>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Os alto-falantes automotivos REALMENTE precisam de uma caixa?


Instalar alto-falantes em carros pode ser muito confuso para muitas pessoas. Por quê? Porque a maioria de nós deseja que nossos alto-falantes tenham um desempenho ideal e produzam a melhor qualidade de som possível.

Como resultado, muitos ficam confusos sobre quando e como instalar os alto-falantes do carro para obter os melhores resultados. E isso sempre traz a pergunta:“os alto-falantes do carro precisam de uma caixa?”

Os alto-falantes do carro precisam de uma caixa para melhor qualidade de som. No entanto, a quantidade de espaço que você tem no carro e o tamanho do alto-falante determinarão se você pode instalá-lo com sucesso em uma caixa ou não.

As pessoas que possuem carros menores geralmente não hesitam em instalar os alto-falantes do carro com os gabinetes. Neste artigo, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre caixas de som e quando você deve tê-las com seus alto-falantes. Então continue lendo.

Os alto-falantes automotivos realmente precisam de uma caixa?


A principal preocupação das pessoas ao instalar alto-falantes em seus carros é onde instalar os alto-falantes. Alguns tentam instalar seus alto-falantes nas portas, enquanto outros preferem ter alto-falantes apenas nos decks traseiros. Em suma, existem vários lugares em cada carro onde você pode instalar o alto-falante do carro.

Depois de descobrir onde instalar os alto-falantes, a próxima preocupação dos proprietários de carros é instalar os alto-falantes usando gabinetes ou não.

A maioria das pessoas já está familiarizada com caixas/caixas de alto-falante de suas casas. Mas um carro já tem um espaço limitado e pode ou não ter um espaço para um recinto. Antes de esclarecermos se os alto-falantes do seu carro precisam de uma caixa, vamos primeiro dar uma olhada nos benefícios de ter uma caixa de alto-falante em seu carro.

As caixas permitem graves dinâmicos.


Como já discutimos, é bom quando os alto-falantes são instalados nas caixas. Ao colocar o alto-falante na caixa, os alto-falantes típicos devem ser instalados com um ímã dentro da caixa. A única exceção a esta regra é quando instalamos subwoofers.

Você também pode instalar mais de um alto-falante em uma caixa, desde que seja grande o suficiente para acomodá-los.

As caixas maiores terão que ser colocadas no porta-malas do seu carro ou atrás do encosto, pois você não pode colocá-las em nenhum outro lugar.

Como já sabemos, caixas que permitem graves altos e melhor qualidade de som no seu carro. Como o som sai tanto da parte traseira quanto da frente do alto-falante, sem um gabinete, o som vindo da frente do alto-falante do carro cancelará o som vindo da parte traseira. E isso levará à distorção do som de baixas frequências, levando a uma qualidade de áudio reduzida.

É por isso que é sempre uma boa ideia instalar um gabinete para o alto-falante do carro, se possível, e obter melhores graves e qualidade de som.

Já vi pessoas com um sistema de áudio 3D em seus veículos instalando mais de um alto-falante em uma caixa. E você pode imaginar o quão boa será a qualidade do som. Quando os alto-falantes tocam graves fortes, a caixa faz você sentir mais graves devido ao aumento da vibração.

Em suma, mais vibração equivale a mais graves.


Os gabinetes mantêm os alto-falantes do carro seguros.


Instalar o alto-falante do carro em uma caixa ou gabinete faz muito mais do que apenas melhorar a qualidade do som. Um gabinete também ajuda a manter seus alto-falantes seguros, protegendo-os de quaisquer danos mecânicos.

Imagine instalar o alto-falante do carro no deck traseiro. Sem as caixas, a parte traseira de seus alto-falantes ficará exposta a uma área de tronco onde objetos pontiagudos ou duros podem facilmente danificar seus cones ou fios.

