>> Tecnologia eletrônica >  >> Home Audio >> Microfones

Por que os microfones têm pára-brisas de espuma?


Os microfones são equipamentos muito sensíveis e são projetados para serem assim por razões óbvias.

Um recurso que geralmente é incluído ou pode ser comprado separadamente é um pára-brisas de espuma. Mas o que é isso? O que isso faz? E por que os microfones têm pára-brisas de espuma? Bem, é hora de descobrir…

Microfones têm valores de sensibilidade diferentes




Os microfones não são todos projetados e construídos da mesma maneira. Existem vários tipos de microfones que você encontrará, mas os mais comuns são os microfones dinâmicos e condensadores. E desses dois, o condensador é mais sensível.

A maneira como eles são projetados os torna mais sensíveis e, portanto, mais responsivos. Internamente, eles têm um diafragma de baixa massa que permite acompanhar as mudanças de padrão nas ondas sonoras com mais precisão.

Um microfone sensível tem benefícios reais no ambiente certo, mas nem sempre é um bom recurso, especialmente em qualquer lugar onde haja muito ruído ambiente. Os melhores lugares para usar um microfone condensador estão em espaços controlados acusticamente, como estúdios de gravação.

Sons que você não quer


Você tentou fazer uma gravação onde houve ruído indesejado? Talvez fora em um dia ventoso, onde o vento pode estar soprando ao redor.

Que tal gravar a voz de uma pessoa inexperiente? Eles não têm certeza do que precisa ser feito e chegam muito perto do microfone emitindo sons plosivos e estalos de ar.

No Projeto


Existem alguns microfones de boa qualidade que carregam alguma proteção interna em termos de filtro. Neumann, AKG e Sennheiser são todos microfones de luxo com proteção de filtro integrada. Mas, microfones de preço mais baixo, como o popular Shure SM58 e outros, também possuem filtros.

No entanto, alguns deles são microfones que são frequentemente usados ​​em estúdios de gravação onde a interferência de ruído potencial é bastante reduzida. Em muitas situações, o filtro pode não ser suficiente. Por exemplo, se o microfone for usado ao ar livre.

Você precisará usar algo para reduzir esses ruídos que, de outra forma, arruinarão sua gravação ou filmagem. Uma coisa que você pode empregar para conseguir isso é o que é conhecido como pára-brisas.

O que é um pára-brisas?




Seu nome pode não ser uma descrição particularmente boa de como você verá um pára-brisas em um microfone. É feito de espuma ou pele e cobre a grade de metal na parte superior do microfone.

Seu trabalho é simples. Ele está lá para remover o máximo de som ambiente possível sem interferir no som que você deseja coletar. Esses sons podem ser vento ou respiração ou qualquer estalo do orador ou cantor.

O pára-brisas faz isso quebrando e dispersando qualquer ruído do vento antes que eles entrem em contato com o diafragma do microfone. No entanto, ele ainda deixará as ondas sonoras passarem, para que a voz não seja afetada.

Quando você usaria um pára-brisas?


As situações em que usar um pára-brisas de espuma em um microfone vai ajudar são provavelmente bastante óbvias. Alguns, porém, não são. Vamos considerar os momentos em que você precisa de um pára-brisas com microfone .

Gravando ao ar livre


Pode haver muitas razões pelas quais você vai gravar do lado de fora. Pode ser para um show, uma entrevista ou até mesmo um filme. Pode ser apenas um simples vídeo blog ou um comentário para um blog básico de viagens.

Seja qual for a situação, você está à mercê do clima. E, em algumas partes do mundo, isso pode mudar muito rapidamente. Ter um pára-brisas à mão, mesmo que não o esteja a utilizar no momento, é sempre uma boa ideia.

O vento é o inimigo


Não é injusto descrevê-lo como tal. Se você estiver do lado de fora e estiver ventando, isso inevitavelmente afetará a gravação. E, como o vento é um som de frequência média a baixa, pode afetar especialmente uma gravação de voz. Isso pode borrar o som e tornar muito difícil ouvir o que está sendo dito.

