>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Preciso de alto-falantes traseiros no áudio do carro?


Ao atualizar o áudio do carro, geralmente não prestamos atenção aos alto-falantes traseiros. Isso me fez pensar se realmente precisamos de alto-falantes traseiros em nossos carros? Vamos descobrir.

A função principal dos alto-falantes traseiros é criar um efeito de palco sonoro perfeito no carro. Os alto-falantes colocados na parte traseira do carro devem produzir graves fortes. No entanto, seus tons altos não devem perturbar o efeito estéreo na frente do veículo.

Mas como escolher bons alto-falantes para a porta traseira e como combiná-los com os alto-falantes frontais? O artigo abaixo responderá a essas e outras perguntas sobre os alto-falantes traseiros do carro.

O que os alto-falantes traseiros fazem no áudio automotivo?


Os alto-falantes traseiros do carro fazem uma enorme diferença no som do áudio do carro porque criam profundidade do efeito de palco sonoro produzido pelos alto-falantes dianteiros. Hoje em dia, a maioria, se não todos os carros, tem alto-falantes na porta traseira.

Um fato importante a ser considerado ao decidir sobre os alto-falantes traseiros são os passageiros que viajam com você. Se você tiver filhos ou amigos sentados atrás de você, instale os alto-falantes e deixe os passageiros curtirem a música. Sem os alto-falantes traseiros, sua experiência de áudio quando a música vem apenas do painel será medíocre.

No entanto, se você dirigir seu carro sozinho, a abordagem pode ser diferente, e a necessidade dos alto-falantes traseiros é bastante individual. Como mencionamos anteriormente, os alto-falantes traseiros preenchem a lacuna nos sons, mas nos carros pequenos, eles não são necessários.

Alguns anos atrás, eu estava dirigindo um pequeno BMW Z4, onde eu tinha o único alto-falante central no painel e um par de painéis coaxiais de 6,5” nos painéis de chute. Foi mais do que suficiente, e eu nem estava pensando em colocar outros alto-falantes atrás de mim, especialmente porque era a janela traseira logo atrás da minha cabeça.

Meu carro foi preenchido com sons de qualidade e fiquei feliz. Existem, no entanto, muitos carros cupê que você pode ver que têm alto-falantes na frente, atrás e também nos decks traseiros, mas novamente isso é individual.

A abordagem para os alto-falantes traseiros do carro é diferente quando pensamos em carros grandes, onde haverá uma lacuna real nos sons atrás dos bancos dianteiros sem os alto-falantes traseiros instalados. Em qualquer coisa maior que sedãs, os alto-falantes traseiros são obrigatórios se você quiser experimentar belos efeitos surround ou de palco.

Quais são as diferenças entre os alto-falantes dianteiros e traseiros?


A primeira coisa que você percebe ao olhar para os dois tipos de alto-falantes são seus diferentes tamanhos e, muitas vezes, também o formato. Embora muitos anéis adaptadores estejam disponíveis e possamos colocar qualquer alto-falante que quisermos em qualquer lugar do carro, essas mudanças exigem modificações internas adicionais e mais esforço.

O mais fácil é a substituição direta dos alto-falantes de fábrica, o que significa que nem sempre podemos comprar dois pares dos mesmos alto-falantes e aparafusá-los em todas as portas.

Além disso, muitos carros instalaram sistemas de componentes nas portas dianteiras, que possuem tweeters externos nos painéis superiores das portas ou nos pilares A. Esses tweeters são capazes de criar tons fortes de alta frequência e são responsáveis ​​pelo efeito estéreo, que deve vir da frente do veículo.

Devido ao tamanho maior, os alto-falantes frontais costumam ser mais potentes do que os alto-falantes traseiros o que é compreensível quando tentamos criar sons vindos principalmente da frente do veículo.

Os alto-falantes frontais criam o palco sonoro e, deste lado, ouvimos vocais ou instrumentos. Os alto-falantes frontais são a prioridade ao desenvolver a qualidade do som no carro.

A função dos alto-falantes traseiros é criar sons mais baixos que serão transferidos para a frente. É por isso que eles não precisam produzir tons altos tão fortes quanto os alto-falantes frontais. Os sons vindos da traseira também não precisam ser tão claros e precisos.

Como combinar os alto-falantes dianteiros e traseiros do carro?


Os alto-falantes traseiros do carro não devem ser escolhidos acidentalmente e apenas colocados nas portas traseiras. Se você focar na qualidade da música, essa abordagem não agregará nenhum valor ao áudio do carro.

Os alto-falantes traseiros são tão importantes quanto qualquer outra parte do sistema de áudio do carro, e sua seleção cuidadosa trará os benefícios que procuramos.

