>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Para obter um som melhor, preciso substituir minha unidade de origem de fábrica?


Não faz muito tempo, atualizar o desempenho do sistema de áudio do seu carro exigia que você substituísse a unidade de origem de fábrica. A indústria tinha dezenas de receptores de CD premium com processamento de sinal de última geração e conversores digital-analógico de ponta. A popularidade dessas unidades de origem e dos sistemas de áudio que poderiam ser construídos em torno delas não passou despercebida pelas montadoras.

Lentamente, tecnologias como streaming de áudio Bluetooth e chamadas com viva-voz, suporte USB para arquivos de áudio digital e controle direto do smartphone tornaram-se a norma quando você compra um novo veículo. No lado do áudio, as montadoras fizeram parcerias com empresas como Panasonic, Bose e Harman para fornecer experiência em configuração e ajuste para elevar drasticamente o desempenho dos sistemas instalados de fábrica.

Se você for comprar um veículo novo, poderá notar que o rádio não é mais um componente único do veículo. Alguns fabricantes espalham o controle de áudio e a exibição de informações em três locais do veículo. Substituir o rádio simplesmente não é uma opção em muitas aplicações.

Para aqueles de nós que desejam atualizar nossos sistemas de som, a filosofia e o processo mudaram muito. Se não podemos substituir o rádio, podemos obter um ótimo som? Graças à pesquisa e inovação contínuas, a resposta a essa pergunta é um retumbante “sim”. Vejamos como isso é realizado.

Corrigir o que está quebrado


A unidade de origem em um veículo moderno geralmente possui a maioria dos recursos e funcionalidades de que precisamos. Soluções de integração de smartphones como Android Auto e Apple CarPlay, mãos livres Bluetooth bem ajustadas e uma câmera de backup são muito comuns. Onde a maioria dos sistemas de áudio sofre é na quantidade de energia que eles têm disponível e nos alto-falantes.

Não ter energia suficiente significa que quando você aumenta o volume além de um certo ponto, o sinal começa a distorcer. Isso não apenas soa ruim, mas fornece energia adicional aos alto-falantes e pode danificá-los. Foi dito que você nunca pode ter muito poder. Em termos de garantir que o sinal que chega ao alto-falante seja limpo e sem distorções, essa afirmação é perfeitamente verdadeira.

A segunda questão são os alto-falantes que as montadoras usam. Mesmo em sistemas de marcas premium com nomes como Lexicon, Bose, Boston Acoustics ou JBL, os alto-falantes são, na melhor das hipóteses, medíocres. Claro, existem algumas exceções, mas, em média, eles não têm a precisão, os detalhes, os recursos de excursão e o manuseio de energia de um alto-falante de pós-venda de qualidade.

Se você deseja melhorar o desempenho do seu sistema de som de fábrica, adicione mais potência e tenha melhores alto-falantes instalados. A receita é realmente tão simples.

Os passos para o sucesso


O primeiro passo que seu revendedor local de eletrônicos móveis dará é determinar a melhor forma de integração com o rádio de fábrica. Em alguns casos, isso é tão simples quanto conectar os fios do alto-falante da parte traseira do rádio às entradas no nível do alto-falante em um novo amplificador. Se o sistema estéreo de fábrica incluir um amplificador, pode ser necessário um conversor de nível de linha para reduzir a tensão para algo que o novo amplificador possa usar corretamente.

Se você possui um sistema de áudio de fábrica mais avançado que inclui equalização, crossovers e atraso de sinal, o processo de integração requer hardware entre o amplificador de fábrica e seu novo amplificador de alta potência. Várias empresas desenvolveram processadores que desfazem grande parte do ajuste embutido nesses amplificadores e fornecem um sinal de largura de banda total que seu instalador pode usar para construir o novo sistema.

Outra opção é usar um módulo de substituição de amplificador de fábrica. Esses dispositivos aceitam o sinal de áudio do rádio e, na maioria dos casos, capturam informações de controle de volume do barramento CAN do veículo. A saída desses módulos de substituição funciona como um rádio de reposição – temos um sinal de largura de banda total que pode ser usado para acionar novos amplificadores.

