>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

“Os alto-falantes do carro precisam ser arrombados” – mito ou fato?


Quando você compra seu carro pela primeira vez ou se acabou de comprar novos alto-falantes, há uma crença comum de que primeiro você precisa amaciá-los para que funcionem corretamente mais tarde.

É semelhante a como seus sapatos novos precisam de um amaciamento primeiro para que eles se ajustem aos movimentos usuais de seus pés, ao mesmo tempo em que permitem que seus pés se ajustem aos sapatos. Embora quebrar os sapatos seja um fato comum, os alto-falantes do carro precisam ser quebrados?

Os alto-falantes do seu carro precisam ser amaciados. Isso é um fato porque os alto-falantes do carro são feitos de peças que se movem constantemente para produzir sons. Quando são novos, eles não foram movidos antes e precisam ser quebrados para que as partes móveis funcionem com eficiência.

Fazer com que os alto-falantes do seu carro soem muito bem deve ser um dos principais objetivos de obter novos alto-falantes para carros.

Mas, assim como os sapatos precisam ser amaciados para ter um melhor desempenho, você precisa amaciar os alto-falantes do carro. E é por isso que estamos aqui para discutir as coisas que você deve saber sobre a quebra dos alto-falantes do seu carro e se realmente há necessidade de fazê-lo.


Os alto-falantes precisam de um arrombamento?


Você pode ter experimentado comprar sapatos novos e sentir algum tipo de desconforto no início, especialmente se estiver falando de sapatos de couro. Isso porque o couro precisa ser amaciado para se ajustar aos movimentos habituais dos pés.

Antes disso, o couro ou mesmo a borracha dos sapatos parecem rígidos e não estão acostumados aos movimentos que você faz quando está andando ou correndo. Em alguns casos, o período de amaciamento também exige que seus pés se ajustem aos próprios sapatos.

O mesmo período de amaciamento também se aplica aos alto-falantes do carro.

Pode parecer estranho no começo porque alto-falantes e sapatos de carro não são exatamente da mesma espécie. Mas faz sentido se você estudar mais sobre o que compõe um alto-falante de carro padrão ou qualquer outro alto-falante.

Quando você olha para um sapato, existem diferentes componentes que se somam para fazer o sapato funcionar. Esses componentes precisam se ajustar aos movimentos e à forma dos pés, porque ainda são muito rígidos no início.

Você está falando sobre o material superior, a sola, a palmilha e os saltos. Todos esses exigem amaciamento no início, à medida que você usa seus sapatos cada vez mais enquanto se move cada vez mais enquanto os usa.

Então, quando você olha para um alto-falante, ele não tem os mesmos componentes, mas as mesmas regras se aplicam.

Isso ocorre porque os alto-falantes também são compostos de componentes individuais que realmente se movem durante o uso dos alto-falantes. Bem, você não está necessariamente usando os alto-falantes, mas ligá-los e usá-los já move esses componentes individuais.

Como um sapato, partes individuais dos alto-falantes ainda são muito rígidas no início e não serão capazes de funcionar bem o suficiente se ainda não se ajustarem aos movimentos usuais que deveriam estar fazendo ao tocar.



Primeiro, quando falamos sobre os componentes individuais do alto-falante, temos que começar com a bobina de voz, que fica no centro do alto-falante do carro.

A bobina de voz se move para cima e para baixo sempre que correntes elétricas passam por ela para enviar sinais. Esses movimentos criam as vibrações do cone que, de fato, produzem sons diferentes. Ele cria uma pressão negativa no ar quando se move para dentro e uma força positiva no ar quando se move para fora.

Se você observar a bobina e como ela se move, você entenderá que esse componente precisa ser amaciado para que se mova melhor e com suavidade. Quanto mais fluido um diafragma se mover de acordo com a polaridade da música que você está tocando, mais eficientes e claros serão os sons.



O próximo passo é a aranha, que é o disco que conecta uma bobina de voz ao cone.

É tecnicamente a mola que permite que a bobina se mova de volta ao seu lugar original se ela se mover para dentro ou para fora, dependendo do sinal de entrada que vem do amplificador. Portanto, também precisa ser amaciado para melhores movimentos, pois atua como uma mola.

Pense nisso como você levaria algum tempo para se ajustar a um novo colchão de molas, porque você precisa fazer com que as molas individuais se ajustem aos movimentos para cima e para baixo que você está fazendo enquanto está na cama.