Mesmo com nossos equipamentos de “alta tecnologia” hoje em dia, é quase impossível se livrar dele uma vez que está lá. Muito melhor fazer o máximo que puder para evitar que ele chegue lá em primeiro lugar.

Então, por que os microfones têm pára-brisas de espuma? Como você pode perceber pelas informações acima e pelo próprio nome – vento, caro leitor. Mesmo a menor brisa na hora errada pode arruinar uma gravação.

De fora para dentro


Ruído e interferência não são encontrados apenas ao ar livre. Às vezes você pode encontrá-los dentro do que parece ser um ambiente mais inocente.

Qualquer lugar que você possa gravar, especialmente estúdios de gravação, pode ficar quente. O uso de ar condicionado não é uma coisa estranha de se fazer, mas pode causar correntes de ar e ruído extra.

Eles podem não ser particularmente audíveis ao ouvido humano, mas um microfone condensador de qualidade os ouvirá. O mesmo se aplica a aquecedores e outros aparelhos. Claro, um fã será ouvido. Criando o que poderia ser descrito como um vento interior.

O que você pode fazer?


Haverá situações em que um aquecedor ou ar-condicionado é essencial. Em alguns casos, pode ser possível desligá-los durante a gravação. Ligando-os novamente depois.

Se isso não for possível, duas coisas podem ajudar:
  • Não coloque o microfone perto do item ofensivo.
  • Use um para-brisa de boa qualidade.

Este último ajudará a reduzir o risco de coleta de sons indesejados.

Usando um microfone de roaming


Se você estiver filmando usando um microfone em movimento, o risco de som indesejado se torna maior. Falei sobre a ocorrência de vento passando por um microfone. Um microfone passando pelo ar parado é a mesma coisa. Ainda há contato entre o microfone e o ar que está, de fato, passando por ele.

Assim como o ar passando por um microfone estacionário, um microfone movendo-se pelo ar estacionário pode ser protegido por um pára-brisas. Não pode garantir 100% de redução, mas ajudará bastante a proteger o microfone da resistência criada pelo movimento.

Gravando cantores ou narradores




Se você estiver lidando com vocalistas ou narradores experientes, eles saberão exatamente como “trabalhar” o microfone. Porque existem técnicas que eles usarão para garantir que a gravação de sua voz que você captura seja a melhor possível.

No entanto, pessoas inexperientes geralmente sofrem de dois problemas opostos ao usar o microfone:
  • Eles ficarão muito longe dela.
  • Eles ficarão muito próximos.

Ficar muito longe muitas vezes pode ser uma manifestação de ansiedade. Isso é facilmente resolvido acalmando-os e tranquilizando-os, e gradualmente levando-os para onde deveriam estar.

Ficar muito perto é outra coisa, no entanto. Um pára-brisas removerá alguns dos efeitos respiratórios daqueles que estão muito próximos. Mas há outro problema.

Plosivas


Esta é uma palavra que você pode ter encontrado. É um fenômeno natural que acontece quando falamos. Ao falar certas consoantes, há um súbito fluxo de ar. Isso cria um impacto no diafragma do microfone e cria o que chamamos de “plosiva”.

As consoantes que criam plosivas são geralmente b, d, g, k e t, com o maior culpado sendo p. Os pára-brisas ajudam a aliviar o problema até certo ponto. No entanto, a melhor maneira de corrigir o “popping” é usando um filtro pop.

Um filtro pop pegará o ar criado pela plosiva e o difundirá antes de atingir o diafragma do microfone. Eles não são itens caros, mas são extremamente úteis e muitas vezes necessários para gravar vozes. Eu recomendo o Auphonix Pop Filter, que tem sido incrivelmente útil e eficaz em várias das minhas sessões vocais mais difíceis com cantores.

