>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Amplificador para carro

O que é um amplificador de carro e para que serve?

O que é um amplificador de carro e para que serve?


Se você é novo no mundo do áudio automotivo e deseja aprender o que é um amplificador automotivo e o faz para se sentir confiante para escolher o melhor para o seu sistema, continue lendo.

Eu sou um audiófilo e tenho uma verdadeira paixão por áudio automotivo, e meu objetivo é ajudar qualquer pessoa interessada em melhorar seu sistema de som automotivo. E se você está apenas atualizando o amplificador do carro ou revisando todo o seu sistema, soundrating.com deve ser sua primeira parada.

Este artigo é uma introdução aos amplificadores de carro. Depois de lê-lo, você saberá exatamente o que é, por que é uma parte importante em qualquer sistema estéreo de áudio de carro, que tipo de amplificadores existem e qual amplificador de carro comprar para suas rodas e para seu gosto musical.

Então, sem mais delongas, vamos entrar no assunto e discutir os meandros dos amplificadores de carro.

O que é um amplificador de carro?


Basicamente, um amplificador, seja para o carro ou para casa, é um dispositivo que amplifica o som. Isso pode parecer óbvio, mas a maneira como funciona é que pega um sinal de baixa tensão da unidade e o amplifica para um som muito maior.

Cada alto-falante do seu carro precisa de um amplificador para funcionar, e a maioria dos carros tem algum tipo de amplificador pré-instalado. Mas é claro que estes não são os melhores para quem exige a melhor qualidade de som e não serão suficientes para qualquer atualização de alto-falante.

Qualquer atualização de áudio do carro significa que você realmente precisa comprar um novo amplificador. Sem um novo, seus alto-falantes de reposição soarão melhor do que os alto-falantes de fábrica, mas a diferença não o surpreenderá.

Dito isto, mesmo que você não atualize seus alto-falantes, obter um amplificador de carro melhor melhorará a qualidade do som do seu sistema estéreo de carro de fábrica, então realmente é fácil se você deseja uma melhor qualidade de som.

Diferentes tipos de amplificadores de carro


Existem muitos amplificadores de carro diferentes no mercado e, dependendo do seu tamanho, determinará a saída do som que amplifica.

O amplificador pegará o sinal de baixa tensão e o amplificará para alimentar seus alto-falantes. Alguns alto-falantes podem funcionar com baixa potência e seu amplificador estéreo de carro de fábrica, mas se você realmente quer aquele som alto e claro, é melhor comprar um bom amplificador de carro.

O tamanho do amplificador que você deve obter depende do som que você deseja. A maioria das pessoas está satisfeita com 100-150 watts. Isso dará um som excelente, mas se você for um basshead e quiser um subwoofer, precisará de algo maior, como um amplificador de 1000W.

Os benefícios de ter o amplificador certo é que ele lhe dará a potência necessária para aumentar o volume para um som limpo e nítido sem qualquer distorção.

Quantos canais para o seu amplificador você deseja é determinado novamente pelo sistema que você pretende configurar. Os amplificadores mais comuns são amplificadores de 2, 4 e 5 canais e amplificadores monobloco.

Monoblocos, também conhecidos como amplificadores de subwoofer, são um amplificador de canal único. E sim, você adivinhou, eles são usados ​​para executar um alto-falante ou um subwoofer, enquanto um amplificador de 4 canais pode ser usado para conectar 4 alto-falantes, e um amplificador de 5 canais fará o mesmo que um subwoofer.

Embora você possa fazer a ponte de canais, se você obtiver um amplificador com ponte. Por exemplo, isso permite que você converta um amplificador de 4 canais em um amplificador de 3 canais e os dois canais convertidos em um, permitirá que você execute um sub mais potente ou alto-falantes de alto desempenho.

Amplificadores de carro também são classificados no tipo de amplificação. Os 2 tipos mais comuns de amplificadores são amplificadores Classe-AB e Classe-D, e ambas as classes têm seus prós e contras.

A classe D é usada para monobloco por sua eficiência, temperaturas operacionais mais baixas e boa reprodução de graves, mas a classe D está se tornando uma tecnologia mais comum em amplificadores multicanal.