Ou, se preferir uma analogia com o calçado, você pode pensar em como a aranha precisa ser esticada continuamente, assim como os sapatos precisam ser movidos para que também possam se estender para combinar com a forma e as partes individuais de seus pés. Quanto mais flexível for a aranha, mais suaves serão os sons que seus alto-falantes farão.

Existem também outros componentes individuais menores encontrados em um alto-falante, e eles também precisam ser quebrados para que o alto-falante funcione melhor. O fato é que os alto-falantes do seu carro realmente precisam de um período de amaciamento.

Por que preciso interromper meus alto-falantes?


Agora que você está ciente de que os alto-falantes exigem um período de amaciamento, você pode estar se perguntando por que é necessário quebrar o alto-falante do carro em primeiro lugar.

Bem, para começar, quebrar o alto-falante do seu carro permitirá que ele funcione e tenha um desempenho muito mais fluido, para que a música e a qualidade dos sons que saem dele pareçam mais naturais. Além disso, um alto-falante que foi amaciado funcionará com mais eficiência, assim como seus pés ficarão muito mais confortáveis ​​em sapatos que você usou por algumas semanas.

Mais uma vez, vamos voltar aos importantes componentes móveis individuais que compõem um alto-falante do carro, se você quiser entender o quão importante é para você quebrar os alto-falantes do carro.

Se você estiver olhando para a bobina de voz e perceber como ela funciona sempre que estiver usando o alto-falante do carro ou qualquer outro alto-falante, você verá com que frequência ele se move para dentro e para fora, dependendo do tipo de som produzido pelos alto-falantes.

Os movimentos individuais de entrada e saída que a bobina de voz cria dependem da polaridade dos alto-falantes e do tipo de pressão que deve ser feita pela música ou pelos sons que você está tocando.

Pense desta forma. Suponha que você está tocando bateria e toca um tambor. A superfície do tambor se moverá para dentro ou para baixo no momento em que você o tocar.

Isso criará uma pressão negativa no ar circundante. Enquanto isso, à medida que a superfície do tambor volta a subir, esse movimento cria uma pressão positiva no ar circundante. Esses movimentos criam um som vibrante no ar que adiciona vida e textura ao som de um tambor.

Assim, quando você está tocando música ou qualquer tipo de som nos alto-falantes, a bobina de voz moverá constantemente o cone do alto-falante, dependendo do comprimento da onda sonora criada.

Este movimento constante cria um som vibrante que adiciona apelo e baixo à sua música, dando-lhe mais profundidade e vida.

Além disso, é a aranha (suspensão) que atua como a mola que permite que todo o cone do alto-falante volte ao seu lugar sempre que se mover, dependendo das ondas sonoras da música.

A suspensão permite que o cone se mova para dentro e para fora de forma fluida e eficaz enquanto você toca música no alto-falante.

Neste ponto, é desnecessário dizer que o cone e a mola são componentes móveis que precisam estar em movimento constante e eficaz o tempo todo quando você estiver tocando música nos alto-falantes do carro. Assim como seu carro precisa que seus componentes móveis individuais estejam em ótima forma, usando o carro e mantendo-o bem lubrificado, seu alto-falante também precisa ser usado para que funcione com eficiência.

Portanto, se você deseja que seus alto-falantes funcionem de forma eficiente, você deve certificar-se de que os componentes individuais que geralmente se movem para produzir os sons e as vibrações provenientes dos alto-falantes foram quebrados.

A única maneira de você fazer isso é certificar-se de usar frequentemente os alto-falantes do carro tocando música enquanto dirige.


Qual ​​é a melhor maneira de interromper meus alto-falantes?


Se você deseja quebrar seus alto-falantes, mencionamos que a única maneira de fazer isso é usando-os.

É um pouco semelhante a como você precisa usar seus sapatos e andar com eles para amaciá-los. A maneira mais básica de quebrar os alto-falantes do carro é usá-los consistentemente enquanto você dirige. Ouça música conectando os alto-falantes ao telefone e, depois de algum tempo, os alto-falantes começarão a funcionar com mais eficiência e sem risco de serem danificados.

No entanto, suponha que você queira tornar todo o processo um pouco mais fácil e conveniente para você. Nesse caso, existem várias maneiras de acelerar o período de amaciamento para que você não precise incomodar seus passageiros com a música.


Tocar música dinâmica


A primeira maneira de acelerar o período de amaciamento é tocando algo com uma grande faixa dinâmica em termos de qualidade de som.