Benefícios de um filtro pop…

Eles são fáceis de usar e geralmente são fixados no pedestal do microfone. Eles são flexíveis, para que possam ser colocados exatamente na posição correta. Pode haver uma situação em que não seja possível usar um filtro pop. Nesse caso, você precisará confiar no seu pára-brisas. Ele fará o trabalho, mas não será tão eficaz.

Normalmente, não é necessário usar um filtro pop e um pára-brisas ao mesmo tempo. O que você usa dependerá do tipo de gravação que você está fazendo. Ambientes de estúdio exigirão um filtro pop, enquanto que, para ambientes externos e outros, um pára-brisas será a melhor opção.

Então, por que os microfones têm pára-brisas de espuma? Como você já sabe, evita que ventos e plosivas estraguem uma gravação. Mas, há outras razões também.

Como proteção


Existem outras vantagens de usar um pára-brisas de espuma com microfone . Uma delas é que adiciona uma camada de proteção. Seu principal uso é cortar o ruído ambiente, como o vento, é claro. Mas, oferecer proteção também é muito útil.

O vento excessivo pode danificar a membrana do microfone se for particularmente forte. O pára-brisas, além de oferecer proteção contra rajadas de vento, também protege de outras maneiras. Também irá adicionar alguma proteção contra a sujeira e o acúmulo natural de saliva e suor.

Você encontrará, é claro, alguns microfones com revestimentos de espuma de proteção integrados. Estes oferecem alguma proteção contra plosivos e ruídos externos, mas também protegem a cápsula e os internos. Os microfones Shure geralmente oferecem esse recurso.

As variedades de pára-brisas para microfones


Como acontece com a maioria das coisas, geralmente há algumas opções para escolher. Alguns são projetados para microfones específicos; outros têm um design "apto para todos". É claro que existem diferenças de qualidade. Todos eles têm o mesmo trabalho a fazer, mas não são todos iguais.

Pára-brisas de espuma




Estes são provavelmente os mais comuns que você pode obter. Eles são feitos de espuma de célula aberta. Alguns fabricantes incluem um pára-brisas projetado especificamente para o microfone na caixa quando você o compra.

Outros fabricantes não oferecem esse recurso e você precisará comprar um. Se você tiver que comprar um pára-brisas, apenas certifique-se de que ele se encaixe razoavelmente bem na cabeça da malha e não se desloque facilmente quando estiver em uso.

Você precisará considerar o microfone que está usando. Um microfone de palco precisará de um windscreen diferente de um microfone de lapela com clipe. Aqui estão alguns exemplos de pára-brisas de espuma para a maioria dos microfones:
  • Pára-brisas de microfone portátil com capa de espuma Mudder para microfone (pacote com 5)
  • Capa para microfone - Capas de espuma para microfone Pára-brisas adequado para a maioria dos microfones de mão padrão (6 PCS)

Ou, se preferir adicionar um pouco de cor:
  • Capa de espuma para pára-brisas para microfone de palco portátil com 20 unidades

Para um microfone de lapela:
  • Morfone 10 Pacote de microfone de lapela Capa de espuma para pára-brisas Fone de ouvido Lapel Mic Mini Capa de pára-brisas

Quanta proteção eles oferecem


Os pára-brisas de espuma de célula aberta oferecem alguma proteção ao desviar os sons do vento ou ruídos indesejados em várias direções. Eles espalham o som, se você quiser, antes de entrar em contato com o microfone.

Em circunstâncias normais, um pára-brisas de espuma reduzirá o ruído do vento em cerca de 8 dB. Ao fazê-lo, eles não causam uma grande perda de nenhuma das altas frequências. No entanto, como você verá, alguns pára-brisas proporcionam melhor atenuação de ruído, melhorando a redução de até 25dB ou até 40dB em alguns casos.

Mas, às vezes, há uma “troca” em outras áreas, como a qualidade da gravação, para uma redução tão dramática no som indesejado.

