>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Rádios de carro

O que os aparelhos de som automotivo podem ou não reproduzir


Hoje, alguns aparelhos de som automotivos vêm com leitores de disco que permitem que você reproduza sua música através de CDs. Mas, como os arquivos de música vêm em todas as formas e tipos de arquivos, dependendo de como foram codificados, você pode estar se perguntando o que os estéreos do carro podem ou não tocar.

O que os estéreos do carro podem ou não tocar depende da unidade principal que você instalou no carro. A maioria das unidades principais modernas reproduz MP3, AAC, FLAC e ALAC, mas algumas unidades principais tendem a ser mais exigentes do que outras.

No mundo digital de hoje, os dias em que temos que confiar em CDs e fitas cassete para tocar música no sistema estéreo do nosso carro se foram.

Isso porque os modernos sistemas de som encontrados em nossos veículos dependem mais da leitura e reprodução de músicas que podem ser armazenadas digitalmente em sistemas de armazenamento menores, em vez de serem gravadas em discos compactos ou cassetes.

Alguns sistemas de som podem ser únicos porque uma unidade principal específica pode ou não reproduzir diferentes tipos de arquivo. Alguns formatos de arquivo não podem ser reproduzidos na maioria das unidades principais, independentemente de sua marca e fabricante.

No artigo abaixo, vou passar pelos tipos mais populares de arquivos de música para orientá-lo sobre o que os estéreos do carro podem e não podem tocar.

Os aparelhos de som do carro podem reproduzir DVD-R?


Embora os DVD-Rs sejam muito mais avançados do que os CD-Rs, ainda há uma dúvida se os estéreos dos carros são ou não capazes de lidar com DVD-Rs e reproduzi-los quando você grava música neles.

Não há dúvida de que a maioria dos aparelhos de som domésticos e sistemas de entretenimento podem ler DVD-Rs e provavelmente já são capazes de reproduzir discos Blu-ray. Mas e os aparelhos de som automotivos?

Bem, tudo ainda se resume à unidade principal do seu carro. Existem muitos tipos diferentes de unidades principais que são simplesmente únicas umas das outras porque uma unidade principal não possui os recursos de leitura da outra.

Como os arquivos de música não são tão grandes, mesmo com o tamanho dos arquivos cada vez maiores no mundo digitalizado de hoje, o CD ainda tem seu lugar como o meio mais utilizado quando se trata de vender cópias físicas de álbuns de música.

Quando você está gravando arquivos de música em casa com seu computador, também é melhor e mais econômico usar um CD-R em vez de um DVD-R. Não há razão para você optar pela opção muito mais cara quando há uma alternativa mais acessível e igualmente capaz para você.

Então, nesse sentido, a maioria dos fabricantes de estéreos automotivos ainda fabrica e desenvolve estéreos e unidades de cabeça que só são capazes de ler CDs em vez de outros tipos de discos, como Blu-ray.

Na maioria dos casos, quando o reprodutor de disco da unidade principal não foi projetado para reproduzir filmes no carro, especialmente quando o sistema de som do seu carro foi feito apenas para música e nada mais, não há razão para o estéreo poder reproduzir DVD-Rs .

Ainda assim, devido ao quão avançadas são as unidades principais de hoje, elas podem lidar com mais arquivos digitais diferentes do que as unidades mais antigas. Se você tiver um aparelho de som mais antigo, provavelmente não terá sorte tentando fazê-lo tocar sua música de um DVD-R. No entanto, aparelhos de som mais recentes, como o BOSS Audio Systems BV9358B Car DVD Player, podem manipular, decodificar e reproduzir diferentes arquivos de música digital, independentemente de serem de CDs ou DVDs.

Em outros casos, especialmente ao comprar um aparelho de som usado, você deve verificar o manual antes de comprá-lo.

Se você for substituir o sistema de som de fábrica em seu carro, procure uma unidade principal com muitas opções de reprodução diferentes, como CDs ou DVDs.

A maioria das unidades de cabeça terá a mídia reproduzível e os arquivos impressos nas caixas, independentemente do tamanho de 1 din ou 2 din. Enquanto isso, se você sair do seu estéreo de fábrica, consulte o manual para ver a mídia e os arquivos que ele pode reproduzir.

Os estéreos do carro podem reproduzir arquivos WAV?


Se você depende mais da economia de tamanhos de arquivo e, portanto, de espaço em pen drives e cartões de memória quando estiver ouvindo música no carro enquanto dirige, é importante usar o tipo de arquivo correto. Existem muitos tipos de arquivos diferentes que o estéreo do seu carro pode não conseguir ler e reproduzir se você os mantiver misturados em sua unidade flash.

Um dos arquivos que os aparelhos de som devem ler é o formato de onda ou WAV.

