligação à terra está limpa e sem perturbações? Embora esta dica não seja para os eletricamente desinformados, se você conectar a unidade principal à bateria e ainda fumar, você saberá que o problema é com a unidade, não com a fiação.

Fiação definida


Um fio de áudio elétrico é tipicamente de cobre e fabricado em diferentes níveis de desempenho, sendo o mais puro cobre sem oxigênio (OFC) em contraste com o fio de alumínio coberto de cobre mais barato. OFC é preferido para áudio porque menos oxigênio significa menos distorção.

O cobre é revestido e às vezes isolado, dependendo da finalidade do fio. A fiação do cabo consiste em vários fios de fios fechados em uma bainha. Normalmente, é codificado por cores de acordo com o uso comum recomendado pela indústria, embora o código de cores não seja padronizado.

Um exemplo de um diagrama de fiação estéreo de carro por Quality Mobile Video indica uma legenda do conector do receptor de pós-venda. É um indicador claro de quão facilmente os fios podem se misturar e causar um curto, a menos que o instalador seja cauteloso.

É melhor ler atentamente as especificações do fabricante para determinar se você possui o cabo correto. Também preferido para a fiação de áudio é o fio trançado versus sólido devido à sua flexibilidade e menor chance de quebra durante a instalação.

Aqui está um vídeo de 3 minutos demonstrando como solucionar problemas do receptor do seu carro que inclui os conceitos básicos de verificação de fios para corrente de 12 volts e fusíveis queimados usando um multímetro. É um ótimo vídeo para recém-chegados à detecção de problemas de fiação de áudio do carro.

Se não ocorrerem problemas de instalação ou fiação, mas a unidade principal do carro ainda estiver quente, é hora de fazer a manutenção de todo o sistema estéreo. Especialistas em áudio automotivo podem ser encontrados on-line ou em lojas de automóveis estabelecidas.

Entre em contato com um profissional


Depois de verificar os pontos listados acima, provavelmente, o problema foi resolvido. No entanto, se não, entre em contato com um profissional de som automotivo. Lojas respeitáveis ​​e sites online provavelmente oferecerão suporte técnico gratuito. Por exemplo, Crutchfield espera que o do-it-yourselfer médio encontre um problema e forneça suporte para itens comprados deles durante a vida útil do produto.

Embora os problemas possam não ser evidentes e, portanto, difíceis de diagnosticar, um especialista em áudio profissional geralmente terá toda a experiência e as ferramentas necessárias para executar os testes e resolver os problemas.

Como evitar que o som do seu carro fume


Antes de ver fumaça ou chamas, fique atento a outros sinais potenciais, o cheiro de plástico queimado ou ruídos crepitantes. Desligue o componente de áudio e investigue mais antes de ver fumaça ou fogo para evitar danos maiores.

Esteja ciente de que peças antigas podem superaquecer mais rapidamente devido a materiais antigos, especialmente se o volume for reproduzido em um nível alto por um tempo prolongado. Execute rotineiramente a manutenção do áudio do carro, mas principalmente de sistemas antigos.

Para manter corretamente o sistema do carro, verifique regularmente as conexões dos fios quanto a afrouxamento ou corrosão causada pela exposição à umidade por longos períodos de tempo. Esteja ciente de faíscas e possíveis danos aos componentes ao inspecionar a fiação.

Resumo


Embora a Internet funcione bem para diagnosticar problemas comuns de áudio do carro, este conselho não substitui um diagnóstico profissional, especialmente se a segurança do carro estiver em risco devido a problemas elétricos. Sua melhor aposta é desligar a unidade principal de áudio, verificar toda a fiação e, se o problema não for evidente, entre em contato com um especialista em áudio automotivo e use sua pesquisa como ponto de partida para corrigir o problema.

Se você suspeitar de uma falha no receptor, tenha suas informações de garantia disponíveis antes de entrar em contato com a empresa onde foi adquirido. Lembre-se de evitar danos extensos por meio de técnicas de prevenção.