Os amplificadores classe AB oferecem uma reprodução de médios e agudos muito melhor e são mais caros, mas você pode executar praticamente qualquer sistema que desejar neles.

Portanto, é importante saber o tipo de som que você procura antes de comprar um amplificador de carro. Depois de fazer isso, você precisa combiná-lo com os alto-falantes e o subwoofer para garantir que ele possa lidar com tudo o que você pretende instalar.

Escolhendo o amplificador de carro certo


Existem muitos amplificadores diferentes de todas as formas e tamanhos, com uma quantidade variada de potência e custo. Os mais comuns são amplificadores de canal único, amplificadores de 2, 3, 4, 5 e 6 canais, então qual amplificador de carro você deve comprar?

Como dito, tudo depende da preferência pessoal. Você é um basshead profundo? Ou você está apenas atrás de uma qualidade de som de médio alcance nítida e clara sem qualquer distorção?

Quer você adquira um novo som automotivo ou mantenha o sistema de fábrica, adquirir um novo amplificador garantirá que você tenha sons muito melhores e mais altos.

Os amplificadores mais novos também são compactos, portanto, obter um, mesmo que seja para aumentar os alto-falantes de fábrica, não ocupará muito espaço e os amplificadores de hoje são mais fáceis de instalar do que os do passado.

A maioria dos amplificadores de carro tem entrada de nível de alto-falante para que você possa conectar os fios dos alto-falantes diretamente. Uma vez encaixado, o amplificador ajustará o sinal para que possa amplificar o som para seus alto-falantes.

Se você tentar dessa forma, pode não ter o som mais limpo, então um bom conversor de saída de linha pode ser necessário. Esta é uma caixa especial projetada para pegar o fio do alto-falante e converter o sinal para um nível com o qual seu amplificador possa trabalhar.

Como instalar um amplificador de carro


Se você quiser instalar um amplificador sozinho, não é tão difícil quanto parece. E contanto que você siga as instruções para um tee, você realmente não pode errar. Contanto que você tenha todas as ferramentas certas, incluindo um bom kit de fiação de amplificador e faça seu trabalho com paciência, você ficará bem. Quem quiser instalar mais de um amplificador, é um processo semelhante, mas com algumas coisas extras para fazer. Confira este artigo para obter conselhos sobre a instalação de vários amplificadores.

Leia as instruções no artigo de instalação do meu amplificador e assista a este vídeo para compreensão visual.

Quantos canais você deve obter?


Uma das primeiras coisas a considerar é quantos canais você precisa do seu amplificador. A maneira mais fácil de ver isso é que o número de canais deve ser igual ao número de alto-falantes e outros componentes que você está usando.

Se você deseja substituir seus 4 alto-falantes de fábrica por novos e obter um amplificador, provavelmente deve obter um amplificador de 4 canais. Mas se você é um basshead e quer um subwoofer, deve optar por mais de 4 canais.

A maioria dos subwoofers usa um amplificador de subwoofer mono, que é um amplificador de 1 canal feito especificamente para acionar seu sub.

Se você obtiver um amplificador flexível, que permite fazer a ponte de canais, terá mais canais e configurações de potência, para que não precise combinar canal para componente.

Por exemplo, se você tiver um amplificador de 4 canais que produz 75 watts por canal, você pode executar dois alto-falantes de 75 W de dois canais e conectar os outros dois para abrir espaço para o subwoofer de 150 W.

E você sempre pode conduzir mais de um alto-falante para fora de cada canal, que falarei mais tarde. Vamos dar uma olhada nos amplificadores mais comuns que você pode obter para o seu veículo.

Amplificadores monobloco , também conhecido como amplificador de canal único, aumenta um único sinal de entrada através de um único canal de saída.

Os amplificadores monobloco não possuem separação esquerda-direita e, portanto, não podem reproduzir sinais estéreo, portanto, na indústria de áudio automotivo, eles são usados ​​quase exclusivamente para alimentar subwoofers.

