>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Carro Alto-falantes e Subwoofers

Escolhendo o subwoofer certo para o seu carro

Escolhendo o subwoofer certo para o seu carro


Um subwoofer ou dois aciona frequências mais baixas, comumente conhecidas como graves, tornando qualquer paisagem sonora uma experiência mais completa e melhor, mas escolher o subwoofer certo para o seu carro não é uma escolha fácil.

Claro, existem muitas marcas de qualidade produzindo alguns subwoofers fantásticos, mas não se trata apenas de gastar mais para obter o melhor subwoofer do mercado.

Além do seu orçamento, ao escolher o subwoofer certo para o seu carro, você deve considerar quanto espaço você tem, que tipo de baixo deseja dirigir e, claro, o tamanho do subwoofer que deseja.

Os tamanhos mais comuns são os subwoofers de 10 e 12 polegadas, mas os subwoofers de 8 e 15 polegadas também são bastante comuns. Como eu disse, é tudo sobre o espaço que você tem e o tipo de baixo que você quer que seu sistema de som do carro produza.

Agora, vamos analisar as complexidades de escolher os subwoofers certos, então, depois de ler este artigo, você saberá exatamente qual deles deseja para o seu veículo.

O que é um subwoofer e o que ele faz?


Um subwoofer é um tipo de alto-falante responsável por conduzir as frequências mais baixas, também conhecidas como graves. Essas baixas frequências em alto volume são o que vibra seu veículo e o aproxima emocionalmente da música.

A faixa de frequência típica de um subwoofer é de cerca de 20 a 200 Hz, e eles são usados ​​como parte de um sistema de áudio de carro completo, geralmente com outro conjunto de alto-falantes ou dois, um amplificador e, claro, um som automotivo.

O subwoofer alcançará os graves que os woofers não podem alcançar e até mesmo os liberará e aos outros componentes em seus alto-falantes para oferecer melhores frequências médias e altas.

Um subwoofer mantido em um gabinete de subwoofer, ou caixa de subwoofer, e geralmente é feito de madeira e decorado com um tapete cinza. Há uma variedade de caixas de subwoofer diferentes, mas as mais comuns são caixas seladas, com portas e passa-banda. Cada um produz diferentes tipos de baixo.

Você pode obter subwoofers ativos e subwoofers passivos, mas as partes do subwoofer são as mesmas. A diferença é que os subs ativos têm um amplificador embutido, onde os subs passivos exigem um amplificador separado para executá-los.

Um subwoofer de carro provavelmente será o maior equipamento do sistema de alto-falante do carro e, dependendo do tamanho do gabinete do subwoofer, poderá ocupar muito espaço. Embora existam subwoofers compactos que se encaixam sob ou atrás dos assentos do carro.

Escolhendo a caixa de subwoofer certa


Os subwoofers de carro precisam ser fixados em um gabinete e também precisam de um amplificador para alimentá-los. Você pode obter tudo separadamente ou pode comprar tudo como um pacote, se preferir.

Se você comprar tudo separadamente, terá que comprar um subwoofer, caixa de subwoofer (caixa), um amplificador e um kit de fiação de amplificador para ligá-lo.

Obter todos os componentes separadamente pode torná-lo um pouco técnico, porque a caixa de subwoofer que você escolher determinará o tipo de baixo que seu subwoofer produzirá. Existem caixas seladas, caixas portadas e caixas passa-faixa.

Uma caixa selada é aquela que está totalmente fechada para garantir que o ar não entre ou saia da caixa do subwoofer, enquanto uma caixa com portas, há um orifício que permite que o ar flua para dentro e para fora do gabinete do subwoofer.

Uma sub-caixa com porta geralmente é maior, mas aumenta a eficiência do woofer e oferece um pouco mais de graves e volume.

Uma caixa de subwoofer selada oferece graves mais firmes e articulados, o que significa que não é tão poderoso, mas parece mais direto. No entanto, não se engane pensando que uma caixa selada não é alta, porque o volume é mais sobre seu subwoofer e amplificador. É só que uma caixa portada espalha o volume para que soe mais alto.

Um gabinete de passagem de banda é uma mistura de caixas seladas e com portas, mas a principal diferença é que o subwoofer é montado completamente dentro do gabinete.

Uma subcaixa de passagem de banda consiste em um único compartimento com um divisor interno, que forma duas câmaras. Uma das câmaras é selada e a outra é ventilada, e é aqui que o baixo é liberado.

Escolher a caixa certa para o seu subwoofer depende do tipo de baixo que você deseja e do seu tipo de música. Todos os gabinetes produzem ótimos graves se instalados corretamente e combinados com o subwoofer e amplificador corretos.

Se você optar por obter tudo separadamente, você realmente deve saber o som exato que procura e, claro, o espaço que você tem antes de comprar qualquer coisa.

Escolhendo os subwoofers corretos


Você pode enfrentar todo o trabalho de combinar um subwoofer com a caixa, adquirindo um subwoofer fechado, que é um pacote completo com todos os componentes combinados pelo fabricante.