Integração avançada do sistema


Nos níveis mais altos de integração do sistema de áudio de fábrica estão os sistemas que incluem upmixers. Um upmixer é um dispositivo que pega o sinal de áudio estéreo do seu rádio, iPhone ou CD e o converte em vários canais. Na maioria dos casos, isso inclui sinais esquerdo, central, direito, traseiro esquerdo, traseiro direito e subwoofer. Por que as montadoras implementam upmixers? Quando ajustado corretamente, sua música soará muito bem em todos os assentos do veículo. Tanto o motorista quanto o passageiro ouvirão um artista gravado no centro do palco a partir do meio do painel.

Para integrar esses sistemas, geralmente é melhor manter o processamento de sinal de fábrica no lugar e adicionar um processador de sinal digital (DSP) entre o amplificador de fábrica e os novos amplificadores de alta potência. O DSP nos permite ajustar a resposta de frequência do sistema para que os novos alto-falantes possam produzir uma experiência de audição incrivelmente precisa e realista.

Atualizações de alto-falantes


Como mencionamos, é importante atualizar os alto-falantes do seu veículo para obter uma melhoria geral na qualidade do som. Os alto-falantes premium fornecem uma resposta de frequência mais suave, largura de banda estendida (eles tocam mais e mais baixo no espectro de frequência), maior manuseio de potência e volume mais alto. Se você for adicionar amplificadores, só faz sentido garantir que seus alto-falantes possam usar essa potência recém-descoberta.

A compra de alto-falantes pode ser um pouco difícil. Ouvir alto-falantes em painéis de exibição nem sempre fornece uma noção de como esses alto-falantes soarão no veículo. Um olhar atento ao design dos alto-falantes, a pesquisa sobre a reputação da marca e uma compreensão completa das tecnologias dos alto-falantes podem ser a melhor maneira de fazer compras.

Um problema com essa abordagem é o marketing. Não importa a qualidade de um novo alto-falante, todo fabricante quer que as pessoas pensem que seus produtos são os melhores. Filtrar os recursos genuínos do marketing fluff pode ser difícil. Trabalhe com seu revendedor para encontrar uma solução que pareça ótima, se ajuste ao seu orçamento e funcione com seu aplicativo.

Instalação do sistema


Se ao menos instalar equipamentos eletrônicos móveis fosse tão fácil quanto instalar um novo micro-ondas. Não podemos simplesmente ligá-lo e ligá-lo. Os fios devem ser executados, as conexões devem ser feitas e o equipamento deve ser montado. Faça um orçamento para esses requisitos antes de ir às compras. O desempenho de um novo alto-falante em seu veículo depende tanto de como ele é instalado quanto de seu design.

Se você estiver alterando os tamanhos dos alto-falantes, precisará de adaptadores de plástico em vez de madeira para eliminar a chance de danos devido à infiltração de água. Você vai querer interconexões de alta qualidade para garantir que o ruído não se infiltre no sistema. Você precisará de um fio de alimentação de grande calibre para fornecer corrente aos seus novos amplificadores com eficiência. Converse com seu varejista sobre os produtos e processos que ele usa.

Ainda não acabou


A última etapa do processo de instalação é ajustar o sistema. Mesmo a adição de um subwoofer requer uma afinação adequada. O instalador deve confirmar que a saída do sub está combinando acusticamente com o resto dos alto-falantes no veículo. A sensibilidade do amplificador deve ser ajustada para que os sistemas tenham um excelente equilíbrio geral e não distorçam quando o volume é aumentado.

Na extremidade superior do espectro, os sistemas com novas unidades DSP exigem que cada canal do sistema de som seja sintonizado para fornecer uma resposta de frequência suave. Ter o canal direito um pouco mais brilhante ou mais relaxado do que o esquerdo fará com que a localização de um intérprete ou instrumento pareça se mover ao redor do veículo à medida que seu conteúdo de frequência muda. Queremos que tudo seja estável e naturalmente equilibrado. Faça um orçamento para pelo menos uma ou duas horas de ajuste para garantir que você esteja obtendo tudo o que pode com sua atualização.

Desfrute de um som melhor


Atualizar seu sistema de som com novos amplificadores e alto-falantes é uma ótima maneira de aumentar o volume máximo, reduzir a distorção e melhorar a imagem e o palco. O processo certamente não requer uma nova unidade de origem, mas requer algum planejamento. Trabalhe com seu revendedor local de eletrônicos móveis para projetar uma atualização para seu sistema de som. A experiência realmente permitirá que você aproveite sua música de uma maneira que você nunca ouviu antes.