Em vez disso, você pode instalar uma caixa com os alto-falantes dentro do porta-malas, especialmente nos carros menores, onde pode não haver espaço suficiente para os alto-falantes em outros lugares. Nesse caso, embora sua qualidade de som e dinâmica sejam muito melhores por causa da caixa, a capacidade do seu porta-malas será reduzida.

Se você se preocupa mais com a qualidade do som do que com a capacidade de armazenar mais itens no porta-malas da mesma forma que eu, não há problema. Instalar seu alto-falante em seu porta-malas com um gabinete ajudará a prolongar sua longevidade.


Os alto-falantes do carro vêm com gabinetes?


Dependendo do fabricante e do tipo de alto-falante, os alto-falantes podem vir com gabinetes ou não. Os alto-falantes coaxiais típicos para instalação dentro do carro vêm sem caixas, mas os alto-falantes marítimos, por exemplo, são totalmente fechados e selados.

Para alto-falantes que não vêm com caixas, você pode comprar caixas para eles ou encomendar caixas personalizadas para se adequarem ao formato do seu carro.

Muitos fabricantes vendem pacotes completos, incluindo alto-falantes, gabinetes, amplificadores, fiações, cabeçotes de áudio e assim por diante. Esses pacotes geralmente são projetados para SUVs ou outros veículos grandes com espaço suficiente para instalar todos esses acessórios, incluindo um subwoofer.

A melhor parte dos pacotes personalizados é que eles têm um desempenho de alta qualidade e, por serem adaptados ao modelo específico do carro, não são visíveis.


Por que os alto-falantes soam melhor em uma caixa?


Tenho certeza de que agora você está prestando mais atenção aos gabinetes do que antes de ler este artigo. O problema é que é fácil pensar nos gabinetes de alto-falante como meras caixas quando se olha para eles.

Mas como você sabe, as aparências podem enganar. Os gabinetes dos alto-falantes influenciam na qualidade do som, mas para sentir a diferença, você precisa ouvir o alto-falante sem a caixa e depois o mesmo alto-falante colocado em um gabinete.

A diferença é difícil de descrever usando palavras, mas imagine um violão ou violino sem câmara de ressonância. Eu não acho que um som produzido por eles estaria nem perto da guitarra completa que conhecemos. O mesmo efeito que você pode esperar dos alto-falantes do carro sem gabinetes.

Quando você está tocando música, o cone do alto-falante empurra para frente e comprime o ar na frente do alto-falante. Simultaneamente, o ar na parte de trás do alto-falante se expande e cria um efeito de sucção semelhante ao vácuo.

A frente e a parte de trás do alto-falante criam forças aéreas opostas e, quando o alto-falante não está na caixa, essas forças simplesmente se cancelam, especialmente em baixas frequências. É por isso que mesmo os melhores e mais caros alto-falantes podem parecer finos e planos sem um gabinete.

Para resumir, o gabinete do alto-falante funciona para evitar o cancelamento de som descrito acima. Mas como faz isso?

O gabinete retém a radiação traseira e evita que ela colida com a radiação sonora da frente do cone. Os gabinetes feitos para a melhor qualidade de música geralmente são selados e preenchidos com material absorvente de som.

Os alto-falantes de porta precisam de gabinetes?


Você provavelmente está se perguntando como é possível instalar um gabinete em uma porta de carro. Bem, deixe-me dizer-lhe, os compartimentos podem ser instalados na porta do carro.

Na maioria das vezes, a própria porta funciona como o gabinete. Como seu alto-falante está diretamente e sempre em contato com sua porta, você obtém bons graves. Mas usar a porta do seu carro como um gabinete não é uma proposta ideal. Para uma excelente qualidade de áudio, você realmente precisa instalar um gabinete adicional na porta do seu carro.

Alguns modelos de carro vêm com alto-falantes de porta pré-instalados em gabinetes, mas se você não os tiver, você pode adicionar defletores de alto-falante que cercarão a parte traseira dos alto-falantes. Os defletores de alto-falante não apenas melhorarão os sons produzidos, mas também protegerão os alto-falantes de gotejamento de água e umidade dentro da porta.