Se você usar apenas um subwoofer e nenhum outro alto-falante de alta potência, precisará apenas de um amplificador de canal único, mas a maioria das pessoas que adquire um subwoofer deseja alto-falantes de alta potência, portanto, escolher esse método significa que você precisará instalar mais de um amplificador em o carro.

E lembre-se, mais amplificadores significa usar mais energia, portanto, se você usar um amplificador de canal único, escolha um amplificador classe D, pois consumirá menos energia e emitirá menos calor.

Rockford Fosgate R500X1D Um amplificador de carro Classe D de canal único não tão barato, mas ótimo que gera 50oW x 1 @ 2 ohms RMS. Comentários de clientes da Amazon 4.8/5.

Orion Cobalt Monoblock Amplificador Um amplificador de carro Classe D monobloco com bom preço que empurra 1000W RMS @ um impressionante 1 ohm. Comentários de clientes da Amazon 4.9/5, mas não há muitos comentários.

amplificadores de 2 canais são basicamente 2 amplificadores embutidos em um. Eles são ótimos se você quiser apenas alimentar dois alto-falantes. Se você obtiver o amplificador de 2 canais certo, ele aumentará a qualidade geral do som sem fim, e isso é mais do que suficiente para muitos audiófilos.

Claro, você pode alimentar mais alto-falantes em um amplificador de 2 canais, como você pode fazer com amplificadores de qualquer tamanho, mas você está sempre limitado pelo RMS do amplificador.

Nunca exagere. Cada canal pode acionar um número ilimitado de alto-falantes, desde que a impedância combinada esteja dentro dos limites do amplificador, mas nunca exagere.

Pioneer GM-A3702 Um ótimo amplificador de carro de 500W Peak Power de 2 canais que empurra 170W x2 @ 4 ohms ou 250W x2 @ 2 ohms. Pode ligá-lo e deve executar subwoofers de 1200-1800w sem problemas, sem problemas. Comentários de clientes da Amazon 4.1/5.

Rockville RVT-1 Não é o melhor amplificador de carro do mercado, mas por menos de US $ 100 você não pode errar. 2 Ohms:125 Watts x 2 canais, 4 Ohms:95 Watts x 2 canais. Pode ser conectado para alimentar 4 Ohms, 250W 1 canal. Comentários de clientes da Amazon 4.3/5.

amplificadores de 3 canais não são tão comuns, pois a maioria das pessoas tende a usar 4-5 canais ou 2 canais e monobloco. Mas é claro que eles são úteis e um permitirá que você execute um conjunto de alto-falantes e um subwoofer sem a necessidade de qualquer ponte.

Quando você está executando um subwoofer do seu amplificador, você precisa de um amplificador que possa corresponder à impedância do seu subwoofer. Se for 2 ohms, seu amplificador deve corresponder a isso ou a qualidade do som será distorcida. Claro que este é o caso de amplificadores de todos os canais.

Além disso, um amplificador de 3 canais usará menos energia e ocupará menos espaço do que um amplificador equivalente de 2 canais e mono.

TL 1500 3 da Taramp Um pequeno amplificador de carro Classe D que deve caber sob o seu assento e não vai quebrar o banco. Pode alimentar 2 canais (L/R) de 95 Watts RMS cada, e 1 canal para um subwoofer de 200 Watts RMS, potência máxima de 190 Watts RMS a 2 ohms. Comentários de clientes da Amazon 4.5/5.

Soundstream ST3.1000D Stealth Series Outro amplificador de carro Classe D que definitivamente caberá sob seu assento. Não deixe que seu tamanho micro o engane, a 4 ohms ele pode alimentar 2 x 65W + 1 200W, ou em ponte ele fornecerá RMS 1 x 200W e 1 x 300W para o seu sub. @ 2 ohms você terá 100W x 2 e 300W x 1 canal. Comentários de clientes da Amazon 3.9/5.

amplificadores de 4 canais são os tipos mais comuns de amplificadores na indústria de áudio automotivo. Com estes, você pode executar 4 alto-falantes para uma clareza incrível e volume nítido. A diferença será enorme.

