>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Guia para escolher alto-falantes de áudio automotivo


Não há componente mais importante para o desempenho sonoro do sistema de som do seu veículo do que os alto-falantes de áudio do carro que você escolheu instalar. Você pode possuir o melhor rádio e amplificador do mundo, mas sem grandes alto-falantes, nenhum som tão bom pode chegar aos seus ouvidos. Vejamos por que os alto-falantes são tão importantes e algumas sugestões sobre como escolher os melhores para o seu sistema.

Diferentes designs de alto-falantes automotivos


Cada alto-falante de áudio do carro é projetado para operar bem dentro de uma faixa específica de frequências. Como generalização, os subwoofers são melhores para reproduzir frequências abaixo de 80 Hz. A maioria dos alto-falantes de médio porte pode tocar de 80 Hz a 4 kHz, e os tweeters normalmente tocam de 4 kHz para cima. O tamanho e o peso do cone ou diafragma do alto-falante e a rigidez dos componentes de suspensão do alto-falante (a aranha e o surround) afetam a resposta de frequência do alto-falante. Precisamos de alto-falantes de tamanhos diferentes para cobrir toda a faixa audível de áudio.



Para os alto-falantes do seu veículo, você tem duas opções de design – alto-falantes componentes ou coaxiais. Em um conjunto de alto-falantes componente, os médios e os tweeters são peças separadas. O midrange geralmente é instalado na porta de fábrica ou no local do alto-falante do painel, enquanto o tweeter é montado no alto da porta, no painel ou nos pilares A. Essa localização mais alta ajuda a fazer com que o som pareça vir da sua frente e não de suas pernas. Os alto-falantes de áudio coaxiais do carro ainda têm dois drivers separados. O tweeter é montado fisicamente na faixa média – normalmente, em um poste que se estende até o centro do alto-falante. Os alto-falantes coaxiais são mais fáceis de instalar, porque são apenas duas peças, não quatro. Ambos os designs podem soar muito bem, mas normalmente os melhores dos melhores alto-falantes são projetados como componentes.

Uma característica comum entre os alto-falantes de áudio automotivo de alta qualidade são as redes de crossover passivo de alta qualidade. Todo tweeter precisa de algum método para limitar quais frequências estão sendo enviadas a ele. Em sistemas melhores, a saída do midrange que normalmente se sobrepõe onde o tweeter estava tocando também é filtrada. Os crossovers passivos podem incluir controles de nível de tweeter para ajudar a fornecer alguns ajustes básicos do sistema.

Ouça isto


Ouvir oradores tem sido descrito como “preferência pessoal” por décadas. Dito isto, um alto-falante muito preciso e livre de distorção sempre se destacará de um alto-falante com problemas de design. A melhor maneira de ouvir palestrantes é em um veículo. Algumas empresas colocam um esforço extra no design de seus sistemas de alto-falantes para fazê-los soar melhor em um veículo em comparação com um painel de exibição. Os expositores de varejo têm a vantagem de permitir que você compare rapidamente o desempenho de vários modelos diferentes. Ouvir um veículo de demonstração e uma tela pode ser a melhor solução para ajudá-lo a escolher um ótimo conjunto de alto-falantes.

Quando você for ouvir os alto-falantes, traga sua música favorita. Deve ser algo que você ouviu muitas vezes em tantas fontes diferentes quanto possível. Escolha e ouça diferentes partes da apresentação, uma de cada vez. Se você estiver comparando alto-falantes em uma tela, poderá alternar para frente e para trás enquanto ouve diferentes partes da apresentação.

Ouça para que os vocais soem naturais. Se houver muita informação de alta frequência, os sons S, T e P serão enfatizados demais. Se houver uma ressonância indesejada na região dos graves (um problema muito comum com alto-falantes de baixa qualidade), os sons M e B podem ser pronunciados e não naturais. Alguns alto-falantes soam nasalmente, outros soam ásperos. Qualquer um pode ser um sinal de distorção causada pelo design do alto-falante. Continue procurando se você ouvir isso.

Ouça sons de alta frequência como o toque de um prato ou chapéu alto. Deve ter clareza e detalhes. Ouça a velocidade dos transientes – a bateria é um ótimo teste da capacidade de um alto-falante de reproduzir uma ampla gama de frequências, ao mesmo tempo em que demonstra uma resposta de frequência suave e sem distorção. A bateria deve soar firme e controlada, com grande definição.

Tamanho é importante


Quando se trata de reproduzir música, o tamanho dos alto-falantes tem um efeito dramático no que você ouve. Um alto-falante com mais área pode mover mais ar para uma determinada quantidade de energia – nos referimos a isso como eficiência. O design da bobina de voz do alto-falante e a estrutura do ímã também afetam a eficiência. Na maioria dos casos, um alto-falante maior também produz mais graves do que um alto-falante pequeno. Isso tem a ver com o peso do cone do alto-falante e a flexibilidade dos componentes de suspensão do alto-falante.

Finalmente, a distância que o cone do alto-falante pode se mover determinará o quão alto o alto-falante pode tocar. Não se esqueça; você precisa de potência do amplificador para mover o cone do alto-falante – não economize na energia.

Escolhendo alto-falantes de áudio de carro pelos números


Uma coisa que um varejista de áudio automotivo experiente raramente fala é o manuseio de energia. Embora isso seja importante se você estiver procurando por um volume absoluto do sistema, o manuseio de energia não é de forma alguma um quantificador da qualidade de um alto-falante. Existem alto-falantes de 50 watts que soam exponencialmente melhor do que os de 200 watts. Assim como acontece com os amplificadores, os fabricantes jogam muitos jogos quando se trata de classificações de potência dos alto-falantes. O único número que importa é o manuseio contínuo de energia, às vezes chamado de manuseio de energia RMS. Se você vir um alto-falante com uma classificação de potência CEA-2031, esse é o melhor número a ser usado. Os números de potência máxima e de pico começam a fazer suposições sobre o conteúdo de energia da música, e é melhor evitar suposições. Mas não se esqueça, o manuseio de energia não se relacionam com a qualidade do som de alguma forma.

Visite seu especialista local e ouça alguns alto-falantes de áudio automotivos diferentes no tamanho apropriado para sua aplicação e sua faixa de preço. Pode até ajudar fazer algumas anotações enquanto ouve. Seu instalador pode oferecer sugestões como nova fiação e amortecimento de som que podem melhorar ainda mais o desempenho de seus alto-falantes depois de instalados em seu carro. Não tenha medo de fazer perguntas e o mais importante - divirta-se ouvindo sua música! É disso que se trata um ótimo sistema de áudio automotivo!