Quando você vai comprar um rádio novo para o seu carro, uma das muitas perguntas que o especialista de produto deve fazer é se seu rádio existente possui controles de áudio montados no volante. Quase todos os rádios de reposição têm provisões para aceitar um sinal que lhe dará funções de controle de áudio no volante, como volume, seleção de fonte, rastreamento e potência. Aqui está como tudo funciona.
Existem dois tipos comuns de interfaces de controle do volante. A primeira é resistiva; o segundo são os dados. Os sistemas que usam resistores geralmente têm dois fios conectados aos interruptores. Cada interruptor apresenta um valor de resistência diferente quando pressionado. O rádio de fábrica vê essas diferentes resistências como tensões diferentes e o computador no rádio responde adequadamente. Geralmente, há dois fios para que uma infinidade de interruptores possa ter valores de resistência bem separados para garantir que as funções nunca se sobreponham.
Na América do Norte, quase todos os rádios estão prontos para controle remoto de volante. Estar “Pronto” significa que o rádio tem uma conexão na parte traseira para aceitar um sinal de comunicação de dados serial. O idioma de comunicação usado na conexão de rádio não é o mesmo usado no veículo. Assim, você precisará de um módulo de interface para fazer tudo funcionar. Empresas como iDatalink, Axxess e Pacific Accessory Corporation (conhecida na indústria como PAC) oferecem interfaces que podem ser programadas para entender e traduzir as informações do veículo para algo compatível com seu rádio.
Quando seu técnico está instalando o novo rádio em seu veículo, ele tem três tarefas a serem concluídas para fazer os controles de áudio do volante trabalhar. Primeiro, ele deve conectar os controles ao seu veículo. Em muitos casos, o instalador usará um “protetor de chicote” ou “adaptador de chicote de fios” para conectar um conjunto de fios desencapados ao plugue do rádio de fábrica para conexões de alimentação, iluminação e fio do alto-falante. Este adaptador geralmente inclui os fios de comunicação do volante do veículo.
Nos últimos anos, muitos proprietários de veículos optaram por atualizar seus rádios de fábrica para adicionar streaming de áudio Bluetooth e viva-voz chamando para o seu veículo. Carros novos têm botões de controle de telefone no volante, mas os mais antigos não. Vários dos módulos de interface têm a capacidade de enviar comandos diferentes para o rádio de reposição, dependendo de quanto tempo você pressiona e segura os botões do volante. Por exemplo, um toque rápido no botão Diminuir volume, é claro, diminuirá o volume do rádio de reposição. Você pode programar o botão pressionando e segurando-o por alguns segundos para dizer ao rádio para atender uma chamada telefônica Bluetooth recebida.
Um recurso exclusivo da interface de controle do volante é que seu instalador pode criar um conjunto de controles personalizados para você. Digamos que você esteja construindo um carro personalizado e queira adicionar um bom sistema de som. Na maioria das aplicações como esta, o construtor instalará o rádio de reposição no porta-luvas, sob o assento ou no porta-malas do veículo. Mas como você pode controlar o rádio se não consegue alcançar os controles? Seu instalador pode montar um conjunto de interruptores no console central e depois programar os interruptores, por meio de um módulo de interface para controlar o rádio de reposição. Tecnologia Eletrônica © [www.351231.com]