Ou, como já foi dito, você pode fazer a ponte de 2 canais para rodar um potente subwoofer junto com 2 alto-falantes, entre outras configurações. Fazer isso com um amplificador de 4 canais exige um pouco de conhecimento de fiação, mas nada que você não possa aprender online.

Blaupunkt 1500W A Blaupunkt não tem a melhor reputação depois de algum marketing enganoso, mas este amplificador de carro Classe A / B de 4 canais relativamente barato dá um soco. 1500W Peak Power e 4 Ohms RMS Power drives 150W x 4, ou 2 Ohms lhe darão RMS Power:300W x 4. Um bom equipamento por um preço muito bom. Comentários de clientes da Amazon 4.3/5.

Kicker 46CXA360.4T CX Series Não é barato, mas um amplificador de carro Classe A/B de 4 canais muito impressionante. O amplificador possui um aumento de graves variável com KickEQ™ da Kicker, que oferece até 6dB de aumento extra. A 4 Ohms ele aciona 65W RMS x 4 alto-falantes, ou 90W RMS x 4 @ 2 Ohms. Ou 180W RMS x 2 alto-falantes em ponte em 4 Ohms. Comentários de clientes da Amazon 5/5, mas apenas 3 comentários.

Um amplificador de 5 canais é como uma combinação de 4 canais e um amplificador monobloco. Se você pretende obter um subwoofer e executar 4 alto-falantes, é mais fácil trabalhar com eles, pois você não precisa conectar nenhum canal.

Os amplificadores de 5 canais oferecem uma amplificação completa do sistema sem os problemas de ter que fazer a ponte de canais se estiver usando um com menos canais.

Para o audiófilo inexperiente, um amplificador de 5 canais é uma escolha popular se você quiser as obras completas. Isso tornará a vida muito mais fácil e proporcionará uma experiência auditiva incrível.


Kicker 46CXA6605 Este amplificador de carro Kicker CX usa a poderosa tecnologia Classe A/B para alimentar quatro canais de médio/alto alcance e uma usina Classe D para o canal de graves. Pode conduzir muitas variações de alimentação, incluindo 90W x 4 @ 2 Ohm RMS estéreo e 300 Watts x 1 @ 2 Ohm RMS para o seu sub. É uma fera absoluta e o preço não é barato de forma alguma, mas você terá dificuldade em vencer este amplificador. Comentários de clientes da Amazon 4.5/5.

BOSS Audio Systems PV3700 A Classe A/B Amplificador de carro de 5 canais de gama completa com 3700 Peak Power. RMS 413W x 4 alto-falantes + 1125W x 1 RMS @ 2 Ohms para seu canal de graves. Tal como acontece com a maioria dos amplificadores, a potência é questionável, mas por um preço relativamente decente, é um bom valor. Comentários de clientes da Amazon 4.3/5.

Um amplificador de 6 canais é como diz na lata. Possui 4 canais para seus 4 alto-falantes componentes mais dois canais, que normalmente são usados ​​para seu subwoofer.

Dependendo de sua configuração completa, um amplificador de 6 canais oferece à maioria das pessoas a capacidade de conectar dois canais para executar um subwoofer mais poderoso do que você poderia com um amplificador de 5 canais. Estes são mais caros, é claro, mas para muitas pessoas a clareza e o poder fazem valer a pena.

Kenwood Excelon P-XR600-6DSP Este amplificador de carro Classe D de 6 canais é uma fera absoluta. Possui um aplicativo de controle que permite executá-lo a partir do seu smartphone. A classificação de potência oferece muitas variações, incluindo 75 W RMS x 6 @ 4 Ohms; 100 W RMS x 6 @ 2 Ohms; e sendo um amplificador em ponte você pode conduzir 200W RMS x 3 @ 4 Ohms. Comentários de clientes da Amazon 3.8/5.

Lanzar Amplificador Car Audio Este Amplificador Mosfet de 6 Canais de 4000W leva um pouco de energia para o sistema de áudio do seu carro. A potência nominal permite 6 X 250 W RMS @ 4 Ohms; 6 X 350 W RMS @ 2 Ohms; 3 X 1.000 W Max @ 4 Ohms em ponte; 6 X 500W Max @ 4 Ohms etc. Como sempre, questione a potência, mas este amplificador é impressionante e um pouco mais barato que o Kenwood Excelon P-XR600-6DSP. Comentários de clientes da Amazon 4.1/5.

