>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Ótimo som de uma rádio de fábrica


Você sabia que pode obter um ótimo som em seu carro ou caminhão usando o rádio de fábrica como fonte? Já se foram os dias em que atualizar seu sistema de áudio significava trocar por um novo receptor. Hoje, os controles climáticos, a configuração do veículo e muito mais fazem parte do rádio e da tela originais, portanto, as alterações são quase impossíveis. Não se preocupe:os módulos de integração mais recentes do mercado facilitam a obtenção de um excelente som. Continue lendo para descobrir como.

Mantenha seu rádio de fábrica


Cada vez menos carros têm rádios que tocam apenas música. Eles mostram imagens de câmeras de backup ou incluem navegação, e muitos oferecem sistemas de reconhecimento de voz para tornar a comunicação segura e fácil enquanto você dirige. Mas o que os entusiastas do áudio devem fazer quando desejam um ótimo som em seus veículos? Empresas como iDatalink, PAC, NAV-TV e outras desenvolveram interfaces que extraem um sinal de áudio do sistema estéreo de fábrica e nos permitem conectar novos amplificadores e alto-falantes sem problemas.

Como funcionam os sistemas de áudio de fábrica modernos


Nos bons velhos tempos, os sistemas de áudio de fábrica incluíam um rádio, um amplificador analógico simples e alto-falantes. Se você tivesse um veículo de luxo, o fabricante pode ter optado por incluir um subwoofer para um pouco mais (mas ainda não o suficiente) de graves. O rádio era um caso simples com um sintonizador, CD player, entrada auxiliar e talvez uma porta USB e conexão de rádio via satélite. A saída do rádio alimentava diretamente os alto-falantes do carro ou alimentava um sinal para um pequeno amplificador.

Os sistemas de áudio modernos funcionam de maneira diferente. A unidade de origem é semelhante, embora o USB seja padrão agora e os sistemas de navegação e interfaces de smartphones (como Apple CarPlay e Android Audio) também estejam se tornando padrão. Onde as coisas diferem muito é no amplificador. A unidade de origem envia um sinal de áudio para o amplificador, às vezes como um sinal analógico de nível fixo, mas mais frequentemente como um sinal digital. O amplificador agora inclui vários canais de amplificação, além de processamento de sinal digital avançado e circuitos de controle de volume para o sistema. Resumindo, o rádio não funciona sem o amplificador e vice-versa.

Obtendo um ótimo som de um Ford F-150


Vejamos três atualizações comuns que os varejistas de eletrônicos móveis em todo o país realizam todos os dias. Desde 2009, o Ford F-150 vem equipado com um amplificador na traseira do caminhão que inclui o controle de volume mestre para o sistema, além de equalização e crossovers para os alto-falantes. A atualização deste veículo popular exigia a soma dos sinais de áudio que saíam do amplificador e a remoção do processamento do sinal.

A PAC, uma divisão da AAMP Global, oferece um produto chamado AmpPRO 4 AP4-FD11 que funciona com esses veículos. A interface AP4-FD11 contém dois componentes importantes. Primeiro, um processador de áudio pega o sinal de áudio de nível fixo do rádio de fábrica e o alimenta para saídas de pré-amplificador de alta qualidade que se conectarão a um novo amplificador. A segunda parte do módulo é uma interface de rede CAN que monitora a comunicação entre o rádio de fábrica e o amplificador. Quando a interface de rede detecta mensagens relacionadas ao áudio, como ajustes de graves e agudos ou alterações de nível de volume, ela roteia os comandos apropriados para o processador de áudio e ajusta a saída. Em essência, o AP4-FD11 adiciona saídas de pré-amplificador a um rádio de reposição.

O AP4-FD11 é compatível com os modelos recentes Ford F-150, Flex, Fusion e Taurus, e veículos Lincoln MKS, MKT, MKX, MKZ e Navigator. Um chicote em T está incluído no FD11 para facilitar a instalação para o seu instalador.

Soluções de atualização de áudio Chrysler 300


Outra interface de atualização de sistema de áudio popular é o iDatalink Maestro DSR1. A Automotive Data Solutions fez parceria com os especialistas em áudio da Rockford Fosgate para desenvolver essa interface e solução de ajuste. A ADS é especialista no campo dos protocolos de comunicação CAN, graças à sua experiência com módulos de integração de partida de carro remoto.

A ADS combinou essa experiência com o processador de sinal digital Rockford 3-Sixty para criar uma solução de interface de áudio exclusiva que inclui recursos poderosos de ajuste do sistema. O 3.Sixty DSP inclui crossovers de inclinação ajustável, 31 bandas de equalização paragráfica para cada um dos oito canais de saída e atraso de sinal para alinhamento de tempo de alto-falante. Nas mãos certas e com os alto-falantes e amplificadores certos, o DSR1 pode ser o coração de uma impressionante solução de atualização de áudio.

Interface da unidade principal do Chevy Silverado


NAV-TV criou uma solução impressionante que é compatível com veículos Chevy, GMC e Cadillac com o MyLink e equipado com Cue Unidades de fonte de 4 polegadas (IO4) e 8 polegadas (IO5/IO6). Essa interface se conecta ao sinal digital MOST (Media Oriented System Transport) que vai do rádio de fábrica ao amplificador nesses veículos para extrair seis canais de áudio de largura de banda total, livre de equalização ou atraso de sinal.

A interface M650-GM mantém a funcionalidade OnStar, campainha de porta, comunicação Bluetooth e todas as funções de áudio como volume, graves, agudos, balanço e fader. Os chicotes T estão disponíveis para uma variedade de veículos para tornar a instalação limpa e organizada.

Amplificadores e alto-falantes atualizados para um som melhor


Mesmo quando você vê um sistema de áudio de marca como Bose, JBL, Harman-Kardon ou Sony, as montadoras ainda tomam atalhos com a qualidade dos alto-falantes que usam nos sistemas de áudio de fábrica e, é claro, os sistemas nunca parecem ter energia suficiente. Uma vez que uma interface é instalada para extrair um sinal de áudio utilizável de seu carro ou caminhão, seu instalador pode integrar sua escolha de alto-falantes para criar um som suave e detalhado com clareza dramaticamente melhorada. Seu vendedor irá ajudá-lo a escolher o amplificador certo para criar um sistema que tocará nos níveis de volume que você deseja sem distorcer ou parecer enlameado. Se você não tiver um subwoofer, dezenas de opções estão disponíveis para melhorar o desempenho de baixa frequência do seu sistema de som para tornar tudo mais realista e agradável.

Visite seu revendedor local de aprimoramentos móveis hoje para descobrir como seu rádio de fábrica pode se tornar um componente-chave em um sistema de áudio incrível que rivaliza com as melhores salas de concerto e estúdios do mundo.
Este artigo foi escrito e produzido pela equipe da www.BestCarAudio.com. A reprodução ou uso de qualquer tipo é proibido sem a permissão expressa por escrito da 1sixty8 media.