>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Os alto-falantes do carro são AC ou DC


Os alto-falantes do carro não funcionam sozinhos e, para funcionar corretamente, precisam de um amplificador.

Os alto-falantes são apenas transdutores. Para produzir som, os alto-falantes pegam um sinal elétrico amplificado dos amplificadores do carro e o convertem em energia mecânica, que move o cone do alto-falante para frente e para trás.

Embora todos nós usemos os alto-falantes do carro diariamente, muitos se perguntam se os alto-falantes são AD ou DC? Bem, vamos descobrir.

Como regra geral, todos os alto-falantes do carro são AC porque o sinal alternado do amplificador os alimenta. É a mudança na polaridade da corrente que produz o som.

Os Amplificadores usam uma fonte de alimentação de entrada DC e possuem transformadores embutidos que convertem DC em AC.

Por que os alto-falantes automotivos usam CA em vez de CC?


AC é um tipo de corrente que alterna sua direção de fluxo, e a frequência é o número de ciclos por segundo e é expressa em Hz. A DC, por outro lado, flui de uma maneira e não muda suas direções.

Como os alto-falantes do carro são alimentados?


Um amplificador alimenta os alto-falantes do carro através do fio do alto-falante. O amplificador tem um fio negativo e um positivo na saída, que é a entrada para os alto-falantes do carro.

Esses fios enviam sinais amplificados para alto-falantes em várias frequências. Em seguida, o sinal é transferido para a energia mecânica e é passado por uma bobina de voz.

A corrente do amplificador induz um campo eletromagnético dentro da bobina de voz. Como o ímã é fixo e com mudança de frequência, a bobina de voz move-se livremente.

Deixe-me mostrar as formas de onda dos alto-falantes A e B.

Caso 1 – Quando os mesmos terminais estão conectados.

Neste caso, os terminais positivos dos alto-falantes A e B são conectados à polaridade positiva do amplificador e vice-versa negativa.

A saída dos alto-falantes A e B é sincronizada e em fase entre si. Portanto, a saída resultante é maior em amplitude sem ruído quando todos os alto-falantes estão conectados da mesma maneira.

Caso 2 – Quando as polaridades positivas e negativas são trocadas

Neste arranjo, ligo os terminais positivo e negativo do alto falante A com o terminal positivo do amplificador e o mesmo com o negativo.

Basta trocar a fiação do alto-falante B – positivo do alto-falante com negativo do amplificador e assim por diante.

As saídas dos alto-falantes A e B estão fora de fase, resultando em ruído.

Com que voltagem os alto-falantes do carro funcionam?


O equipamento de áudio do carro foi projetado para operar com impedância mais baixa do que os aparelhos de áudio domésticos.

Os amplificadores de carro precisam fornecer tensão suficiente aos alto-falantes do carro para obter saída de potência (som) em níveis de audição realistas.

De acordo com a lei de ohm

P =E2/R E =Tensão e R =impedância

A potência dobra a cada vez que você diminui a resistência pela metade.

Como sabemos, há uma quantidade limitada de tensão disponível no som do carro, aproximadamente 13,8 volts.

Portanto, temos apenas 13,8 volts para aplicar nos alto-falantes do carro e, se o alto-falante for de maior impedância, ele não poderá produzir som.

O amplificador interno da unidade principal não pode acionar até uma resistência de um ohm. Então, precisamos de amplificadores de potência para amplificar o sinal.

Os amplificadores possuem transformadores elevadores internos. Um transformador elevador converte o sinal alternado de tensão mais baixa em sinal de tensão mais alta, passando-o.

Por exemplo, se você tiver um transformador elevador 1:2, ele converterá 12 volts em 24 volts.

Os alto-falantes do carro usam corrente alternada?


SIM, os alto-falantes do carro usam correntes alternadas para produzir som.

A bobina de voz no alto-falante nada mais é do que um eletroímã. O eletroímã é uma bobina de fio geralmente enrolada em um pedaço de metal magnético, como o ferro.

Ao contrário dos ímãs permanentes, os eletroímãs podem inverter sua polaridade com uma mudança na direção da corrente, entre a polaridade do pólo norte e sul.

À medida que passamos corrente alternada do amplificador, um campo elétrico é induzido, puxando constantemente o cone para dentro e para fora. O movimento repetido do cone cria ondas sonoras no ar.

O movimento deste cone depende da saída de frequência do amplificador, e várias frequências são tocadas simultaneamente, todas ao mesmo tempo variando de 20 Hz a 20 kHz.

Quanto mais complexa for uma onda sonora, mais difícil será para o alto-falante produzir som.

Para manter a qualidade do som, mais de um alto-falante deve ser conectado ao sistema.

Este tipo de sistema faz um excelente trabalho de divisão do espectro de frequência entre diferentes alto-falantes. Isso reduz a carga de trabalho do alto-falante e ajuda a produzir uma qualidade de som precisa.

A divisão de frequências e seu envio para diferentes alto-falantes é feito usando redes de crossover. A rede de cruzamento mais comum é o cruzamento de duas vias.

Existem dois tipos de filtros no crossover bidirecional – filtro passa-baixa e filtro passa-alta.

A saída do filtro passa-baixa vai para o alto-falante responsável pela produção de sinais de frequência de baixo nível. A saída do filtro passa-altas vai para o alto-falante responsável pelos sinais de frequência de alto nível.

Posso converter alto-falantes CA para CC?


Você pode converter os alto-falantes AC em alto-falantes DC e, para fazer isso, você deve conhecer circuitos eletrônicos e habilidades de soldagem.

Para esta tarefa, recomendo que você tenha a ajuda de um profissional. O processo de conversão, embora não seja muito complicado, é demorado.

Para fazer isso, você precisa de uma bateria de lítio recarregável de 12 volts para alto-falantes do carro, equipamentos de solda, multímetro, fios soltos e clipes.
  • Primeiro, remova cuidadosamente o alto-falante e o circuito do estojo.
  • Agora, na placa de circuito, você verá vários capacitores, diodos, um transformador, IC, etc.
  • Localize a fonte CA na placa de circuito com a ajuda de um multímetro. Normalmente, este ponto está localizado próximo ao grande capacitor e, em seguida, solde dois fios em cada extremidade. Você usará esses fios para conectar os terminais positivo e negativo da bateria de lítio. E agora conecte o alto-falante à placa de circuito.

Quando a bateria está conectada, você pode verificar o circuito fornecendo qualquer entrada de som ao alto-falante. Claro, você ouvirá algum ruído e terá que ajustar o volume, os graves para ajustar a saída.

Conclusão


Como passamos por muitos detalhes sobre os alto-falantes do carro, você tem uma ideia de como os alto-falantes do carro funcionam.

Todos os aparelhos de som automotivos usam alto-falantes que operam em AC e são alimentados por AC.

A fiação adequada dos alto-falantes do carro com um amplificador resultará em boa qualidade de som e tornará sua viagem memorável.