Com esses tipos de subwoofers, você pode obter um subwoofer amplificado, que vem com um amplificador embutido, ou pode obter um subwoofer passivo, que é apenas um subwoofer fechado. Você terá que obter um amplificador separado para isso.

Como o subwoofer alimentado possui um amplificador embutido no gabinete, os componentes são uma combinação perfeita e é de longe a maneira mais fácil e rápida de instalar seu novo equipamento.

E porque o amplificador está escondido em sua caixa secundária, também economiza espaço. Você terá que executar uma conexão do sub alimentado para a bateria do seu carro, porque isso alimentará seu amplificador. Fora isso, basta conectá-lo diretamente à sua unidade principal.

Subwoofers amplificados embutidos são de longe a opção mais fácil e geralmente menos dispendiosa ao escolher o subwoofer certo para o seu carro.

Com um subwoofer passivo fechado, você não precisa alimentar a bateria porque não há amplificador. Mas é claro que você precisará fazer isso ao instalar seu amplificador de carro separado, que você precisará se estiver executando um subwoofer.

Você também pode obter caixas de subwoofer específicas para veículos, projetadas para se encaixar perfeitamente em um veículo específico. Estes parecem mais bonitos e alguns são moldados para combinar com o interior de certos veículos.

Os subwoofers específicos para veículos ocupam menos espaço do que os gabinetes de subwoofer típicos e também são mais caros. Se o espaço for apertado, no entanto, eles economizarão espaço e eliminarão muitos dos problemas que podem surgir ao instalar sua caixa de subwoofer.

Melhor local para instalar seu subwoofer


A maioria das pessoas coloca a caixa do subwoofer no porta-malas, pois geralmente é o maior espaço aberto que não é ocupado por nenhum passageiro. E a menos que você tenha uma família e use todo o porta-malas regularmente, deve haver espaço mais do que suficiente.

Claro, tudo depende do seu veículo. Você tem um SUV ou um hatchback? Se assim for, você provavelmente terá muito espaço em seu porta-malas. Ou você tem um carro esportivo ou uma caminhonete com espaço limitado na parte de trás?

Qualquer que seja o tipo de veículo que você tenha determinará o tamanho da caixa secundária que você recebe. Apenas lembre-se, quanto maior a caixa, menos espaço você terá para mantimentos e para a vida cotidiana.

Se você precisar de espaço no porta-malas, sempre poderá instalar uma caixa secundária menor sob o assento. Estas são caixas de subwoofer compactas e seladas e produzirão graves agradáveis, precisos e firmes, e não os graves estrondosos que você obterá com uma caixa portada.

Decidir onde instalar seu sub e box é tudo sobre o espaço que você tem e precisa para outras coisas na vida. O porta-malas de um carro é o lugar mais comum, mas se você tiver uma caminhonete ou precisar do porta-malas para a vida familiar, talvez seja necessário optar por uma caixa de subwoofer mais compacta embaixo ou atrás de um assento.

Escolhendo o melhor subwoofer para você


Com subwoofers de carro, há muitos tamanhos para escolher. Subwoofers de 8 polegadas, subwoofers de 10 polegadas, 12 polegadas e 15 polegadas são os tamanhos mais comuns no espaço de áudio do carro.

Ao escolher o subwoofer certo para o seu carro, lembre-se de que quanto mais alto você for, mais profundo será o sub, portanto, você ocupará mais espaço.

Contanto que você obtenha um subwoofer de boa qualidade, você obterá alguns graves retumbantes, não importa o tamanho que você obtenha. Obviamente, existem diferenças nas especificações, portanto, você deve sempre pesquisar para garantir não apenas o tamanho certo do submarino, mas a marca certa para suas necessidades.

Confira esses comentários sobre os melhores subwoofers de 10 polegadas e os melhores subwoofers de 12 polegadas. Cada revisão é aprofundada para os melhores subwoofers de carro para uma variedade de gostos e cenários.

Combinando seu subwoofer com seu amplificador


Se você é um 'audionado' e opta por obter seus componentes separadamente, terá mais variedade e, sem dúvida, um som mais simplificado ao seu gosto.

A primeira coisa que você deve fazer é combinar seu subwoofer em potencial com um amplificador. Amplificadores monobloco ou amplificadores de subwoofer são projetados para alimentar subwoofers em cerca de 2 ohms de impedância.

Os amplificadores monobloco são principalmente amplificadores Classe D, o que significa que você poderá explodir mais graves usando menos energia. Mas é claro que se você executar seu subwoofer a partir de um monobloco, precisará de outro amplificador para executar seus alto-falantes.

Nesse caso, você sempre pode obter amplificadores de 4 ou 5 canais. Você pode obter qualquer coisa de canal único até 6 canais. Existem mais, mas para um carro você não deve precisar de mais de 6 canais.

Você pode obter subwoofers de 1 ohm ou 4 ohm, portanto, qualquer que seja a impedância do seu subwoofer, você terá que garantir que seu amplificador possa acionar subwoofers na mesma impedância.

Faça o que fizer, certifique-se de que seu amplificador pode alimentar tudo o que será acionado por ele. Se for apenas o seu subwoofer, tudo bem, mas se você obtiver um amplificador multicanal, precisará garantir que ele possa alimentar todos os componentes.