*Os amplificadores de carro recomendados são apenas uma pequena seleção do que está disponível. Existem amplificadores melhores e piores no mercado, mas eu queria oferecer uma ampla seleção de orçamento para alguém sem problemas de custo. Sempre faça uma pesquisa extra antes de comprar, começando aqui pelos Melhores Amplificadores de Carro de 4 Canais.

De quais configurações de energia devo estar ciente?

Pico de potência e RMS


Se você sabe quantos canais você precisa, seu próximo passo deve ser determinar quanta potência você quer do seu amplificador. Quanto mais potência o amplificador fornecer, mais limpo será o som que você obterá dos alto-falantes.

Você deve combinar seu estéreo e alto-falantes com o amplificador certo, e até mesmo obter um amplificador mais potente é uma boa ideia. Cada amplificador tem duas classificações de potência:Root Mean Square (RMS) e Peak Power.

RMS é a quantidade de potência contínua que um amplificador produz. É medido em watts e, quanto maior a classificação RMS, mais alto e mais limpo sua música soa.

Peak Power é a potência mais alta absoluta que um amplificador pode gerar brevemente em qualquer canal antes de falhar. Isso é sempre maior que a potência RMS, mas quando você for comprar um amplificador, vá pelo RMS.

Ao comprar um, certifique-se de que a potência RMS do amplificador do carro corresponda à dos alto-falantes e do subwoofer.

Se você não combiná-los, seus alto-falantes podem ficar com pouca potência ou até com potência excessiva, o que pode superaquecer e danificar seu sistema de áudio.

45 watts por canal RMS deve fazer uma melhoria notável em seus alto-falantes. Se você quer um sistema mais alto e poderoso, eu olharia para amplificadores de 4 canais com mais de 75 RMS por canal.

Os amplificadores classe AB tendem a soar melhor do que os amplificadores classe D, mas os amplificadores classe D são mais fáceis no consumo de energia, então, novamente, você deve considerar isso também.

Pessoalmente, não acho que você precise de mais de 75 watts por canal, para um amplificador de 4 canais para um carro de tamanho médio. Com essa quantidade de energia, você deve conseguir encher qualquer veículo com sons nítidos e altos.

Impedância


A impedância, medida em ohms (Ω) é mais uma preocupação para seus alto-falantes, mas algo que você deve considerar antes de comprar um amplificador de carro. A impedância é basicamente a medida de resistência que o alto-falante adiciona ao circuito.

No áudio do carro, alto-falantes de médio alcance e tweeters quase sempre são classificados em 4 Ωs, enquanto os subwoofers geralmente são 2 Ωs.

A maioria dos amplificadores multicanal são configurados para 4-8 ohms, portanto, se você estiver executando apenas alto-falantes do seu amplificador, terá mais opções.

Se você estiver executando um subwoofer, no entanto, certifique-se de que a impedância do amplificador corresponda à impedância da configuração do sistema, portanto, se o subwoofer for de 2Ωs, certifique-se de obter um amplificador que possa alimentá-lo.

Se você tiver um amplificador de 2 ohms, ele pode alimentar alto-falantes com impedância de 4 ohms, mas o contrário trará problemas. Qualquer alto-falante com 4-8 ohms não deve ser usado com um amplificador de baixa impedância.

Para amplificadores de 2 e 4 canais, a potência geralmente é listada como 4 ohms, porque a maioria dos alto-falantes dos carros são alto-falantes de 4 ohms. Considerando que, um amplificador de subwoofer mono provavelmente será de 2 ohms, porque os subwoofers geralmente não exigem 4 Ω.

A impedância de 2 ohms para um subwoofer acionará seu sub e garantirá que você obtenha ótimos graves. Isso não quer dizer que você não possa obter subwoofers de 4 ohms. Claro que você pode, mas um sub de 2 ohms exigirá menos energia do seu amplificador e fornecerá graves mais altos do que um equivalente de 4 ohms.