Você também pode obter uma boa qualidade de som usando a porta do carro como um gabinete se alterar as condições dentro da porta, como usar material de amortecimento de som para produzir um som melhor.


Obtendo o melhor dos alto-falantes da porta.


Uma das coisas que as pessoas procuram ao comprar um carro é a qualidade da música. Diferentes gerações de compradores perguntarão sobre várias coisas sobre a qualidade do carro, mas no final, todos querem ouvir uma música perfeita e precisa saindo dos alto-falantes da porta.

As dicas a seguir irão ajudá-lo a melhorar o desempenho dos alto-falantes da porta e fazê-los soar melhor e mais alto.


Alterar os sistemas de áudio de fábrica


A qualidade do som não é a principal prioridade do fabricante do seu carro durante o projeto e a construção do seu carro. Sim, os fabricantes de automóveis hoje em dia se esforçam para incluir equipamentos de áudio de qualidade no carro, mas na maioria dos casos, os sistemas de fábrica não produzem os melhores resultados.

É por isso que você deve atualizar o sistema de fábrica ao comprar um carro, a menos que esteja realmente satisfeito com a qualidade do som.

Para começar, instale o Kit de alto-falante Hushmat . Este kit, que você coloca ao redor dos alto-falantes da porta, melhorará enormemente a qualidade do som dos alto-falantes porque adiciona uma almofada entre o painel da porta e os alto-falantes.

Absorverá as vibrações e evitará transferi-las para o painel de metal. E o resultado será uma música super limpa mesmo quando você estiver viajando em alta velocidade.


Substitua os alto-falantes do carro


Às vezes, seus alto-falantes padrão não são bons o suficiente. Como eu disse anteriormente, alguns fabricantes não priorizam muito a qualidade do som, então, neste caso, o melhor a fazer é substituir os alto-falantes.

Existem vários alto-falantes de pós-venda de qualidade que você pode instalar em sua porta para melhorar a qualidade do som. Por exemplo, JBL GTO939 proporcionará uma experiência de áudio fantástica e você obterá a clareza e a qualidade de graves que você merece.


Compre um equalizador


Os interiores dos carros geralmente não são o melhor ambiente para obter música de boa qualidade dos alto-falantes. Por exemplo, as janelas podem refletir o som enquanto os tapetes grossos podem absorver tons importantes. E isso afeta a qualidade do seu áudio.

Uma maneira de contornar isso é instalar um equalizador em seu carro. Um ótimo exemplo é o Clarion EQS755 . Idealmente, um equalizador deve ser colocado próximo ao amplificador, ou se você deseja ter acesso constante e ajustar os tons com frequência, tente encontrar um local agradável na área do painel.


Use arquivos de música menos compactados


A qualidade dos seus arquivos de música é tão importante quanto a qualidade do seu equipamento de áudio. Muitas pessoas compactam músicas para reduzir o tamanho e armazenam um grande banco de dados de músicas em seus iPods e outros dispositivos. Embora isso possa ser bom para economizar espaço de armazenamento em seus dispositivos, é devastador para a qualidade dos arquivos de música.

Você pode testar isso tocando música compactada em seu carro e depois seguir com a mesma faixa, mas não compactada. A diferença na qualidade dos dois arquivos será nítida e você notará que muitos elementos musicais das músicas estão faltando no arquivo compactado.

Ainda assim, não vou desencorajá-lo a compactar música. Meu conselho será que você tenha duas listas de reprodução separadas. Um será para o seu carro e incluirá música de baixos níveis de compressão, enquanto o outro poderá ser para quando você estiver fora do veículo.


Ajuste as configurações de som gradualmente


É importante que você não mexa muito nos controles de som do seu carro. Por exemplo, ajustar os graves para os níveis mais altos causará distorções e afetará negativamente a qualidade do som.

A maioria dos alto-falantes padrão não consegue lidar com mudanças drásticas nos graves e ficará sobrecarregado. Lembre-se de que dispositivos sobrecarregados não podem ter o melhor desempenho. Os alto-falantes de alta qualidade, por outro lado, lidam melhor com as mudanças de graves.