Portanto, se você planeja reproduzir arquivos WAV no estéreo do seu carro, provavelmente não há como fazê-lo a partir de um pendrive de sua unidade principal mais antiga. Você não pode simplesmente conectar e reproduzir uma unidade flash com o arquivo WAV e esperar que a unidade principal do seu carro o leia e reproduza.

É por isso que a melhor maneira de reproduzir esses arquivos WAV é gravá-los em CD-Rs.

Para poder reproduzir arquivos WAV no carro, você precisa do seguinte:
  • Um CD virgem ou um CD-R. É aqui que você gravará seus arquivos de música WAV. Não use um CD regravável ou um CD-RW porque os CD players geralmente não lêem CD-RWs. Os CD-RWs são projetados para serem dispositivos de armazenamento de dados.
  • Você deve ter um gravador de CD em seu computador. Se o seu computador não tiver um leitor de CD, use o externo. Por exemplo, o leitor/escritor Rioddas oferece uma qualidade fantástica. O laptop ou computador que você está usando também deve ter um software que permita gravar filmes e músicas no CD.
  • Siga o processo de gravação do software escolhido. Eu tenho usado um Nero Express e gosto muito dele. O processo é simples e fácil de seguir. Simplesmente arraste e solte seus arquivos WAV, organize-os na ordem em que deseja reproduzi-los, escolha as configurações para que o CD seja reconhecido como um CD de música (não um CD de dados) e inicie o processo de gravação.
  • Depois que o computador tiver concluído o processo de gravação, você poderá reproduzir os arquivos WAV no sistema de áudio do carro simplesmente inserindo o CD nele.

Na maioria dos casos, no entanto, ainda é melhor verificar no manual do carro se você está confiando no sistema de áudio de fábrica. Mas, se você comprou um novo sistema de som para o seu veículo ou se ainda planeja fazê-lo, verifique sempre a etiqueta para ver se o estéreo suporta arquivos WAV.

Os novos aparelhos de som do carro podem reproduzir qualquer arquivo de música, independentemente de estarem gravados em um CD ou armazenados em uma unidade flash ou cartão de memória.

Os aparelhos de som do carro podem reproduzir m3a?


Não sei se muitos de vocês já se depararam com o tipo de arquivo m3a antes. No entanto, a extensão de arquivo .m3a que você pode ver em seus diferentes arquivos é, na verdade, arquivos de áudio MPEG-3 ou arquivos MP3.

Esses arquivos de música são os mais populares hoje em dia porque são compactos e bastante versáteis.

Quanto a saber se o som do seu carro pode ou não reproduzir arquivos m3a ou arquivos de música MP3, bem, a resposta simples é sim. Na maioria dos casos, o arquivo MP3 é o mais utilizado quando se trata de tocar música no carro simplesmente por ser compacto e versátil.

É por isso que você provavelmente não terá muitos problemas para reproduzir arquivos MP3 no estéreo do seu carro.

Você pode reproduzir os formatos de arquivo m3a ou MP3 usando uma unidade flash USB que pode ser conectada ao slot USB da unidade principal ou usando um cartão de memória que pode ser inserido no leitor de cartão de memória no sistema de áudio do seu carro.

Os aparelhos de som do carro podem reproduzir CDs de MP3?


Embora poucas pessoas ainda usem CDs, ainda existem carros que vêm com CD players embutidos ou carregadores de CD para permitir que você reproduza suas faixas favoritas apenas inserindo o CD no leitor de CD do carro.

No entanto, o problema é que a maioria dos CDs usa arquivos WAV porque a maioria dos reprodutores de CD só é capaz de ler arquivos WAV quando se trata do formato de música. É por isso que haverá aparelhos de som automotivos que provavelmente não serão capazes de ler formatos de arquivo MP3 em seu CD.

Ainda assim, novamente, você sempre deve verificar se o sistema estéreo do carro pode decodificar CDs MP3 e não apenas CDs que contêm arquivos WAV.

Existem muitas unidades de cabeça diferentes capazes de decodificar e ler CDs MP3 e não apenas CDs contendo arquivos WAV neles. Mas o fato aqui é que ainda se resume ao sistema estéreo do seu carro, e é por isso que é melhor verificar primeiro o manual ou comprar um estéreo que possa ler CDs de MP3.

Um ótimo exemplo de unidade principal é o Receptor Estéreo JVC KD-T915BTS Bluetooth Car.

No entanto, observe aqui que os arquivos MP3 podem ser compactos e versáteis, mas a qualidade da música é inferior à dos arquivos WAV, que são arquivos de áudio sem perdas. Isso significa que você não está perdendo a qualidade do som quando se trata do formato de áudio WAV. Nesse caso, não há razão lógica para gravar arquivos MP3 em seu CD em vez de WAV, a menos que a prioridade mais alta seja a compactação dos arquivos.

O MP4 pode ser reproduzido em um som automotivo?