Barra-ventos ou guarda-ventos de pele sintética


Se um pára-brisas de espuma padrão não estiver à altura das condições mais extremas, o 'Windjammer' é uma opção. Carinhosamente conhecidos como “gato morto”, estes consistem em duas camadas e, portanto, são mais eficazes na redução de ruídos indesejados.

Por fora há uma camada de pelo sintético e por dentro, uma camada extra de espuma. Eles estão disponíveis em vários tamanhos para caber na maioria dos microfones.

Desconcertante




O pelo sintético se comporta como uma forma de desconcertante que redireciona o vento. E, como o pelo sintético é mais macio que a espuma, cria movimentos menos rígidos e, portanto, reduz o potencial de ruído.

Aqui está um exemplo projetado para microfones Shotgun:
  • Pára-brisas Movo WS-S1000 Furry Outdoor Deadcat para microfones Shotgun

O ponto positivo


Este tipo de pára-brisas lhe dará uma atenuação entre 25dB e 40dB para o ruído do vento. Usado sobre um pára-brisas padrão que pode aumentar para 50dB de redução. Essa é uma atenuação significativa em comparação com 8dB de um pára-brisas de espuma padrão.

O lado negativo


Embora haja uma redução significativa nos níveis de ruído, isso pode afetar as altas frequências. A atenuação de alta frequência pode ser um problema com os windjammers mais baratos. Se você for comprar um, verifique a qualidade do pelo sintético.

O dirigível ou cesta


Se você deve ter o mais alto nível de proteção contra ruído disponível, então a resposta é provavelmente o dirigível. Como o windjammer, eles têm duas camadas. Dentro é espuma fina e a camada externa é uma malha de metal ou plástico.

Eles são mais caros do que você poderia esperar pagar por um modelo mais padrão. Por exemplo, este PROAIM 40cm Blimp Microphone Windshield Shock Mount Mic Suspension System com capa de pele livre. No entanto, se você estiver trabalhando profissionalmente fora, será um bom investimento.

Você obterá uma atenuação no ruído do vento de até 50dB e haverá uma perda mínima de alta frequência.

Procurando um ótimo microfone?


Nós podemos ajudar com isso. Confira nossas análises detalhadas dos melhores microfones vocais ao vivo, os melhores microfones dinâmicos, os melhores microfones condensadores, os melhores microfones de lapela, os melhores microfones de entrevista e os melhores microfones XLR que você pode comprar em 2022.

Ou dê uma olhada em nossas análises detalhadas dos melhores microfones para gravação de vocais, os melhores microfones sem fio, os melhores microfones de computador, os melhores microfones USB, os melhores microfones Shure e o melhor microfone barato com menos de US $ 50 atualmente no mercado.

Por que os microfones têm pára-brisas de espuma – Conclusão


Quando se trata de escolher o pára-brisas de espuma de microfone certo , tudo se resume a duas coisas.

Que tipo de microfone você está usando…

Se você não recebeu um pára-brisas do fabricante, descobrirá que não há escassez de opções que você pode comprar. Você pode encontrar um protetor de espuma para cada tipo de microfone .

De microfones de mão a microfones de lapela, até os microfones USB de hoje têm pára-brisas disponíveis. Apenas certifique-se de que ele se encaixe perfeitamente na parte superior do microfone e evite pontos de entrada de vento.

Onde você está usando o microfone…

Já mencionei que em um ambiente de estúdio de gravação, você precisará de um filtro pop para obter os melhores resultados. Fora isso, a maioria dos microfones de mão e de lapela serão fornecidos com um nível básico de proteção por um pára-brisas de espuma.

Ou, se você estiver trabalhando em condições climáticas extremas, pode ser necessário um Windjammer ou Blimp. Os microfones precisam de alguma proteção contra os possíveis problemas que analisamos. Mas, existem muitas opções disponíveis para fornecer a proteção que você precisa.

Boa gravação, quaisquer que sejam as condições meteorológicas.