O som abafa a porta


As portas do seu carro são feitas de metal fino, que tende a vibrar quando você está dirigindo. A vibração será mais pronunciada à medida que você dirige em alta velocidade. As vibrações afetam negativamente a qualidade do som e podem até abafar a música, o que pode ser muito irritante.

Uma maneira de se livrar dessa vibração é instalar um material de amortecimento em seu carro. Excelente material de amortecimento de som é o Dynamat Extreme , que, embora não seja o mais barato, é muito eficaz.

A primeira coisa que o Dynamat faz é reduzir significativamente o ruído interno do seu carro. Dessa forma, você não precisará ajustar o volume ao máximo ao viajar em alta velocidade, digamos em uma rodovia.

Além disso, Dynamat prolonga a longevidade do seu alto-falante de porta. Ele faz isso fornecendo uma plataforma estável para o alto-falante, protegendo-o das vibrações na porta.


Instale um subwoofer


Os subwoofers são acessórios maravilhosos para adicionar ao áudio do seu carro. Adicione um submarino ao seu carro e você ouvirá sua música favorita sob uma luz totalmente nova.

Para quem não conhece um subwoofer, trata-se de um alto-falante projetado para produzir baixas frequências popularmente conhecidas como graves. O uso de um sub traz mais clareza à sua música, pois o dispositivo equilibra a oitava porque descarrega as frequências mais baixas dos alto-falantes da porta e permite que eles se concentrem nos tons médios e altos.

O local de instalação do seu subwoofer tem um efeito direto em seu desempenho e é obrigatório ter um gabinete para um subwoofer.

Ter o alto-falante principal e o subwoofer em gabinetes produzirá um som fino como você nunca ouviu antes.

Fazer todos os itens acima ajudará você a levar o desempenho dos alto-falantes da porta para o próximo nível. Embora os alto-falantes da porta tenham recursos diferentes dependendo das especificações, com todas as etapas, você obterá o máximo dos alto-falantes da porta sem precisar aumentar drasticamente o volume.


Posicionamento do alto-falante do carro e qualidade do som


A localização dos alto-falantes do carro tem um efeito significativo no som geral do sistema de áudio do carro.

Você tem duas opções de posicionamento ao instalar os alto-falantes do carro.
  • Os locais da fábrica
  • Os locais personalizados.


Locais de fábrica para alto-falantes de porta


Os locais de fábrica são onde seus alto-falantes de estoque estão localizados e são convenientes para substituições imediatas. No entanto, pode haver a necessidade de algum trabalho personalizado se quiser obter o melhor som possível.

Você vê, esses locais de fábrica são selecionados pelos fabricantes de automóveis depois que o resto do carro foi projetado. Lembre-se de que os sistemas de áudio automotivo não são a prioridade mais alta para muitos produtores, portanto, o posicionamento dos alto-falantes geralmente não é algo em que os fabricantes de automóveis pensam muito.

As áreas de colocação mais comuns dos alto-falantes do carro são o painel, as portas e o deck traseiro, e esses locais produzem uma qualidade de som boa o suficiente para a maioria das pessoas.


Locais personalizados para alto-falantes de porta


Há casos em que você precisará personalizar o interior do seu carro se fizer alterações avançadas no sistema de som. Essas modificações incluem fazer novos furos para parafusos, arquivar papelão ou plástico para dar espaço a um alto-falante maior do que o de fábrica ou cortar uma pequena área de metal ou papelão.

A área de localização personalizada mais comum para os alto-falantes do carro é o painel de chute, que é a área sob o painel nos cantos esquerdo e direito do interior do seu veículo. Este pode não ser um bom local para o posicionamento dos alto-falantes, mas começa a fazer sentido ao considerar o alinhamento do tempo.

Os alto-falantes nos painéis de kick terão uma distância igual de você, e o palco sonoro será colocado mais no centro da sua área de audição.