Os formatos de arquivo MP4 são diferentes do formato de arquivo MP3 porque você não armazena apenas áudio, mas também vídeo. Os formatos de arquivo MP4 são destinados a vídeos em geral e não apenas a áudio e música. Mas os aparelhos de som do carro podem reproduzir arquivos MP4?

Dependerá inteiramente da unidade principal do sistema de áudio do seu carro. Os carros mais novos geralmente têm sistemas de som de fábrica com unidades de cabeça que são praticamente capazes de reproduzir qualquer formato de áudio, mas o recurso MP4 geralmente vem junto com uma tela embutida. Isso significa que a unidade principal será 2-din ou 1-din com uma tela retrátil como Pioneer AVH-3500NEX.

Na maioria dos casos, se você tiver um carro com um sistema de entretenimento total no sentido de poder reproduzir filmes, não há motivo para que ele não consiga reproduzir arquivos MP4 devido à forma como esse formato de arquivo foi criado principalmente para vídeos. Mas se o estéreo do seu carro só for capaz de reproduzir arquivos de áudio, você ainda poderá reproduzir arquivos MP4, desde que a unidade principal seja capaz de decodificá-los.

No entanto, ao reproduzir arquivos MP4 por meio de um CD gravado ou de uma unidade flash USB, certifique-se sempre de que sejam arquivos de música MP4 e não arquivos de áudio. Caso contrário, o sistema estéreo do seu carro não poderá lê-los.

Qual ​​formato USB funciona em um carro?


A maioria dos formatos de arquivo USB geralmente funciona para a unidade principal do sistema estéreo do seu carro. Isso pode incluir formatos USB padrão, como FAT32, exFAT e NTFS.

FAT32 tende a ser o formato de arquivo mais popular que é legível na maioria das unidades de cabeça encontradas em sistemas de som automotivo.

Ao comprar uma unidade principal, certifique-se de que ela seja capaz de ler qualquer formato de arquivo USB para que você também possa usar outros tipos de dispositivos USB, como telefone ou disco rígido externo, quando quiser reproduzir música em seu carro.

Formatando a unidade flash USB para som automotivo


Quando você deseja formatar sua unidade flash USB para o som do carro, é necessário usar um computador Windows para facilitar o processo. No entanto, você também pode fazer o mesmo com um laptop rodando no macOS.
  • Conecte seu dispositivo USB ou unidade flash ao seu computador Windows. Abra a opção do explorador de arquivos e procure seu dispositivo USB no local "Este PC".
  • Depois de encontrar seu dispositivo USB, clique com o botão direito nele e diferentes opções aparecerão. Procure a opção "Formatar".
  • Escolha a opção para formatar seu USB e escolha o tipo de formatação que deseja para sua unidade USB. A escolha depende de você e do que a unidade principal do seu carro é capaz de ler:

FAT (exFAT ou FAT32)

O formato FAT é mais rápido e ocupa menos espaço no aparelho. É também o mais usado, então a maioria das unidades de cabeça provavelmente são capazes de lê-lo.

If you are simply using a USB flash drive, it might be best to stick with FAT. The exFAT format is for drives larger than 32GB, while the FAT32 is for flash drives 32 GB or smaller.

NFTS

NFTS is usually for external and internal hard drives and often for drivers larger than 32GB. You can also transfer larger files if you are using the NFTS format. However, since this is usually reserved for computer drives, not many car stereos can read the NFTS format.

If you have a stereo capable of reading NFTS, you are lucky because you can use your external hard drive for your car’s audio system.
  • Start the formatting process, erase all of the data on your USB drive, and then format it to your desired format. This may take a few minutes, depending on how fast your computer is.

Video format for car USB player


If you have a car stereo system that’s also capable of reading and playing videos on the screen on the head unit or in the monitors found in the back seats, here are the video formats that most car USB players should be able to read:
  • MP4 is the most recognizable format because of how it is compact and versatile. However, there will be some losses in the video’s overall quality due to how compressed it is. Still, most cars will be able to play .mp4 formats via the USB drive.
  • MOV is probably second only to .mp4 in terms of how common and recognizable it is. This file format is much closer to Apple devices, but they are just as mainstream as .mp4 formats. That means that your car will be able to play this format with no problems.
  • DIVX may also be popular, but it isn’t nearly as popular as .mp4 and .mov. Still, most car entertainment systems will be able to read this file format through the USB player.
  • MKV may be the most popular when it comes to overall quality, but the problem is that most stereos do not usually support it. In the past, not even the video players that come with most computers can play .mkv files because of how tricky it can be. Nowadays, computers are easily capable of playing .mkv files using most video player software, but you probably won’t be able to expect your car’s USB reader to be able to play .mkv files. It is best to convert .mkv files to .mp4 or .mov if you want your vehicle to read them.