Dito isso, um sub de 4 ohms exigirá mais potência do seu amplificador e, embora o baixo não seja tão alto, provavelmente será de maior qualidade.

Obter um amplificador para o seu subwoofer


Como já foi dito, a maioria dos amplificadores de subwoofer são amplificadores de subwoofer mono de um canal e são projetados para executar subwoofers em cerca de dois ohms de impedância.

Você pode obter subs de 1 ohm ou 4 ohms, e esses estão bem, desde que seu amplificador possa acionar subs nessa impedância. Dois ohms é a impedância mais comum para usar com um subwoofer em um subamplificador, no entanto.

Obter o amplificador certo para seus subs depende do sistema de áudio do seu carro e há muitas variações possíveis. Se você está apenas adicionando um sub à sua configuração de fábrica, de 50 a 200 watts de potência para um subwoofer deve estar ok.

Se você tiver alto-falantes mais potentes, no entanto, seu sub provavelmente precisará de mais energia. Obter um amplificador para alimentar seus novos alto-falantes e um subwoofer significa que você precisará de um amplificador mais potente.

Por exemplo, se você tem um amplificador que alimenta cerca de 50 watts por canal para seus alto-falantes, seu subwoofer precisará de entre 250 e 500 W de potência apenas para acompanhar seus alto-falantes.

E se você realmente se empenhou e tem alguns alto-falantes poderosos, digamos 100W por amplificador de 4 canais, você provavelmente precisará de um amplificador de subwoofer de 1000W para ajudá-lo a combinar o som e fornecer um som geral equilibrado.

Como sempre, ao escolher um amplificador, você quer saber qual é a potência RMS máxima do sub, e precisa estar dentro de pelo menos ¾ dessa potência, embora seja melhor combiná-la.

Por exemplo, se o seu subwoofer pode suportar 400 watts RMS, um amplificador que pode suportar um mínimo de 300 watts será suficiente, mas não ultrapasse os 400 W RMS do sub.

Outra coisa a se pensar ao combinar subwoofers com um amplificador é a impedância. Isso é importante porque você pode obter subs de 2 ohms, 4 ohms, subs de bobina dupla de voz de 2 e 4 ohms etc.

Por exemplo, se você tem dois alto-falantes que podem suportar 400 watts e são 4 ohms cada, todos ligados em paralelo, você precisará de um amplificador que possa gerar 800 watts a 2 ohms.

Quanto você deve gastar no seu amplificador?


Como você já sabe, combinar o amplificador com suas outras partes é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você pretende gastar.

O custo dos amplificadores pode variar muito e, com certeza, quanto mais você gastar, melhor qualidade provavelmente obterá. Amps are set into classes, with AB and class D being the most common and versatile.

The main difference with Class D is that they’re smaller and offer the highest efficiency and create less heat. The AB class are bigger, the power will be beefier but the sound quality will be better than the D class.

You can get amps with basic controls, which is good enough for most people. With these you set it when you install it and you’re pretty much done unless something goes wrong.

If you’re an audiophile connoisseur, however, you might want a car amplifier that has different settings that give you much more control over the sound.

With these you can use them to control the crossovers, base boost and level controls, and you can change them individually to test the best sound quality for you.

The tuning equipment can be either on the amp, or if you get a flashy one you’ll be able to control it all through an app on your smartphone. There are settings on the amp or your smartphone that show you have the optimum sound, but of course there’s no better judge for that than your ear.

Getting A Good Car Amp


You can’t get crisp and clear sound from under-powered speakers; you need an amplifier to make the best sound system. Getting some aftermarket speakers and/or a subwoofer deserves amplification, so they can perform at their best.

Getting the right car amp isn’t a straightforward choice. There’s lots to consider. The number of channels, how much RMS, impedance, how many speakers, where it will go in your car? etcetera.

But once you’ve done your research and you’re confident you know which amp you want, it goes without saying that your driving experience will be louder and more energized.
  • How To Install An Amp In Your Car
  • How To Hook Up An Amplifier Without RCA Cables
  • Big 3 Upgrade
  • What’s The Best 4-Channel Amp?