Embora durante anos os principais drivers de som dos carros fossem instalados nos decks traseiros, hoje focamos mais na qualidade do som e sua perfeita alocação dentro da cabine. Os decks traseiros não são mais o local principal para os alto-falantes principais porque o efeito estéreo deve vir da frente. No entanto, os altifalantes traseiros têm de corresponder ao resto do sistema.

Idealmente, quando os alto-falantes dianteiros e traseiros do carro são os mesmos, para evitar diferenças de som. Se você puder usar os mesmos alto-falantes em todas as portas, o equilíbrio de tons será perfeito e você não terá nenhuma parte “faltando” em sua música favorita na parte de trás do carro.

Este cenário é perfeito, mas infelizmente nem sempre é possível, devido aos diferentes tamanhos de alto-falantes que são montados de fábrica nas portas dianteiras e traseiras. Se você não puder instalar os mesmos alto-falantes na frente e atrás do carro, aqueles nas portas traseiras devem ter graves mais fortes com graves médios mais profundos, enquanto os alto-falantes frontais devem ter melhores tons altos.

Ao combinar alto-falantes para o áudio do carro, não há o único tamanho que devemos observar. O importante também é sensibilidade, potência e manuseio de frequência.
  • A sensibilidade dos alto-falantes traseiros deve corresponder ou estar o mais próximo possível dos alto-falantes frontais . Quando estiverem muito baixos, o som será opaco e não produzirão os efeitos surround corretos, portanto, se os alto-falantes frontais tiverem sensibilidade de 92 dB, os alto-falantes traseiros não devem ter menos de 91 dB.
  • O manuseio de energia dos alto-falantes traseiros é outro parâmetro crucial. A potência de ambos os pares deve ser semelhante, independentemente de você ter um amplificador externo ou fonte de energia na unidade principal. Não faz sentido ter alto-falantes frontais de 200 W RMS e 45 W na porta traseira . Eles não tocarão uniformemente e, com tanta diferença, você mal ouvirá os sons vindos de trás.
  • A frequência produzida pelos alto-falantes traseiros não deve ser muito alta e definitivamente não mais alta do que os alto-falantes frontais. É bom quando os alto-falantes traseiros funcionam melhor com frequências mais baixas. Caso contrário, o efeito estéreo que deveria estar na frente da cabine será movido para trás. Em outras palavras, quando você tem alto-falantes frontais que suportam até 22.000Hz, não há necessidade de os alto-falantes traseiros excederem esse valor.

Devo escolher componentes ou alto-falantes coaxiais para a porta traseira?


Quando você está se perguntando se deve usar alto-falantes traseiros coaxiais ou componentes, a resposta depende da qualidade da música que você deseja alcançar. Os alto-falantes componentes oferecem uma melhor experiência de som graças a woofers e tweeters separados. Em alto-falantes de componentes de 3 vias, também há alto-falantes de médio porte capazes de produzir vocais perfeitos.

Por outro lado, temos alto-falantes coaxiais com tweeters instalados na parte superior do cone do woofer. Os alto-falantes coaxiais são mais fáceis de instalar e não requerem fiação de crossovers adicionais.

O tipo de alto-falantes que você instalará nas portas traseiras dependerá principalmente da possibilidade de instalação. Em muitos casos, os alto-falantes traseiros são menores que os frontais e não há espaço para tweeters, então escolher alto-falantes coaxiais será a melhor opção.

Instalar alto-falantes coaxiais na porta traseira não significa que eles vão tocar pior, muitos alto-falantes coaxiais são capazes de produzir um som excelente, mas qual escolher depende do resto do sistema que você possui.

Você pode colocar alto-falantes de componentes na parte de trás do carro? Sim, você pode, mas os tons agudos fortes devem vir da frente, então, em muitos casos, não há nenhum benefício real do sistema de componentes traseiros.

Além disso, se você não tiver um amplificador instalado, os alto-falantes coaxiais serão melhores, porque geralmente não exigem tanta potência quanto os alto-falantes componentes.

Resumo


Dependendo do carro que você dirige e do tipo de música que você gosta, a instalação de alto-falantes traseiros fará sentido ou não, e isso é uma preferência individual.

Se você não prestar muita atenção ao efeito do estágio de vida, ficará satisfeito com o estéreo vindo dos alto-falantes frontais. O mesmo acontece quando você dirige um carro pequeno, dentro do qual pode ser difícil colocar alto-falantes traseiros adicionais. Em ambas as situações, os alto-falantes traseiros não serão necessários, e investir dinheiro em alto-falantes frontais de última geração será uma escolha melhor.

Por outro lado, quando seu carro é grande e você não dirige sozinho ou simplesmente adora a música que vem de todos os lados, instalar alto-falantes traseiros de qualidade é uma maneira de melhorar o sistema de áudio do carro. Os alto-falantes instalados na parte traseira do carro preencherão a lacuna no efeito envolvente e permitirão que seus passageiros desfrutem de música da mesma forma que você faz no banco do motorista.