Isso significa que você precisa tocar música com graves profundos e uma variedade diferente de sons fortes para aumentar os diferentes movimentos dos alto-falantes do carro. Música como hip-hop ou rock, vai fazer o truque.


Inverter a polaridade dos alto-falantes


Enquanto isso, a segunda maneira de acelerar o processo de quebra é um pouco mais técnica do que isso.

Você pode inverter a polaridade dos alto-falantes conectando o fio positivo do amplificador ao terminal negativo dos alto-falantes do carro e, em seguida, fazendo o mesmo com o fio negativo conectando-o ao terminal positivo.

Inverter a polaridade dos alto-falantes do seu carro permitirá que você interrompa seus alto-falantes mais rapidamente, porque os graves e a qualidade do som não serão tão bons quanto antes.

Isso significa que você pode aumentar o volume sem produzir uma tonelada de graves e música a ponto de incomodar as pessoas ao seu redor. Portanto, neste caso, há realmente um benefício em inverter a polaridade dos alto-falantes, embora possa exigir mais esforço para fazer a fiação.


Quanto tempo levará para eu quebrar os alto-falantes do meu carro?


Contanto que você esteja usando os alto-falantes do carro regularmente sempre que dirige, o período de amaciamento não importa, porque muitas vezes você não percebe como a qualidade da música mudou. Especialmente quando seus ouvidos estão se ajustando gradualmente aos sons dos alto-falantes toda vez que você toca sua música enquanto está na estrada, as mudanças de som não são perceptíveis.

As mudanças provavelmente serão insignificantes para seus ouvidos, mas serão perceptíveis para alguém que nem sempre está ouvindo os alto-falantes do carro.

No entanto, se você quiser contar as horas que levaria para quebrar os alto-falantes do carro, provavelmente será algo em torno de 20 a 30 horas de tempo de reprodução. Se você costuma ficar na estrada por duas horas por dia, isso levaria um pouco mais de uma semana no mínimo. Mas se você não passa muito tempo na estrada, especialmente quando mora perto de todos os lugares para onde quer ir, pode demorar mais do que isso.

Após o período inicial de amaciamento de cerca de 20 a 30 horas, os alto-falantes do carro continuarão sendo desenvolvidos para mais cerca de 100 horas de uso. Isso significa que você pode notar que eles estão ficando cada vez melhores com o tempo, desde que você os use regularmente.


Os alto-falantes soam melhor após a invasão?


Depois do que discutimos, é fácil dizer que os alto-falantes realmente soam melhor após o período inicial de amaciamento.

É semelhante a como seus sapatos serão mais flexíveis e mais confortáveis ​​para andar depois de amaciá-los.

Para recapitular rapidamente por que os alto-falantes do carro soarão melhor depois de entrar, vamos voltar ao fato de que as diferentes partes móveis dos alto-falantes precisam se mover de maneira mais eficaz e eficiente, depois de não serem usadas antes de você comprar o carro ou os alto-falantes do carro.

A melhor maneira de fazer com que os componentes se movam melhor é usá-los constantemente até que se ajustem aos movimentos regulares que fazem quando você está tocando música pelos alto-falantes do carro.

Pense nisso como semelhante ao seu próprio corpo. Ao acordar de um longo sono, você naturalmente não será capaz de se mover bem por um tempo porque seus músculos ainda precisam aquecer. Mas, à medida que você alonga seus músculos e se move cada vez mais ao longo do dia, seu corpo começará a se soltar e você se sentirá mais forte e flexível.

Então, imagine seus músculos como os componentes móveis individuais encontrados nos alto-falantes do seu carro.

Quanto mais tempo você der a eles para se soltarem enquanto se movem enquanto você toca música, mais suaves serão seus movimentos.

E quando eles se movem com mais eficiência, a qualidade dos sons que os alto-falantes do seu carro produzirão mudarão gradualmente ao longo do tempo até atingirem o pico em torno de mais de cem horas de uso.


O fato e a importância de quebrar os alto-falantes do carro


Então, em suma, a crença de que os alto-falantes do carro precisam de um período de amaciamento é realmente um fato. Não é um mero mito que os audiófilos gostariam de acreditar à medida que seus ouvidos se ajustam gradualmente à qualidade do som que os alto-falantes do carro produzem.

Em vez disso, é um fato que está enraizado na mecânica simples de como os componentes individuais dentro dos alto-falantes do carro funcionam.