E dependendo da quantidade de energia que seus alto-falantes precisam determinará sua escolha também. Por exemplo, se você tem dois alto-falantes que podem suportar 400 watts e são 4 ohms cada, todos ligados em paralelo, você precisará de um amplificador que possa gerar 800 watts a 2 ohms.

Como sempre, ao escolher um amplificador de carro, você quer saber qual é a potência RMS máxima do sub e precisa estar dentro de pelo menos ¾ dessa potência. Por exemplo, se seu subwoofer pode suportar 200W, seu amplificador deve ser capaz de produzir pelo menos 150W.

Bobinas de voz de subwoofer simples vs duplo


Outra coisa que você encontrará ao decidir qual subwoofer obter é se é um sub de bobina simples (SVC) ou dupla (DVC).

A diferença é pequena, mas não insignificante:os subs de bobina dupla têm uma segunda bobina enrolada na primeira, que é o componente do alto-falante que gerencia a corrente do amplificador.

Ambos os sistemas de bobina se conectam nesta junção, mas os subwoofers de bobina dupla têm um pouco mais de ajuste, pois podem ser conectados em dois níveis diferentes de impedância.

As bobinas simples, por outro lado, só podem ser conectadas no nível de ohm prescrito. Como resultado, a configuração de bobina dupla é um pouco mais flexível quando você conecta um amplificador ao sub.

Por exemplo, um amplificador de 1000 watts de potência fornecerá a maior parte de sua potência quando conectado a uma carga de 1 ohm, mas se estiver conectado a uma carga de 4 ohms, fornecerá apenas um quarto da potência.

Com um DVC, você pode alterar a mesma carga de 4 ohms para 8 ohms ou 2 ohms, o que oferece mais opções. Os subs em bobina de voz dupla são um pouco mais caros, mas oferecem mais flexibilidade, especialmente se você mudar as coisas mais tarde.

Conectando seu subwoofer


Fazer com que todos os componentes funcionem significa que você terá que conectar tudo. A melhor coisa a se obter é um kit de fiação de amplificador de boa qualidade, que é basicamente um kit de acessórios completo com todos os fios de alimentação, fios de alto-falante e conectores que você precisará.

Antes de obter um kit de fiação de amplificador, certifique-se de que ele tenha o fio de bitola correto que você precisará. Cada configuração do sistema é diferente, e a bitola do fio depende de vários fatores diferentes, como quantos ohms seu amplificador e sub irão alimentar, quanto tempo os fios serão etc.

O fio de calibre 12 é o fio mais comumente usado para subwoofers, mas há alguns que usam fios de calibre 14 ou 16. Lembre-se, números menores são fios mais grossos do que os números maiores. Isso significa que o fio de calibre 12 é muito mais grosso que o fio de calibre 16, portanto, se você estiver procurando pelo fio mais grosso, precisará de 12 para um subwoofer.

Um kit de fiação de amplificador terá fio suficiente para sua instalação, mas certifique-se de obter o tamanho certo. Ao escolher um fio, é melhor arredondar para cima do que para baixo, porque usar um fio de calibre 16 quando você precisar de um fio de calibre 12 resultará em um desempenho ruim do seu subwoofer.

Escolher o subwoofer certo para o seu carro pode ser uma decisão complexa


Como tudo no mundo do áudio automotivo, escolher o subwoofer certo para o seu carro nunca é uma decisão simples.

Obter o subwoofer do tamanho certo é provavelmente a parte mais fácil da sua decisão. Todos eles produzem graves nítidos fantásticos, mas o tamanho que você obtém geralmente se resume ao quão limitado você é com o espaço.

Os subwoofers de 10 e 12 polegadas são os alto-falantes mais comuns, mas o tamanho não é tudo, especialmente se você deseja apenas graves nítidos e claros.

Escolher o gabinete certo para o seu subwoofer desempenha um papel importante na forma como seus graves são emitidos e, é claro, saber qual é o melhor para você pode ser uma dor de cabeça, especialmente se você é novo nas nuances dos graves.

Como você gosta do seu baixo? Se você gosta dele apertado e articulado, deve comprar uma caixa de subwoofer selada. Se você gosta de seu baixo espalhado e alto possível, escolha uma caixa portada ou uma caixa de banda.

Se você está pegando todos os componentes separadamente, você tem que combinar tudo, porque se você tiver uma parte que não combina, o desempenho do seu sistema de som será prejudicado.

Para a maioria das pessoas, obter um subwoofer amplificado é a escolha mais fácil. Os fabricantes combinam tudo para você e geralmente são mais baratos do que obter tudo separadamente.

Claro, existem limites com muitos alto-falantes amplificados em comparação com a montagem de todos os melhores componentes, mas é quase imperceptível se você conseguir um bom.

Obter o subwoofer certo para o seu carro não é uma decisão simples, mas vale muito a pena.

 

Procurando os melhores subwoofers para o seu carro:

  • Os melhores subwoofers de 10 polegadas
  • Os melhores subwoofers de 12 polegadas